Autor Tópico: Renault Scenic não pega a "quente"  (Lida 6258 vezes)

Offline PedroS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Scenic 1.9dCi 2001
Renault Scenic não pega a "quente"
« em: 14 de Março de 2014, 22:21 pm »
Hoje quando peguei na minha Renault Scenic 1.9 dCi (2001), tudo bem arrancou impecável.
Fiz cerca de 3km, parei e quando voltei a ligar foi na boa, depois andei outros 3km e parei, quando fui para arrancar não pegou, e acendia a luz amarela de defeito eléctrico. (Aquela que liga no pré-aquecimento e depois se apaga)
Liguei para o seguro, chamei o reboque, etc, como estava demorado eu pensei em fazer "reset" à centralina desliguei a bateria e voltei a ligar e "voilá" pegou e lá vim eu para casa. Passados uns minutos fui testar e não pegou novamente.
Esperei até agora à noite e já pega. Ou seja a conclusão que tiro é que a carrinha tem algo eléctrico que só pega "a frio".
Quando o carro não pega, o motor roda, ou seja bateria não é.
E quando pega não noto nada de anormal na carrinha, funciona tudo e não dá erros.
Alguém teve problema semelhante ou sabe de que se trata?

Obrigado desde já.

Offline youresocool

  • Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • ***
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 198
Re: Renault Scenic não pega a "quente"
« Responder #1 em: 15 de Março de 2014, 00:03 am »
Provavelmente será o sensor da cambota. É um problema frequente, procura no fórum.

Offline PedroS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Scenic 1.9dCi 2001
Re: Renault Scenic não pega a "quente"
« Responder #2 em: 15 de Março de 2014, 17:22 pm »
De facto ou é isso ou é a bomba de gasóleo. Sendo que o sensor da cambota deja mais vulgar avariar em carros a gasolina segundo me disseram...

Xmarine

  • Visitante
Re: Renault Scenic não pega a "quente"
« Responder #3 em: 15 de Março de 2014, 23:56 pm »
Com máquina de diagnóstico verifica a temperatura que a centralina está a ler, quando o motor es´tá quente e na situação em que não pega.
Já encontrei vários sensores de temperatura que quando estão quentes, dão como informação temperaturas negativas e o motor não pega. Principalmente no grupo VAG, mas toda a gente sabe que os fabricantes de peças e muitas peças são comuns entre marcas automóveis.

Verificar também, com máquina de diagnóstico e/ou osciloscópio se o sensor PMS ao volante de motor está a funcionar....

Se não tens nenehum equipamento de diagnóstico ou nem sequer fazes puto de ideia do que eu estou a escrever, o melhor é levares o carro a alguém que o arranje ;)


Offline PedroS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Scenic 1.9dCi 2001
Re: Renault Scenic não pega a "quente"
« Responder #4 em: 16 de Março de 2014, 17:18 pm »
De facto vai ser a melhor solução  :grin: Eu percebo +- do que falas, estudo Engenharia Electrónica e tenho bases mínimas em Electromecânica mas acho que vou ter de assumir que os mecânicos percebem muito mais que eu  :laugh:
Só uma questão, eu há cerca de um mês publiquei um tópico relacionado pois o sensor de temperatura externa dava-me valores muito elevados e outras vezes negativos (no display) de um momento para o outro começou a dar os valores correctos sem eu fazer nada. Poderá estar relacionado com o sensor de temperatura do motor? O que pode causar erros nos vários sensores de temperatura, a bateria tem a tensão correta a intensidade penso estar correta pelo que a resistência variável dos sensores também deveria estar... Ou isto será simplesmente bruxedo ou outra coisa do submundo?  :lipsrsealed:

Obrigado desde já pelas dicas :)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Scenic não pega a "quente"
« Responder #5 em: 17 de Março de 2014, 09:18 am »
O sensor de temperatura exterior nada tem a ver como do motor. São circuitos totalmente independentes um do outro.