Autor Tópico: Instalação de xenon original clio III  (Lida 44266 vezes)

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Instalação de xenon original clio III
« em: 20 de Janeiro de 2017, 13:16 pm »
Bom dia,

Sei que já se falou bastante sobre a instalação de xenon original no Clio 3, e pelo que consegui apurar após leitura de vários tópicos aqui no fórum, a instalação do mesmo, implica:
 - Instalação de lava faróis, com instalação de bomba, troca de depósito, e esguichos.
 - Instalação de nivelamento automático, com instalação de niveladores frontal e traseiro, troca de centralina de faróis, troca de motores de nivelamento das óticas e troca de switch interior.
 - Instalação de óticas especificas para xenon, balastros 6G, cablagem dos faróis, e lâmpadas D1S com ignitores.

Surgem-me no entanto algumas dúvidas:

NIVELAMENTO:

- Neste momento já tenho comprados os niveladores e a centralina de faróis, faltam-me os motores das óticas. Sei que se vendem na concorrência da marca TYC, no entanto, preferia colocar os originais. Há motores de outro modelo que sejam compatíveis com o Clio?

- Após instalação dos niveladores e troca da centralina de faróis, a mesma tem de ser codificada com a Clip? É necessário ativar a função xenon e nivelamento, como acontece com outros carros? Ou fazendo a cablagem é P&P?

- Estive a estudar os esquemas elétricos do nivelamento e não me parecem de todo complicados, no entanto surgiu-me uma dúvida. O que significa a ligação que marquei na seguinte imagem? Tendo em conta que irei fazer a cablagem, como faço essa ligação?


 

OTICAS

- Estou na dúvida entre comprar umas óticas novas, ou alterar o projetor das minhas como fez o Gonçalo. Andei a ver preços e umas óticas TYC vendem-se por menos de 200€ cada já com niveladores, serão boa opção? A outra solução poderia passar por alterar o meu projetor dos médios, por um especifico para xenon. Alguém me sabe informar que tipo de projectores usa o Clio?

LAVA FAROIS

- Neste caso não irei optar pelos lava faróis originais. Irei tentar instalar uns lava faróis do grupo VAG e respectiva bomba, de forma a que fiquem retrateis. Em principio irei optar por estes:



Tenho esta ficha junto ao farol direito do Clio, será a pré instalação para os lava faróis?



É preciso ativar a função lava faróis?

Sei que já há outros tópicos sobre este tema, no entanto pedia aos administradores para não o moverem. O objetivo deste tópico será o de ir tirando dúvidas que me forem surgindo aquando da instalação e posteriormente fazer um DIY completo.



   
« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 10:19 am por Martins SDI »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2017, 13:49 pm »
Se não me engano isso é um filtro, tipo aqueles que se vêm quase na ponta dos cabos usb. Serve para eliminar ruído ou interferências. Mas nunca vi nenhum na cablagem do carro.
É esperar que alguém que possa ter visto a cablagem original possa esclarecer o que isso é ao certo
No entanto vou ver se averiguo o que possa ser.

edit:
TB24 -TRANÇA BLINDAGEM ACCIONADOR FAROL  ESQUERDO
TB25 -TRANÇA BLINDAGEM ACCIONADOR FAROL  DIREITO

Pode querer dizer que o fio tem que ter malha, tipo aquela que se vÊ nos fios de antena ou em alguns cabos usb, por exemplo.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 14:05 pm por Tony da Buzina »

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #2 em: 20 de Janeiro de 2017, 15:48 pm »
Obrigado Tony, compreendo o que dizes. seria algo tipo isto:



Em que o fio preto ficaria ligado à malha que reveste os fios. 
« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 10:19 am por Martins SDI »

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2017, 14:35 pm »
Um filtro? Lololol muito bom

Isso é a pré instalação do alarme original
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2017, 16:52 pm »
Pedro, chegaste a fazer instalação de xenon no teu carro? Não me consegues dar aí uma ajudinha com as minhas questões?

Relativamente à ligação que coloquei, sabes o que é? Ou pelo menos como se faz essa ligação?

Olha e relativamente à ficha da pré instalação da bomba de lava faróis? Se o meu carro a tiver, onde estará? Já estive a ver os esquemas elétricos e realmente as cores não são coincidentes com essa ficha. A ficha do lava faróis terá dois fios, um bege e outro preto.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2017, 09:42 am »
Se tiver pré instalação tens uma ficha por ligar ao lado do depósito do parabrisas. Eu no meu coloquei os lava faróis com um T ligado. Não coloquei mais nenhuma bomba
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2017, 10:32 am »
Um filtro? Lololol muito bom

Pedrob, com um pouco mais de atenção, percebias que me referia ao que está seleccionado, e que nada tem a ver com o alarme ;)



Símbolo que por vezes representa um filtro anti-parasitário, ou neste caso, a malha que reveste os cabos com o mesmo objectivo ;)

Offline jbsilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 78
  • Garagem : Megane III Coupé dCi Dynamique S 110cv 2010
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2017, 23:38 pm »
Sim, tb me parece um terminador de ferrite para retirar as interferências, não é por causa de não ter isso que não irá funcionar :)

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #8 em: 24 de Janeiro de 2017, 13:30 pm »
Assim sendo, se for mesmo para diminuir interferências, consigo contornar isso com um cabo idêntico ao que coloquei acima. Parece-me coisa simples.

Relativamente à troca de centralina de faróis, alguém me confirma se é necessário codifica-la após instalação?

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2017, 13:53 pm »
Se tiver pré instalação tens uma ficha por ligar ao lado do depósito do parabrisas. Eu no meu coloquei os lava faróis com um T ligado. Não coloquei mais nenhuma bomba

Pedro, dessa forma em principio no meu não funcionará porque não me irá levantar os aspersores. Terei mesmo de ligar uma bomba secundária. Se não tiver pré-instalação irei liga-la com 2 relés. Mas se tiver é trabalho que poupo. Já estive a procurar e os chinocas vendem replicas das bombas VW por cerca de 15€ no aliexpress. 

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #10 em: 24 de Janeiro de 2017, 14:15 pm »
Pedrob, com um pouco mais de atenção, percebias que me referia ao que está seleccionado, e que nada tem a ver com o alarme ;)



Símbolo que por vezes representa um filtro anti-parasitário, ou neste caso, a malha que reveste os cabos com o mesmo objectivo ;)
As minhas desculpas ;)
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #11 em: 24 de Janeiro de 2017, 22:18 pm »
desculpas aceites  :wink: :laugh:

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2017, 00:24 am »
Vá, deixem-se de lamechices e ajudem-me com instalação do xenon. :tongue: Pelo que estou a ver tenho uma grande lavoura pela frente...  :assobio: :assobio:

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #13 em: 28 de Janeiro de 2017, 16:01 pm »
Boas pessoal, já tenho parte do material a caminho de casa. Na próxima semana a ver se coloco aqui umas fotos do mesmo. entretanto, mais ninguém me consegue dar aí uma ajudinha com as questões que coloquei?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #14 em: 28 de Janeiro de 2017, 20:05 pm »
O que é que precisas em concreto?