Autor Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce  (Lida 54332 vezes)

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #15 em: 06 de Janeiro de 2017, 08:52 am »
Esse pensamento é errado e fácil de refutar: se tu passas de um motor atmosférico para um motor turbinado, irás exigir menos esforço do motor para obter o mesmo ou semelhante rendimento, fazendo com que isso que os consumos baixem!!!

Nunca na vida e ponho a minha cabeça num cepo, um Civic com 15/20 anos poderá fazer menores consumos que um motor extremamente actual e bem concebido com os 1.2TCe 130 da Renault!!!!

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #16 em: 06 de Janeiro de 2017, 09:25 am »
Se o Civic for o VTEC, é uma verdadeira surpresa positiva, nos consumos...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #17 em: 06 de Janeiro de 2017, 10:42 am »
Quanto ao consumo do civic, é true story, por deformação profissional tenho dados de custos, inclusivé consumos, do carro ao longo dos anos. Basicamente eram 7,5 a 8 em cidade (não uso AC, só mesmo esporadicamente). Auto-estrada era simples: 7 a 120 e depois, cada 10kmh de média acima, mais 1l. Até aos 150. Acima disso, os 14,3 eram o limite! :P

Quanto ao mégane, 20 kms desde o reset, percursos habituais e está com 11,5. Uma coisa já percebi desde ontem: andava a passar a caixa muito tarde. Agora ando a passar nas 2000rpm e no CB no final da viagem já me dá 4,5 nas passagens de caixa, em vez de 2 que era o que ia tendo. Também tem a ver com as 6 velocidades, que não estava habituado. Passo é a vida a trabalhar a caixa, coisa que com o civic não fazia: o percurso normal casa-escola dos putos-trabalho duvido que no civic chegasse a ir à 4ª, tudo 2ª e 3ª. Com o mégane, para cumprir ali as 2000 na passagem, passo a vida em 2ª, 3ª, 4ª e até 5ª.

A renault disse-me que é normal nos primeiros 2 ou 3 mil kms cerca de 1,5l acima do consumo normal. E que o CB nos primeiros kms está a calibrar para calcular a média. Olhando ao combustível no depósito, diria que pode ser o CB que não sabe fazer o cálculo do consumo. Vou aguardar mais uns dias, e hoje de tarde até vou tentar fazer um teste em AE (que ainda não andei) a 120, ver o que acontece ao consumo.

Ontem estive atento ao consumo instantâneo, faz sentido que assim que o pedal sai minimamente cá de cima, o consumo instantâneo salte para os 15/20/25?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #18 em: 06 de Janeiro de 2017, 11:15 am »
Sim, é normal, ele faz o calculo com o aumento de debito como se fosses sempre com esse aumento, quando estabilizas a aceleração o consumo instantâneo diminui.
Além disso Às de experimentar o seguinte, se fores por exemplo a 90 durante algum tempo, aceleras até atingir essa velocidade média, tiras o pé completamente do acelerador, e voltas só a colocar o pé no acelerador só para manter a aceleração constante para manter a velocidade constante, e vais ver que o consumo instantâneo cai significativamente. Se conseguires manter sempre essa aceleração durante o percurso, o consumo irá ser mais baixo, se apanhares uma descida alivias o pé, se apanhares uma subida, antes de começar a subir pressionas com suavidade o acelerador para que suba ligeiramente a velocidade antes de começar a subir, e depois é só manter, é natural que percas alguma velocidade durante a subida, mas se não tiveres stress, recuperas depois sem aumentar significativamente os consumos.
É tudo uma questão de educar o pé direito ;)

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #19 em: 06 de Janeiro de 2017, 12:31 pm »
Epá, eu essa parte ainda percebo. Dói-me é se estes consumos médios forem reais, nunca foi coisa que me preocupei, e o civic tinha de andar sempre a ser espremido e fazia-me muito menos, sendo um carro de há mais de 10 anos atrás. Ou seja, nunca me preocupei particularmente com condução eficiente, no civic "por brincadeira" fiz experiências e com todo o cuidado, no limite, ganhava 1l no consumo médio nos percursos habituais. Dava de barato esse litro que podia poupar, o carro serve para me servir, e não para eu o servir a ele.

Alguém sabe o tamanho do depósito do Megane ST? Neste momento tenho 3/4 consumidos em cerca de 400km, já dá para ter uma ideia como andam as médias.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #20 em: 06 de Janeiro de 2017, 13:44 pm »
Sim, é normal, ele faz o calculo com o aumento de debito como se fosses sempre com esse aumento, quando estabilizas a aceleração o consumo instantâneo diminui.
Além disso Às de experimentar o seguinte, se fores por exemplo a 90 durante algum tempo, aceleras até atingir essa velocidade média, tiras o pé completamente do acelerador, e voltas só a colocar o pé no acelerador só para manter a aceleração constante para manter a velocidade constante, e vais ver que o consumo instantâneo cai significativamente. Se conseguires manter sempre essa aceleração durante o percurso, o consumo irá ser mais baixo, se apanhares uma descida alivias o pé, se apanhares uma subida, antes de começar a subir pressionas com suavidade o acelerador para que suba ligeiramente a velocidade antes de começar a subir, e depois é só manter, é natural que percas alguma velocidade durante a subida, mas se não tiveres stress, recuperas depois sem aumentar significativamente os consumos.
É tudo uma questão de educar o pé direito ;)

ISto é tal e qual o meu estilo de condução: aproveitar as descidas para ganhar um bocadinho de embalo, no plano aproveitar o embalo, mantendo o pé na mesma posição e nas subidas, mesmo que perca velocidade, não começo a carregar à maluca só pra manter a velocidade!!!

Conduz-se de forma muito mais suave e acima de tudo, tranquila e segura!!!

Offline NotThisMind

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 83
  • Garagem : Clio II 1.5 dci
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #21 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:59 pm »
Conheço quem tenha um x3 3.0 v6 que faça 11L em cidade, 8-9 média autoestrada, e aquilo têm 285cv.
Já agora, os TCE são motores a gasolina?

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #22 em: 06 de Janeiro de 2017, 17:11 pm »
Oh Diabo! Queres ver que comprei um diesel e meti-lhe gasolina? :P Logo à noite vou ver no manual a capacidade do depósito para fazer contas à pata, não vá ser o CB que não regula bem.

Offline madmax

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 44
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #23 em: 06 de Janeiro de 2017, 22:30 pm »
@Onaikul-Qual a cavalagem? 110 ou 130?
E é a versão berlina certo?
Caramba, estou à espera que chegue a minha ST 1.2 Tce de 130cv e estes consumos assustam um bocado...

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #24 em: 07 de Janeiro de 2017, 10:15 am »
O meu clio 1.6 fazia na boa entre 6.5 e 7.5 quando estava a 100%, quase todos os 0.9TCE que eu apanho têm no CB 6.5 para cima e têm menos 700cc de cilindrada. O turbo ajuda mais a recuperar a performance que perdem por reduzir a cilindrada.

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #25 em: 07 de Janeiro de 2017, 11:27 am »
Madmax, é a ST de 130cv...

Offline madmax

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 44
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #26 em: 07 de Janeiro de 2017, 16:22 pm »
Hmmmm......... Realmente estou a achar os consumos demasiado elevados, mesmo estando em rodagem... Ai ai, eu a pensar que a diferença iria ser mais uns 2 ou 3l/100...... Se agora levo com mais do dobro até vou andar a bater mal...

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #27 em: 07 de Janeiro de 2017, 23:44 pm »
A minha Clio 0.9 Tce manda-se com facilidade para os 6.. Se espremer vai aos 7, sem espinhas.. Ai meu querido Yaris :/

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #28 em: 08 de Janeiro de 2017, 02:20 am »
Eu tanto ando com carros a diesel como a gasolina, e tenho sempre o mesmo tipo de condução, mas para quem esteja habituado a carros a diesel e passe para um a gasolina julgo que devido ao facto do motor diesel ser menos rotativo mas com mais força, ao conduzirem um carro a gasolina têm tendência a acelerar mais e por isso terem consumos altos.
Julgo que acontece o mesmo quando se passa de um motor atmosférico para um turbinado, apesar do turbo dar mais potência ao motor as rotinas que se tinham num motor atmosférico mantem-se, e acaba-se por andar a desperdiçar performance do motor e por consequência ter consumos demasiado altos.
É por isso que nós primeiros tempos em que se troca de veículo não conseguimos tirar o melhor partido deles, só ao fim de algum tempo de habituação é que conseguimos reduzir consumos, ter uma condução mais suave, etc

Eu acho que com as dicas que demos e com mais uns dias de habituação, vais conseguir baixar a média para uns níveis mais aceitáveis.

Sim, o TCe é um motor a gasolina e com turbo.

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #29 em: 08 de Janeiro de 2017, 12:41 pm »
Acredito que sim Tony, a Renault também já me disse que nos primeiros 2000 kms é expectável 1 a 1,5l a mais no consumo médio. Em todo o caso, sou sincero, irrita-me um bocadinho a ideia de ter de andar com cuidado com os consumos. Porque nunca senti necessidade de o fazer e, pelas características dos carros que tive (206 1.1 e Civic 1.4, ambos gasolina), tinha de os esmifrar para eles se mexerem. E nunca tive consumos abusivos. Neste momento conduzo como um domingueiro e consigo continuar a gastar muito mais do que gastava. E não tenho feitio para aguentar andar a conduzir assim muitos mais dias, eheheh.