Boas,
Como podem acompanhar pelo meu diário de bordo, nos últimos milhares de kilómetros fui presentado com uma bela surpresa, detectei que a minha carrinha está a consumir óleo. Em 2500km gastou 0.5l e com mais 1500km, já está a baixar outra vez o nÃvel de óleo. Ora a esta média em 10000km gastaria 2 litros!!! Não me parece normal.
Ao levar a carrinha à Renault, numa inspecção que nada tinha a ver com o assunto, reparei por baixo da carrinha que a parte de trás do motor está toda babada de óleo. Um dos mecânicos na altura perguntou se alguma vez tinha substituÃdo o turbo. Eu não o fiz e o antigo dono não faço ideia...
Em casa retirei o tubo que vai para o intercooler a ver se por lá parava o óleo, vi uns restitos, nada de anormal. Na admissão junto à borboleta sempre tem óleo. Retirei o tubo e limpei e não detectei óleo a mais. Uns "vapores" apenas.
Outra coisa, o "copo" junto à entrada de abastecimento do óleo está em bom estado. É uma avaria comum entupirem e daà o óleo passar para a admissão. Não é o caso. Já agora, com o carro a trabalhar, retirei o tubo do dito copo e notei que o motor manda um bafo generoso por ali (o que num diesel não é anormal, só se for em excesso, não me pareceu ser o caso). E se for em excesso, já sei, anéis dos pintons... isso era grave, muito grave. MAs, acho que não.
O meu post tem a ver com o seguinte. Como é que inspecciono o turbo em casa? É possÃvel? Vejo se tem folga e tá feito? Em oficina, ligando à máquina é possÃvel verificar o estado do turbo? Outra questão, poderá ser apenas o tubo de alimentação de óleo para o turbo a "babar-se"?
Alguém com um caso parecido?
PS: Notei que os consumos subiram ligeiramente e que a carrinha puxa menos um pouco.