Resumindo, a ideia de gastar uns 350€ numa suspeita para limpar o filtro não me estava a convencer.
E depois se nada resolvesse?!
Depois de ler na Net, ainda fiquei mais na dúvida.
Por exemplo aqui
http://www.renaultforum.nl/forum/foutcode-p1453-storing-verschilduk-sensor-roetflt-t21248.html e com ajuda do google translator... até referem que a reparação é básicamente mudar uns tubinhos!? WTF!
Enfim.
Nada como ir a quem sabe, e neste caso, a uma oficina Renault
Consegui agendar para hoje de manhã uma ida à dita para um diagnóstico.
Depois de ligar o CLIP, desligar/ligar a ficha do sensor de pressão do filtro, desligar um tubo de respiração do motor, e com a ajuda preciosa de um espelho (!) eis o veridito final..... um dos tubinhos da treta está danificado!
WTF! Um simples tubinho!?
Espero que realmente seja apenas o dito.
Em conversa com o mecânico, estes filtros de particulas duram muito mas mesmo muito.... logo... quando eu referi que tinha um problema no filtro e que provavelmente teria de o limpar ou mudar ele disse logo..... "quase de certeza que não é".
Também em conversa com ele, o diagnóstico foi rápido porque parece que é "problema" relativamente normal.
E quem sabe, sabe!
Para o ano, direi se realmente ficou resolvido.
A saber então, nas Meganes, verificar os tais tubinhos que ligam ao sensor de pressão!