Boas,
Apresento este tópico para saberem como se afina as válvulas...
Como sabem um carro afinado, tanto ajuda nos consumos, como também na sua resposta e fiabilidade
O carro em questão é um Renault Clio 1.2 Rt de 1993, motor energy, e conta com 217 000km.
Aqui começo.
Primeiro retiramos a caixa do filtro de ar
Seguidamente desencaixamos o cabo do acelerador da "borboleta" para facilitar o trabalho, e seguidamente retiramos o suporte do cabo na parte superior da tampa das válvulas
O outro passo é retirar o suporte dos cabos das velas, assim sendo retiramos os 2 parafusos que o suporta e puxamos para a frente de modo os cabos não saÃrem do lugar e ser um pouco chato perder tempo depois a por-los no sitio.
Seguidamente é a vez de retirarmos o suporte da tampa das válvulas e da caixa
Depois já teremos espaço para retirarmos a tampa das válvulas, são no total 8 parafusos sextavados virados para cima que vão ao longo da tampa, repartidos em 4 para cada lado.
Depois retiramos dois tubos que vão da tampa das válvulas
Finalmente temos acesso as válvulas
NOTAS:
Para afinar as válvulas vai precisar de saber quais as de escape e admissão como os valores da folga.
Ora as válvulas de escape estão para a frente do carro ( lado direito da foto ) e as de admissão estão para o lado do vidro ( esquerdo da foto), sendo que a medida da folga é, 0.10 para ADMISSÃO, e 0.25 para ESCAPE.
Aqui fica os esboço de modo a ser mais fácil de entenderem como se afina as válvulas.
Para facilitar a "leitura" façam um esboço, ou seja contam o numero de pistons ( que são 4 ), da esquerda para a direita e afinam da seguinte maneira:
Válvula aberta ------------------------------------->>>>> Válvulas a ajustar
Pistao nº 1 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 3 (admissão) e nº 4 (escape)
Pistao nº 3 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 4 (admissão) e nº 2 (escape)
Pistao nº 4 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 2 (admissão) e nº 1 (escape)
Pistao nº 2 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 1 (admissão) e nº 3 (escape)
Para afinar a folga, sobre as válvulas que estão levantadas metem o apalpa folgas sobre as ajustar e vêem se ao mexer no apalpa folgas ele roça, ou seja se oferece resistência ou não...caso não, desapertam a porca da respectiva válvula e com um alicate rodam ate começar a roçar, quando oferecer resistência, não muita mas também não pouco ( um quase bom ) voltam apertar a porca com a chave de bocas, e no fim voltam a confirmar se ficou bem medido.
Para afinar as seguintes válvulas, sobem o carro com um macaco num dos lados, engatam a 4º mudança e rodam a roda para a frente ate que as válvulas que anteriormente estavam em compressão (baixas) subam e fiquem altas ( EX: passar do Pistao nº 1 para o nº 3 ), de modo a corrigir as folgas das válvulas respectivas .
E o processo repete-se para a 8 válvulas ( ou 16 ).
No fim de afinarem, limpam a borda do motor e a borda da tampa das válvulas com um pano, trocam a junta da tampa das válvulas velha por uma nova, metem silicone no motor, metem a junta, metem silicone na tampa e por fim é só por a tampa no sitio, atenção que a junta tem de estar alinhada.
O processo de montagem é igual a desmontagem, e VOILA...
Curiosidade e conselho
De modo a não estarem a sujar o corpo de injecção ao porem os tubo de volta a tampa
No tubo mais grosso ( o primeira de baixo na foto ) que é do vapores de óleo, põe um lado na tampa das válvulas e noutro introduzem um filtro, assim não sujam o motor...e sempre libertam a pressão que existe no cárter criando fugas.
E assim termino este tutorial, espero que tenham apreciado e estou aberto a duvidas do processo.
Cumprimentos