Autor Tópico: Mudanças 1 para 2  (Lida 6433 vezes)

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Mudanças 1 para 2
« em: 16 de Fevereiro de 2018, 22:16 pm »
Boas tenho Captur 1.5 DCI de 2014 135000km e senti que aí passar de 1 para 2 a manete prende algo como se estivesse obstruída  e a marca trás entra algo justa não se ouve ruídos ou vibração nem com o pé no pedal ou sem a andar normal coloco está dúvida .
Agradecia alguma luz como ainda tenho garantia de é mesmo assim ou surgiu algum problema
De referir que a viatura é usada e ainda tem 1 ano de garantia
Obg

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2018, 11:15 am »
Falas da garantia de fábrica? A garantia  da gama de passageiros Renault é de 5 anos OU 100 mil km... a não ser que tenhas garantia de onde compraste como usado..
De qualquer maneira, o melhor é começar por mudar o óleo da caixa de velocidades a ver se o comportamento muda..
Se após umas poucas semanas não tiveres um melhor manuseio da caixa, poderás ter anilhas sincronizadoras começar a dar sinal.. mas (e que eu saiba, atencão!) normalmente só são aceites casos de garantia em que ou a mudança não entra de todo, a mudança salta ou a caixa bloqueia) e isto porque mesmo dentro do mesmo modelo do carro podes encontrar uma caixa com particularidades diferentes, isso aconteceu-me quando mudei de carro ha um ano  e a caixa de velocidades é a mesma (JR5, a mesma dos nossos Captur) onde no carro anterior tinha mais dificuldades em fazer reduções consoante a velocidade..
Muda primeiro o Óleo  (um BOM óleo de caixa) e logo vês..
PS: o manual de proprietário do Captur refere que a correia de distribuição é para mudar aos 160 mil mas na revisão oficial dos 150mil vão perguntar se queres logo mudar a correia ou voltas daí a 10 mil km.

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2018, 12:48 pm »
Carl obg  a garantia é de usado aconteceu uma vez hj sai de manhã e tudo normal mas passei no stand  e ficou combinado dia 26 ver isso há que está marcado instalação de mapas GPS  pois foi importado de França e tem mapa França e caso seja necessário verificar isso que se resolve
Já agora onde posso encontrar o plano de manutenção para comparar com que foi feito até a data.
Abraço

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2018, 05:36 am »
Registando-te no MyRenault em principio tens acesso ao programa de manutenção... Também na Renault podes tentar saber pelo VIN se o carro fez as manutenções programadas na marca, as intervenções de serviço garantia,  mesmo sendo de outro país (já sucedeu comigo, quando andei a ver um Captur usado também importado de França..)
Agora percebo a razão de teres tantos Km no Captur, o meu tem agora 3 anos e 50 mil.. Nos que vi importados, até nais recentes que o meu, tinham quase sempre mais de 120 mil, num dos stands onde andei a ver mostram-me tudo sobre o carro, de quem tinha sido, onde vivia e onde trabalhava, e o homem fazia cerca de 150km ida e volta (periferia de Paris para Paris e volta) em trabalho todos os dias, não admira! E tinha 122mil mas estava como novo, apenas uns insignificantes risquitos no para choques e até pneus de neve/gelo novos...

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro de 2018, 13:13 pm »
Boas tenho o histórico de revisão mas vou investigar mais pelo que percebi era carro de renting  ou seja manutenção incluída desde pneus seguro ou seja tudo estava em nome de uma mulher pelo histórico do GPS era destinos com 1100 km desde a região de Nice varias vezes.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro de 2018, 13:50 pm »
A troca do óleo de caixa pode ajudar, no entanto pode não se manter bom por muito tempo. Reparação da caixa pode resolver mas a seu tempo pode voltar a ficar igual.
Diria que não é defeito mas sim feitio, o meu clio 3 de vez em quando prendia mais um pouco de 1ª para 2ª. Em relação à marcha-trás já percebi que é característicos, ela não entra e após aliviar um pouco a embraiagem ela entra

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro de 2018, 20:39 pm »
Exatamente @RenaultTurbo, plenamente de acordo.. tenho para mim que seja, muitas vezes até, uma questão de feitio ;)
Até porque os tirantes que transmitem o movimento da alavanca á caixa, mesmo que por cabo, vão ganhando as suas folgas..
Há uns anos tive uma Citroën que com muitos milhares de km em cima e comecei a sentir o seu acionamento mais duro em algumas relações, às vezes antes de passar direto p.ex. de 4a para 5a tinha de vir a ponto morto primeiro e depois levar a alavanca a engrenar a 5a... lembrei-me que tinha perdido a conta aos km que tinham passado desde que havia mexido no óleo da caixa e fiz o serviço em casa, lembro-me que usei um Motul para caixas muito usadas e a carrinha ficou impecável!

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro de 2018, 22:57 pm »
Vou tratar dia 26 pode ser falta de habilidade para capturar a cena no vag era tudo mais folgado nada que não se resolva até agora maravilhas . :happy:

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro de 2018, 08:17 am »
Na minha caixa de 5 velocidades do MeganeIII 90cv, muita vezes a 1ª custa a tirar, fica presa e nao consigo passar rapidamente  para a 2ª tenho que esperar ligeiramente ou dar uma aceleradela e depois lá sai.

Quando estou em filas do pára-arranca vou arrancando em segunda suavemente para nao me chatear com isso.

Sempre fez isso. Acho que é feitio dessas caixas segundo ouvi dizer...

Nas outras velocidades nao tem problema
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2018, 15:40 pm »
Álvaro precisamente isso igual tou mais descansado pelo facto de não ouvir ruídos ao pisar o pedal 
Obg :grin:

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro de 2018, 09:54 am »
Pelo que vejo o teu problema afeta grande parte dos Renault's No meu Clio 3 por vezes também tenho dificuldades em engatar a marcha atrás. A solução passa por engatar novamente a primeira e depois a marcha atrás.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #11 em: 21 de Fevereiro de 2018, 15:37 pm »
No meu caso é mesmo a alavanca que que fica presa e custa a sair da 1ª como se nao carregasse no pedal da embraiagem.

Entrar entra ela bem, assim como as outras.

Há cerca de dois anos mudei a valvulina, mas ficou igual.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #12 em: 21 de Fevereiro de 2018, 19:10 pm »
Os sintomas são os msm mau feitio .

Offline anfil

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 161
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #13 em: 22 de Fevereiro de 2018, 07:35 am »
Este problema aconteceu nos dois meganes II que tive, e foram embora com o mesmo. A informação que me deram posteriormente foi que embora um pouco complexa tem reparação, mas não sei dizer de que forma pois não aprofundei o assunto.
Espero que não aconteça no meu clio IV, pois será mais um. E agora pergunto estas caixas não são fabricadas em Cacia?
twingo 96          260 000 kms/Clio Gt line 2015   43 000
kms       Civic aerodeck 98  233 000 kms

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Mudanças 1 para 2
« Responder #14 em: 22 de Fevereiro de 2018, 11:00 am »
Mas se é feitio é incompreensivel.

Eu ja tive montes de Renaults, deixa lá ver.

Um Renault 5 e um Super 5;
Um Renault21 mais um Renault 9;
Dois Clio, um o 1.9D que ainda tenho e a caixa é manteiga;;
Um Megane 1.9dti e uma Scenic 1.9Dci;
Uma Laguna 2.0dci;
Nao sei se faltou algum...Portanto com o MeganeIII já sao 10!

E só nesta caixa de velocidades é que apareceu este problema...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv