Autor Tópico: Acidente em Rotunda - Opinioes pf  (Lida 16318 vezes)

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #45 em: 18 de Maio de 2016, 10:34 am »
A inspecção B só será necessária, caso os danos no veículo tenham impacto directo na segurança da circulação do mesmo, como por exemplo, quando o chassi fica empenado.
No teu caso isso não aconteceu, foi apenas uma amolgadela, não foi? Sendo assim, não precisas de ir a inspecção B.
Aconteceu-me o mesmo, com o meu ex Corsa B... fui abalroado por um camião contra uma parede, laterais todas desfeitas e partiu um braço da direcção se não me engano. Um mecânico meu amigo conseguiu com que ficasse com o carro (salvado) e ainda 1500€. Depois reparei o carro e não tive de fazer nenhuma inspecção B.
O que vai acontecer é que, como vai ser dado como "salvado", se venderes o carro a um particular não podes mudar o nome do titular num Registo Automóvel qualquer (tipo os que existem nas lojas do cidadão), tem de ser num específico conforme a zona do país onde queiras fazer a alteração.
No meu caso, quando vendi o carro, tive de ir com o comprador ao Campus da Justiça, pois na zona de Lisboa, só lá é que "retiram" a matrícula/carro da base de dados dos "salvados" e conseguem fazer a transferência de propriedade! A partir daí, se não voltar a ter qualquer acidente e a ser dado como "salvado", já se consegue fazer a transferência normalmente.

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #46 em: 18 de Maio de 2016, 10:51 am »
jonypaulo28 se o consegues arranjar por metade do valor que a companhia te dá de indemnização, parece-me que aceitar o que eles oferecem uma boa opção. Evitas conflitos que são uma dor de cabeça para todos e possivelmente o que ganharias a mais irias acabar por ter de pagar em outras coisas.

Tens é de ver como é isso de o carro ser dado como salvado e como reverter esse processo e quanto te custa.

Offline jonypaulo28

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 178
  • Garagem : Clio III ph I 1.2 75CV; Clio I ph I 1.2 Energy
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #47 em: 18 de Maio de 2016, 18:41 pm »
Obrigado mais uma vez pela ajuda,
Dei o OK a companhia para me dar o valor para o arranjar, e liguei para a companhia
Agora quanto a situação de o vender, não o tenciono vender pois tem muito valor sentimental para mim.
Mas o carro sendo dado como salvado, eu posso andar a vontade com ele certo, não terei problemas com IPO nem  :police: certo?
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 19:29 pm por jonypaulo28 »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #48 em: 18 de Maio de 2016, 23:29 pm »
Se eles não informam o imtt, não precisas mais de te preocupar com isso.

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #49 em: 19 de Maio de 2016, 12:24 pm »
Exactamente como o GIFS referiu.
A seguradora só manda cancelar a matrícula, quando fica com a viatura... neste caso não vai ficar, por isso, não tem de cancelar nada! Apenas teriam de informar o IMTT, caso a viatura tivesse sofrido danos graves que implicassem uma inspecção após a reparação.
O ficar dado como "salvado" apenas vai dar ter implicações quando quiseres vender a viatura ou dares à troca num stand. Se o deres à troca, tens de avisar o stand que a viatura foi dada como "salvado" anteriormente e por isso, é provável que não lhes apareça na base de dados (porque o stand tem de sacar uma declaração qualquer por causa do abate)! O stand dá essa indicação ao centro de abate (que a viatura está como "salvado" e não conseguem tirar o tal documento) e eles tratam do que é preciso com os documentos da viatura. Esta situação aconteceu no ano passado ao meu pai, quando trocou de viatura (que estava como "salvado") num stand!

Offline jonypaulo28

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 178
  • Garagem : Clio III ph I 1.2 75CV; Clio I ph I 1.2 Energy
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #50 em: 19 de Maio de 2016, 18:41 pm »
Boas, hoje novamente stressado com isto tudo, liguei para a companhia de seguros (call center) duas vezes, uma de manhã e outra de tarde, a informarem que como foi dado como perda total no relatório da peritagem, que o carro tem de ser submetido a inspeção b. Afirmei que o carro está a circular e que são danos estéticos e que o motivo pelo qual foi dado perda total foi devido ao valor da reparação e não aos danos propriamente. Mas mesmo assim afirmam no call center que o carro tem de ir a ipo b. Com isto tudo conversei com o meu mediador, ele disse que ia falar com a vestir do processo mas até agora nada. Já nem sei o que fazer. Tentei facilitar as coisas e parece que me vou lixar no meu disto tudo. 

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #51 em: 20 de Maio de 2016, 09:49 am »
Quem te atendeu no call center percebe tanto disto, como eu de agricultura...  :rolleyes:
O chasso que o meu pai deu à troca era um Toyota Starlet de 82 e duas vezes que lhe bateram foi dado como salvado e nunca precisou de ir a inspecção B e, acredita, uma delas foi um primo meu com um Mercedes que lhe meteu a mala toda dentro... resultado: parachoques novo, mala nova, pintura, farolins novos, um pouco de batechapa e no fim não foi preciso nenhuma inspecção B!
Agora no teu caso, que foi só uma porta, estão a dizer que tens de ir a inspecção B?  :laugh:   É por causa de incompetentes, como os gajos dessa seguradora, que este país não vai a lado nenhum...  :rolleyes:

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #52 em: 20 de Maio de 2016, 10:36 am »
uma coisa é a legislação, outra coisa é o que se faz.

Nem toda gente/empresas cumprem a legislação... e quando o que está do outro lado é beneficiado com isso não diz nada.

jonypaulo28 não foi por falta de aviso meu... para além de ter cá postado a legislação, ainda fiz a respectiva chamada de atenção à respectiva alinea.

Agora é uma chatice porque eles têm a lei do lado deles.


Artigo 41.º
Perda total
1 - Entende-se que um veículo interveniente num acidente se considera em situação de perda total, na qual a obrigação de indemnização é cumprida em dinheiro e não através da reparação do veículo, ...

...
 
5 - Nos casos de perda total do veículo a matrícula é cancelada nos termos do artigo 119.º do Código da Estrada.


Mas como te sobrou dinheiro da indemnização para fazeres a reparação não deves ficar a perder. Tens é a chatice de teres de andar de um lado para o outro a tratar das coisas.
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 10:39 am por rike1 »

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #53 em: 20 de Maio de 2016, 12:40 pm »
Gostava de encontrar os papéis que a seguradora me enviou, quando foi a situação do meu Corsa B... não faço ideia onde os guardei ou se já os deitei fora!
Mas vou procurar e se encontrar, posto aqui!
Uma coisa é certa, foi dado como "salvado", deram-me 1500€ e não fiz inspecção B. Simplesmente reparei o carro e segui a vida normalmente, fez as inspecções normais, paguei o IUC normalmente e nunca houve problema (com a exceção da venda)!
Mas se quiseres ter a certeza que a matrícula/viatura não está cancelada, vais ao site das Finanças e se o veículo continuar a aparecer atribuído a ti, é porque continua activa! Se for cancelada, à partida, terá de desaparecer dos teus registos nas finanças, caso contrário, terias de continuar a pagar IUC!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #54 em: 20 de Maio de 2016, 13:30 pm »
confirma seca matricula está cancelada aqui  http://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp

O melhor que fazes é tentares falar com alguém do ipo e perguntar o que deves fazer, pois eles tem forma de ver se há algum registo que te obrigue a ir a inspecção B

Apesar da lei dizer isso, acho que só se aplica a danos que comprometam a segurança do veiculo, que não foi o caso.
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 13:41 pm por GIFS »

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #55 em: 20 de Maio de 2016, 14:44 pm »
Malta a lei é clara. Podemos achar injusta, mas não deixa de ser clara.

O que o Johny pode fazer é pedir "bom senso" à seguradora e pedir-lhe o favor para que eles não informem o IMTT...

Oh johny e em caso eles não mostrarem qualquer flexibilidade, acho que lhes deves perguntar directamente se querem manter o cliente, visto que se ficas de sem automovel, não tens motivos para ter um seguro automovel. O que me parece óbvio...

Mas isso não é falado com os coitados(as) que trabalham nos call centers... muitas vezes esses nem têm qualquer vinculo com a seguradora.

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #56 em: 20 de Maio de 2016, 16:02 pm »
A lei é clara e, realmente, não podem cancelar a matrícula, porque de acordo com o artigo 119º do Código da Estrada (que regula o cancelamento de matrículas) só o podem fazer nas seguintes situações:

Decreto-Lei nº 265-A/2001 de 28-09-2001
CÓDIGO DA ESTRADA
TÍTULO IV - Dos veículos
CAPÍTULO IV - Matrícula
----------
Artigo 119.º - Cancelamento da matrícula


       1 — O proprietário deve requerer o cancelamento da matrícula, no prazo de 30 dias, quando o veículo fique inutilizado ou haja desaparecido, sem prejuízo de cancelamento oficioso nos mesmos casos.
       2 — Considera-se inutilizado o veículo que tenha sofrido danos que impossibilitem definitivamente a sua circulação ou afectem gravemente as suas condições de segurança.
       3 — Considera-se desaparecido o veículo cuja localização é desconhecida há mais de três anos.
       4 — O proprietário que pretender deixar de utilizar o veículo na via pública pode requerer o cancelamento da matrícula desde que sobre o mesmo não recaiam quaisquer ónus ou encargos não cancelados ou caducados, a verificar oficiosamente.
       5 — Se o proprietário não for titular do documento de identificação do veículo, o cancelamento deve ser requerido, conjuntamente, pelo proprietário e pelo titular daquele documento.
       6 — Sempre que tenham qualquer intervenção em acto decorrente da inutilização ou desaparecimento de um veículo, as companhias de seguros são obrigadas a comunicar tal facto e a remeter o documento de identificação do veículo e o título de registo de propriedade às autoridades competentes.
       7 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os tribunais, as entidades fiscalizadoras do trânsito ou outras entidades públicas devem comunicar às autoridades competentes os casos de inutilização de veículos de que tenham conhecimento no exercício das suas funções.
       8 — A entidade competente pode autorizar que sejam repostas matrículas canceladas ou, em casos excepcionais fixados em regulamento, que sejam atribuídas novas matrículas a veículos já anteriormente matriculados em território nacional.
       9 — Quem infringir o disposto nos n.ºs 1, 5 e 6 é sancionado com coima de € 60 a € 300, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal.


Ora, neste caso concreto (como no meu Corsa e no Starlet do meu pai) não se enquadra em nenhum dos pontos... não desapareceu ou teve danos graves que impossibilitem a sua circulação! Assim sendo, para eles cancelarem seja o que for, precisavam da viatura e dos documentos, coisa que não têm!
Continuo sem perceber o porquê de quererem obrigar a ir a inspecção B, só porque o valor da peritagem (que nem sequer é o que vão pagar) é elevado?  :rolleyes:
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 16:13 pm por Apocallypse »

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #57 em: 20 de Maio de 2016, 16:34 pm »
E aqui estão as situações em que é necessário fazer uma inspecção extraordinária:

OUTRAS INSPECÇÕES
As inspecções extraordinárias que se destinam a identificar ou confirmar ocasionalmente as condições de segurança dos veículos, em consequência da alteração das suas características por acidente ou outras causas, cujos elementos do quadro e/ou da direcção, da suspensão ou da travagem tenham sido gravemente afectados, não permitindo, por esse motivo, que os veículos possam deslocar-se pelos seus próprios meios.

Os automóveis e seus reboques, anteriormente matriculados, são sujeitos a inspecção para atribuição de nova matrícula, tendo em vista identificar os veículos e as respectivas características e confirmar as suas condições de funcionamento e segurança. (Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de Julho)

O Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de Julho, estabelece os pontos a controlar nas referidas inspecções, a realizar nos centros da categoria B definidos na alínea b) do n.º 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 11/2011, de 26 de Abril.

Assim, são objecto de inspecção as seguintes situações:

Atribuição de matrícula nacional a veículos importados usados;
Inspecção das condições de segurança e conformidade da reparação a veículos acidentados em que tenham sido fortemente afectados os sistemas de travagem, direcção e suspensão;
Veículos objecto de alterações das suas características técnicas;
Veículos de transporte colectivos de crianças;
Veículos transformados para GPL;
Veículos submetidos a inspecção determinada pelo IMT, para verificações técnicas de confirmação das suas condições de segurança e conformidade com as características originais de homologação.


Não vejo, no caso concreto deste tópico, onde é que a seguradora pode indicar que a viatura tem de ir a uma Inspecção B/extraordinária!?  :huh:

Offline jonypaulo28

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 178
  • Garagem : Clio III ph I 1.2 75CV; Clio I ph I 1.2 Energy
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #58 em: 20 de Maio de 2016, 20:22 pm »
Boas amigo,
Obrigado por tudo o que tem explicado.
Hoje numa das mais tentativas ao ligar para o call center a pedir para falar com a gestora do processo, quem me atendeu numa maneira muito ríspida disse que o processo já estava concluído e não havia nada a fazer. Eu, chateado, disse que então não iria aceitar o valor porque não me informaram em momento algum que o carro tinha de ir a IPO B. A menina disse: "Caso tenha mais alguma duvida, deve redigir um email para que possa ser seguido pelo gestor do processo!".
Assim fiz escrevendo: "Venho por este meio solicitar uma nova peritagem a minha viatura, uma vez que na altura em que me informaram que poderia ficar com a minha viatura, não me informaram que a mesma teria de ser submetida a inspecção b. Ao saber disso através do meu filho (eu), não concordo e solicito nova peritagem na oficina onde coloco os carros a reparar." e fiquei a aguardar a pensar que isto não iria resultar em nada em que para surpresa minha, por volta das 17:30 liga-me a gestora do processo a informar que o carro não foi dado como perda total mas sim foi emitido um recibo de pagamento para reparação do carro uma vez que o motivo pela perda total foi pelo valor da reparação e não pelo estado em que ficou o veiculo. Eu agradeci como é óbvio e já fiquei muito mais aliviado. Agora so resta esperar que chegue o recibo para o meu pai assinar e remeter para a seguradora para a mesma enviar o cheque.  :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:

Desculpem o testo longo mas é para todos entenderam o que se passou.

Uma coisa que aprendi com isto tudo - ler muito bem as cartas, falar com a pessoa que gere o processo e não com outra pessoa qualquer e esperar que essa pessoa seja uma alma caridosa e que entenda as coisas e não esteja só para cumprir a lei a risca. Obrigado a essa pessoa!
« Última modificação: 21 de Maio de 2016, 00:51 am por jonypaulo28 »

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #59 em: 20 de Maio de 2016, 23:53 pm »
jonypaulo28 não tenhas duvidas nenhumas que as companhias de seguros quando lhes interessa seguem a lei à risca. Para alem disso eles tem advogados que estão lá para os defender.

Aqui estavas safo porque a lei tem um buraco no meio, ou seja tal como o apocalypse referiu eles não têm capacidade legal para cancelar a matricula....