Autor Tópico: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores  (Lida 35111 vezes)

Offline leandro

  • Renault Megane II
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Mensagens: 2333
  • Renault Megane II
  • Garagem : Renault Megane II 1.5Dci / Renault Captur 0.9Tce
ora bem vamos começar:


para retirar o porta objectos da porta, com uma chave retirar as peças que a seguram( após aleviar usei um alicate de pontas para a tirar totalmente)



puxar para cima mas ter atençao a estes reborbos que dificultam um pouco a saída



retirar embezelador do acesso ao espelho(basta forçar a saida puxando pois sao duas simples molas)



retirar suporte de luz da quartela(basta colocar uma chave numa das pontas e retirar)



desapertar parafusos que tem na parte de baixo da quartela(são dois)



desapertar parafuso do puxador(retirar a tampa )

após estes passos, começar a retirar a parte da porta forrada(nao tenho fotos), mas basta puxar pois são apenas molas
começar pelo sitio do porta objectos e andar assim a volta ate que estejam todos ficando apenas fixo na parte superior da quartela tipo livro



entao assim se vai ver o parafuso que têm interno que fixa tambem a quartela


desapertar os parafusos que fixam o elevador, que ficam por traz da tampa que cobre a coluna, puxar para cima toda a quartela e para fora depois.(fotos dos suportes)





com cuidado pois os fios estao todos engatados na quartela



quanto aos vidros, no meu foi o modulo que comanda que avariou, aqui ja com o novo montado, mas basta desapertar o parafuso que se ve e soltar a peça do motor
 
velho



e de seguida basta voltar a fazer tudo ao contrario novamente...

Renault Megane II - 1.5 Dci 80 póneis cansadinhos - 05/2003

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #1 em: 20 de Março de 2011, 01:41 am »
e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #2 em: 20 de Março de 2011, 08:57 am »
e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh

 :laugh:

Porreiro. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #3 em: 20 de Março de 2011, 09:03 am »
muito bem parabens :happy:

Offline leandro

  • Renault Megane II
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Mensagens: 2333
  • Renault Megane II
  • Garagem : Renault Megane II 1.5Dci / Renault Captur 0.9Tce
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #4 em: 20 de Março de 2011, 12:47 pm »
e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh


ok, mais uma vez obrigado titio... :tongue: :tongue: :tongue:
ps: vou tentar tirar mais umas fotos para ficar um diy mais completo...

muito bem parabens :happy:
e teve que ser o titio a arranjar a peça para ele senão continuava sem abrir o vidro há um ano ....
bahhhhhhhhhhhhhhh

 :laugh:

Porreiro. :smiley:
obrigada
Renault Megane II - 1.5 Dci 80 póneis cansadinhos - 05/2003

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #5 em: 20 de Março de 2011, 13:18 pm »
isola melhor a coluna ;)

Offline leandro

  • Renault Megane II
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Mensagens: 2333
  • Renault Megane II
  • Garagem : Renault Megane II 1.5Dci / Renault Captur 0.9Tce
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #6 em: 20 de Março de 2011, 14:06 pm »
isola melhor a coluna ;)

já tinha essa ideia daí tirar mais fotos...
ontem ja estava saturado de andar lá no carro, mas vai ser para breve.
como lavei o carro antes de me virara para os puxadores, ao desmontar vi que aquilo precisa de mais proteçao...
em breve mais um diy...
Renault Megane II - 1.5 Dci 80 póneis cansadinhos - 05/2003

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #7 em: 20 de Março de 2011, 14:25 pm »
uma pequena borracha tipo camara de ar ou qq coisa do genero ;)

Offline talabitola

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 102
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #8 em: 07 de Outubro de 2011, 11:49 am »
Já agora, aproveito este DIY para vos dar uma boa dica.
Uma vez que já desforraram a porta para mudar o módulo electrónico, façam um género de guarda-chuva para o enrolador de cabo+módulo electrónico do elevador.

No meu caso cortei uma radiografia e meti por cima do módulo do elevador, de maneira a que a chuva escorra sem tocar em elementos electrónicos. O mesmo processo é válido para quem já trocou as colunas de origem e teve de cortar o cone plástico.

Na altura em que fiquei com o vidro em baixo, andei a pesquisar e a falha mais provável do módulo é a água que abunda naquela zona. Supostamente a borracha que o módulo tem deveria evitar estas situações, mas não há nada como precaver.

É simples e não custa!
Megane 2 1.5dci 80cv 2003

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #9 em: 07 de Outubro de 2011, 20:29 pm »
Já agora, aproveito este DIY para vos dar uma boa dica.
Uma vez que já desforraram a porta para mudar o módulo electrónico, façam um género de guarda-chuva para o enrolador de cabo+módulo electrónico do elevador.

No meu caso cortei uma radiografia e meti por cima do módulo do elevador, de maneira a que a chuva escorra sem tocar em elementos electrónicos. O mesmo processo é válido para quem já trocou as colunas de origem e teve de cortar o cone plástico.

Na altura em que fiquei com o vidro em baixo, andei a pesquisar e a falha mais provável do módulo é a água que abunda naquela zona. Supostamente a borracha que o módulo tem deveria evitar estas situações, mas não há nada como precaver.

É simples e não custa!

boa dica ;)

Offline nthemaster

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sandim
  • Mensagens: 38
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #10 em: 27 de Abril de 2012, 20:05 pm »
off topic:
por acaso ninguém tem uma foto do interior onde se veja as ligações da luz da porta? queria montar numa e não sei onde buscar electricidade :(

Offline JigsawIV

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 282
  • Garagem : R19 1.8 16v cabrio karmann
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #11 em: 20 de Março de 2013, 12:46 pm »
Boas amigo eu sei que é um desenterranço

Mas nem sei como agradecer  a ajuda :happy:

Muito obrigado mesmo foi uma ajuda muito util a malta dos DIY são os meus melhores amigos  :beer:

Offline rogerioarmada

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Trofa
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Auto Pintura Trofense
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #12 em: 26 de Abril de 2013, 01:26 am »
Olá,

Recentemente fiquei com o vidro em baixo do meu megane II. Comecei por desenfardar a porta e para conseguir repor o vidro ao sitio. Mas só consegui após ter retirado o motor do elevador, porque o mesmo está bloqueado e não deixa o vidro subir nem descer. Como pouco conheço de mecânica rotulei logo que o problema seria do motor que tinha ido a vida.

Mas após ler este tópico e ter visto mais uma coisa na net fiquei na duvida de qual seria mesmo o problema do meu carro:
  • Motor do elevador
  • ou, módulo que comanda

Se alguém me conseguir ajudar ficava muito agradecido.

Rogério Armada

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #13 em: 26 de Abril de 2013, 01:37 am »
Tens que fazer um teste à ficha que vai ao motor, para ver se chega ou não corrente quando accionas o botão do vidro ;)

Offline rogerioarmada

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Trofa
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Auto Pintura Trofense
Re: Megane II - retirar quartela , reparar elevador de vidro e reparar puxadores
« Responder #14 em: 26 de Abril de 2013, 01:45 am »
Como é que faço isso? Será que com um voltímetro consigo fazer?
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 01:55 am por rodinhas »