Autor Tópico: O anticongelante que desaparece no clio  (Lida 11759 vezes)

Offline mantixl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
O anticongelante que desaparece no clio
« em: 01 de Dezembro de 2013, 11:27 am »
Saudações!

Há cerca de 3 dias que reparo que a temperatura do meu carro sobe muito rapidamente. Eu faço trajectos de cerca de 13 minutos de cada vez e como tal a temperatura nunca passa do meio do manómetro de temperatura, nem antes disto acontecer, nem depois. Contudo, anteontem, fui ver o reservatório do anticongelante... quando vejo que está vazio! De seguida repus o líquido, e reparei que fazia umas pequenas bulhinhas (como se ainda tivesse um bocado quente). Fiz uma deslocação curta, e não voltei a olhar para o reservatório até ontem... e quando o fiz, já tinha desaparecido outra vez!
Já tive a ver uns tópicos por aqui, e já vi as possíveis causas... mas como a luz da temperatura nunca acendeu do painel, assim como nunca a temperatura ultrapassou metade da escala do manómetro... desconfio que seja uma fissura numa mangueira algures, ou nas conexões... ou pode haver o caso da junta estar corrompida, certo? Ou a bomba da água... Algumas dicas de como testar isto antes de ir ao mecânico? O carro nunca perdeu potência.

Caracterísitcas:
Clio 1.2 RN
Ano 2000

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #1 em: 01 de Dezembro de 2013, 14:17 pm »
Eu começava primeiro por verificar se existe alguma fuga visível, depois atestava o circuito e depois fazia a purga do circuito, e por fim com o carro a quente, voltava a verificar a existência de fugas. Atenção com a ventoinha que pode entrar em funcionamento.

Offline mantixl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2013, 14:43 pm »
Estive agora de volta do carro com uns conhecidos e fizemos exactamente o que disseste. Só que olhando de cima não se viu fuga nenhuma... até eu olhar debaixo. Precisamente no lado do pendura, estava a pingar anticongelante. Um mecânico que estava comigo disse que era na zona da bomba da água. Será isso? Ou existe outra coisa nesse local que possa estar compremetido?
Outra pergunta: o sistema de refrigeração está sempre a funcionar? Ou só funciona quando a ventoinha é accionada?  :embarrassed:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2013, 14:48 pm »
Funciona sempre que o motor está em movimento. O que faz circular o fluido é a bomba de água, e esta é acionada pelo motor, via correia ou outra ligação qualquer.
A ventoinha liga quando a temperatura na entrada do radiador ultrapassa o valor definido na sonda de temperatura que está nele montada.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline mantixl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2013, 19:56 pm »
Obrigado pela explicação!
Penso que vou trocar a bomba... e aproveito e troco também o kit de distribuição.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2013, 21:15 pm por rodinhas »

Offline mantixl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2013, 21:57 pm »
Contudo, anteontem, fui ver o reservatório do anticongelante... quando vejo que está vazio! De seguida repus o líquido, e reparei que fazia umas pequenas bulhinhas (como se ainda tivesse um bocado quente). Fiz uma deslocação curta, e não voltei a olhar para o reservatório até ontem... e quando o fiz, já tinha desaparecido outra vez!

Bem, depois de ter feito a purga ao sistema, nunca mais perdi o anti-congelante como tinha descrito anteriormente. Depois de alguma pesquisa e conversa com vizinhos meus acho que já sei o que se pode ter passado:
-Faço percursos curtos, o que não faz a ventoinha do radiador disparar;
-Ultimamente tenho andado a usar a chauffage no quente;
-Não tenho olhado para o reservatório assim com tanta regularidade;
-Por alguma razão perdi água, (posso, de facto, ter fugas, ou houve um aumento de pressão no sistema de refrigeração, talvez pela utilização da chauffage? e esta estar entupida, fazendo com que a pressão aumente e a tampa do reservatório liberte água?);
-Devo ter andando sem água algum tempo;
-Quando meti água não fiz a purga (ignorância minha);
-Sem purga devo ter tido ar no sistema que não permitiu encher o reservatório completamente, dando a ilusão do contrário.
Estas suposições fazem sentido?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2013, 22:05 pm »
Sim fazem todo o sentido, contudo a questão de usares a sofagem, não influencia em nada o consumo de agua.
A questão de estar entupido também não influencia, mas se estiver roto , ai sim, contribui para o desaparecimento da agua.

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #7 em: 03 de Dezembro de 2013, 22:49 pm »
Tens os tapetes molhados dentro do carro???

Xmarine

  • Visitante
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2013, 01:02 am »
Citar
-Por alguma razão perdi água, (posso, de facto, ter fugas, ou houve um aumento de pressão no sistema de refrigeração, talvez pela utilização da chauffage? e esta estar entupida, fazendo com que a pressão aumente e a tampa do reservatório liberte água?);


LOL

Se o líquido de refrigeração circula sempre no radiador da sofagem quer ligues o motor da sofagem ou não... qual o sentido do que disseste?

Acho que deves colocar o circuito a pressão. Eu meti uma válvula de pneu cravada numa tampa de um vaso de expansão. Depois é só meter pressão com compressor e ver por onde sai água...

Visto que é um carro mais velho, o radiador da sofagem já deve estar todo podre, por isso convém trocar...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #9 em: 04 de Dezembro de 2013, 07:48 am »
Mas não ponhas pressão como se tivesses a encher pneus  :laugh: 1 bar a 1,5 bar é mais que suficiente, e se o circuito estiver estanque, deve manter a pressão, se houver fugas a pressão vai baixando sozinha.
Cuidado para não arrebentar com o vaso de expansão.

Offline mantixl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #10 em: 04 de Dezembro de 2013, 21:33 pm »
Tens os tapetes molhados dentro do carro???
Penso que não.

uma válvula de pneu cravada numa tampa de um vaso de expansão
Boa ideia! Já me falaram que as oficinas são capazes de cobrar bastante por esse serviço.

o radiador da sofagem já deve estar todo podre, por isso convém trocar...
Já vi que isso dá bastante trabalho... teria que desmanchar muita coisa, não?

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: O anticongelante que desaparece no clio
« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2013, 22:25 pm »
muita coisa.. A melhor forma que vi é descair o tablier completo e sair pelo lado do condutor... Senão a opção é a remoção do tablier...