Autor Tópico: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas  (Lida 34364 vezes)

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
[DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« em: 17 de Dezembro de 2009, 20:45 pm »
Boas,

Apresento este tópico para saberem como se afina as válvulas...

Como sabem um carro afinado, tanto ajuda nos consumos, como também na sua resposta e fiabilidade

O carro em questão é um Renault Clio 1.2 Rt de 1993, motor energy, e conta com 217 000km.

Aqui começo.

Primeiro retiramos a caixa do filtro de ar



Seguidamente desencaixamos o cabo do acelerador da "borboleta" para facilitar o trabalho, e seguidamente retiramos o suporte do cabo na parte superior da tampa das válvulas



O outro passo é retirar o suporte dos cabos das velas, assim sendo retiramos os 2 parafusos que o suporta e puxamos para a frente de modo os cabos não saírem do lugar e ser um pouco chato perder tempo depois a por-los no sitio.






Seguidamente é a vez de retirarmos o suporte da tampa das válvulas e da caixa



Depois já teremos espaço para retirarmos a tampa das válvulas, são no total 8 parafusos sextavados virados para cima que vão ao longo da tampa, repartidos em 4 para cada lado.








Depois retiramos dois tubos que vão da tampa das válvulas



Finalmente temos acesso as válvulas







NOTAS:

Para afinar as válvulas vai precisar de saber quais as de escape e admissão como os valores da folga.

Ora as válvulas de escape estão para a frente do carro ( lado direito da foto ) e as de admissão estão para o lado do vidro ( esquerdo  da foto), sendo que a medida da folga é, 0.10 para ADMISSÃO, e 0.25 para ESCAPE.

Aqui fica os esboço de modo a ser mais fácil de entenderem como se afina as válvulas.

Para facilitar a "leitura" façam um esboço, ou seja contam o numero de pistons ( que são 4 ), da esquerda para a direita e afinam da seguinte maneira:

Válvula aberta ------------------------------------->>>>> Válvulas a ajustar

Pistao nº 1 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 3 (admissão) e nº 4 (escape)
Pistao nº 3 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 4 (admissão) e nº 2 (escape)
Pistao nº 4 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 2 (admissão) e nº 1 (escape)
Pistao nº 2 (escape) ------------------->>>>> Pistao nº 1 (admissão) e nº 3 (escape)


Para afinar a folga, sobre as válvulas que estão levantadas metem o apalpa folgas sobre as ajustar e vêem se ao mexer no apalpa folgas ele roça, ou seja se oferece resistência ou não...caso não, desapertam a porca da respectiva válvula e com um alicate rodam ate começar a roçar, quando oferecer resistência, não muita mas também não pouco ( um quase bom ) voltam apertar a porca com a chave de bocas, e no fim voltam a confirmar se ficou bem medido.


Para afinar as seguintes válvulas, sobem o carro com um macaco num dos lados, engatam a 4º mudança e rodam a roda para a frente ate que as válvulas que anteriormente estavam em compressão  (baixas) subam e fiquem altas ( EX: passar do Pistao nº 1 para o nº 3 ), de modo a corrigir as folgas das válvulas respectivas .





E o processo repete-se para a 8 válvulas ( ou 16 ).

No fim de afinarem, limpam a borda do motor e a borda da tampa das válvulas com um pano, trocam a junta da tampa das válvulas velha por uma nova, metem silicone no motor, metem a junta, metem silicone na tampa e por fim é só por a tampa no sitio, atenção que a junta tem de estar alinhada.



O processo de montagem é igual a desmontagem, e VOILA...

Curiosidade e conselho

De modo a não estarem a sujar o corpo de injecção ao porem os tubo de volta a tampa



No tubo mais grosso ( o primeira de baixo na foto ) que é do vapores de óleo, põe um lado na tampa das válvulas e noutro introduzem um filtro, assim não sujam o motor...e sempre libertam a pressão que existe no cárter criando fugas.



E assim termino este tutorial, espero que tenham apreciado e estou aberto a duvidas do processo.


Cumprimentos
« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 03:35 am por energyprivilege »
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline vmps

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Mensagens: 490
  • Don't dream t... Be it
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:04 pm »
Muito bom mesmo  :wink:

Aqui vai uma curiosidade, independentemente da motorização em questão, em termos de cilindrada, e combustível, e marca do fabricante do motor,  o espaçamento das válvulas é igual?

cumps

MRC

  • Visitante
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:12 pm »
Grande DIY sim senhor!!  :cool:

Felizmente que hoje já têm afinação automática... Mas eu gosto mais dessas!  :grin:

Parabéns!

vmps, os espaçamentos de válvulas, creio que varia de característica para característica de motor... Mas venham os entendidos e que confirmem!  :wink:

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:21 pm »
Hellow,

Obrigado pela atenção pessoal.

Ora bem, o espaçamento é diferente para cada motorização...ou seja, por exemplo o meu é 0.10 Admissão e 0.25 Escape ( tanto dá no 1.2 como no 1.4), num Ax já é 0.20 Admissão e 0.40 Escape ( 1.1i ).

Convém verificar os valores de folga das válvulas antes de proceder esta operação.

Existem várias ajudas para isso, ou vais ao programa AutoData, ou Dialogys da Renault, lá indica o numero de folga...ou então fazes como eu, comprei o livro de Heynes do Clio..eh eh eh eh.

Cumprimentos
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2009, 21:23 pm por men_on_fire »
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline vmps

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Mensagens: 490
  • Don't dream t... Be it
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #4 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:27 pm »
Hellow,

Obrigado pela atenção pessoal.

Ora bem, o espaçamento é diferente para cada motorização...ou seja, por exemplo o meu é 0.10 Admissão e 0.25 Escape ( tanto dá no 1.2 como no 1.4), num Ax já é 0.20 Admissão e 0.40 Escape ( 1.1i ).

Convém verificar os valores de folga das válvulas antes de proceder esta operação.

Existem várias ajudas para isso, ou vais ao programa AutoData, ou Dialogys da Renault, lá indica o numero de folga...ou então fazes como eu, comprei o livro de Heynes do Clio..eh eh eh eh.

Cumprimentos

Livro de Heynes  :huh: :huh:

cumps

Xmarine

  • Visitante
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:31 pm »
Manuais de reparação da heynes- ha para muitos modelos de automóveis. são livros bastante bons.

Excelente tópico. Por acaso tenho essas ferramentas para medir a folga e nunca as usei em carro nenhum...

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #6 em: 17 de Dezembro de 2009, 22:49 pm »
Estes DIY está muito bem conseguido, os meus parabens  :grin:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline mnuno88

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: VS Citty
  • Mensagens: 361
Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #7 em: 12 de Maio de 2011, 19:21 pm »
Hellow,

Obrigado pela atenção pessoal.

Ora bem, o espaçamento é diferente para cada motorização...ou seja, por exemplo o meu é 0.10 Admissão e 0.25 Escape ( tanto dá no 1.2 como no 1.4), num Ax já é 0.20 Admissão e 0.40 Escape ( 1.1i ).

Convém verificar os valores de folga das válvulas antes de proceder esta operação.

Existem várias ajudas para isso, ou vais ao programa AutoData, ou Dialogys da Renault, lá indica o numero de folga...ou então fazes como eu, comprei o livro de Heynes do Clio..eh eh eh eh.

Cumprimentos

De que site é que mandas-te vir o livro de Heynes do Clio ?

Muinto bom DIY ..  :cool:

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #8 em: 12 de Maio de 2011, 21:12 pm »
Boas,

agradeço a motivação, ora fui comprar ao ebay...

deixo um link para teres noção do livro


http://cgi.ebay.co.uk/Haynes-Manual-Renault-Clio-MK1-1991-1998-H-R-Reg-/190531831847?pt=UK_CarParts_Vehicles_Manuals_Litterature_ET&hash=item2c5c950827


Cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline mnuno88

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: VS Citty
  • Mensagens: 361
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #9 em: 12 de Maio de 2011, 21:50 pm »
De facto parece ser algo a ponderar comprar  ..  :grin:

Offline brunoxiu

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 33
  • Renault 19 do poder a GPL ! :)
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #10 em: 03 de Junho de 2011, 01:09 am »
Boas, se calhar vai ser complicado mas...ca vai xD
Eu afino as valvulas, elas ficam impecaveis, faço uma viagem, e entao se puxar um bocado pelo carro, obvio que so depois de quente, as valvulas na proxima vez que o ligar, isto depois de o motor ter arrefecido totalmente, elas ficam outra vez a bater, desafinam-se...

E segue a grande questão...
Porque ?

Outra coisa, não me conseguem dizer como afinar um carburador webber tldr32 ? era utilizado nos clios e nos 19...Gostava de saber , para manter a coisa economica :)

Um abraço e obrigado ...

Offline kapataz

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 354
  • O trabalho da perguiça, a perguiça da trabalho.
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #11 em: 15 de Agosto de 2011, 23:01 pm »
podes so explicar com que que eu sei as folgas? quais as ferramentas? thanks

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #12 em: 15 de Agosto de 2011, 23:08 pm »
podes so explicar com que que eu sei as folgas? quais as ferramentas? thanks


Usas um Apalpa Folgas:



Basicamente é um conjunto de varias lamelas de aço com diferentes espessuras, que vão desde os 0.05mm ao 1mm em incremento de centésimas de milímetro.

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #13 em: 16 de Agosto de 2011, 09:33 am »
Exactamente, podes adquirir nas lojas Nourato etc.. e não é caro.

Cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #14 em: 16 de Agosto de 2011, 23:07 pm »
Boas, se calhar vai ser complicado mas...ca vai xD
Eu afino as valvulas, elas ficam impecaveis, faço uma viagem, e entao se puxar um bocado pelo carro, obvio que so depois de quente, as valvulas na proxima vez que o ligar, isto depois de o motor ter arrefecido totalmente, elas ficam outra vez a bater, desafinam-se...

E segue a grande questão...
Porque ?

Outra coisa, não me conseguem dizer como afinar um carburador webber tldr32 ? era utilizado nos clios e nos 19...Gostava de saber , para manter a coisa economica :)

Um abraço e obrigado ...

A parte das valvulas desafinarem não é nada de bom , não é normal , e sinceramente não sei a razão mas convinha recorreres a um mecânico a sério para te explicar isso.
Nos bons velhos tempos em que tive um VW com carburador Weber apertava o parafuso da mistura até ao fundo sem forçar e depois tirava 2 voltas e 1/2 e jogava ali com mais ou menos um bocadinho de acerto e o ralentim ficava ali certinho em baixas RPM's