Autor Tópico: Caixa automatica EDC  (Lida 26064 vezes)

Offline romeuvalente

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: OVAR
  • Mensagens: 3
Caixa automatica EDC
« em: 18 de Setembro de 2014, 21:26 pm »
Caixa automática EDC.
Quem tem? É fiável?

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2014, 21:36 pm »
Já apanhei um caso em que o calculador da caixa metia mudanças sozinho e sei de um outro igual. Mas não quer dizer que seja geral em todos.

Offline romeuvalente

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: OVAR
  • Mensagens: 3
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2014, 21:38 pm »
Tenho em ideia comprar uma scenic de 2010 com esse tipo de caixa de velocidades, mas não se encontra nenhuma informação sobre as caixas nem se ve mais nenhuma a venda com caixa automática.

Offline Nobunaga

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 178
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2014, 12:45 pm »
Apesar de já vir com algum tempo de atraso, tenho uma Scenic de 2011 1.5dci 110cv EDC, e com estes anos de experiência com ela todos os dias, deixo-te a minha opinião. (podes também dar uma vista de olhos ao meu diário http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7596.0)

Sobre a caixa:

EDC - Efficient Dual Clutch
Basicamente, tem duas caixa, 1 com a mudanças impares, outra com as pares, e a mudança entre relações é muito rápida. Não é nenhuma caixa DSG, mas como extra de 500€, e para uma Scenic, está muito boa.

Já tive alguns problemas básicos, como em rpm's muito baixos (em pára, arranca) a caixa não perceber bem se era para subir de relação ou não, e engasgava-se um bocadito. Era preciso ser mais preciso com o acelerador para ela entender. Na renault foram ajustando o calculador, e ficou muito melhor. Não tenho tido esse problema.
Até agora vão 30.000KM e está boa. Mas considero pouco tempo para ser perceber a fiabilidade da EDC. Precisa de uns anos de uso, e parece que a adopção não é muita. Muita gente acha que caixa automática é para quem não sabe conduzir..... loooool. Digo já, se já experimentaste uma caixa DSG (audi, WW) com patilhas, a EDC fica atrás, claro. Não está no mesmo nível.
Gostava de ter as patilhas, pois sempre dá um acesso mais rápido a baixar ou subir de relação. Mas quando te habituas ao modo sequencial, serve o seu propósito.
Mas tenho o mesmo problema, não encontro feedback suficiente sobre a caixa. Quando comprei, basicamente foi experimentar com uns test drives, e atirar na sorte.

Vê o meu diário, lá partilho a experiência com o carro e vou falando da caixa.

Até agora, nada arrependido de ter dados os 500€ pela EDC. Super confortável na Scenic. Assim que te habituas à caixa, as mudanças de relação rápidas dão uma condução suave. E em modo sequencial, faz a máquina mexer-se muito melhor do que a maioria das pessoas espera :)

Se por acaso já compraste a Scenic, abre um diário também. Gostava de ter mais opiniões sobre a EDC.

Offline rabacal40

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Scenic III 1.5 EDC
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2015, 19:22 pm »
Bom dia a todos,

Vou aproveitar este tópico para colocar um problema que tednho com a caixa EDC na minha scenic de 2010.
Começou por apresentar a mensagem " sobreaquecimento da caixa de velocidades", desliguem o carro, religuei e desapareceu a mensagem,. Andou bem uns 3 dias, até que,começaram a aparecer várias mensagens tais como" verificar arranque em subida" , " mandar verificar ESP" e mandar verificar caixa de velocidades". Acontece que de na Renault ligam á máquina e não encontram o verdadeiro problema, já gastei 200 euros e agora da última vez bloqueou e nem arranca.
Já reprogramaram o sistema de injeção, substituíram a válvula do stop???? E nada!!! Desta última vez que só saiu de reboque ouvia-se uns barulhos tipo de relés ao mesmo tempo que no tablie ia indicação D e N alternava sem parar.agora dizem que é problema no calculador da caixa e estão a aguardar software da Renault portuguesa porque o que existe disponível já o carro tem instalado.
Agradeço alguma ajuda ou dica, por favor.

Peço desculpa se não for o local indicado para a questão

Cumprimentos e Obrigado

Carlos

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2015, 21:52 pm »
Esse barulho tipo relé é a caixa a fazer a inicialização, ele vai pondo mudanças sozinha enquanto o carro está parado. A caixa EDC quando começa a dar problemas é chata, já presenciei quem perdesse dias e dias de volta de um Megane com caixa EDC. Já não me recordo se levou calculador novo ou não.
Essa do software é treta, não estou a ver a caixa dar problemas por estar "desatualizada", isso é algo que devia se manter. É como ficar sem um computador por lhe dar qualquer coisa e não puder avançar enquanto o windows não lançar uma nova atualização :grin: :grin:

Offline rabacal40

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Scenic III 1.5 EDC
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2015, 22:45 pm »
Muito obrigado pela resposta pronta e rápida.
Já agora a ultima informação que tive (ontem), foi que após novo software disponibilizado pela Renault conseguiram por o carro a andar, mas ai fim de cerca de 40 km voltou a dar problemas. Acontece que o carro está numa oficina da Renault emesmo depois de enviarem relatórios para a marca, eles insistem que é uma questão de software.
Já não sei mais que fazer, mas se a própria Renault tbm não sabe... Enfim!!!
E o calculador é estrago para quantos euros???

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2015, 22:52 pm »
Não acredito que seja questão de software, se veio de origem de uma forma e portou-se bem, porque havia de dar problemas agora? De alguma forma eles não estão a pensar bem, se a caixa em si não evoluiu nada, o software não precisa de ser mexido (digo eu). Isso pode bem ser o calculador que já deu o que tinha a dar e agora por muito que o reprogramem ele não fica bom, quanto fica um calculador não sei mas não deve ser barato.

Offline rabacal40

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Scenic III 1.5 EDC
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2015, 23:22 pm »
Mas se presenciou uma situação idêntica num Megane é pq tem reparação, e foi em Lisboa?  poderia me indicar onde alguém já tivesse encontrado algo parecido?

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2015, 23:27 pm »
Não acredito que seja questão de software, se veio de origem de uma forma e portou-se bem, porque havia de dar problemas agora? De alguma forma eles não estão a pensar bem, se a caixa em si não evoluiu nada, o software não precisa de ser mexido (digo eu). Isso pode bem ser o calculador que já deu o que tinha a dar e agora por muito que o reprogramem ele não fica bom, quanto fica um calculador não sei mas não deve ser barato.

Pode não ser bem assim, por exemplo clio 3 1.2 75cv portou-se sempre bem de um momento para o outro ficou com relanti um pouco descontrolado e se desse a chave á segunda não pegava, actualizaram o software e ficou resolvido o problema logo também poderia dizer o que disseste "se veio de origem de uma forma e portou-se bem, porque havia de dar problemas agora?". Atenção não estou a dizer que seja esse o caso, e até podes ter razao e não ser do software ;) Isto ás vezes de eletronica dá que pensar   :laugh: :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #10 em: 26 de Junho de 2015, 10:59 am »
Estes carros "electrónicos" tem a mania de dar problemas estranhos quando tem a bateria fraca, já verificaram se a bateria está em condições?

Offline rabacal40

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Scenic III 1.5 EDC
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2015, 21:31 pm »
Boas,
Obrigado por todas as dicas. Eu só queria o carro a funcionar como sempre funcionou nestes 3 anos que o tenho. No representante onde levei o carro desde o inicio desta novela , que já leva + de 1 mes, começaram Por dizer que era um sensor, depois já era algum cabo ou ficha, depois era software( ja reprogramaram tudo algumas 20 vezes), agora já dizem que é um calculador novo...?!?!? 1130 euros + iva,... Será que é mesmo? Como acreditar?  Ninguém se preocupa em ver pequenas coisas tipo bateria, óleo( não sei se esta caixa edc tem algum tipo de manutenção).. Levei a outra oficina e agora dizem que calculador não é, mas tbm ainda não me sabem dizer o que possa ser... Estão a ver bem onde estou metido... Acho que caixas automáticas nunca mais e Renault tbm nunca mais.
 Obrigado a todos

Offline rabacal40

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Scenic III 1.5 EDC
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #12 em: 30 de Junho de 2015, 18:04 pm »
Boa tarde a todos
Conclusao da avaria da caixa automática EDC da minha Grand Scenicé é a Unidade de Comando, ou calculador...
Vai ser reparado e só espero ficar bem e que seja mesmo essa a avaria.
Custo de cerca de 1000 euros... Belo inicio de férias!!!!
Bem hajam!!

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #13 em: 30 de Junho de 2015, 19:06 pm »
Vou ser sincero, não é a primeira caixa EDC que tem de levar calculador novo. É tudo bonito mas quando dá problemas...

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Caixa automatica EDC
« Responder #14 em: 01 de Julho de 2015, 11:04 am »
Não que as caixas manuais não deem problemas, mas para mim caixas automáticas é que não dá mesmo...  :lipsrsealed: