Autor Tópico: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta  (Lida 14190 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
[DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« em: 14 de Fevereiro de 2012, 13:17 pm »
Boas

Hoje venho mostrar como se chega ao corpo da borboleta do Clio 2 1.2 16V de 2003.

O primeiro passo, e desligar a bateria.
Depois retirar a tampa do motor (o meu já não tem, por isso não há foto)

Depois começar a desligar as fichas da cablagem que esta presa a tampa da entrada de ar do motor










Depois desligam-se o condensador e a ficha que vai ao sensor que esta junto ao filtro do óleo (não há fotos porque não deu para tirar)
Para isso basta seguir os fios, o fio branco é o do condensador , o preto é o que vai ao sensor junto ao filtro do óleo.




Para tirar o condensador, vamos precisar de uma chave 10.
Aproveitamos para verificar o estado do condensador. O condensador pode estar a ficar degradado, porque como esta montado, na cabeça do motor leva grandes calores. Os electricistas dizem que este condensador só serve para retirar os ruídos do auto-radio, mas a verdade é que a electrónica do carro fica toda marada se o condensador estiver estragado. É natural que se acendam algumas luzes no quadrante, como por exemplo a do símbolo do motor e a da resistência, uma ou ate as duas ao mesmo tempo, que o carro ligue mas deixe de acelerar, etc








Caso o condensador esteja estragado, não vale a pena ir a Renault procurar por um, porque vão dizer que só vendem a cablagem completa e que custa 200 e muitos euros, o melhor é passar por um centro de abate de automóveis e ir buscar um que ainda esteja em condições, e de preferência igual. Para substituir o condensador basta cortar o fio branco, soldar e isolar o fio, ao fio do outro condensador.

Depois desligam-se os tubos de vácuo, gases e alimentação








Depois desligam-se as velas, neste caso não há muitas preocupações com as localização de cada uma, porque tem comprimentos diferente e não há possibilidade de enganos, mas em situações diferentes é necessário ter em conta a ordem das velas.






Com a chave E8 desapertam-se os parafusos que apertam a tampa










Depois com a chave 10 desapertam-se os parafusos que apertam as entradas de ar ao corpo do motor. Por cima do motor de arranque, é necessário soltar o clip que segura o fio para se conseguir chegar ao parafuso.












Depois puxa-se a tampa. O corpo da borboleta encontra-se montado na própria tampa. Depois desapertam-se os parafusos que apertam o corpo da borboleta à tampa.






Soltam-se as fichas.






O antes e o depois da limpeza do corpo da borboleta












Depois limpa-se a superfície do corpo do motor, das entradas de ar e aproveita-se  para verificar se os vedantes estão em condições.






Por fim, volta-se a montar tudo nos seus devidos lugares.
Convém passados alguns km verificar se os parafusos da tampa e os das entradas de ar, estão
bem apertados.

E como eu não sei se acertei com os nomes das coisas se houver quem queira corrigir estão à vontade lol
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 13:24 pm por carlosjcm »

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2012, 13:25 pm »
Nesses carros é bem mais trabalhoso a limpeza do corpo da borboleta, belo trabalho.
Bom DIY e obrigado pela partilha.

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2012, 14:35 pm »
boa posta... :smiley:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2012, 14:47 pm »
Bom post sim sr. :grin:

Offline Amilcar Rocha

  • Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 867
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2012, 15:20 pm »
bem postado :)

Essa borboleta andava mesmo badalhoca  :laugh:

Offline |Shadow|

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Clio II 1.2 16v
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2012, 21:30 pm »
Grande Post  :grin: Congrats
Por acaso tive de substituir a minha borboleta também e também foi uma aventura gira  :dance:
Tenho uma dúvida sera que existe algum sensor antes da ligação ao corpo da borboleta...e que alguns dos maus sintomas que o meu tinha continuam... :rolleyes:

Offline gclio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 1869
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2012, 16:00 pm »
Mais uma excelente contribuição :D
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline BOk

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Na faixa mais á esquerda!
  • Mensagens: 193
  • ストリート
  • Garagem : Honda Civic EK4-T Hatch
Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2012, 20:29 pm »
Bom post, obrigado por partilhares, será que o processo é idêntico ao clio II ph I 1.9D  :huh: gostava de saber para poder desmontar e ver o estado da minha.