Autor Tópico: Capacidade de oleo por tipo de motor  (Lida 86434 vezes)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Capacidade de oleo por tipo de motor
« em: 24 de Outubro de 2009, 19:51 pm »
junto anexo tabelas com capacidade de oleo por tipo de motor .

quem quiser , pode fazer download dos anexos para melhor visualização
« Última modificação: 28 de Outubro de 2010, 17:17 pm por Artur »

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2009, 14:16 pm »
Parece-me q falta aí o M9R, 2.0DCi Laguna II FaseII q leva 6.7 litos de oleo.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2009, 20:28 pm »
se não estou em erro , é a ultima imagem e a ultima linha dos laguna II

Offline Miguel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 14
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2009, 16:20 pm »
fui á pouco tempo fazer revisão da minha laguna 2 1.6 e disse para porem só 4 litros de óleo apesar de ser 4,7l para ficar no máximo.
Assim paguei menos e não há necessidade de andar no máximo , ficou a meio da vareta e anda muito melhor assim já que a bomba de óleo não faz tanto esforço!!
e o motor anda bem lubrificado na mesma..aliás mesmo que ande perto do mínimo continua a ser um valor seguro.   :wink:

aprendei que eu não duro sempre , o que as oficinas querem é facturar , e se desse para pôr 8 litros sem estragar o motor eles punham e a seguir cobravam!!!
Renault Laguna II 1.6 Expression PH1

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #4 em: 16 de Dezembro de 2009, 23:41 pm »
Boas.
Pois a mim já me sucedeu o contrario.
No Standsintra puseram-me 7 decilitros a mais e levaram-me a menos.
Eu explico.
O meu carro leva 6.7 litros e como sou cuidadoso ao outro dia verifiquei q para ver o nivel no maximo da vareta tinha q a deixar cerca de um centimetro de fora.
Fui lá e depois  de muito insistir tiraram-me o oleo todo foram  medir e fiquei com uma embalagem c os 7 dcl q sobraram...

Mas o mais giro foi q na factura só me tinham cobrado 6 litros e tinham metido 7.4....

Foi a olhómetro de certeza.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2010, 17:17 pm »
anexos actualizados com maior tamanho disponiveis para download

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2011, 16:40 pm »
fui á pouco tempo fazer revisão da minha laguna 2 1.6 e disse para porem só 4 litros de óleo apesar de ser 4,7l para ficar no máximo.
Assim paguei menos e não há necessidade de andar no máximo , ficou a meio da vareta e anda muito melhor assim já que a bomba de óleo não faz tanto esforço!!
e o motor anda bem lubrificado na mesma..aliás mesmo que ande perto do mínimo continua a ser um valor seguro.   :wink:

aprendei que eu não duro sempre , o que as oficinas querem é facturar , e se desse para pôr 8 litros sem estragar o motor eles punham e a seguir cobravam!!!


só agora vi esta mensagem e sugiro as pessoas que não aprendam .... tudo isto é completamente falso . A bom de oleo terá sempre o mesmo esforço , aumenta o esforço se tiver oleo abaixo do minimo , vai ter de fazer um esforço maior para «chupar» o oleo . Alem disso , niveis abaixo do minimo podem se tornar inseguros , pois o oleo depois do motor quente e umas quantas curvas apertadas , pode deixar de estar a nivel . Há que ter em atenção tambem , que numa viagem mais prolongada pode existir consumo de oleo , bem como numa utilização normal .

portanto , se querem poupar , poupem 15€ num jantar desnecessario e não poupem 15€ em «sangue» para o carro , nem liguem a mitos infundados . os 15 € que poupam hoje , podem gastar 2000€ a 3000€ amanha a reparar o motor depois de um gripanço

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2011, 16:47 pm »
Provávelmente já gripou o motor.
Por isso é que esse user não dá sinal de vida desde Fevereiro de 2010...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Maximum

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Corroios
  • Mensagens: 9
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #8 em: 22 de Novembro de 2011, 19:30 pm »
Boas fui trocar oleo na minha laguna break II 1.9 e meteram 5Lt devo retirar algum ou deixar assim? :)
Já alguem mencionei que no maximo a bomba de oleo faz mais pressão podendo ir para o ganheiro.

Offline nunoparra

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aguiar da Beira
  • Mensagens: 48
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2011, 19:37 pm »
5 litros deve ser muito, no manual dis que sao 5.6lt mas é muito, eu costumo trocar o oleo e filtro e leva 4 lt, nao fica no maximo mas tambem nao fica no minimo. ves o oleo pela vareta que é mais fiavel e se tiver a cima do maximo ta claro que tens de tirar pois caso contrario estas sujeito

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2011, 19:50 pm »
No 1.9 dci são 4,9 litros (ou 4,7 litros) com mudança de filtro - isto valores de cabeça. Logo, se colocaram os 5 litros (valores "arredondados", não me parece mal. Se só colocassem 4 litros é que eu ia estranhar...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline nunoparra

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aguiar da Beira
  • Mensagens: 48
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2011, 19:56 pm »
eu so meti 4Lt e tanto na vareta como no digital marcaoleo no normal, isto claro com o carro frio e em sitio plano, é de estranhar mas é verdade e sempre foi assim

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2011, 21:02 pm »
Sugiro a leitura disto:

fui á pouco tempo fazer revisão da minha laguna 2 1.6 e disse para porem só 4 litros de óleo apesar de ser 4,7l para ficar no máximo.
Assim paguei menos e não há necessidade de andar no máximo , ficou a meio da vareta e anda muito melhor assim já que a bomba de óleo não faz tanto esforço!!
e o motor anda bem lubrificado na mesma..aliás mesmo que ande perto do mínimo continua a ser um valor seguro.   :wink:

aprendei que eu não duro sempre , o que as oficinas querem é facturar , e se desse para pôr 8 litros sem estragar o motor eles punham e a seguir cobravam!!!


só agora vi esta mensagem e sugiro as pessoas que não aprendam .... tudo isto é completamente falso . A bomba de oleo terá sempre o mesmo esforço , aumenta o esforço se tiver oleo abaixo do minimo , vai ter de fazer um esforço maior para «chupar» o oleo . Alem disso , niveis abaixo do minimo podem se tornar inseguros , pois o oleo depois do motor quente e umas quantas curvas apertadas , pode deixar de estar a nivel . Há que ter em atenção tambem , que numa viagem mais prolongada pode existir consumo de oleo , bem como numa utilização normal .

portanto , se querem poupar , poupem 15€ num jantar desnecessario e não poupem 15€ em «sangue» para o carro , nem liguem a mitos infundados . os 15 € que poupam hoje , podem gastar 2000€ a 3000€ amanha a reparar o motor depois de um gripanço
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Pete

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 43
  • Garagem : Megane II 105cv dci 2008 - Phase II
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #13 em: 18 de Agosto de 2014, 16:13 pm »
os do mégane II estão imperceptíveis  :cry:

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Capacidade de oleo por tipo de motor
« Responder #14 em: 18 de Agosto de 2014, 17:06 pm »
Ahh? Belo desenterranço ahh :)
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe