Autor Tópico: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)  (Lida 15967 vezes)

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #30 em: 17 de Agosto de 2016, 13:38 pm »
Caros Rui e MauroTM, não me vou dar ao trabalho de citações até porque (já fui uma vez chamado à atenção) compreendo perfeitamente e aceito de forma muito pacifica a situação de evitar a sobrecarga da base de dados do forum e respeito, acima de tudo respeito, o espaço de partilha, de comunhão e de conversa, foi sobretudo por isto que escrevi no tópico.

Não posso deixar de discordar com a situação referida pelo user Rui sobre o copyright, copyright é tudo, tudo é copyright (direitos de autor, julgo que diz tudo); não posso deixar de discordar com o user MauroTM ao só considerar projetos; daqui e por estas 2 situações que acabei de enunciar ter começado a minha resposta (entendo como de contributo à conversa, perdoem-me a presunção) ao tópico; acima de tudo consciência, acima de tudo coerência. Costumo dizer nas minhas conversas pessoais (frente a frente) que temos de conhecer a fundo as várias posições em questão, a forma como foram interpretadas (porque isto de escrever e dizer o que queremos escrevendo tem muito que se lhe diga e o que de mais fácil existe são interpretações "incorretas").

A meu ver (repito, a meu ver) tudo, seja projeto, seja resposta é pessoal, é de autoria do próprio, ora concordamos, ora discordamos, ora damos valor, ora desconsideramos e como, sendo projeto ou sendo "opinião" podemos concordar/discordar, valorizar/desvalorizar a autoria está lá, é dali que vem a autoria, é dali que é a responsabilidade e se a responsabilidade é "dali", a meu ver (repetindo-me) a propriedade ali pertence e como tal tudo o que "da propriedade" advém.

Vamos falar de comportamentos! Bem, isso é outra coisa, isso são "contas de outro rosário" e parece-me a mim que aqui, neste espaço, neste forum; somos todos capazes de tomar os nossos remédios a tempo e horas e não os confundir; quero eu dizer com isto que as ações são sempre e sempre para quem as pratica.

Eu, sinceramente compreendo a "indignação" existida no tal tópico já falado atrás e ao que parece origem não só deste tópico mas de outro também muito menos pretendo, longe de mim, ser algum tipo de voz de razão, valho um vintém e chega-me, agora pegar e meter toda a gente no mesmo saco, limitar a "liberdade" de outros por causa de um, anular aquilo que entendo como sendo um direito pessoal e inalienável por causa dum "acto isolado" não vou concordar. nunca vou concordar mas atenção, eu sou um, só quero valer por um e por mais nenhum.

Para mim "www.renaultpt.com" é um espaço de partilha, de aprendizagem, de comunhão, de conversa.
Tenho algo para "dar" no forum? Tenho! Tenho algo para receber? Tenho pois, bem mais do que para dar.

Cumprimentos

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #31 em: 17 de Agosto de 2016, 14:15 pm »
Jotaagá, ninguém te tira(a ti ou a outro qualquer membro que não seja INITIALE) o direito a que qualquer coisa que publicas seja editada. Basta que para isso e como já referido pelo Rui haja uma denúncia ou uma MP a um membro do staff com o que é pretendido editar. Como é óbvio qualquer pessoa se pode enganar a escrever e querer retificar, qualquer pessoa pode enganar-se a transmitir algo e querer corrigir, e o staff irá aceder a esse pedido, tão breve quanto seja possível a qualquer membro do staff.

Isso já foi feito e continuará a ser feito.

Coisa completamente diferente é quando a pretensão é por e simplesmente adulterar o que antes haviam escrito. Dou-te um exemplo, um jornal onde um jornalista publique uma notícia, quando a publica está publicada, saiu para a rua, foi lida pelo leitor. Já não podes tirá-la dos olhos do leitor. O jornalista pode sim mais tarde, publicar uma correção a essa notícia que fez sair e que afinal continha informação errada.

Passando a exemplos do fórum. Imagina que abres um projecto no fórum ou partilhas um problema(ou vários) do teu carro. Uns meses depois decides vender o teu carro, e como tal não tens interesse em que o eventual comprador possa ter acesso a todos os problemas que o teu carro tem\teve. E então como tens a liberdade de apagar tudo aquilo que escreveste, toca de apagar para eliminar o rasto "sujo" que o carro deixou pela internet. Faz sentido que isso possa acontecer? Acho que não.

Sei por exemplo de um caso em que alguém comprou um Megane 3 Coupé, e que depois de comprar descobriu num fórum que tinha sido enganado, porquê, porque decidiu inscrever-se nesse fórum e encontrou por lá o projecto do antigo dono(que no caso tinha entregue o carro a um stand), que quando entregou o carro no stand o entregou com 190000km, e foi colocando nesse tópico que tinha todo o historial do carro, as intervenções que teve, os problemas, as alterações que lhe fez, etc. Ora essa tal pessoa que depois comprou o carro num stand(já diferente daquele onde ele o tinha entregue), comprou-o com 90000km ao fim de 2 anos. Foi o suficiente para o novo comprador apertar com o stand, inclusive com a colaboração do anterior proprietário que tinha faturas das intervenções e conseguir alguma vantagem sobre o stand. Foi apenas um exemplo.

Como é óbvio quando todas as pessoas(neste caso os users deste fórum) são sérias, estas questões não se deviam sequer colocar.

E volto a repetir, é possível editar sempre os tópicos. No entanto para alguns users(segundo o critério estabelecido), requer aprovação prévia por parte do staff para que tal aconteça.

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #32 em: 17 de Agosto de 2016, 14:27 pm »
"Faria o mesmo e para ser chatinho usar a base de dados do fórum e repôr as mensagens.
Até abana a p**a!


Até podiam fazer isso e até serem chatinhos.
podia era acontecer o que aconteceu à uns anos num fórum muito conhecido que do nada apareceu uma conta nova Admin, intocavel, que começou a limpar users, e mensagens dos admin e inclusive alguns dos admin :D

O resultado é o abandono do fórum neste momento.

Penso que esse tipo de atitudes são extremistas ;)

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #33 em: 17 de Agosto de 2016, 15:24 pm »
@ luisnogueira

saudações

Continuo na mesma, é de todo o meu direito aquilo que posto num qualquer forum que tenha sido produção minha, da minha autoria, saído dum IP minha pertença; eu apagar, alterar seja para o que for; esse é o meu direito de propriedade, esse é o meu direito de autoria, está consagrado na Constituição da Republica e não é um qualquer forum, seja ele qual for a poder negar-me a execução desse direito.

Não é aquilo que é colocado num forum que faz fé em tribunal para um qualquer martelanço automóvel, podes acreditar ou não, é contigo, falo enquanto vitima de martelanço automóvel já por 2 vezes; o que faz fé é a existência de documentos e não um historial e sendo assim: Tive então vários problemas com um carro meu, partilhei-os com um forum, entretanto anulei-os, vendi o carro e quis apagar tudo aquilo que tinha postado sobre o meu carro em determinado local.

Porque carga de água não posso apagar? Foi posto por mim, foi da minha autoria, é meu, com erros sem erros com fotos sem fotos continuam a ser meus; acaso o dinheiro que tens no banco deixa de ser teu? se pretendes levantar ou trocar ou seja o que for não te é permitido? Até trocar de banco?

Isto não faz qualquer sentido, isto é estar a mexer na propriedade das pessoas; se têm atuações mais ou menos próprias isso é outra matéria, agora a propriedade, a autoria isso não pode ser alienado.

A poder ser alienado o forum deixa de ser um espaço de partilha e sim uma prisão onde qualquer coisa que eu lá coloque dependo de outros para a manipular; a meu ver trata-se dum comportamento ditatorial, tão só isso.

E no caso do user rui_ferreira, na resposta antes desta minha, ele dá bem um exemplo daquilo que pode acontecer e caracteriza muito bem este tipo de posturas, tornam-se extremistas e apesar de os extremos se tocarem (como dizem) acabam por ser abandonados o que em última das análises dá prejuízo para todos aqueles a que este(s) espaço(s) têm interesse.

Agora determinado user fez isto ou aquilo (o caso especifico), opá; bane-se o individuo e pronto (a bem da verdade mesmo banido se quiser com outra conta de email volta, isto é controlado à conta de email), nada mais há a fazer.
Atenção que eu aprovo e estou solidário com a indignação mostrada na situação reportada (conhecendo 1 lado da historia, atenção; não ouvi nenhuma "defesa" do outro lado) mas solidarizo-me com a opinião, mais ainda com a opção de banimento.

Mas a limitação "da minha liberdade", lamento mas isso não concordo.

Cumprimentos

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #34 em: 17 de Agosto de 2016, 16:00 pm »
Vamos lá ver uma coisa, aqui não existem limitações de liberdade e sinceramente acho que estás a extremar demasiado uma questão que até é bastante simples. Eu já o referi e o Luis Nogueira também, que é sempre possível editar os posts de cada um, mesmo que o user não tenha acesso a essa função.
A atitude por nós tomada serve apenas para salvaguardar o fórum e a integridade dos tópicos, não tendo como objectivo uma qualquer limitação de liberdade. Tão simples como isso.
Falar de Constituição num fórum?
Isso não é dar demasiada importância a um "coiso" na internet?
Misturar a lei fundamental de um país com um tasco na net, onde apenas estão definidas algumas regras, nada mais que isso?
Se todos fossemos uns gajos porreiros e com educação, nem eram precisas regras, mas estas têm que existir (concorde-se ou não) para que isto continue a andar.

Mais ainda, já aconteceu algumas vezes ser-me dirigido um pedido para remover 1 tópico ou projecto e depois de uma conversa entre mim e o user, a coisa decide-se a contento de ambas as partes e tudo sem qualquer stress e podendo o tópico em causa até ser mesmo removido.
Ditadura?
Não me parece. Ditadura seria borrifar-me para o user.
Até porque se fosse esse o caso, em alguns fóruns só por estares questionar uma norma ou regra do fórum, era logo motivo para ban. Banir por causa de uma "discussão" que está a decorrer de forma educada não é a forma como vejo as coisas. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #35 em: 17 de Agosto de 2016, 16:14 pm »
Acho que Banir era mais divertido :D

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #36 em: 17 de Agosto de 2016, 20:35 pm »
Divertido era certos tipos com certas atitudes, começarem a ganhar ideia e com ela o belo do "bom senso" e respeito pelos demais. Deixarem de parte o seu egocentrismo e de se servirem seus direitos apenas em proveito próprio, sem levar em conta os outros. Isso é que era divertido. Aliás, divertido não, era bonito de se ver! ;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #37 em: 18 de Agosto de 2016, 03:13 am »
jotaagá, acho que apesar de teres alguma razão , a partir do momento que colocas informação num lugar publico, neste caso, o forum, perdes os direitos do que partilhas, passando o mesmo direito para a entidade gestora do lugar publico.

Essa questão do direito de autor só se aplica se alguém usar aquilo que disseste num lugar publico sem te pedir autorização.

Por exemplo, se fizeres um diy aqui para o tasco, e depois vem um marmelo que achou o teu diy interessante e colocou-o num outro tasco qualquer sem te pedir autorização, ai sim podes pedir satisfações.

Se fores ver às condições de utilização de qualquer site que tenha chat ou forum, vais ver que são todas iguais.
Deixo aqui um exemplo dos avisos legais da bel portugal - http://www.belportugal.pt/avisos_legais e lê com especial atenção o que é referido ao ponto "Conteúdo do utilizador", como empresa comercial de certo que tem fundamento jurídico para colocar tais condições aos utilizadores.

Em relação ao exemplo que deste sobre os bancos, não te fies na virgem, porque existem imensas situações que o banco pode impedir que mexas no teu próprio dinheiro  :laugh: :laugh: principalmente quando vão à falência :laugh: :laugh: 

No entanto poderemos perguntar à spda ou outra entidade competente sobre o assunto, no que toca à questão dos direitos, se houver alguma duvida em relação a isso.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #38 em: 18 de Agosto de 2016, 12:19 pm »
Boas
Eu compreendo todas as ideias e aceito-as bem como as regras que aqui imperam, aliás se não as aceitasse não "estaria aqui"; já teria "reclamado" a supressão de todos os meus posts e ela teria acontecido (desculpem-se a "teimosia" mas para mim é mesmo assim).

Como já disse e repeti (tive a teimosia de repetir), para mim isto é partilha, discussão, dar e receber, com respeito, com solidariedade (que é uma coisa que agora está na moda), com consciência.

Acho que ainda não produzi nenhuma resposta menos digna ou menos respeitadora, como também já disse, o que escrevo e escrevi entendo como contributo, se "desse lado" outras coisas são entendidas, todos temos o direito de ter a nossa ideia, cá no sitio costuma-se dizer que a opinião é como o "olho do c..." toda a gente tem um.

Eu não estou a chamar para aqui a lei fundamental mas e para quem não sabe posso garantir que todas as regras existênciais sejam elas lei ou outra coisa têm que a ela respeitar, se pensarem um bocadinho chegam a essa conclusão de forma simples.

Quanto aos outros foruns o que conheço, os que conheço todos eles me permitem editar os meus posts, posso-vos dar exemplos, fordpt, irmandade focus, peugeot clube portugal, c4 clube, androidpt, zwame, disqus, observador e outros bastantes mais ainda.

Podem e eu como já o disse aceito, até agora nunca aqui me foi necessário reclamar tal, entender que as coisas não são assim, por mim e como foi dito isto é "um coiso" (é mais uma conversa e troca de ideias, eu pelo menos vejo assim esta "nossa conversa") na net e vale o que vale o que a bem da verdade dito assim é coisa nenhuma tanto pode ser muito como nada.

Eu se partilho algo num espaço público não deixa de ser meu, não deixo de ter sido eu a escrever ou a partilhar e não posso de forma nenhuma vir a estar impedido de alterar ou mesmo anular algo que emprestei a determinado espaço público e isto é o que se passa nas partilhas, é isto tudo ora partilho e deixo estar partilhado ora aquilo que produzi deixo de ter interesse em estar partilhado e apago, modifico, acrescento, eu para mim é o mais simples possivel, se eu partilho um diy (do it yourself), estou a admitir que outros se sirvam daquilo que partilhei, do conhecimento que empresto a determinado local (forum).

Eu sei que os bancos são "muito" nossos amigos e infelizmente não conseguimos receber o nosso vencimento sem eles; quanto à spda não vão conseguir tirar dali nenhum sumo, os direitos de autor deles têm a ver com posse em comercialização e não com posse simples.

Para finalizar claro que toda a gente (não me venham com hipócrisias) se serve dos seus direitos em proveito próprio, isto é o de mais simples na vida e os outros servem-se do seus direitos também nesse sentido, a isto chama-se estado de direito e por isto normalmente se diz que a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros ou então no nosso nariz mas isto é para toda a gente; é do A quando fala com o B mas também do B quando está a falar com o A; aliás se alguém se der ao trabalho o que escrevi atrás noutra resposta ressalvei a minha posição sobre o tal tópico da "criancinha" sempre com a declaração que não conheço os dois lados da discussão (discussão para mim é tudo, gritos são gritos).

Em suma; Cumprimentos, boas férias ou bom trabalho.


Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #39 em: 18 de Agosto de 2016, 20:34 pm »
Não se trata de hipocrisia. Nunca disse o contrário, nem fiz o contrário. Provas disso até mesmo aqui no fórum as há. Já tive os meus desentendimentos por cá e nunca por ser um direito meu, comecei a apagar indiscriminadamente tudo o que postei, apenas porque estava no meu direito de o fazer.

Claro que todos temos direitos e o direito de nos servir-mos deles. Existe é certo tipo direito que de uma forma ou de outra interfere com terceiros. Lá está, a pessoa tem esse direito, mas e como ficam os demais? Por exemplo, o caso dos DIY que tanta malta ajuda? Será a decisão mais acertada, mesmo tendo o direito de a executar? Era aí que queria chegar.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #40 em: 19 de Agosto de 2016, 11:33 am »
Boas MRC não te tiro a razão muito menos a fundamentação do que dizes, concordo até a 100%.

Mas ninguém pode dizer que o que digo também está desprovido de razão porque não o está.

A minha posição vai em prol daquilo que são as liberdades de cada e também em prol da moralidade que é aquilo a que te referes.

Agora uma coisa é uma coisa, duas coisas são duas coisas e outra coisa é outra coisa; se é que me faço entender.

E...  As ações ficam para quem as pratica tenha que não tenha razão, tenha que não tenha legitimidade.

Para mim autorias e propriedades são sempre para respeitar, as liberdades são para se respeitar, o "socialmente" correto não é forçosamente o "pessoalmente" correto e o inverso também não acontece e no fundo vai tudo dar aqui; é correto apagar ou modificar? Pode não ser mas é um direito de quem produz; é bonito? É socialmente correto? Pode não ser mas o direito existe e não me parece, ainda que só ideologicamente, correto alienar esse direito.

Mas pronto, a vida continua. No fundo concordamos ainda que somente concordando em discordar e isso é liberdade isso é democracia.

Cumprimentos

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #41 em: 19 de Agosto de 2016, 13:37 pm »
Tudo dito! :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #42 em: 19 de Agosto de 2016, 21:04 pm »
Divertido era certos tipos com certas atitudes, começarem a ganhar ideia e com ela o belo do "bom senso" e respeito pelos demais. Deixarem de parte o seu egocentrismo e de se servirem seus direitos apenas em proveito próprio, sem levar em conta os outros. Isso é que era divertido. Aliás, divertido não, era bonito de se ver! ;)

Penso que, acho eu, que percebeste que estava a brincar ;)

mas se não percebeste, peço desculpa ;)

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dica para os amuados (ou àqueles a quem serve a carapuça)
« Responder #43 em: 19 de Agosto de 2016, 23:20 pm »
Tranquilo, eu percebi. Apenas quis aproveitar a brincadeira para dizer algo de verdade.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?