Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 810530 vezes)

Offline blastboot

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amora
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RT 12/1999
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #990 em: 31 de Março de 2016, 22:09 pm »
Boa noite pessoal, este é o meu primeiro tópico pis recentemente adquiri um Clio 2 fase 1 com o motor 1.2 8v (D7F) de 12/1999 com caixa de velocidades JB1.
Este assunto dos óleos, no meu caso, dá-me a sensação de que quanto mais dentro do assunto penso estar, mais dúvidas me aparecem...
Como convém sempre trocar os lubrificantes quando se compra um carro usado, eu não fujo à regra e estou em vias de adquirir o material necessário para lhe fazer uma revisão completa e agradecia a vossa opinião na seguinte matéria:

- Óleo do motor, tanto pela sua qualidade, preço e por não ser de "modas" estou a pensar colocar-lhe o Total energy quartz 9000 5w40;
- Óleo da direcção assistida o Mobil ATF 220 (e aqui gostaria que me indicassem um óleo que cumpra as especificações e seja mais fácil de encontrar/mais utilizado);
- Líquido refrigerante que cumpra a norma Renault Type D (vou fazer mistura de 3L água com 2L de refrigerante concentrado);
- e por último... o que tenho mais dúvidas até agora: óleo para a caixa de velocidades:  porque na renault pediram-me 68€ por 3L de Elf Tranself 75W80 e gostaria de saber que opções que cumpram a norma sejam mais baratas e usuais de serem encontradas à venda.

 :huh: :huh: :huh: :huh:


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #991 em: 31 de Março de 2016, 23:09 pm »
O preço do óleo da caixa anda nesse valor mesmo comprando cá fora, é um óleo bastante caro.
Em relação ao óleo do motor, desde que cumpra a norma RN0700 é bom ;)

Offline blastboot

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amora
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RT 12/1999
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #992 em: 31 de Março de 2016, 23:18 pm »
Este Total Quartz não cumpre a norma RN0700, mas penso que para este motor de 99 apenas tem de cumprir ACEA A3 (foi o que vi indicado no manual).

O óleo da caixa é que gostava de saber se qualquer GL-4 serve desde que seja 75W80 (como por exemplo este: MANNOL MTF-4 Getriebeoel 75W-80 API GL-4 que custa 6,12€/L) ou se tem de ter alguma especificidade que tenha esse ELF recomendado.

Obrigado pela resposta ;)


EDIT: Já agora esta caixa JB1 leva na realidade os 3,4L de valvulina como indicado no manual ou leva menos?
« Última modificação: 31 de Março de 2016, 23:35 pm por blastboot »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #993 em: 31 de Março de 2016, 23:48 pm »
Leva 3,4L ou 3,5L não tenho a certeza, colocas até o óleo sair pelo bujão de nível.

Sim, desde que cumpra as ou a norma recomendada pela renault, está bom, no que toca ao óleo do motor.

 

Offline blastboot

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amora
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RT 12/1999
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #994 em: 01 de Abril de 2016, 13:39 pm »
Bem... consegui arranjar o ELF Tranself 75W80 num site espanhol a 8€ e tal o litro, mais portes e portanto a metade do preço. Quanto ao óleo da direcção assistida o recomendado é ELF RENAULT MATIC D2 ou Mobil ATF 220, mas sendo estes oleos Dexron II e com o avanças da tecnologia dos óleos será mais indicado um Dexron III ou é preferível manter o II?
« Última modificação: 01 de Abril de 2016, 13:46 pm por blastboot »

Offline rapb

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #995 em: 18 de Maio de 2016, 16:06 pm »
Boa tarde,

Gostaria de ter a Vossa opinião sobre qual o óleo mais indicado para o motor do meu carro (Renault Laguna III Grandtour 1.5 com FAP).

Tenho estado a ver algumas marcas e dado que a marca aconselhada pela Renault é a ELF pensei em comprar este: ELF Evolution Full-Tech FE 5W30 C4 RN720.

Qual a Vossa opinião?

Obrigado.

Cumprimentos,

Rafael Bravo

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #996 em: 18 de Maio de 2016, 19:54 pm »
é o indicado :)

Offline c0mpu73r

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 63
  • Garagem : Honda Civic 1.4 LSI 4p / Renault Clio 1.2 Oasis
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #997 em: 01 de Junho de 2016, 15:57 pm »
Boas,

Este assunto está mais do que debatido aqui no fórum, tomei a minha decisão mas quem depende do carro às vezes tem de pensar várias vezes. Vou colocar o Visco 7000c 5w40 no meu clio 1.2 de 96. Respeita todas as normas RN, encontrei a um superpreço e a alternativa de marca que confio, só tinha graduações superiores.

E aqui vai. Passei vergonha na loja de peças por causa do óleo  :embarrassed:

Pelos conselhos aqui do fórum, a maioria a apontar para a mesma conclusão, experimentar o 5w40 para melhoria de economia de consumos, protecção e limpeza. Se o carro passar a consumir muito óleo, passar ao 10w40.

E não é que o gajo da loja quase se recusava vender aquilo?? Bem sei que era a última embalagem (estavam com 50% de desconto, comprei a 21€), mas disse que o carro ia babar óleo por tudo o que é sitio, velas, filtro de ar, cabeça do motor, nem ia durar 2 meses com aquele óleo, etc. Chamou outro gajo para me repetir a mesma conversa, fomos ao autodata onde curiosamente até mostram que o 5w30 é possível nos meu motor (D7F 730), e insistiram e insistiram.

Trouxe o óleo na mesma por teimosia, mas as dúvidas voltaram todas... Em que ficamos? Relembro que tenho o carro à um mês, não sei que óleo aquilo tinha por dentro, pela vareta parece-me bom, sem estar escuro. Uma coisa é o carro passar a beber oleo e ter de o mudar daqui a meses (ok, foi uma experiencia), outra é me lixar o carro todo..

Ando devagar, numa ilha de traçados sinuosos, subidas e descidas. Até que ponto este tipo de comportamento influencia na qualidade do óleo? Devo realmente ouvir o conselho do pessoal da loja (melhor 15w40 ou 10w40, para protecção), ou ir na opinião dos aficionados daqui do fórum (muitos deles profissionais da área) e usar o melhor óleo possível?

Desculpem a insistência na coisa, obrigado.

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #998 em: 01 de Junho de 2016, 17:00 pm »
Devo realmente ouvir o conselho do pessoal da loja (melhor 15w40 ou 10w40, para protecção)
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Se até viram no autodata que esse motor pode levar 5w30 vão estar com tretas de que o 5w40 é mau????

Jamais a passagem de um 10w40 para um 5w40 te vai lixar o carro (a não ser que tenhas tantas fugas que acabes a andar sem óleo). O contrário sim, passar para um óleo mais viscoso pode trazer-te problemas no futuro.

Por mim, segue com o 5w40, tem atenção a ver os consumos de óleo e só se tiveres consumo razoável é que deves pensar nisto novamente  :cool:
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #999 em: 01 de Junho de 2016, 17:23 pm »
esqueceram-se de te dizer que também ia sair óleo pelo canhão da ignição  :laugh: :laugh:
Põe o óleo e quando fores comprar o óleo para a revisão seguinte, chagas à loja, viras-te para os mesmos empregados que te disseram isso e dizes que queres fazer uma reclamação porque disseram uma coisa que não aconteceu  :laugh: :laugh:

Offline c0mpu73r

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 63
  • Garagem : Honda Civic 1.4 LSI 4p / Renault Clio 1.2 Oasis
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1000 em: 01 de Junho de 2016, 18:04 pm »
 :laugh: :laugh:

Só o pessoal do forúm para me por a rir, na altura fiquei com cara da macaco fds... lolol

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1001 em: 02 de Junho de 2016, 16:23 pm »
Temos que rir pois chorar não vale a pena.
Mete o óleo e reporta!

Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline m78msantos

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Santa Marta Do Pinhal(Corroios)
  • Mensagens: 543
  • CLIO V EDITION ONE 😉
    • O Meu Menino :)
  • Garagem : Um renault claro!!!!!!!!!!!
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1002 em: 15 de Junho de 2016, 19:54 pm »
Boas pessoal.
Preciso de uma dica.Qual o oleo que recomendam para o meu grand modus 1.2 75cv?
Neste momento ele esta com 105.480km.
Obrigado pela atençao

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1003 em: 15 de Junho de 2016, 20:17 pm »
No manual indica qual o apropriado.
Como não sei com qual começou de 5 a 10 e no fim 30 ou 40.
Portanto terás de 5W30 a 10W40. Capaz de só ter levado sintético portanto manter e esquecer o 10W40.

Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline m78msantos

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Santa Marta Do Pinhal(Corroios)
  • Mensagens: 543
  • CLIO V EDITION ONE 😉
    • O Meu Menino :)
  • Garagem : Um renault claro!!!!!!!!!!!
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1004 em: 15 de Junho de 2016, 21:37 pm »
Elf evolution sxr 5w30
que dizem deste?vale a pena?