Autor Tópico: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII  (Lida 8501 vezes)

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« em: 24 de Fevereiro de 2012, 00:20 am »
Boa noite,

a breve prazo vou instalar Xenon "OEM" no meu carro. Pelos menos a ideia é aproximar-se do original, mas não largando muitas notas.  :laugh:

O principal objectivo é mesmo ficar legal (tanto na IPO como com a Policia) visto querer meter as Opticas do RS no carro e não quero estar a desmontar tudo sempre que for ao IPO.

No entanto tenho umas dúvidas.

Bem a ideia é simples:

Opticas Depo do RS
Motores dos meus actuais farois

Aqui surge a primeira dúvida:

Por um kit de Xenon D2S aftermarket ao que consta tenho que adaptar o farol. Aguém confirma?

a outra hipotese, seria colocar uns Ballastros originais, usados.



Mas onde raio isso liga aos fios originais do carro?  :laugh:


Após isso tudo, vou montar o nivelador que vou deixar essa parte para um electricista.

Os lava farois, também ainda estou a procura da solução melhor.. mas por agora vamos nos focar no Xenon em si.. alguem com alguma dica?  :laugh: :tongue:

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2012, 00:57 am »
Para pores um kit aftermarket tens que alterar a óptica sim, mas se usares os balastros OEM já não precisas.

Esse balastro liga a uma ficha que se encontra debaixo da optica.

Os fios originais do carro ligam a uma ficha igual à da optica normal, ou seja ligam onde estão ligados agora, mas na nova óptica.

Ainda precisas do ignitor, que é onde a lâmpada D2S encaixa.

Se eu tivesse t€mpo já tinha avançado com esta mod no meu Clio lol.

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2012, 01:09 am »
Leva uma "ignição", conforme acabaram por me dizer.



DiogoIglesias, mas a ligação dos fios ao farol será "simples" ?

Se não a outra alternativa de um kit aftermarket é que não percebi mesmo que tipo de "adaptação" é que se tem que fazer :\

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2012, 01:18 am »
Exacto, é esse o ignitor.

Se fizeres tudo com os balastros e ignitores OEM, é só montares o material, ligares as fichas e os motores e está feito.

Se fores por um kit aftermarket, aí já é outra história.

O balastro desse kit precisa de receber indicação que os médios foram ligados, logo tens que ligá-lo ao fio dos médios. Que fio é esse? Não sei, só medindo com um multimetro.

Além de teres que furar as ópticas para passares os fios que vão da lâmpada ao balastro.

O ideal é o material OEM, mas obviamente sai mais caro. Um kit D2S por 80€ ou menos se encontra, enquanto os balastros e os ignitores OEM devem rondar os 200€ usados.

Isto preços que vi. Por vezes encontram-se grandes negócios e pode ser que saim mais baratos.

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2012, 01:55 am »
Existe quem me faça por cerca de 300 euros (já com portes) uns farois Depo + kit Xenon + adaptação.

O preço até nem me parece mal, porque é só mesmo trocar as opticas e está pronto a ligar os farois!  :angel:

Outra hipotese que tenho é tudo usado (mas como novo lol, nem parece usado) por 400 euros.. 2xFarol Hella + 2xIgnitor + 2xbalastros + 2x D2S..

Agora o meu medo é mesmo isso do mandar vir tudo OEM e depois não saber ligar la à instalação que tenho  :laugh:

Viver nas ilhas, irra!  :cry:

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2012, 02:38 am »
Sinceramente eu dava mais 100€ e mandava vir o material OEM.

Volto a explicar, as ligações das ópticas normais são iguais as ligações das ópticas de xenon.

Simplesmente tiras a óptica original e ligas a óptica com xenon no mesmo sítio.

Volto a repetir, as fichas são iguais, plug & play.

Se as ópticas OEM já vierem com as lâmpadas e balastros no sítio então é mesmo só trocar.

Não há mais nenhuma ligação a fazer, tiras uma e colocas a outra.

Espero que tenhas percebido lol  :D

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2012, 02:47 am »
Vou estudar essa hipotese!

Mas para ser assim tenho que trazer isso em mão.. porque não vou atirar 400 euros para uma pessoa que só tenho o email e nunca ouvi falar na minha vida :\

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2012, 09:59 am »
Eu se fosse a ti colocava de outra marca porque ópticas Depo não são grande coisa.

Offline drummer

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 106
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #8 em: 24 de Fevereiro de 2012, 10:36 am »
segundo sei mesmo colocando ao opticas oem continuas a ter problemas com a inspeçao e policia!
axo que nao basta colocar as opticas oem com xenon. tens de meter o lava farois e o auto nivelador!
acho que e assim para passar.
se o objectivo e ficar legal com  xenon nao basta so as opticas oem

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #9 em: 24 de Fevereiro de 2012, 10:40 am »
Correctissimo! Os lava-farois são baratos na Renault, só tens de escolher uma das N formas de lhes dar água. O nivelador arranja-se bem no ebay.

Offline dj-clark

  • dCi 80cv + IC 100cv + Turbo KP39b (Toxicated By TM)
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 336
  • dCi 65cv
  • Garagem : Clio 2 Ph2 5L dCi 65cv + Inj. 80cv + IC 100cv
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #10 em: 24 de Fevereiro de 2012, 12:19 pm »
Exacto, é esse o ignitor.

Se fizeres tudo com os balastros e ignitores OEM, é só montares o material, ligares as fichas e os motores e está feito.

Se fores por um kit aftermarket, aí já é outra história.

O balastro desse kit precisa de receber indicação que os médios foram ligados, logo tens que ligá-lo ao fio dos médios. Que fio é esse? Não sei, só medindo com um multimetro.

Além de teres que furar as ópticas para passares os fios que vão da lâmpada ao balastro.

O ideal é o material OEM, mas obviamente sai mais caro. Um kit D2S por 80€ ou menos se encontra, enquanto os balastros e os ignitores OEM devem rondar os 200€ usados.

Isto preços que vi. Por vezes encontram-se grandes negócios e pode ser que saim mais baratos.

Furar? Nada disso. Eu prefiro anular a ficha do balastro, aproveitando os de alimentação dos médios para ligar aos balastros aftermarket e pelo buraco da ficha passo o cabo até à lampada e isolo com silicone em volta dos fios. Por cima da "ex-ficha" aperto o balastro aftermarket.

Eu se fosse a ti colocava de outra marca porque ópticas Depo não são grande coisa.

Ora entrando neste tópico... Opticas Depo não são grande coisa? Diz lá porquê... Tenho umas à 1 ano e até ver nada a apontar. Os acrílicos duram o mesmo que as originais... A luz na estrada é igual às originais (ja testei lado a lado com umas originais do RS) o que pode influenciar depois é a qualidade das lampadas e dos balastros baratos...
A única coisa que tenho a apontar é mesmo a ficha da optica que não é tão forte como as de origem, mas até ver não me deu problema nenhum...

segundo sei mesmo colocando ao opticas oem continuas a ter problemas com a inspeçao e policia!
axo que nao basta colocar as opticas oem com xenon. tens de meter o lava farois e o auto nivelador!
acho que e assim para passar.
se o objectivo e ficar legal com  xenon nao basta so as opticas oem

Nem mais. Os mijas custam pouco mais de 30€ na renault.
O nivelador à volta dos 60€ no ebay já com portes.
As ligações arranjam-se (não sei se aqui no renaultpt há, mas sei onde está).

Offline markez

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 32
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #11 em: 08 de Julho de 2012, 22:49 pm »
Boa Noite,

desde já peço desculpa,  :angel: certamente este assunto é muito badalado no fórum e certamente há alguma saturação sobre este assunto.

Tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer, Tenho visto muita coisa diferente e nada em concreto.

Basicamente pretendo por xenon no meu CLIO II.

Sempre tive a ideia que o xenon que teria que colocar no meu carro seria H4, uma vez que as lampadas que sempre usei, eram H4.  Mas reparei que seriam um pouco grandes.

No entanto com os topicos de ajuda sobre este assunto percebi que o xenon que tenho de colocar é D2s. Correto?!
Agora questiono, terei de mudar as ópticas do clio?

A nível de instalação, já vi vários videos.

Ex:

How to Install Bi-Xenon HID: Honda Civic 1992-2002



Tendo em conta que não percebo muito de carros, eu acho que consigo fazer isto sozinho...

Pergunta: é assim tao fácil de instalar o xenon?



Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #12 em: 08 de Julho de 2012, 22:53 pm »
Não é só por, alem se ser necessário, ópticas homologadas para o xenon, é preciso nivelador automático e lava faróis.
ah! e usar a pesquisa, e ver o que já se fartou de falar por ai sobre o xenon

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #13 em: 08 de Julho de 2012, 22:55 pm »
E além disso já existe um tópico onde se fala do Xénon.

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=488.0
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline markez

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 32
Re: Instalar Xenon OEM num Clio IIFIII
« Responder #14 em: 08 de Julho de 2012, 23:23 pm »
Muito obrigado pela informação, mas o que me indicou é no caso de eu ser parado, não correr o risco de levar com uma multa.

Já agora, os SRs não foi obrigados a responder! Se já se falou tanto deste assunto porque responderam? Se é para responder dessa forma mais vale não responder.

Alem disso, só quando utilizei a pesquisa do google é que fui direcionado para os tópicos certos com a informação que pretendia, e ao usar a pesquisa do fórum, fui direcionado para todos os tópicos que tenham a palavra clio, 2 e xenon. ( não são poucos ) por tanto aquilo que eu pretendia não é assim tão fácil de encontrar.

Mais uma vez agradeço pela informação que me deu.