Autor Tópico: Correia de Distribuição  (Lida 17487 vezes)

Offline Batista

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 111
Correia de Distribuição
« em: 04 de Setembro de 2012, 16:57 pm »
Olá Malta. Comprei ha coisa de 2 anitos um clio 1.2 16v com 112.000 Km. Na altura mudaram a correia de distribuição etc...
Como sendo uma peça bastante importante para o funcionamento do carro e do motor, gostaria de saber quanto mais ou menos terei de trocar novamente? neste momento vai com 132.000 Km...
Obrigado

Offline Amilcar Rocha

  • Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 867
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
Re: Correia de Distribuição
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2012, 17:17 pm »
5 anos em tempo, e os Km poderão variar entre os 80mil e os 120mil, mas acho que a Renault são 120mil

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Correia de Distribuição
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2012, 21:11 pm »
O que vem no manual é 5 anos ou 120mil km, por isso, deves trocar a correia daqui a 3 anos ou quando tiveres mais ou menos 232 mil km, deves mudar tendo em conta o que acontecer primeiro, ou os 5 anos ou os 120 mil km.

Offline Icewolf

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Mensagens: 118
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Correia de Distribuição
« Responder #3 em: 05 de Setembro de 2012, 01:59 am »
Eu sinceramente, nunca estou até aos limites da marca...

Por exemplo...

No meu ex Clio 2 fase 2...

Mudei a primeira vez aos 75 mil km's, segunda aos 150 mil km's e terceira (por precaução devido ao motor ter bloqueado em andamento (partiu-se a mola de uma vávula e esta caiu dentro do cilindro, felizmente não houve nada de grave, cerca de €500 de reparo (vávulas, molas, guias, kit de distribuição, etc....))... isto aos 165 mil km's +-.... nunca mais de 3 anos entre cada muda... é algo que não considero caro, e vale cada € que se gasta na intervenção...

Dica para se poupar muito.... ir a uma casa especializada em peças e comprar um kit completo da contitech + bomba da água (por norma conseguem-se bons descontos) e ir a uma oficina (por exemplo bosch car service) e pedir o serviço com aquele material.... por norma conseguem-se bons descontes nas casas de peças....

||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Correia de Distribuição
« Responder #4 em: 05 de Setembro de 2012, 08:25 am »
3 anos também não. Há que prevenir mas não tanto lool Eu quando comprei o meu primeiro Clio descobri que com 7 anos e 70mil quilometros ainda tinha a correia de origem. Quando a fui mudar, estava toda gretada e perto dos limites. Resumindo, é uma questão de bom senso.

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: Correia de Distribuição
« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2012, 09:52 am »
Icewolf, até concordo contigo em ser preventivo neste tipo de manutenção, agora quanto a comprar o kit numa casa de peças e levar à oficina para montar, principalmente nesta manutenção, não podia estar mais em desacordo...

Imagina uma situação em que passados poucos Km's da mudança de correia a mesma parte. Vais imputar responsabilidades a quem? À oficina? Só se forem mesmo muito simpáticos é que se responsabilizam por isso... O material foi levado por ti, a oficina não pode garantir que é de boa qualidade e que está em condições... À casa que te vendeu o kit? Esses então esquece lá isso, o máximo que te fariam era dar-te outro kit pras mãos, e já isso era com muito boa vontade, pra eles foi deficiência na montagem...

Portanto essa ideia de levar o material e eles montarem é no mínimo perigosa...

O exemplo típico desta situação é que quando vais a um restaurante não levas o bacalhau e as batatas e pedes só pra eles cozinharem pois não? Pois o exemplo continua a ser válido, se tivesses um intoxicação alimentar a quem te queixavas se tivesses levado a comida pra eles cozinharem?

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Correia de Distribuição
« Responder #6 em: 05 de Setembro de 2012, 10:07 am »
Nem mais. Num componente tão importante, só se faz isso com muita confiança em quem está a montar e com material de jeito.

Offline Icewolf

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Mensagens: 118
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Correia de Distribuição
« Responder #7 em: 05 de Setembro de 2012, 10:23 am »
material melhor do que Contitech para correias de distribuição.... acho que não...


Eu até hoje por acaso não tive problemas...


O levar o material para ser montado na oficina, nada interfere com a garantia do serviço. A correia tem a garantia dela, mas o serviço também.... Numa tragédia são imputadas responsabilidades a ambos, tanto a casa das peças como ao mecânico, tendo o mecânico que assegurar toda a reparação e a casa o material novo.


Felizmente a mim nunca me aconteceu isso, mas conheço quem já tenha tido problemas do género e resolveu-se da melhor maneira...
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Correia de Distribuição
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2012, 10:27 am »
Resolveu-se? É que quando a coisa corre mal, todos se descartam e não facilitam a resolução.

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: Correia de Distribuição
« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2012, 11:17 am »
Boa sorte numa resolução de uma caso assim, é o que precisas....

É que sinceramente nem se trata de má fé do mecânico ou da casa de peças... Ambos tem toda a razão para o fazer...

Tu dizes que o mecanico dá o trabalho e a casa de peças o material, mas que material? A nova correia, só isso... Então e o motor partido, quem o paga? É a casa de peças? Boa sorte nessa causa....

Offline Icewolf

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Mensagens: 118
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Correia de Distribuição
« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2012, 13:37 pm »
O caso que conheço...

O mecânico tratou do diagnóstico, não se conseguiu concluir de quem era a "culpa" se da correia se da montagem (o que é normal)... no final a pessoa em caso conseguiu um kit novo (com alguma ajuda do mecânico) e o mecânico tratou do resto, a pessoa em questão, não gastou nem mais um cêntimo, esteve foi com o carro parado quase 1 mês....

O estrago também não foi grande.... foi só válvulas e Guias, o resto estava tudo em bom estado (teve sorte)....


Agora veja-mos...


Na Laguna o ano passado, rebentou-me a bomba da Água em plena A1, mandei a carrinha para a Renault, ficaram lá quase €1000 de arranjo... levou kit de distribuição completo e pouco mais....

Passados 14.000 km's, foi-se a cabeça do motor a vida, a bomba da água ficou dividida em 2 partes em plena A32 e ia com alguma velocidade, tentei recorrer a garantia da Renault... desculpa deles, são coisas que acontecem e não se podem responsabilizar... queriam mais cerca de €3500 de arranjo....  onde está a garantia!? mandei carta para a Renault portugal e para a francesa... a de portugal respondeu a afirmar que eram infelicidades que podem acontecer a qualquer um, nada fizeram... a francesa ainda nem resposta nem mandato....

Onde está essa tal garantia?

No final, comprar as peças na oficina ou fora, é tudo igual, vai da sorte e da felicidade de cada um....
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Correia de Distribuição
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2012, 13:40 pm »
Só uma curiosidade no problema da laguna ela tem sido sempre acompanhada na marca  ou fizeste alguma fora??

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: Correia de Distribuição
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2012, 17:42 pm »
Na Laguna o ano passado, rebentou-me a bomba da Água em plena A1, mandei a carrinha para a Renault, ficaram lá quase €1000 de arranjo... levou kit de distribuição completo e pouco mais....

Passados 14.000 km's, foi-se a cabeça do motor a vida, a bomba da água ficou dividida em 2 partes em plena A32 e ia com alguma velocidade, tentei recorrer a garantia da Renault...

A história contada assim é um bocado vaga... Mas por aquilo que está escrito, rebentou a bomba de agua e a renault meteu bomba de agua e distribuição, depois rebentou a cabeça e foste pedir garantia a quem montou a bomba de agua... Isto é só o que está escrito e que como disse é vago, mas só com isto a resposta da Renault faz todo o sentido...

Quanto ao outro caso, pois o mecânico ou viu que tinha metido água e quis deixar as coisas assim pra não levantar ondas, ou então não sei... Uma coisa é ires à oficina pedir um serviço e ele mete o material que quer e é responsável pela escolha que fizer, outra é apareceres lá com material na mão, monte lá isto e ele responsabilizar-se da mesma forma... Ele não faz ideia de onde veio o material como é que se pode responsabilizar?

Então um gajo que tenha o motor prestes a deitar-se, pega num kit de distribuição, adultera-lhe um tensor ou um passador ou qualquer coisa para que aguente meia dúzia de Km's, leva à oficina para montar como se fosse novo, e depois pede a reparação de tudo o que partiu.... O mecânico vai nessa se quiser, mas se não quiser está bem no direito dele...

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Correia de Distribuição
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2012, 17:52 pm »
 :happy: :happy: :happy:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Correia de Distribuição
« Responder #14 em: 05 de Setembro de 2012, 20:22 pm »
atenção ao off-topic, o tópico é sobre quanto tempo / km entre trocas de correias de distribuição