Autor Tópico: Classe Portagens Grand Scenic  (Lida 7054 vezes)

Offline cjfge

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ermesinde
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Grand Scenic
Classe Portagens Grand Scenic
« em: 09 de Janeiro de 2018, 16:39 pm »
Boa tarde,

Aconteceu-me algo insólito no que diz respeito à classe de portagem, quando comprei a carrinha (Grand Scenic 1.5Dci de 2013 7Lugares) passei o Identificador da Via Verde do meu antigo carro para a carrinha e ficou como classe 1, andei sem problemas durante 4 anos até que o identificador ficou sem pilha e adquiri um novo, através do site via verde e envei a documentação solicitanto monovolume classe 1.

Hoje recebo o identificador identificado com classe 2, contacto a linha da via verde e pedem o nr de homologaçao, dizem que não consta na lista logo é classe 2, digo à menina que à menos de uma semana passei nas portagens (sem via verde) e paguei o valor de classe 1, volta-me a dizer que não consta na lista por isso é classe 2, pior do que isso pergunto então se posso devolver o identificador uma vez que não foi sequer activado e a resposta é NÃO!
Ligo para o Imtt mas não me ajudaram muito disseram para ver na lista, na lista que encontrei de facto não consta e teria que pedir uma inspeção tipo B e depois solicitar no balcao via verde a classe 1.
Não esta politica de classes, se passar sem via verde provavelmente volto a pagar classe 1, há alguem nesta situação? como posso resolver o problema?

Obrigado!

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Classe Portagens Grand Scenic
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2018, 16:43 pm »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Classe Portagens Grand Scenic
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2018, 10:38 am »
Quanto à devolução do identificador, dado que foi uma compra à distância (internet), pode devolver/cancelar a compra/contracto no prazo máximo de 14 dias após tê-lo recebido em casa, sem necessidade de dar qualquer justificação. Assim sendo, quem lhe disse que não podia fazê-lo está a mentir e a cometer uma ilegalidade.
Recomendo que junte toda documentação, desde a encomenda até à recepção do identificador e faça a devolução presencialmente numa loja e depois faça uma reclamação por escrito por lhe terem mentido quando ligou para o Apoio ao Cliente!

Relativamente à atribuição como Classe 2 à sua viatura, envie uma carta registada com aviso de recepção para a Renault Portugal a questionar qual a classe para a qual foi homologado o modelo da sua viatura... dado que são as marcas que solicitam as homologações bem como tratam desses "acordos" em que viaturas Classe 2 passam a Classe 1 com o sistema Via-Verde! Após a recepção da resposta, conforme lhe seja ou não favorável, logo vê o que faz a seguir... se for favorável, faça uma reclamação na Via-Verde, mas se não for, pague directamente na portagem, porque assim pode ter a sorte de lhe cobrarem classe 1.

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Classe Portagens Grand Scenic
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2018, 11:00 am »
Há coisas que eu não compreendo.

cjfge se fores ao site da via verde: "https://www.viaverde.pt/Ferramentas/classe-veiculos" e seleccionares a opção "Grand Scenic < 2017" que é a opção mais adequada ele indica que é "Classe 1".

No site não faz referência a qualquer motorização, mas sim modelos.

É a própria Via Verde que indica que a tua carrinha é classe 1.

Mas a primeira coisa a fazeres é devolveres imediatamente o identificador tal como o Apocallypse te indicou e diria ainda que o identificador que veio, não foi o que tu tinhas adquirido.

Agora é a guerra do David e o Golias.

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Classe Portagens Grand Scenic
« Responder #4 em: 12 de Janeiro de 2018, 08:24 am »
se calhar a chula da Via Verde aguarda pelo pequeno Scenic 4 de 2016 [[[que nao se vende em portugal]]] para o classificar como classe 1, bahhh!




Offline cjfge

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ermesinde
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Grand Scenic
Re: Classe Portagens Grand Scenic
« Responder #5 em: 12 de Janeiro de 2018, 12:39 pm »
Obrigado a todos pela ajuda!

O problema está resolvido, felizmente ainda há pessoas competentes!

Seleccionei mal o modelo quando pedi o identificador (seleccionei Grand Scenic igual ou posterior a 2017), no entanto por telefone não me disseram nada quando bastava verificar a matricula, não tinham sequer que pedir o numero de homologação, as Grand Scenic anteriores a 2017 são classe 1 com ou sem via verde, e tinha de facto 14 dias para anular o contrato como me confirmaram hoje na loja via verde.
Tive azar com a pessoa que me calhou ao telefone mas resolvi o problema na loja via verde do Porto com um profissional competente que pediu desculpas pelo atendimento telefónico e ainda explicou como usar a via verde nos parquimetros, etc.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Classe Portagens Grand Scenic
« Responder #6 em: 12 de Janeiro de 2018, 14:23 pm »
Pronto, pelo menos o problema ficou resolvido da melhor maneira e, neste caso, o erro até foi do cliente!
No entanto, não invalida que o incompetente do apoio ao cliente telefónico não saiba fazer o seu trabalho e a lei!