Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 235857 vezes)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« em: 13 de Maio de 2012, 20:15 pm »
Problema : luz de fap acesa e respectivo verificar injecção ( renault laguna II fase II 2.0 dci 175cv )

solução : regeneração com a clip

problema de " verificar injecção " e luz de fap , resolvidos









E ao fazer isto, claro está que o oleo foi mudado e respectivo filtro .
aproveitou se e filtro de ar , de gasoleo e de habitaculo substituidos tambem .
A clip acusou um erro no motor de regulação de xenon do lado esquerdo, realmente noto o farol muito baixo , a resolver e verificar quando houver tempo .
O obrigado ao Caçoilauto pelo serviço ;)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2012, 20:16 pm »
- o fap tenta por si só regenerar 7 vezes , não o conseguindo , acende a luz e problema de injecção .
- acima das 15 gramas de fuligem , acende a luz e consequente avaria
- quando está a fazer a queima , a temperatura de entrada e saida ronda os 550 graus
- o regeneramento forçado deve ser efetuado com o nivel de oleo a MEIO sob pena do motor alvorar
- se a regeneração falhar , deve se aguardar 2 horas no minimo com o capot aberto ( para arrefecer )
- demora no minimo meia hora , os primeiros 10 minutos fica a trabalhar a 3000rpms e depois cai para as 2000rpms até ao final
- depois tem de ser apagado os registos e fazer reinicialização
- o oleo obrigatoriamente tem de ser substituido no final da operação


Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2012, 20:18 pm »
Como cá em casa é a primeira vez que existe carro a gasóleo e logo com FAP (mégane III GT Line), caso acenda a luz o manual diz para andarmos a uma velocidade de 40km/h no mínimo durante 100km sem parar, caso se pare o carro é possível que tenhamos de voltar a fazer do início mas neste caso não é preciso preocupar-nos com o óleo quando dizes que tem que estar a meio o nível ou convém na mesma??

em andamento , não há cuidados especiais a ter

Que grande pincel!!! até assusta. Se tiver o oleo até ao maximo alvora porque??

supostamente pode alterar o nivel com os residuos do filtro e/ ou misturar gasoleo para ajuda da queima dos mesmos
No teu caso isso aconteceu por estar á muito parada ou por andar pouco/cidade?

possivelmente por andar pouco e devagar

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2012, 20:20 pm »
So tenho que te dar os parabéns Artur, só gostava de alguém que tivesse uma Foca e percebesse 50% de Faps, como tu percebes, e ainda explicas tudo a pormenor, é neste tipo de explicações que se destinge uma pessoa que sabe da arte, de outros que são papagaios e ouvem conversas de café e depois vem por chorrilhadas de disparates nos fóruns.....

Mais uma duvida Artur, esse sistema, utiliza algum tipo de liquido especial (cerina, Eolys, etc.?) ou para a queima dos resíduos utiliza apenas o óleo e por isso tem que ser substituído?

Abraço

obrigado miguel, aquilo que sei, aprendi a ler e a ver e talvez por esse simples facto, tento no minimo explicar e ajudar a que saibam algo mais tambem, mas o pouco interesse demonstrado em aprender, leva me muitas vezes a ficar calado e talvez por isso muitas vezes se procura algo tecnico num forum e não há, pois quem sabe anda calado que "falar" para o boneco não vale a pena.
Indo a tua questão, este tipo de fap, a regeneração do mesmo é feita atraves de oleo de motor e aquecimento, nada mais. Já nos meganes III a titulo de exemplo , ( nos lagunas III ainda não sei mas hei de pesquisar ) teem um injector , o tal 5º injector , que alem do oleo de motor é utilizado gasoleo para ajudar a queima, dai nos sistemas de fap da renault ser IMPRETERÍVEL a substituição do oleo, alem das propriedades alteradas no caso da laguna II devido ao excesso de temperatura , no caso do megane III o mesmo é contaminado com gasoleo . Alerto tambem para quando se faz este tipo de regeneração , o mesmo deve ser efetuado no exterior ou pelo menos , com a traseira do veiculo para o exterior , pois o cheiro é desagradavel e mesmo o cheiro que provem debaixo do carro tambem e o enorme calor que se vai fazer sentir a volta do carro . Acrescento ainda que o motor irá fazer um bom bocado de esforço para este tipo de regeneração e ira ter que aguentar temperaturas elevadissimas ( dai o circuito de agua está em medição constante de temperatura ) , portanto aconselha se a cuidados redobrados e verificação de todo o circuito de refrigeração antes de ser efectuado . O ar condicionado tem obrigatoriamente tambem que estar na posição OFF sob pena de ficar danificado 
Ora bem, pelo factos que apresentas, o sistema de FAP da Renault parece ser bem melhor do que os outros carros da concorrência, estou a ver que se for feita um bom tratamento no carro nomeadamente um bom oleo sempre em bom tempo e de vez em quando um desentupimento da AE resolvem bem o problema.

Agradeço a tua explicação super detalhada e com muito boas dicas, eu acho que até nao seria ma ideia abrir uma secção do forum dedicada a Filtros de partículas.

Ah e já agora, muitos bons quilómetros com a Laguna!

Um Abraço

sim, o oleo utilizado deve ser sempre , no caso da renault , com baixas emissões de enxofre e outros para prevenir o entupimento do fap


aproveito para acrescentar ainda que desde que a luz andou acesa , o consumo aumentou e ao relantim notava se o motor a tremer muito mais, enviando para dentro do habitaculo algum desconforto .
neste momento , o consumo baixou cerca de 1 litro aos 100 ( andava com media de 8,2 lts em cidade está nos 7,2lts ) a tremideira desapareceu e tem um trabalhar mais suave .


a viscosidade do oleo não é problema, o problema é o oleo cumprir os requisitos dos baixos teores . As normas renault sugerem acea 3/4 para motores com fap ( o elf 10w40 cumpre , o 5w40 cumpre , etc ) mas preferencialmente deve ser utilizado o cumpra a norma renault rn720 e essa norma apenas está inscrita no solaris dpf 5w30 ( e existem outros 5w30 da elf )
uma operação destas na marca para esta carrinha é contabilizar :

- 7,2 lts de solaris dpf
- filtro de oleo
- pelo menos 1 hora de mão de obra

fazendo contas a 28€ / litro de oleo , dá cerca de 200€ de oleo , mais 20€ de filtro , mais 40€ mão de obra , a seguir soma se o iva , contas por baixo , 320€

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2012, 20:22 pm »
Boas

Amigo Artur,peço desculpa por estar a invadir o tópico da sua bonita carrinha,mas como já vi que é uma pessoa que tem muitos conhecimentos e tenho lido o que escreveu sobre o FAP gostaria do o questionar acerca de algumas duvidas.

Tenho uma Laguna 3 2.0 175cv de 2008 e a mesma tem FAP,mas vai agora fazer um ano que a comprei e veio já com a revisão feita,e a minha duvida é se é necessária alguma intervenção especifica á mesma ou mudando o oleo do motor e os filtros fica resolvido?

Para já é a minha maior duvida pois é a primeira vez que tenho um carro com este sistema e comprei-o tambem sem saber o minimo acerca do mesmo,pois não quero vir a ter nenhuma surpresa desagradavel pois sempre tive muito cuidado com os meus carros para evitar problemas.

Obrigado pela atenção e abraço a todos.

cuidados a ter
oleo especifico 5W30
esticar lhe as "pernas" de vez em quando

Hoje surgiu-me uma duvida à cerca da FAP, no livro do mégane III não fala como fazer mas no do clio III diz que devemos ir a uma velocidade acima dos 40km/h durante uma hora ou fazer 100km, a minha questão é se temos de ir sempre a uma velocidade constante ou podemos variar, ou seja, um exemplo temos de ir sempre a 100km/h sem nenhuma paragem ou podemos andar entre os 100 e os 200 e sem parar??

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2012, 20:23 pm »
Carlos, na altura experimentei, não sei se correcto ou incorrectamente, fazer 40 kms seguidos estabilizados nas 3000rpms e depois fiz 40kms a um ritmo mais elevado, não resolveu

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2012, 20:28 pm »
Merece sticky! Bom tópico :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2012, 20:29 pm »
Grande tópico!!!Obrigado pela partilha Artur  :wink:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #8 em: 13 de Maio de 2012, 20:40 pm »
Obrigado pela resposta Artur.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2012, 21:53 pm »
Atenção que o sistema usado nos 1.5 e 1.6 dCi é diferente do usado no 2.0 dCi.
Ao contrário deste ultimo, possui um 5º injector montado no próprio FAP.
Quando andei a investigar antes de comprar o meu Mégane ST, procurei saber a diferença e é muita mesmo.
A função principal desse mesmo 5º injector é injectar gasóleo no FAP para incinerar as particulas, sem que seja necessário o motor estar a rodar a um regime especifico de forma a atingir elevadas temperaturas em toda  a linha de escape. Este sistema permite que as regenerações sejam feitas sem que o condutor note nada e não é necessário fazer isto que o Artur tentou no caso dele:

Carlos, na altura experimentei, não sei se correcto ou incorrectamente, fazer 40 kms seguidos estabilizados nas 3000rpms e depois fiz 40kms a um ritmo mais elevado, não resolveu


Além desta vantagem face ao 2.0 dCi, este sistema contribui para que o óleo do motor não sofra tanto ao nível das contaminações de gasóleo.
No entanto como todos os motores com FAP é sempre recomendável que seja usado óleo 5W30 (Elf Solaris dpf, ou equivalente).


Na wikipédia existe um bom artigo onde o funcionamento do FAP ou DPF (Diesel Particule Filter), apesar de estar escrito em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_particulate_filter
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #10 em: 13 de Maio de 2012, 22:12 pm »
Então sendo assim as 2.0  dci são mais frágeis quando andam em cidade de acender a luz da FAP que os 1.5 e 1.6

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #11 em: 13 de Maio de 2012, 22:36 pm »
Têm maior tendência para isso, ao contrário do sistema com o 5º injector.
Nos 1.5 e 1.6 dCi, quando a regeneração está em curso, a unica coisa que se nota é a produção de fumo branco e um ligeiro aumento do consumo instantâneo. Se o motor for desligado durante a regeneração, ele é retomada quando se volta a ligar. Este sistema também age de forma preventiva, fazendo periódicamente micro-regenerações.
Mas atenção, este sistema se falhar dá garantidamente origem a algo semelhante ao que aconteceu à Laguna  do Artur. Pode ser melhor mas não é perfeito.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #12 em: 13 de Maio de 2012, 23:08 pm »
Foi uma óptima ideia terem criado este tópico sobre Faps, até porque será algo que no futuro irá dar aso a muitas questões no fórum, assim já temos aqui muita e boa Informação agregada num só tópico.

Mais uma questão.

No Plano de Manutenção prevê-se em algum ponto a substituição da FAP ao fim de X Km ou anos, ou é algo que se correr tudo conforme normal durará toda a vida útil do carro?
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #13 em: 13 de Maio de 2012, 23:13 pm »
No 2.0 não sei.
Nos 1.5 e 1.6 dCi não está prevista qualquer substituição.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline red46

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 451
  • Garagem : Clio II.III Dynamique 1.2 16v 75cv 2004
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #14 em: 14 de Maio de 2012, 01:04 am »
Boas.

Muito bom tópico. Muito boa informação aqui disponível :happy: :dance: :cool:

Cumprimentos