Autor Tópico: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)  (Lida 6137 vezes)

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Pois é, com a aquisição de nova viatura cá para casa https://www.renaultpt.com/index.php?topic=24431.0 começam os trabalhos na mesma.

Tem a opção mãos livres, no entanto só a porta do condutor trabalhava com recurso a tal. Como já tinha visto por cá https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23107.msg343392#msg343392 que a coisa poderia ser fácil de resolver, acabei a pôr mãos à obra.

No entanto, no caso da Scenic\Grand Scenic 3, não sei se os Megane 3 serão iguais, a coisa é um pouco diferente. Tanto na desmontagem das peças, como no problema em si.

Por isso passo a explicar.

Para começar há que desforrar as portas para poder aceder ao interior, não tirei fotos a essa parte.

Depois descobrir o acesso à tranca. Na porta existe uma tampa escondida pela borracha das portas.

Aqui a tampa


Já sem a tampa e a ver-se o mecanismo da tranca


Vão precisar de uma chave de fendas e um gancho(eu acabei por fazer um para o efeito)


Agora a tranca
Vão precisar da chave de fendas para pressionar a patilha de plástico assinalada a vermelho, carregar nela para baixo para permitir depois puxar a parte metálica para vocês com o gancho.
Posicionem primeiro o gancho, a seguir coloquem a chave de fendas para aliviar a patilha de plástico e a seguir puxar o gancho.



Ao fazerem isso vai permitir soltar o "falso" canhão e dessa forma tirá-lo fora para poderem depois soltar a tranca.
O "falso" canhão


O que fica depois de retirado o canhão


O resto da desmontagem é igual aos outros modelos, puxar ligeiramente o puxador como se fossem abrir a porta, e depois puxar o puxador paralelo à porta até sentirem o clack dele soltar do mecanismo, a partir daí puxar o puxador como se fossem abrir a porta e ele vai rodando até sair. Nesse momento ficam com acesso a um parafuso. Desapertam o parafuso e conseguem tirar a tranca pelo lado de dentro da porta. e ficam com isto na mão.



Onde vêem o circulo vermelho está o problema...

Que basicamente é esta peça de plástico, parte uma patilha, podem ver a ver a patilha de um lado(circulo verde) que falta do lado oposto (circulo vermelho). Como tem a mola por trás com o mecanismo a pressioná-la ela está constantemente a pressionar o sensor, fazendo com que o circuito fique sempre em contacto. Inibindo o funcionamento. Testei retirar de lá esta pequena peça de plástico e respectiva mola e ficaram todas a trabalhar.





As peças das 3 portas intervencionadas(as outras duas molas não aparecem na fotografia)


Nesta de onde tirei fotografias acabei por não desmontar tudo, porque com um alicate de pontas saquei a peça partida e a mola. Mas basicamente para acederem melhor às peças têm de tirar o veio que se vê no rectângulo azul e a parte metálica levanta e o resto fica mais acessível.


Para montar é fazer o inverso  :grin:

Claro que a causa do mau funcionamento pode diferir de uns casos para os outros. Mas fica o que me aconteceu. Para já continua tudo a trabalhar e não vejo que aquelas peças estejam a fazer lá falta. Se perceber entretanto algum mau funcionamento por falta daquilo também deixarei aqui nota.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2019, 14:51 pm »
Bom Trabalho,

Obrigado pela partilha

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2019, 12:50 pm »
bela obra! O que um pedacinho de plástico faz.... Boa solução!

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2019, 14:01 pm »
Obrigado.

Sim, efectivamente a falta que faz um bocadinho de plástico, num pedaço de plástico que nada faz...  :laugh:

Entretanto tenho andado a pensar na falta que aquilo realmente poderá fazer e qual poderia ser a função...E só me ocorre uma coisa, que seja para o caso do sensor falhar. Porque na prática aquele pedaço de plástico só entrava em acção quando se puxava o puxador, portanto o meu raciocínio é que ele possa entrar em acção para fechar o circuito caso deixe de detectar a mão. Mas confesso que ainda não testei se ao puxar o puxador para abrir a porta sem colocar a mão por dentro do puxador, ele destranca... tenho de testar.

Outra dúvida que me ficou foi... os puxadores da porta da frente têm ligação eléctrica para o puxador em si. A parte cinzenta que sai do lado de fora. Os das portas traseiras só têm parte electrica na tranca propriamente dita que são as ligações do sensor. Do lado do condutor ainda percebo que pudesse ser para o botão que o puxador tem. Mas no caso do lado do pendura, não há botão no puxador...estranho!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)
« Responder #4 em: 06 de Novembro de 2019, 18:28 pm »
Só analisando o esquema elétrico e ver para que serve. Vou ver se encontro algo sobre isso.

Offline diogo.martins22

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Renault Grand Scenic 1.5dci 110
Re: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)
« Responder #5 em: 02 de Junho de 2020, 00:12 am »
Alguém que me faça isto na zona de Lisboa ou margem sul?

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [DIY] - Scenic\Grand Scenic 3 - Reparação trancas portas(sensores)
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2020, 06:14 am »
Fala com a caçoilauto - https://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 Parceiro do forum com oficina na zona de lisboa