Autor Tópico: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar  (Lida 20754 vezes)

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
[Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« em: 22 de Fevereiro de 2017, 12:42 pm »
Boa tarde a todos!

Conforme já disse num outro tópico, adquiri este carro com 102500 km. Conhecia relativamente bem o histórico do carro pois tratava-se de um vizinho.

Como é um bocado bêbado, andei com ele um mês, fui fazer uma revisão ao mecânico habitual e mudei óleo e os filtros todos. Fez uma vistoria ao resto e pareceu-lhe tudo bem.

No entanto, desde cedo reparei num ralenti um pouco baixo (800 rpm) e um pouco instável. Sente-se inclusive o carro a "tremer" um bocadinho. O ralenti foi aumentando um bocadinho com o tempo. De resto, tudo em ordem. Segui e meti o GPL, sendo que apesar do rombo inicial, uma pessoa sente logo que está a poupar e bem desde o primeiro depósito.

Passando ao que me levou a criar o tópico, tenho-me deparado com o carro ir abaixo do de repente. Foi 5 vezes nos 3 últimos dias, sempre ao desembraiar para reduzir numa curva ou num semáforo. Ao início nem reparava que o carro ia abaixo porque não se abanava todo. Simplesmente a direção ficava presa, mas não se sentia aquele abano natural.

Andei por aqui a explorar e vi algumas possíveis causas, mas gostava de saber a vossa opinião para este caso mais específico. Liguei para o mecânico e ele disse-me que em princípio devia de ser o corpo de admissão  da borboleta sujo, pois causava também os ralentis baixos e instáveis. (Ah, de notar que o ralenti às vezes é normal (1000 rpm), outras vezes é baixo (800 rpm)), mas como o gás é um combustível mais sensível, podia ser por isso que só ia abaixo em gás. O ralenti baixo e instável sente-se nos dois combustíveis.

O que acham? As velas foram vistas e estavam boas. As bobines é que acho que não se viram e o corpo de admissão é que não se viu.

Peço desculpa por alguma incongruência, mas é que de mecânica percebo pouco!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2017, 13:20 pm »
Convém ver se não há entradas de ar após a borboleta, alem disso deves alertar o instalador de gpl pois pode ser necessário fazer algum ajuste na injecção de gpl.

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2017, 13:55 pm »
Valvula IAC?

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk


Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2017, 16:14 pm »
Tive algo semelhante e creio ter sido mistura pobre e interferência na instalação resolvida com um relé próprio.

Offline Nicatronic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Renault Clio 1.9D
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2017, 17:14 pm »
Esse motor tem sensor de rotação? Se tiver, poderá ser

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #5 em: 22 de Fevereiro de 2017, 23:20 pm »
Obrigado a todos pelas opiniões! Vou falar com o mecânico sobre estas possibilidades e depois deixo um feedback.

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2017, 11:53 am »
Problema resolvido com uma simples limpeza do corpo da admissão  :grin: O ralenti aumentou para um valor razoável e já não há tremideiras. O ponto de embraiagem também ficou melhor. Nas subidas era um desespero...

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #7 em: 04 de Março de 2017, 01:15 am »
Afinal parece que não está resolvido... Voltou a fazer o mesmo 5x na mesma manhã. Passei na instaladora do GPL que fez o ajuste da mistura pois tinha mexido na entrada de ar. Parecia resolvido e pimba, volta a fazer o mesmo hoje... Vou amanhã ao mecânico falar nas vossas outras sugestões..

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #8 em: 04 de Março de 2017, 07:00 am »
Esse carro têm o corpo da borboleta com cabo de acelerador ou é totalmente electrico?

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #9 em: 04 de Março de 2017, 15:56 pm »
Se queres que te diga não sei :/

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #10 em: 04 de Março de 2017, 15:57 pm »
Hoje no mecânico posso reparar nisso!

Offline joaoandre23

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 20
  • Garagem : Megane III 1.5 Dynamic SS
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #11 em: 06 de Março de 2017, 09:11 am »
Tive o mesmo problema num citroen. Levei ao mecanico e tinha a ver com a borboleta e os filtros.  Pelo que o mecanico me disse na altura tinha a ver com a gasolina não estar a chegar ao motor porque os filtros tavam sujos. Ficou tudo bem , passado 6meses +/- voltou ao mesmo :s

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #12 em: 08 de Março de 2017, 08:14 am »
O carro a gasolina também falha?
Já foi visto os o'rings da borboleta de admissão?

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #13 em: 23 de Maio de 2017, 00:54 am »
Boas malta,

Desde já peço desculpa pelo caps no título mas o que vos queria contar é algo que se está a tornar verdadeiramente desesperante para mim e para a minha família e na qual agradecia imenso a vossa ajuda. Eu já tinha criado um tópico anterior há uns meses, mas como a situação já deu várias voltas decidi criar este novo. De qualquer forma, fica aqui o antigo que terá mais detalhe da situação inicial: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21539.0

Passando ao que interessa, adquiri esta viatura nos primeiros dias de Janeiro deste ano e em meados de Fevereiro instalei um kit de GPL. Tudo estava a correr bem no início até que comecei a notar que o carro, por vezes, ia abaixo quando desembraiava. Fosse ao chegar a um semáforo, fosse a reduzir para virar, mal punha o pé na embraiagem o carro simplesmente desligava-se. Como disse, não era algo que acontecesse sempre e tanto podia acontecer 5x no mesmo dia como passar dias sem se fazer, mas era com uma frequência que se pode dizer regular.

No outro tópico já expliquei algumas das coisas que fiz, por isso deixo aqui em lista cronológica o que se foi fazendo e do que adiantou:

1º Limpeza da borboleta do corpo de admissão no mecânico habitual

Efeito: Estava suja, mas não resolveu


2º Levei à instaladora do GPL e foi feita uma afinação de estrada

Efeito: Não resolveu


3º Levei novamente à instaladora do GPL e foi dito inicialmente que deviam ser o-rings gastos na zona da borboleta que dariam entradas de ar, mas após ser visto melhor, verificou-se que o corpo da borboleta estava mal encaixado.

Efeito: Ficou MUITO melhor! Durante mês e meio o carro nunca mais foi abaixo até ao dia em que foi duas vezes seguidas. A única diferença nas circunstâncias era que estava muito mais frio que em todos os outros dias desde que veio reparar (Não sei se é relevante ou não, pode ser só coincidência).


4º O carro foi analisado novamente na Instaladora do GPL e foi-me dito que o carro tinha um problema a gasolina e os parâmetros do GPL introduzidos nunca conseguiam ser os corretos. Ligaram o carro a frio no dia seguinte e, ainda antes de entrar o GPL (ou seja, com o carro a trabalhar a gasolina), apareceu uma mensagem no CB a dizer "mistura deficiente". Ligaram à máquina de diagnóstico deles e não acusava nada. Fui encaminhado pela instaladora do GPL para um agente autorizado da Renault pois o carro teria algum problema a gasolina.


5º Com o carro já na Renault e com o instalador de GPL a explicar toda a situação à Renault, o carro foi visto e foi feito o diagnóstico de que precisava de um corpo de admissão novo (orçamento 400€). Face ao valor avultado da peça, perguntei se esse era o diagnóstico com certeza do problema e se a questão ficava resolvida e foi-me dito que, da parte da gasolina o assunto estaria arrumado. Mesmo após perguntar se o problema não seria de outra coisa, foi-me dada certeza que seria disso (relativamente à gasolina). Informei a instaladora de GPL antes de dar o aval para se fazer a reparação, e dissera-me que concordavam que seria esse o problema e que só tinha de passar lá depois para afinar de novo o GPL.

Efeito: Passado 1 dia de afinar o GPL, o problema de ir abaixo voltou. Tudo rigorosamente igual!



Resumindo, deixo aqui as coisas que acontecem no carro que possam ser relevantes (algumas delas podem ser normais num carro a gasolina, pois estou habituado a carros a gasóleo):

1 - Carro vai abaixo quando se carrega na embraiagem (por vezes).
VIDEO:
! No longer available


2 - Em ponto morto e parado, as rotações oscilam bastante até o carro deixar de ter força e se desligar por si (Só aconteceu 2 vezes).
VIDEO:
! No longer available


3 - Carrego na embraiagem e as rotações descem bastante e sobem de seguida para o valor normal (por vezes). Já chegou inclusive acontecer, as rotações baterem no 0 e subirem de seguida. O CB fez inclusive o reset das verificações iniciais como quando se liga o carro, mas não chega a ir abaixo

4 - Sinto, por vezes, que quando estou a fazer ponto de embraiagem e a carregar um pouquinho de acelerador preparado para arrancar num semáforo, as rotações oscilam como se tivesse a acelerar e a desacelerar


Bem malta, penso que seja isto a melhor explicação que consigo dar para o que se está a passar. Amanhã vou o mais cedo que possa à instaladora do GPL para se ter uma conversa, mas gostava de ouvir os vossos comentários sobre isto. 400€ é muito dinheiro para ser gasto, aparentemente, em vão e com o problema a permanecer igual. Algum dos lados tem de estar errado e estar errado.

Como hei-de lidar com isto e como me posso defender caso cada casa (instaladora e Renault) me ande a chutar de um lado para o outro?

Abraços!

« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 01:06 am por Tony da Buzina »

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« Responder #14 em: 23 de Maio de 2017, 01:09 am »
Os vídeos estão a dar erro, por isso fica o link do meu canal que tem ambos: https://www.youtube.com/channel/UC0PNmiNFM6guR7ZzWZT1-Vg