Autor Tópico: Comparativo Gasolina - Diesel  (Lida 23950 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Comparativo Gasolina - Diesel
« em: 04 de Junho de 2014, 16:08 pm »
-Afinal qual é o melhor combustível?
-Qual o que resulta em melhores custos de utilização?
-A manutenção num diesel é mais cara que num a gasolina?
-Quantos km é necessário fazer para que um determinado modelo diesel (normalmente mais caro), compense em relação a um equivalente a gasolina?
-A malta já não gosta de carros a gasolina?
-A oferta a gasolina é quase inexistente por o pessoal só querer diesel, ou são os importadores que "obrigam" a isso?
-Tendência portuguesa ou europeia para a "dieselização" do mercado?
-Um carro a diesel é mais fácil de conduzir (ex. pontos de embraiagem) que um a gasolina?

Degladiem-se para aí. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2014, 16:27 pm »
A minha experiência é que:
O diesel só compensa em situações de trabalho, uso diário tipo artur, serviço porta aporta, cargas etc
O preço do veiculo a diesel mais a manutenção e apesar do combustível ser mais barato não compensa em relação a um gasolina em condições de utilização normal.
Os diesel dão mais problemas e a manutenção é mais cara.
Os construtores impõem mais o diesel que a gasolina (modo teoria da conspiração on - Talvez por tirarem mais partido financeiro com a venda destes veículos, quer no preço de venda quer nas manutenções -  modo teoria da conspiração on)
Um exemplo disso é que quando vamos escolher um carro novo e se pedirmos a gasolina, trocem logo o nariz e temos que ficar uma eternidade À espera que "fabriquem" o carro, e depois esperar mais outra eternidade para o mandarem para portugal (falo por experiência própria).

Em relação aos gasolina, as vantagem, são o preço mais baixo, a manutenção mais barata, e menor numero de problemas.

Offline Silvestre

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Mensagens: 4214
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2014, 16:30 pm »
Nos pontos de embraiagem para mim é me indiferente, tudo vai de uma pessoa estar habituada ou não. Eu até faço melhor o ponto de embraiagem com o meu R18 (a gasolina), do que com o clio (a diesel), e faço cerca de 95% dos km's no clio.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Silvestre

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Mensagens: 4214
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2014, 16:33 pm »
Acho que podia ser criada também uma votação neste tópico, qual o tipo de carro que prefere, gasolina ou diesel. É uma ideia bah.  :smiley:
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #4 em: 04 de Junho de 2014, 16:34 pm »
Para quem sabe conduzir, é indiferente ser a gasolina ou a diesel, eu por exemplo cheguei a andar no mesmo dia com vários veículos diferentes, desde um camião a um tractor, e nunca tive problemas em relação À embraiagem, basta perceber qual é o ponto certo, e já está, claro que pode haver um arranque ou outro que não corra lá muito bem, mas de resto é completamente igual.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2014, 16:40 pm »
Respondendo directa e objectivamente:

- Gasolina!

- GPL.

- Sim, em geral.

- Depende dos consumos de ambas versões, km a percorrer/ano. GPL é a melhor opção.

- Gosta, e gosta mais que os diesel na maior parte. O que acontece é que na maior parte, acham que gasolina é para ricos.

- Os importadores e as politicas do país "obrigam" a isso. Nos últimos 15 anos, com chegada do diesel moderno, mais silencioso, limpo, performante e económico (PD VAG e CR), os incentivos aos diesel aumentaram brutalmente. Daí e com a mentalidade "diesel sai mais barato", respondo à seguinte questão da "dieselização" do mercado.

- Não, é mito. Carro a diesel a única coisa que tem de mais fácil em relação ao carro otto, é o facto de mais dificilmente ir abaixo derivado do maior binário do motor. Mas os pontos de embraiagem são em geral, mais dificieis, sobretudo em subidas ingremes e nalguns novos turbo diesel de pouca elasticidade na embraiagem e baixa cilindrada (1.4 e 1.6 HDI por exemplo). Além de serem desagradaveis em baixos regimes, sobretudo ali perto do relanti, em que têm tendência a "acelerar", muito incoveniente na cidade, mesmo usando bem a caixa.
A falta de jeito das pessoas para a condução é que faz com que concluam isso.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #6 em: 04 de Junho de 2014, 22:50 pm »
Acho que não há melhor nem pior, depende do uso que se dá ao carro, isto é se fazemos muitos ou poucos km's anuais...

Como já foi dito, diesel compensa a partir de uns determinados km's anuais (e já compensou bem mais), agora quem faça 10.000 ou 20.000 por ano, comprar um carro a diesel não se justifica, aliás é deitar dinheiro à rua...

Depois quando começam a dar problemas mais complicados, os valores de reparação são de levar as mãos à cabeça e pronto lá foi o dinheiro que se poupou...  :wink:

Contudo acho que já está a começar a mudar a mentalidade, e as pessoas já começam a optar novamente por carros a gasolina... pelo menos e por exemplo tenho que reparado que muitos dos Clio IV (carro e carrinha) que se veêm a circular são TCe, não sei se é mesmo por questão de crise e não haver €€€ para os diesel ou se é mesmo porque começaram a fazer bem as contas e afinal o diesel já não compensa assim tanto...  :wink:

Tanto faço pontos de embraiagem num a gasolina como num diesel, não tenho qualquer dificuldade, aliás aprendi e tirei a carta num a diesel e depois conduzi foi um a gasolina e não estranhei nada  :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #7 em: 04 de Junho de 2014, 23:00 pm »
OH Rui andas armado em incendiário? lol

O MRC já disse praticamente tudo.

Offline samuelc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 447
  • Garagem : Clio 1.2 16V - 2004
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #8 em: 04 de Junho de 2014, 23:37 pm »


Tanto faço pontos de embraiagem num a gasolina como num diesel, não tenho qualquer dificuldade, aliás aprendi e tirei a carta num a diesel e depois conduzi foi um a gasolina e não estranhei nada  :laugh:

Eu tambem tirei a carta num a diesel e ando num a gasolina, mas eu estranhei porque o meu carro não estava em condições, mas acredito que não seja grande diferença. Agora tanto pego num a diesel como num a gasolina, a embraiagem funciona igual, a resposta do motor é que é diferente, claro, dependendo da potência

Xmarine

  • Visitante
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #9 em: 05 de Junho de 2014, 00:23 am »
Eu neste momento penso... os Ferrari's, Aston's, Lamboguini's, Pagani's e afins, seriam piores se fossem a diesel.

Só faz sentido o diesel para um carro dum pobre que tenha de fazer milhares de km em pouco tempo...

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #10 em: 05 de Junho de 2014, 10:15 am »
Outra coisa é a evolução dos motores diesel nos últimos anos. Parece que estagnaram os motores a gasolina. Já se começa a ver mais gasolineiros com turbo inclusive os de pouca cilindrada. Outro dos motivos que não é tão importante mas que me faz comichão é a comodidade. Na minha zona é um stress por vezes ir meter combustível devido à quantidade de pessoas. Com diesel meto lá menos vezes os pés o que se torna menos stressante para mim. Numa zona mais calma, isto não se deve suceder.

Offline rik19

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 173
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #11 em: 05 de Junho de 2014, 15:41 pm »
Quanto a gasolinas já cheguei a postos para ir abastecer e não tinham 98 ou so tinham numa cabine, enquanto que diesel as vezes até tem 2 mangueiras na mesma cabine.

Quanto a condução isso é uma questão de habituação, mas um gasolineiro de cilindrada alta faz-se facilmente ponto de embraiagem como num diesel.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #12 em: 05 de Junho de 2014, 16:07 pm »
-Afinal qual é o melhor combustível?
-Entre os dois, prefiro Gasolina. (GPL ainda por experimentar)
-Qual o que resulta em melhores custos de utilização?
-Depende sempre da distância e dos percursos efectuados. Há coisa de quase 1 ano que tenho feito entre 600 a 1000 km mês com o meu R19, 95% AE e IC e restantes 5% cidade. No entanto, creio que o GPL é a melhor solução pois nem acumulo quilómetros suficientes para diesel e o combustível é mais barato.
-A manutenção num diesel é mais cara que num a gasolina?
-Do que tenho conhecimento e leio, os gasolina têm menores custos porém os aspirados. Sobrealimentados já estão sujeitos a problemas semelhantes dos Diesel.
-Quantos km é necessário fazer para que um determinado modelo diesel (normalmente mais caro), compense em relação a um equivalente a gasolina?
-Não disponho de informação quantificável nem conhecimento, o que leio é que acima dos 20.000km anuais
-A malta já não gosta de carros a gasolina?
-Eu adoro! Apesar de já ter pensado para o meu tipo de trabalho actual poder compensar um diesel, afasto logo a ideia pois prefiro um carro a gasolina (e aspirado). Se possível GPL+gasolina, venha ele :D
-A oferta a gasolina é quase inexistente por o pessoal só querer diesel, ou são os importadores que "obrigam" a isso?
-A procura obriga a isso e o mercado molda-se a ele, daí haver uma espécie de relutância dos comerciais em vender gasolina porque têm cotas a atingir e apostaram mais nas motorizações diesel, essencialmente Portugal é um país pró-Diesel ao contrário de outros países europeus mais desenvolvidos. Claro que não descarto a possibilidade nos Diesel terem maior margem de lucro e poderem negociar sem perder muito em comparação com os Gasolina.
Tenho um exemplo com conhecimento de facto de outro fabricante e as suas políticas para Portugal e apesar de terem 2 motorizações (uma com 2 níveis de potência), não as comercializam pelos custos necessários à legalização e importação e o risco associado a não venderem essas unidades, não podendo fazer o chamado "Break even" com os custos dessas motorizações.

-Tendência portuguesa ou europeia para a "dieselização" do mercado?
Tendência portuguesa. Da minha experiência pessoal, estive na Suécia e lá o Diesel era tão ou mais caro que a Gasolina e ainda disponibilizavam E85.
-Um carro a diesel é mais fácil de conduzir (ex. pontos de embraiagem) que um a gasolina?
Quanto muito pode ser mais fácil por a andar somente com a embraiagem antes de acelerar. Todos tirámos carta num carro a Diesel (Toyota Auris no meu caso) e desde que a tenho conduzo o R19 1.4, o Civic FK2 1.8 cá de casa, Integra Type-R, Civic FK2 1.4, Honda Jazz 1.2, Clio II ph2 storia 1.5 dCi, Clio II ph1 1.2, Peugeot 5008 1.6 HDI, Mitsubishi Canter 3.0D Turbo, Seat Córdoba 1.9D, MG TF 1.6, entre outros. O ser mais fácil é efeito placebo para que as pessoas possam sentir-se bem com a escolha que fizeram e porque não vai abaixo, supostamente, tão facilmente.

Sou pró-Otto, porém não me impede de ver quando o Diesel é mais vantajoso. Se um dia na minha vida tiver que recorrer a Diesel porque é a melhor opção, assim o farei. Enquanto der para Gasolina/GPL assim se manterá :)


Degladiem-se para aí. :smiley:

Respostas a azul :D

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #13 em: 05 de Junho de 2014, 22:03 pm »
OH Rui andas armado em incendiário? lol

O MRC já disse praticamente tudo.

Nada disso meu caro, o que pretendo é discussão salutar entre todos. :smiley:

Há pessoal a falar de GPL, mas isso é um assunto que foge ao meu objectivo inicial do tópico, já que apenas pretendo debate entre gasolina e diesel.

Fala-se em 15.000 a 20.000 km ano para um diesel compensar face a um gasolina. Pois vou deixar aqui a dúvida que tive há pouco mais de 4 anos, quando comprei a Sucata.
A dada altura havia apenas 3 hipóteses em cima da mesa, com o mesmo nível de equipamento (os preços são aproximados):
-Megane III sport tourer 1.5 dCi 90 cv (24.000 €)
-Megane III sport tourer 1.5 dCi 110 cv (25.000€)
-Megane III sport tourer 1.4 TCe 130 cv (23.400€)

Como devem saber a escolha recaiu no 1º caso. Em 1º lugar era cerca de 1000€ mais barato que o de 110cv, comparando o "antigo" motor de 105cv, a versão de 110 achei muito morta a baixa rotação, só acordando ás 2000 RPM e como grande parte dos trajectos que faço são em ambiente citadino ou perto disso, não eram 20 burros e uma 6ª velocidade que fariam a diferença. E 1000€ dá para muitos abastecimentos.
Perante isto e tendo em conta que apesar das diferenças de prestações entre o dCi de 90 equídeos e o TCe de 130 e fazendo as contas ao facto do TCe não ser propriamente muito económico, será que preciso de fazer assim tantos km para abater a diferença entre estes 2 carros?

Apenas uma nota final para dizer que o problema em baixa rotação do dCi de 110 cv, apesar de existir ainda, já não é tão notório nos mais recentes e entretanto o 1.4 TCe desapareceu para dar lugar ao mais moderno 1.2 TCe de igual potência.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Comparativo Gasolina - Diesel
« Responder #14 em: 06 de Junho de 2014, 00:48 am »
Nesse comparativo é uma questão de contas Rui. Mas fazendo 20 mil ao ano, e pela diferença de preços nesse caso, rapidamente compensa o dci de 90.

Mas é claro que se excluir-mos o GPL, o diesel, se o motor for bastante (muito) fiável, compensa sempre em relação à gasolina. Bem mais barato por litro e gasta menos, nem é preciso fazer contas. O GPL apenas tem a vantagem economica (e ecologica, mas isso já são outros 500) sobre a gasolina e assim competir de modo justo com o diesel.

O problema é que os diesel, se dão problemas são bem mais caros de reparar em geral, seja entre motores otto/diesel NA ou turbinados.

Com os novos avanços os otto irão cada vez mais aproximar-se dos diesel em termos de consumos e assim conquistar mercado. Vejo muito isso no Clio/Captur 0.9 tce, baixa cilindrada, baixo IA, baixo PVP e baixo UIC, boas prestações e economico qb: Sucesso imediato! Versão dci de 90 com um PVP elevado, compensa? A julgar pelo volume de avistamentos tce vs dci diria que não para a maior parte (excluindo exemplares de rent a car)!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?