Autor Tópico: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?  (Lida 3894 vezes)

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« em: 21 de Fevereiro de 2018, 21:37 pm »
Caros,

Pela primeira vez em onze anos sei o que é estar chateado com o carro devido a uma avaria.
Ora, tenho vindo a notar uma descida do nível do liquido de refrigeração no meu Clio II, sendo que na semana passada percebi o porquê enquanto aspirava o interior. :cry:
Fui hoje ao mecânico fazer a revisão e dissipei as dúvidas que tinha. A solução é aquela que já todos sabemos: desmontar tablier e trocar o desgraçado do radiador. :angry:
É aqui que entra a minha ideia, muito possivelmente descabida e idiótica!
Ora, sendo que o meu carro não tem ar condicionado, seria muito descabido aproveitar a obra para o adicionar? Seria só uma questão de encontrar os componentes necessários de um carro igual e montar no meu ou há algo mais complexo por detrás?
Falamos de um Clio II, Phase I, 1.2 8V.
Se me pudessem dar uma luzes em relação ao assunto, agradecia imenso!
Sei que o carro não vale o investimento, contudo, a venda do mesmo está completamente fora de questão, pelo que a minha ideia será mesmo, com o tempo, restaurar o coitado até ao seu estado de fábrica há 18 anos atrás.
Desde já, muito obrigado por qualquer informação que me possam dar neste sentido.
 :wink:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2018, 00:11 am »
O radiador do ac do clio 2 é colocado, mais ou menos no mesmo sitio onde fica o filtro do ar, por isso pode ser feito em qualquer altura, não implica grandes alterações no interior para alem do botão de ligar o ac manual.

Para isso só precisas das tubagens, radiadores de ac, suporte do compressor, compressor e instalação elétrica, é praticamente tudo feito no compartimento do motor.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2018, 00:11 am por Sls a GPL »

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2018, 17:29 pm »
Olá!
Ora, isso até parece mais simples do que aquilo que eu julgava!
Vou ver se me debruço mais sobre a coisa e, acima de tudo, calcular os custos do material que será necessário, uma vez que este terá de sair de um carro dador.
Já agora, terá de ser um carro tal e qual o meu, ou posso retirar o sistema de um igual com outra motorização ou até mesmo de um Phase II?

Obrigado! :wink:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2018, 18:24 pm »
O que pode ser diferente é a caixa do motoventilador da sofagem, e ai é que pode ser complicado. o resto é igual.
Atenção ao radiador que fica junto do radiador da refrigeração do motor, não sei se há diferenças entre os vários tipos.

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2018, 18:27 pm »
Tenho mesmo de estudar convenientemente a coisa!
Poderá ser uma boa ideia, como poderá vir a ser um belo bico de obra! :huh:

Muito, muito obrigado pela ajuda! :wink:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #5 em: 22 de Fevereiro de 2018, 22:56 pm »
Arranjar o material será talvez a parte mais complicada. Depois a parte elétrica. Se o material estiver todo em condições não deve haver problemas de maior. Quanto aos consumos, é certo que vão aumentar ;)

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #6 em: 26 de Fevereiro de 2018, 18:06 pm »
Já me andei a informar e dizem-me todos o mesmo: não te metas nisso!
Ora, eu sou um teimoso do c..... , mas vai ter de ficar para outras núpcias, pois a quantidade de liquido de refrigeração perdida está a aumentar e tenho de trocar o radiador o quanto antes, o que significa que não tenho tempo para juntar com calma o material/peças necessárias para instalar o AC.
Seja como for, como o carro morre comigo, há sempre o amanhã! :grin:

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia? ; Trocado - problemas?
« Responder #7 em: 11 de Março de 2018, 17:51 pm »
Pois bem, uma actualização da coisa!

Ora, lá deixei a ideia do ar condicionado de lado (por agora :evil:), tendo-me debruçado pela mais que urgente troca do desgraçado do radiador.
A coisa correu bem, não obstante o enorme terror que envolveu toda a operação, sendo que passei o dia de hoje em limpezas.
Muito uso do aspirador, do secador e de vários produtos e truques de detalhe - foram 2 frascos de APC à vida! - e sobretudo muita dor de costas, mas o interior ficou quase como novo - 18 anos, meus caros; sou bom, mas não há milagres! :tongue:
Apenas uma coisa que me está a chatear e até a preocupar um pouco: o liquido de refrigeração na carpete. Bom, fiz o meu melhor para o minorar, mas sei que não ficou a 100%; aliás, se for lá amanhã "espremer" mais um pouco, irá sair um pouco mais de liquido. Quais os danos que esta fuga pode ter provocado?
Para quem já passou por esta experiência, quais os danos à vista com o tempo e quais os que ficaram escondidos?
Há algo que se possa fazer agora para evitar males maiores?

Grato!

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #8 em: 11 de Março de 2018, 19:14 pm »
Eu já instalei um A/C num Seat ibiza  6k2 em casa e digo-te instalar um A/C não é uma alteração difícil de fazer, mas é algo muito trabalhoso. Se for para fazeres a instalação numa oficina não compensa por causa da mão de obra. Na altura entre peças usadas e algumas pequenas peças novas (tipo orings, correia acessórios, polias, etc) gastei cerca de 700 a 800€.   

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #9 em: 11 de Março de 2018, 19:17 pm »
Sls, a caixa de soufagem é igual no clio com e sem A/C?  :huh:

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #10 em: 11 de Março de 2018, 19:46 pm »
Ainda estou na fase do estudo, mas a fazer, será em "casa", com recurso a peças novas e usadas, conforme o que compensar/for necessário. Em todo o caso, seria apenas para avançar mais para o Verão, ergo, altura das férias, por forma a fazer a coisa com bastante tempo e calma. :wink:

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #11 em: 11 de Março de 2018, 21:16 pm »
Se partires para essa alteração tenta arranjar um carro com o mesmo motor que o teu e que tenha ainda todo o material do AC. Se conseguires as peças e a cablagem completa do motor, em princípio a montagem será praticamente plug&play no teu.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #12 em: 12 de Março de 2018, 07:55 am »
Depende, pode ter a sorte de ser uma caixa já com o espaço para o radiador, ou não, é tipo lotaria, nem sempre as coisas vêm como está no catalogo lol

Se queres secar a alcatifa melhor, tira os bancos da frente e põe a alcatifa ao sol.

O mais que te pode acontecer é daqui a algum tempo cheirar a mofo ou aparecer bolor na alcatifa. Por isso assim que houver sol, deixa o carro de maneira que fique arejado para que seque mais rápido.
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 13:02 pm por Sls a GPL »

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #13 em: 12 de Março de 2018, 19:15 pm »
Se partires para essa alteração tenta arranjar um carro com o mesmo motor que o teu e que tenha ainda todo o material do AC. Se conseguires as peças e a cablagem completa do motor, em princípio a montagem será praticamente plug&play no teu.

Precisamente a minha ideia! :wink:
Como será algo para fazer e estudar com tempo, queria encontrar um carro com o mesmo motor e até nível de equipamento, embora este último item até seja dispensável.
Vamos ver no que dá! :wink:

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Radiador Sofagem, ar condicionado e.... boa ideia?
« Responder #14 em: 12 de Março de 2018, 19:18 pm »
Depende, pode ter a sorte de ser uma caixa já com o espaço para o radiador, ou não, é tipo lotaria, nem sempre as coisas vêm como está no catalogo lol

Se queres secar a alcatifa melhor, tira os bancos da frente e põe a alcatifa ao sol.

O mais que te pode acontecer é daqui a algum tempo cheirar a mofo ou aparecer bolor na alcatifa. Por isso assim que houver sol, deixa o carro de maneira que fique arejado para que seque mais rápido.

Já me lembrei disso mesmo, mas como tenho precisado do carro todos os dias e sol nem ver, não está fácil! :sad:
Ainda hoje andei de secador em punho, mas enquanto não vier o bom tempo estou bem lixado; aproveitei a abébia de uma aberta de manhã para deixar as portas abertas, mas o ideal era mesmo uns dias de sol!