Ora viva a todos.
A minha esposa tem uma Megane de 2013, com cerca de 155.000km, 1.5DCi que compramos com 2 anos e cerca de 130.000km... nestes dois ultimos anos connosco, fez uns 30.000km.
Diariamente faz cerca de 50km, 25km por trajeto.
Na semana passsada apareceu a indicação "Verificar Injeção" e entra em safe mode.
Consegui ver que tem um alarme tipo: "sensor ... filtro particulas..." e consigo limpa-lo.
Fica ok, e passado um ou dois dias volta ao mesmo.
Na oficina (não oficial), indicaram que poderia ser o filtro "cheio" e que o carro já não conseguia fazer as regenerações e para isso sugerem uma limpeza ao dito (~400/500€).
Mas também pode ser o sensor...
Resumindo, como estamos a falar de um componente relativamente caro (filtro e/ou sensor)... não pretendo andar a fazer tentativas disto e aquilo.
Não sei se poderá ter a haver, mas junto alguns sintomas estranhos passados:
- há uns meses, a carrinha indicou bateria fraca e que estava a carregar, vi uma vez mas como não a conduzo regularmente não sei se apareceu alguma vez mais
- o stop/start nem sempre funciona.... tanto pode ser poucos kms após iniciar a marcha como muito depois....
- quando paramos o carro, e o stop/start funciona, se sairmos do carro e voltarmos a entrar, acho que temos de tirar e voltar a por o cartão/chave, obtemos o erro "perigo gripagem motor" quando o tentamos por a trabalhar. Tiramos/pomos a chave e ok.
Alguns destes sintomas estão de algum modo relacionados com este problema da injeção?
Ou seja, se a bateria estar fraca pode dar este erro?
A bateria fraca (mas sem indicação ao condutor) pode fazer com que as regenerações não sejam feitas?
Há alguma maneira de saber se o problema está no sensor ou no filtro ou em outro coisa? Tipo, se o alarme for este ou aquele.
Há alguma maneira de saber se o problema está no filtro que está cheio e o carro por alguma razão não consegue fazer as regenerações?
Falei com a TurboTec para fazer a limpeza e em conversa, deu a entender que o filtro na Megane deve estar em fim de vida tendo em conta os kms.... é mesmo assim? Tinha a ideia que duraria mais uns kms... ou é conversa para sugerirem a substituição/remoção?
Li algures que há uns aditivos que se colocam no combustÃvel para ajudar a regeneração. Valerá a pena ou é banha da cobra?
Agradeço qualquer ajuda.
Mário!