Autor Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce  (Lida 54514 vezes)

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Consumo Megane IV 1.2 Tce
« em: 04 de Janeiro de 2017, 19:32 pm »
Caros, vocês que são batidos nisto digam-me: comprei há 2 semanas um mégane ST 1.2 Tce e estou abismado com os consumos. Não consigo baixar dos 10 e picos (a custo) a 11. É verdade que é cidade, mas são os percursos que habitualmente fazia com o meu civic de 2005, sempre a andar bem, e andava nos 8 a 8,5. Agora, com cuidado, não desço dos 10 e picos? É que sem cuidado, mas também sem ir a andar bem, salta para os 11! Sou eu que não percebo nada destes carros maricas, cheios de electrónicas e tablets e o camandro? Os primeiros 200 kms fiz com o motor em modo sport, agora vou em 150 em modo normal e o problema mantém-se... está-me a escapar qualquer coisa? É que eu nem quero imaginar o que o bicho gasta a abrir... Obrigado!

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2017, 20:16 pm »
Experimenta o modo eco. Ou então algo anda mal.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2017, 21:41 pm »
Algo esta errado, porque o Clio Tce do meu pai, não passa dos 7.5 e o meu pai tem tudo menos o pé leve...

Exagerando, eu pelo menos acho que esse carro não deveria gastar mais de 8

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2017, 22:03 pm »
Depende da velocidade a que andam, o Onaikul, não foi muito explicito, mas a velocidade média tem muita influencia.

Coloca o cb no consumo instantâneo e tenta regular a aceleração de modo a manter o consumo sempre no mínimo possível. 
Sair de casa 10 minutos mais cedo que o normal, para não haver o stress de chegar atrasado, é meio caminho andado para aumentar o peso do pé direito.
Deixar de acelerar sempre que se justifique, antecipar as paragens, deixando de acelerar com antecedência, e não fazer arranques à fittipaldi.
Resumindo, é fazer uma condução mais ecológica.
O megane é um carro pesado, e por isso bebe mais que um carro mais leve.
Se mesmo assim os consumos não baixarem, tens que ver o que se passa pois pode não ser muito normal um consumo tão elevado.

A titulo de exemplo, na megane 2 1.4 eu conseguia fazer médias na casa dos 7, e a minha ex. fazia médias sempre acima dos 8 e eu andava sempre em velocidades mais elevadas que ela, o estilo de condução é que fazia a diferença.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2017, 22:28 pm »
Fazer médias de 10 com é leve, parece-me de todo impensável!!!

Médias de 9.5 fazia eu no carro da minha ex-sogra e era um 520i de 2006...Isso sim é um torpedo!!!

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2017, 23:19 pm »
Quantos kms tem o carro? Se ainda estiver na rodagem (primeiros 5000km mais ou menos) é de esperar consumos mais altos que o normal.
Se estiver fora da rodagem mais de 8 com uso normal (com cidade, trânsito e AC ligado incluídos) é demasiado.


E, se vinhas de um Civic (suponho, pelos consumos que dizes, a gasolina sem turbo), tens de ter em conta que passaste para um motor turbinado e conduzir um (especialmente de baixa cilindrada) economicamente é totalmente diferente de conduzir um carro com motor NA e requer alguma habituação.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2017, 08:57 am »
Mudando para um motor turbinado de baixa cilindrada turbinada só terá um efeito: baixar os consumos!!!

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2017, 10:11 am »
Obrigado pelas respostas. Ontem ao fim do dia fiz reset do computador de bordo, e decidi, com o motor no modo normal, conduzir sem stresses, como fazia no Civic, onde andava pelos 8,5 nestes percursos. Em 35 km vou com 12,2...  Ah, estes consumos são sem AC.

Vinha de um civic 1.4, 90 cv, que tinha de ser bem espremido para se mexer, porque era muito pesado. Eu este, espremendo zero (porque de facto o carro tem motor que chega e sobra), tenho estes consumos doidos...

thegt4man: o que queres dizer com a habituação necessária para conduzir um carro destes? Tirando estes tais ultimos 35km, sem qualquer preocupação, os primeiros 350 foram sem stress nenhum, passagens de caixa tranquilas (no computador de bordo aquilo está sempre no máximo quer na antecipação, quer nas passagens de caixa, só anda a meio no outro critério). E fazia 10,5 a 11...

Em relação ao consumo instantâneo, o que eu noto é que aquilo cada vez que se toca no pedal, abre o gargalo. Enquanto andei com toda a calma, ficava impressionado com a facilidade com que um cheirinho no pedal a rodar a 60 ou 70 saltava o instantaneo logo para os 10 / 15 /20.

Hoje vou andar de novo a espremer a ver o que sai. E depois vou tentar o modo eco. Já estou a ver que para aquilo ter um consumo aceitável tem de parecer uma carreta funerária...

Obrigado a todos pelas dicas! ;)

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2017, 11:28 am »
MAs isso não tem de parecer uma carreta funerária para ter consumos aceitáveis... Alguma coisa não tá bem nesse carro, isso é de certeza!!!!

Estamos a falar possivelmente de consumos médios que poderiam ser feitos num Porsche Boxster ou algo do género...

Nunca na vida o carro pode consumir isso tudo!!!! Não tens garantia na Renault?

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2017, 11:56 am »
Kovinha, pois, é isso que estranho. A minha mulher tem um accord 2.0, é sempre a abrir, e gasta à volta de 10...

Claro que tenho garantia, o carro tem 2 semanas! Só queria alguma sensibilidade da vossa parte para não ir falar às cegas. Eu percebo zero de carros e posso estar a meter água nalguma coisa (até porque estes carros agora são todos maricas, cheios de electrónicas e mais não sei quê, travam sozinhos e sei lá o quê mais, e eu posso estar tão habituado a conduzir um carro, que nem sei conduzir estas coisas). :)

Resumindo, nestas duas semanas tenho andado naquela "se calhar agora com estas histórias todas da ecologia e não sei quê, o carro tem mesmo de andar no modo "eco" para ter consumos normais, e estes modos sport e normal ele dá mais qq coisinha, mas abre a goela". E como não sou, admito, um amigo do planeta, nem me passou pela cabeça quando comprei o carro alguma vez ligar o modo eco! :P
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, 12:56 pm por Tony da Buzina »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #10 em: 05 de Janeiro de 2017, 13:00 pm »
Durante a rodagem é normal os consumos serem mais elevados, mas com o tempo baixam. Depois há outros factores que ajudam os consumos, por exemplo, pressão inadequada dos pneus, estado do filtro do ar, etc, sendo um carro novo, À partida não tem o filtro de ar demasiado sujo. Por isso verifica a pressão dos pneus, a ver se não estão com pressão a menos.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #11 em: 05 de Janeiro de 2017, 13:04 pm »
MAs isso não tem de parecer uma carreta funerária para ter consumos aceitáveis... Alguma coisa não tá bem nesse carro, isso é de certeza!!!!

Estamos a falar possivelmente de consumos médios que poderiam ser feitos num Porsche Boxster ou algo do género...

Nunca na vida o carro pode consumir isso tudo!!!! Não tens garantia na Renault?

Eu em tempos andei com um Volvo S70 de 240/250 cavalos, e a andar "normalmente" ou seja sem "trabalhar"  para os consumos, andava nos 12.5  l/100.

Por isso deve estar com algum problema.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #12 em: 05 de Janeiro de 2017, 13:25 pm »
 :shocked: :shocked: :shocked:
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, 14:40 pm por Tony da Buzina »

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #13 em: 05 de Janeiro de 2017, 17:01 pm »
thegt4man: o que queres dizer com a habituação necessária para conduzir um carro destes? Tirando estes tais ultimos 35km, sem qualquer preocupação, os primeiros 350 foram sem stress nenhum, passagens de caixa tranquilas (no computador de bordo aquilo está sempre no máximo quer na antecipação, quer nas passagens de caixa, só anda a meio no outro critério). E fazia 10,5 a 11...




Quero dizer que, como passaste para um motor com turbo, assim que este (o turbo) entra vais ter muito mais combustível a entrar no motor, e visto que o turbo fornece grande parte da performance do motor (sendo um motor pequeno), qualquer uso deste vai inevitavelmente dar um grande aumento aos consumos.
Vindo de um motor NA, tens tendência a puxar mais pelo carro fora do turbo (por ainda estares de certa forma habituado a não ter turbo), e a entrar mais rapidamente com o turbo. (e consequentemente puxar mais por ele sem quereres).
Logo uma das principais reduções aos consumos acontecerá quando te habituares a conduzir o carro.
Meter as mudanças por volta das 2000 rpm, minimizar o acelerador (usando o consumo instantâneo no CB), estabilizar a velocidade... Tudo isto ajuda a diminuir aos consumos. E ter em conta que o carro é novo (consumos 1 a 2 litros acima do esperado é normal durante o período da rodagem).


E só para poderes seguir os consumos que outras pessoas fazem :
http://www.spritmonitor.de/en/overview/41-Renault/372-Megane.html?fueltype=2&constyear_s=2016&gearing=1&exactmodel=1.2tce&powerunit=2
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #14 em: 05 de Janeiro de 2017, 19:55 pm »
Obrigado, faz algum sentido na medida em que estava habituado a guiar em altas: no civic as passagens de caixa iam lá para as 4 mil, primeiro porque ele precisava de ser espremido senão não se mexia, e segundo porque nunca tive a mais pequena preocupação com o consumo do bicho (14,3 Lisboa-Porto foi uma anormalidade, sempre a fundo, saír atestado e chegar aos Carvalhos (ao fim de 1:45) a cruzar os dedos e a 100kmh, de resto não passava dos 8 a 8,5 em cidade, sempre a espremer o bichinho). Em todo o caso, no Mégane, até porque não preciso de espremer para ele se mexer, faço as passagens muito mais cedo. Aliás, o CB dá-me 5 estrelas nas passagens de caixa naquele rating do fim da viagem. E na antecipação idem (4,5 a 5).

Bom, vou saír do escritório e até casa abaixo das 2 mil...

Obrigado!