Autor Tópico: Motor 1.9 DCI a consumir óleo  (Lida 3138 vezes)

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« em: 03 de Fevereiro de 2018, 17:49 pm »
Boas,


Como podem acompanhar pelo meu diário de bordo, nos últimos milhares de kilómetros fui presentado com uma bela surpresa, detectei que a minha carrinha está a consumir óleo. Em 2500km gastou 0.5l e com mais 1500km, já está a baixar outra vez o nível de óleo. Ora a esta média em 10000km gastaria 2 litros!!! Não me parece normal.

Ao levar a carrinha à Renault, numa inspecção que nada tinha a ver com o assunto, reparei por baixo da carrinha que a parte de trás do motor está toda babada de óleo. Um dos mecânicos na altura perguntou se alguma vez tinha substituído o turbo. Eu não o fiz e o antigo dono não faço ideia...

Em casa retirei o tubo que vai para o intercooler a ver se por lá parava o óleo, vi uns restitos, nada de anormal. Na admissão junto à borboleta sempre tem óleo. Retirei o tubo e limpei e não detectei óleo a mais. Uns "vapores" apenas.

Outra coisa, o "copo" junto à entrada de abastecimento do óleo está em bom estado. É uma avaria comum entupirem e daí o óleo passar para a admissão. Não é o caso.  Já agora, com o carro a trabalhar, retirei o tubo do dito copo e notei que o motor manda um bafo generoso por ali (o que num diesel não é anormal, só se for em excesso, não me pareceu ser o caso). E se for em excesso, já sei, anéis dos pintons... isso era grave, muito grave. MAs, acho que não.

O meu post tem a  ver com o seguinte. Como é que inspecciono o turbo em casa? É possível?  Vejo se tem folga e tá feito? Em oficina, ligando à máquina é possível verificar o estado do turbo? Outra questão, poderá ser apenas o tubo de alimentação de óleo para o turbo a "babar-se"?

Alguém com um caso parecido?


PS: Notei que os consumos subiram ligeiramente e que a carrinha puxa menos um pouco.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2018, 17:51 pm por mingos »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro de 2018, 22:30 pm »
Retira o tubo de admissão e com a mão verifica se a turbina do turbo tem folgas.
Alem disso vê se a fuga de óleo não é por nenhum tubo ou  nenhum retentor ou tampa do motor.

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2018, 11:14 am »
Já tive uma fugas pelo vedante da tampa do motor, a perda era muito pequena mas sujava toda a parte traseira do motor..

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2018, 14:07 pm »
Obrigado pelas dicas. Comprei uma câmara endoscópica e vou ver melhor de onde vem a fuga.

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro de 2018, 17:53 pm »
Lamento desapontar, mas para mim, é normalíssimo.  :sad:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #5 em: 05 de Fevereiro de 2018, 08:21 am »
Põe mas é o vídeo dessa inspecção para a malta ter uma ideia da dimensão da coisa ;)

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #6 em: 05 de Fevereiro de 2018, 18:48 pm »
Isso tanto pode ser só uma coisa como o acumular de várias. Tenta lavar bem o motor de forma a perceber ao certo de onde aparece o óleo. Se o motor foi revisto à partida já dá para excluir algumas coisas.

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Motor 1.9 DCI a consumir óleo
« Responder #7 em: 10 de Fevereiro de 2018, 11:46 am »
Eu tenho para mim que turbo não deve ser. Tenho-lhe dado grandes esfregas e a gaja não se queixa. Com um turbo marado não puxaria como puxa e o consumo de óleo tenderia a aumentar com o passar dos kilómetros.

Lavar o motor é complicado pela falta de acesso, mas vou ver se com a câmara consigo perceber de onde vem tanto óleo e depois lavo, para depois voltar a ver de onde vem o óleo.

Eita carro dos infernos...