Boas malta,
Desde já peço desculpa pelo caps no tÃtulo mas o que vos queria contar é algo que se está a tornar verdadeiramente desesperante para mim e para a minha famÃlia e na qual agradecia imenso a vossa ajuda. Eu já tinha criado um tópico anterior há uns meses, mas como a situação já deu várias voltas decidi criar este novo. De qualquer forma, fica aqui o antigo que terá mais detalhe da situação inicial:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21539.0Passando ao que interessa, adquiri esta viatura nos primeiros dias de Janeiro deste ano e em meados de Fevereiro instalei um kit de GPL. Tudo estava a correr bem no inÃcio até que comecei a notar que o carro, por vezes, ia abaixo quando desembraiava. Fosse ao chegar a um semáforo, fosse a reduzir para virar, mal punha o pé na embraiagem o carro simplesmente desligava-se. Como disse, não era algo que acontecesse sempre e tanto podia acontecer 5x no mesmo dia como passar dias sem se fazer, mas era com uma frequência que se pode dizer regular.
No outro tópico já expliquei algumas das coisas que fiz, por isso deixo aqui em lista cronológica o que se foi fazendo e do que adiantou:
1º Limpeza da borboleta do corpo de admissão no mecânico habitual
Efeito: Estava suja, mas não resolveu
2º Levei à instaladora do GPL e foi feita uma afinação de estrada
Efeito: Não resolveu
3º Levei novamente à instaladora do GPL e foi dito inicialmente que deviam ser o-rings gastos na zona da borboleta que dariam entradas de ar, mas após ser visto melhor, verificou-se que o corpo da borboleta estava mal encaixado.
Efeito: Ficou MUITO melhor! Durante mês e meio o carro nunca mais foi abaixo até ao dia em que foi duas vezes seguidas. A única diferença nas circunstâncias era que estava muito mais frio que em todos os outros dias desde que veio reparar (Não sei se é relevante ou não, pode ser só coincidência).
4º O carro foi analisado novamente na Instaladora do GPL e foi-me dito que o carro tinha um problema a gasolina e os parâmetros do GPL introduzidos nunca conseguiam ser os corretos. Ligaram o carro a frio no dia seguinte e, ainda antes de entrar o GPL (ou seja, com o carro a trabalhar a gasolina), apareceu uma mensagem no CB a dizer "mistura deficiente". Ligaram à máquina de diagnóstico deles e não acusava nada. Fui encaminhado pela instaladora do GPL para um agente autorizado da Renault pois o carro teria algum problema a gasolina.
5º Com o carro já na Renault e com o instalador de GPL a explicar toda a situação à Renault, o carro foi visto e foi feito o diagnóstico de que precisava de um corpo de admissão novo (orçamento
400€). Face ao valor avultado da peça, perguntei se esse era o diagnóstico com certeza do problema e se a questão ficava resolvida e foi-me dito que, da
parte da gasolina o assunto estaria arrumado. Mesmo após perguntar se o problema não seria de outra coisa, foi-me dada certeza que seria disso (relativamente à gasolina). Informei a instaladora de GPL antes de dar o aval para se fazer a reparação, e dissera-me que concordavam que seria esse o problema e que só tinha de passar lá depois para afinar de novo o GPL.
Efeito: Passado 1 dia de afinar o GPL, o problema de ir abaixo voltou. Tudo rigorosamente igual!
Resumindo, deixo aqui as coisas que acontecem no carro que possam ser relevantes (algumas delas podem ser normais num carro a gasolina, pois estou habituado a carros a gasóleo):
1 - Carro vai abaixo quando se carrega na embraiagem (por vezes).
VIDEO:
2 - Em ponto morto e parado, as rotações oscilam bastante até o carro deixar de ter força e se desligar por si (Só aconteceu 2 vezes).
VIDEO:
3 - Carrego na embraiagem e as rotações descem bastante e sobem de seguida para o valor normal (por vezes). Já chegou inclusive acontecer, as rotações baterem no 0 e subirem de seguida. O CB fez inclusive o reset das verificações iniciais como quando se liga o carro, mas não chega a ir abaixo
4 - Sinto, por vezes, que quando estou a fazer ponto de embraiagem e a carregar um pouquinho de acelerador preparado para arrancar num semáforo, as rotações oscilam como se tivesse a acelerar e a desacelerar
Bem malta, penso que seja isto a melhor explicação que consigo dar para o que se está a passar. Amanhã vou o mais cedo que possa à instaladora do GPL para se ter uma conversa, mas gostava de ouvir os vossos comentários sobre isto. 400€ é muito dinheiro para ser gasto, aparentemente, em vão e com o problema a permanecer igual. Algum dos lados tem de estar errado e estar errado.
Como hei-de lidar com isto e como me posso defender caso cada casa (instaladora e Renault) me ande a chutar de um lado para o outro?
Abraços!