Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 806739 vezes)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« em: 24 de Outubro de 2009, 19:47 pm »
anexo tabela de oleo ELF recomendado com tipos de normas e viscosidades para cada tipo de motor .

quem quiser , pode fazer download dos anexos para melhor visualização

« Última modificação: 28 de Outubro de 2010, 17:00 pm por Artur »

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2009, 19:56 pm »
boas amigo, olha tenho uma duvida sera que me consegues ajudar a minha é uma scenic de 2005 80cv 1500dci que oleo devo por??  ele esta a levar  o elf 10W40 TURBO DISEL! é o correcto? outra coisa mudança de 30 em 30 acho muito nao achas?? se calhar vou começar a fazer de 15 em 15 :azn:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2009, 20:03 pm »
tens ai a tabela para veres

o teu motor é um K9K .

eu pessoalmente optava por 15 mil km ou 1 ano

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2009, 20:13 pm »
sim é o que vou fazer agora de 15 em 15 epa como vejo qual é o meu motor?? lol eu de renault não pesco nada so fiat, tenho mas é de ir trabalhar na renault lol  :cheesy:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2009, 20:20 pm »
acabei de escrever no post anterior , se é um 1.5 dci , é um K9K .

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2009, 21:26 pm »
ah ok obrg :tongue:

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2009, 21:29 pm »
tb pode levar um 5w40!!?? pois agora a minha duvida qual devo por?? o 5w40 sem duvida tem mais qualidade

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2009, 21:31 pm »
10w40 ou 5w40 .

eu pessoalmente optaria pelo 5w40 . melhor lubrificação de motor e de todos os componentes .

O oleo é o «sangue» do motor , portanto , há tanta coisa onde se pode poupar , no oleo não deve ser uma delas de certeza .

Aquilo que se poupa hoje em oleo , sai mais caro amanhã

Offline MLVtecpt

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Algueirão
  • Mensagens: 251
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2009, 22:03 pm »
A minha só levou 10w40 na 1ª muda...desde aí levou sempre Shell Helix Ultra 5W40... anualmente... não é por mais 30€ (que compro quando apanho promoções nos hipers) que vou ficar mais pobre...

Por falar nisso, este mesmo óleo está a 29,99€ na Norauto (4lts).

MRC

  • Visitante
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #9 em: 25 de Outubro de 2009, 00:42 am »
Epa agora assustei-me!!  :shocked:

No D4F atmosférico, ou seja o motor do meu Clio (1.2 16v 75cv), só vejo a recomendação do 10W40 (o que veio de origem) e o Evolution SXR 5W30...

E o 5W40, que foi o que me meteram na última revisão?  :huh:

Bem como foi na própria Renault, apesar de vontade minha, e sendo o 5W40 superior ao 10W40, estou descansado, pois mal não faz, bem pelo contrário creio. Secalhar é uma gralha deles não terem assinalado o 5W40 para este motor, já que no turbinado, já é este e o 5W30 os recomendados...

EDIT: Peço desculpa, estava a ver a tabela dos modelos anteriores a 2007... O Clio já é posterior (2008), apesar de que os D4F's não devem variar no que toca ao óleo a colocar.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, 00:45 am por MRC »

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2009, 00:49 am »
depois de ver o teu edit , nada a comentar  :cool:
o teu pode levar 10w40 , 5W30 ou 5W40

Offline Mendes

  • ***
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 154
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #11 em: 25 de Outubro de 2009, 00:56 am »
Pode n ser tão fiavel como o catalogo da renault mas aqui fica o que diz no autodata para o d4f

[anexo apagado pelo Administrador]

MRC

  • Visitante
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #12 em: 25 de Outubro de 2009, 00:59 am »
:wink:

Na próxima irá dragar o Elf Evolution SXR 5W30 em prol dos bons consumos/desempenho e maior amizade com o ambiente!  :cool:

Bem eu não me queixo, um "arrastezito" destes e ainda por cima com jante 16", a fazer sempre menos de 6 aos 100... Neste momento o C.B. anda entre os 5.5 e os 5.7... E não anda só em nacional nem a molengar... Mas digamos que o pé direito do dono e o Algarve fazem o que alguns lhe chamam de milagres! E eu por acaso sei o que é conduzir em cidades como Lisboa e cia! ehehe  :shocked:  :grin:

MRC

  • Visitante
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #13 em: 25 de Outubro de 2009, 01:04 am »
Obrigado pela tabela Mendes.  :smiley:

Por acaso essa tabela ainda faz muita referencia à temperatura exterior/condições ambientais em que o motor trabalha.

Actualmente os óleos mais finos como o 5W30, não são exclusivos de climas frios, dando também para climas moderados e quentes. Já nos climas frios o uso de óleos como o 5W30, pelo menos neste caso dos D4F's, é imperativo.

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2009, 16:02 pm »
Para quem tem dúvidas sobre o óleo para automóveis, pode ficar a conhecer as questões mais frequentes e as respectivas respostas, que se colocam sobre a lubrificação dos motores.



Juntar aditivos

1 – Justifica-se juntar aditivos para a redução do desgaste?

Os aditivos para os óleos não são aconselháveis. Eles vêm desestabilizar os aditivos já incorporados nos óleos, por sua vez submetidos a longos testes de equilíbrio.

Intervalos diferentes

2 – Porque é que é que viaturas distintas têm intervalos de mudança de óleo diferentes?

É verdade, existem intervalos muito distintos em cada marca e para cada um dos seus modelos. Em casos extremos, os intervalos vão dos 15 mil km aos 50 mil km.A necessidade de uma substituição do óleo mais ou menos espaçada, pode ter a ver com o nível tecnológico de cada veículo ou motor, mas também com o tipo de óleo preconizado e com o tipo de utilização do carro. Apesar de tudo, convém cumprir à risca os intervalos previstos para e por cada marca.

Verificar o nível

3 – Em que altura será melhor verificar o nível do óleo?

Deverá sempre repor óleo quando a respectiva vareta indicar um nível abaixo do mínimo (ver nível na própria vareta). Em regra, basta meio litro, pois a marcação do nível máximo nunca deverá ser ultrapassada. O nível do óleo controla-se melhor quando o carro já estiver desligado há algum tempo e em plano sempre nivelado. Melhor ainda, são os indicadores do nível de óleo no painel de instrumentos, que os construtores incorporam já com maior frequência, mas que ainda existem apenas em carros de topo.

Marcas de óleo

4 – Pode-se optar por uma qualquer marca de óleo para repor o nível?

Cuidados ao repor o nível do óleo no motor. Nunca deve misturar óleos sintéticos com minerais, e é aconselhável optar pela mesma marca ou sortimento de óleo. Se misturar num carro óleo sintético com um qualquer óleo mais barato, está também a roubar as qualidades ao óleo mais caro. Se conceder ao motor um caro óleo sintético leve (LL), em vez do óleo standard 15W-40, deveria pensar melhor no que fazer ao dinheiro.

Pequenos trajectos

5 – Serão necessários intervalos de mudança de óleo mais frequentes para quem percorre sobretudo pequenos circuitos?

Sim. O desgaste do motor em pequenos percursos é três vezes superior à realização de percursos mistos com 10 a 15 mil km anuais. Os óleos leves lubrificar o motor no arranque muito mais depressa e melhor do que os óleos normais 15W, que são diluídos pela gasolina e água da condensação no arranque a frio. A maioria das substâncias estranhas ao óleo desaparecem quando o veículo realiza trajectos mais longos. Um arranque a frio corresponde na escala de desgaste a cerca de 100 kms em auto-estrada.

Consumo excessivo

6 – Quanto óleo poderá gastar um motor?

Nos manuais de instruções alguns construtores são generosos, considerando, muitos deles, tolerável um consumo de 1 litro de óleo por cada 5000 mil km e há mesmo quem tolere esse valor por cada mil km. Na nossa opinião, o consumo de lubrificante nunca deve ultrapassar o meio litro cada 5000 quilómetros. O ideal será verificar com alguma regularidade o nível indicado na vareta do motor. A experiência diz-nos que com os óleos sintéticos mais dispendiosos, o consumo é menor.

Filtro do óleo

7 – Será preciso em cada mudança de óleo mudar também o filtro?

No filtro do óleo circula muita sujidade e muito óleo velho, tal como no próprio motor. A simples adição de óleo novo só iria diluir e fazer circular de novo toda a sujidade. Portanto, em cada muda de óleo, convém substituir sempre o filtro.

Quando trocar

8 – É melhor trocar o óleo no Outono ou na Primavera?

A maioria dos óleos habituais são óleos para todo o ano. A mudança de óleo deve ser feita consoante o número de quilómetros ou uma vez por ano. Caso se possa optar pela época, os Diesel deverão fazer a mudança no Outono e, os motores a gasolina devem fazê-la na Primavera.

Sintético ou mineral

9 – Qual é o melhor óleo, o mineral ou o sintético?

O melhor óleo é, definitivamente, o sintético. Não necessariamente por ser mais caro, mas porque tem, de facto, mais qualidade. Os óleos sintéticos não se obtêm por um processo igual ao dos óleos minerais, mas sim por processamento químico, embora seja correcto que tanto um como o outro provêm do petróleo.O óleo sintético não escorre tanto e unta as peças do motor por mais tempo, protegendo-as melhor nos arranques a frio e nas imobilizações prolongadas. Para além disso, o óleo sintético é mais durável, com uma diferença que se pode estimar no dobro, ou seja, é mais caro mas só precisa de ser mudado metade das vezes.
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!