Autor Tópico: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]  (Lida 11545 vezes)

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Hellow!!!

Ora ca venho chatear-vos com uma questao que dou importancia, a refrigeraçao do meu motor.

Bom, nao é por duvidar do funcionamento do meu carro, mas sim por precaução, queria fazer uma ligaçao para dentro do carro para activar, desactivar a ventoinha do radiador.

Isto é,

Imagino-me em transito, chegando a temperatura de disparo da ventoinha esta dispara, mas caso ache que nao chega, quero activar um botaozito de modo que continue ligada e so desligue quando eu o achar.

Refiro que quero que a ventoinha dispare pelo sensor e por mim.


Agradecia imenso a vossa ajuda ( explicação ) e que me indicassem o processo permonizadamente

Maiores cumprimentos

PS: O meu carro é um Renault Clio mk1 1.2 Energy
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline Taes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2009, 12:15 pm »
Opas

Um DY excelente para se fazer

Era uma coisa que tambem tnho andado a muito tempo para fazer. Realmente é muito chato quando vamos em AE e a temperatura é baixa, mas paramos no transito e la começa o ponteiro a subir para o dobro e a ventuinha dispara muito tarde.

Realmente com um botao era muito bom antecipar isso, pois nao a necessidade do carro aquecer tanto de modo a diminuir o vida util dos equipamentos

Para começar sei que é um sensor que fica por cima da embraigem, com cerca de 4/6 fios, 1 ou 2 deles serao o suficiente para controlar, ON/OFF. agora quais nao sei :S

Irei procurar na internet, a mais nao ser testarei com o multimetro.

Intes

Xmarine

  • Visitante
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2009, 23:46 pm »
Ora bem. Peso que a ventoinha tenha 2 fios lá ligados, certo?

há uma maneira muito simples de fazer:



Os 12v para o botão podes ir buscar a caixa de fusíveis do habitáculo, ao fio que sai do fusível das luzes, ou do rádio, ou a outro fusível que seja forte.

O diodo, tem de se meter para evitar corrente em sentido contrário quando é o termoestato a disparar a ventoinha. Podes usar o diodo com referência IN5004. Compras numa loja de material electrónico.

Podes também usar um interruptor com luz incorporada. Assim não te esqueces da ventoinha ligada!

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2009, 20:02 pm »
Pois, o sensor esta situado no radiador, por baixo do tubo de agua que liga ao termostato....ja tive a experimentar...ou seja, ao fazer "curto circuito", ou seja ligar os dois fios a ventoinha dispara...o que pensei foi....arranjar um rele, ligar um fio da caixa de fusiveis, e depois a um botao, que por sua vez ligo aos fios do sensor...assim posso controlar o dsparo da ventoinha...

Agora as duvidas começam em força....qual o fio que ligo da caixa de fusiveis ao rele? como faço?

A ventoinha dispara pelo sensor, ou so ao meu comando? ( quero que a ventoinha dispare pelos dois metodos)


Basta interligar os novos fios aos que ligam ao sensor ate ao rele, mais nada?

Caso de porcaria, havera probabilidades de dar cabo da centralina (curto circuito)?

Nao me levem a mal, sou super medricas, dai que gostava que me explicassem Publicidade? Não Obrigado. tim por tim tim como se faz este processo, ao pormenor ( AH AH AH AH AH AH).

Muito obrigado pela vossa atença, e maiores cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Xmarine

  • Visitante
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2009, 20:12 pm »
men_on_fire. Por acaso leste o post que eu fiz? É que só assim por acaso está la a resposta a algumas perguntas que fizeste...

Offline Taes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2009, 20:57 pm »
Opas

men_on_fire se nao tens mesmo nenhuns conhecimentos de electronica torna-se um pouco complicado e perigoso estares a fazer isto.

Xmarine eu tinha em mente uma outra ideia, mas a tua ideia tmb me agradou, o que me leva a fazer da tua maneira.

Esta semana ou no fim de semana vou fazer isso, mas uma coisa bem feita.

Abraço

Xmarine

  • Visitante
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #6 em: 09 de Novembro de 2009, 12:46 pm »
Ok.

Atenção que eu reparei agora que meti o diodo ao contrário. Basta inverter o desenho do diodo  :cheesy:

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #7 em: 09 de Novembro de 2009, 22:16 pm »
Hellow!!!

Sei do circuito que o xmarine fez...é simples....mas verdade verdadeira é que sou um "maricas" quando engloba estas cenas que nao vos digo...bom, vou perder o medo...

....a tua xmarine é optima..e ja andei com multimetro na caixa de fusiveis e vou la buscar a corrente...

Já "sacei" um diodo na faculdade sem ninguem ver ( hi hi hi hi hi ) e vou esperimentar isso...

Obrigadao pessoal, depois reporto com fotos o DYI


Realmente nao li bem, filtri-me somente no circuito, sorry Xmarine.

Cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Xmarine

  • Visitante
Re: Como activar desactivar por nossa vontade a ventoinha do radiador [Clio I]
« Responder #8 em: 09 de Novembro de 2009, 22:22 pm »
Na boa. As vezes a foto não vale as mil palavras eheh

Força nisso. Se precisares de ajuda posta aqui que o pessoal vai ajudando :wink: