Autor Tópico: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas  (Lida 11100 vezes)

Offline k-otic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Açores
  • Mensagens: 34
O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« em: 22 de Novembro de 2010, 16:06 pm »
Boas pessoal,

Comprei um Renault Megane, com as seguintes características, com motor 1.4 RT e 75k kms;

gostaria que me dessem umas luzes, pois sou muito fresco nisto e queria conselhos de quem sabe.

Consegui que quem mo vendeu incluísse nele a revisão, bem como um ou dois reparos nele.

Agora tenho dúvidas no que toca a outros detalhes:
  • O que recomendam mudar, ou manter debaixo de olho, tenho em conta a idade e os kms do carro?
  •   Ainda não tenho o carro comigo, ele vem a caminho, por isso ainda não sei algumas coisas sobre ele (podia ter recolhido mais informações quando o testei,alguém me diz quais são os pneus que ele usa? É que tenho que comprar pneus, em princípio 2. Estou pensando nuns Eagle F1, depois de ter lido praticamente toda a secção deste forum sobre isso. O que acham? Existem melhores alternativas por este preço?
  • Em relação ao óleo do motor, tenho de saber que óleo é que foi usado até hoje nele, por isso queria manter o tipo para já, pois li cá que o sintético em motores que sempre usaram mineral revela folgas ou problemas que o mineral, por ser diferente não o faz. De qualquer modo qual é o que recomendam de cada tipo?
  • Há um mecanismo de segurança que não gosto muito que é termos de trancar e destrancar o carro para ele pegar se ele estiver desligado há mais de 15 minutos, isto não se pode desactivar? É que ficar dependente da pilha da chave não é um risco?
  • Uma vez que ele tem comando de rádio no volante, gostaria de saber se existem modelos que conheçam que sejam compatíveis com este comando e com o visor do computador de bordo. Já li que existem rádios assim, mas queria saber se já alguém testou na primeira pessoa.
  • Falando em áudio, acham que se deva manter o som de origem, ou mudá-lo? Eu sou picuinhas nisso, mas infelizmente existem condicionantes €conomicas e não posso gastar fortunas.
  • Filtro do AC, devo mudar tb, não acham? E carregar, acham melhor usar até falhar (testei e dava bem) ou apostar em recarregá-lo?
  • E o manual do carro, alguém sabe onde arranjar?

Tem para já, desculpem a bíblia, mas como sou verdinho nisto, tenho muita dúvida.

Abraços



Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2010, 18:15 pm »
tentando ajudar :

- falas na idade , mas não dizes que ano é o carro ..... pelo modelo e pela descrição do imobilizador , julgo ser de 1998 ou anterior .....

em primeiro , tentaria averiguar se a distribuição já foi ou não mudada , se não foi ou em duvida , seria a primeira coisa a fazer , tendo em conta a idade da viatura .

- os pneus que falas , são uma boa opção , julgo que a medida deverá ser 175/65r14 ( acho que era a medida original do rt )

- oleo , optaria por um 10w40 , julgo ser o adequado para esse motor , com mudas anuais ou 10 mil km , o que primeiro aconteça

- o imobilizador é possivel desactivar na centralina , custa é dinheiro para faze lo e ao faze lo , o carro fica mais vulneravel , aconselho a se tens medo da pilha , assim que ela começar a falhar , compra uma nova , ou anda com uma no carro para substituir se necessario , ou arranja o codigo anti arranque para o caso do sistema avariar .

- o radio , há modulos em separado para alguns modelos , voltamos ao assunto que está em todo o lado .... compensa dar 100€ ( mais coisa menos coisa ) para o comando do radio funcionar e o display ? vai de cada um e da carteira de cada um

- filtro de ac , desculpa mas vou ser muito directo ..... se gostas de respirar «merd*» então não o mudes .... já nem falo em tratar bem do carro , mas se não te preocupas muito com aquilo que respiras , deixa o andar e quando o tirares ,pode ser que te assustes ....... ( desculpa a franqueza ) carregar para que ? funciona ? faz frio ? se funciona e faz frio , está bom .....

- manual do carro , ou arranjas uma versão on line em pdf ( se alguem fez scan ) ou compras um manual num ferro velho ( o que não falta prai são carros desses nos centros de abates , já deitei alguns para lá ) pedes alguem que fotocopie ou que scan ( vai depender da boa vontade )

algo mais , dispõe


Offline k-otic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Açores
  • Mensagens: 34
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2010, 18:54 pm »
tentando ajudar :

- falas na idade , mas não dizes que ano é o carro ..... pelo modelo e pela descrição do imobilizador , julgo ser de 1998 ou anterior .....

em primeiro , tentaria averiguar se a distribuição já foi ou não mudada , se não foi ou em duvida , seria a primeira coisa a fazer , tendo em conta a idade da viatura .

- os pneus que falas , são uma boa opção , julgo que a medida deverá ser 175/65r14 ( acho que era a medida original do rt )

- oleo , optaria por um 10w40 , julgo ser o adequado para esse motor , com mudas anuais ou 10 mil km , o que primeiro aconteça

- o imobilizador é possivel desactivar na centralina , custa é dinheiro para faze lo e ao faze lo , o carro fica mais vulneravel , aconselho a se tens medo da pilha , assim que ela começar a falhar , compra uma nova , ou anda com uma no carro para substituir se necessario , ou arranja o codigo anti arranque para o caso do sistema avariar .

- o radio , há modulos em separado para alguns modelos , voltamos ao assunto que está em todo o lado .... compensa dar 100€ ( mais coisa menos coisa ) para o comando do radio funcionar e o display ? vai de cada um e da carteira de cada um

- filtro de ac , desculpa mas vou ser muito directo ..... se gostas de respirar «merd*» então não o mudes .... já nem falo em tratar bem do carro , mas se não te preocupas muito com aquilo que respiras , deixa o andar e quando o tirares ,pode ser que te assustes ....... ( desculpa a franqueza ) carregar para que ? funciona ? faz frio ? se funciona e faz frio , está bom .....

- manual do carro , ou arranjas uma versão on line em pdf ( se alguem fez scan ) ou compras um manual num ferro velho ( o que não falta prai são carros desses nos centros de abates , já deitei alguns para lá ) pedes alguem que fotocopie ou que scan ( vai depender da boa vontade )

algo mais , dispõe

Peço desculpa, falhei na referência à data do carro. Ele é de 1998.
Em relação à correia, ficou acordado que a mesma seria substituida pelo vendedor, já que ele disse que para dar garantia não ia arriscar não mudá-la.
Em relação ao imobilizador, o código de arranque vem escrito onde? A ideia da pilha é excelente;)
Fiquei esclarecidíssmo em relação ao filtro do AC, vou mudá-lo assim que puder.
Em relação ao manual, já pesquisei aqui no fórum e na net e não o encontrei. Aqui não existem tantos ferros velhos e centros de abate, pensei nisso mas pelos contactos que fiz não há cá. Também era só para dar uma leitura, o carro traz manual, não está é ainda comigo, por isso o pedi. E era mais fácil transportar o manual em formato digital que em físico. era só se alguém o tivesse à mão.
Achas que esses pneus são adequados ou "bons demais"? É que dou bastante valor à segurança.
No que toca ao comando do rádio e do display do CB, será que este módulo não se pode comprar em 2a mão? como sei que referências procuro? É que não sei é começar a procurar :huh:

O meu obrigado Artur.






Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #3 em: 22 de Novembro de 2010, 19:08 pm »
o codigo imobilizador é fornecido pela renault , alguns traziam um cartão agarrado a chave com o codigo .

não deve ser facil arranjar isso para o radio em segunda mão , exactamente por isso que referi ..... 99% das pessoas acham que dar 100€ para ter o comando e o display a trabalhar , não justifica .... se falarmos em 100€ para um radio ( e não será grande coisa ) e mais 100€ para funcionar o comando e o display , são 200€ ..... e esses mesmo 200€ se calhar já se compra um bom radio ... e para quem diz que não abunda os euros .. portanto , não faço a minima ideia como procurar , talvez numa loja de radios e ver que radios teem modulos/cablagens opcionais para essa ligaçao e ver os preços

Offline k-otic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Açores
  • Mensagens: 34
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #4 em: 22 de Novembro de 2010, 19:26 pm »
Quanto ficariam uns Goodyear Eagle F1, para este carro? que medidas ficam boas? É que não encontro as que falaste nos F1.

Offline lafayette

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: barcelona
  • Mensagens: 360
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2010, 13:03 pm »
Cuidado com o que te dizem os endedores... Looool. Tens a certeza que ele te fez no carro tudo o que diz?!
Eu acreditei....depois, começaram as surpresas... :gun:

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #6 em: 24 de Novembro de 2010, 14:43 pm »
Quanto ficariam uns Goodyear Eagle F1, para este carro? que medidas ficam boas? É que não encontro as que falaste nos F1.
Verifica no registo unico do carro as medidas de pneus que o carro pode utilizar. Todas as medidas que não constem no mesmo não são legais, salvo de a renault fizer homologação.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #7 em: 24 de Novembro de 2010, 16:53 pm »
Eu troco o filtro do habitáculo (o do AC) anualmente e a quantidade de lixo que nele está agarrada é assustadora.
Apenas num ano, o que é branco fica completamente preto.

Sendo esse um filtro que grande parte das vezes não se troca com a regularidade devida, porque nem todos são picuinhas nas manutenções, além do que o artur disse, pode reduzir o fluxo de ar, uma vez que está mais tapado de lixo e bloqueia a passagem do ar.

Offline k-otic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Açores
  • Mensagens: 34
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #8 em: 24 de Novembro de 2010, 17:13 pm »
será das primeiras coisas a fazer, mudar o filtro.
Depois vou ver no registo único o que é que lá está. E assim consoante o que vir ou averbo nova medida ou escolho das que lá estiverem. Quero é o carro seguro  :smiley:

Cuidado com o que te dizem os endedores... Looool. Tens a certeza que ele te fez no carro tudo o que diz?!
Eu acreditei....depois, começaram as surpresas... :gun:
Eu não acredito neles em tudo, mas ele é que fica mal, se as coisas não correrem como eu quero. Ele é que dá a garantia, daí eu também não levantar muita poeira. Agora em relação ao que ele disse que ia fazer, filtro e óleo penso que conseguirei distinguir se foi mudado ou não. Em relação à correia, por acaso estive a observá-la bem, penso que talvez o consiga também. o resto que ele disse que ia fazer (ele falou em revisão), apenas saberei do que eu pedi, nomeadamente uns retoques aqui e ali.:)

Existe alguém aqui com um carrito destes? que pneus usam? Acusem-se  :tongue:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 17:15 pm por k-otic »

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #9 em: 24 de Novembro de 2010, 17:30 pm »
Eu troco o filtro do habitáculo (o do AC) anualmente e a quantidade de lixo que nele está agarrada é assustadora.
Apenas num ano, o que é branco fica completamente preto.

Sendo esse um filtro que grande parte das vezes não se troca com a regularidade devida, porque nem todos são picuinhas nas manutenções, além do que o artur disse, pode reduzir o fluxo de ar, uma vez que está mais tapado de lixo e bloqueia a passagem do ar.

Consequentemente a falta de troca do filtro do habitaculo pode acabar por queimar o motor da sofagem, e este não custa só 10 ou 20€.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline lafayette

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: barcelona
  • Mensagens: 360
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #10 em: 24 de Novembro de 2010, 18:51 pm »
será das primeiras coisas a fazer, mudar o filtro.
Depois vou ver no registo único o que é que lá está. E assim consoante o que vir ou averbo nova medida ou escolho das que lá estiverem. Quero é o carro seguro  :smiley:

Cuidado com o que te dizem os endedores... Looool. Tens a certeza que ele te fez no carro tudo o que diz?!
Eu acreditei....depois, começaram as surpresas... :gun:
Eu não acredito neles em tudo, mas ele é que fica mal, se as coisas não correrem como eu quero. Ele é que dá a garantia, daí eu também não levantar muita poeira. Agora em relação ao que ele disse que ia fazer, filtro e óleo penso que conseguirei distinguir se foi mudado ou não. Em relação à correia, por acaso estive a observá-la bem, penso que talvez o consiga também. o resto que ele disse que ia fazer (ele falou em revisão), apenas saberei do que eu pedi, nomeadamente uns retoques aqui e ali.:)

Existe alguém aqui com um carrito destes? que pneus usam? Acusem-se  :tongue:

Deves ter a garantia normal: motor e caixa. Essas estás garantido por um ano... só que também deve em algum item dizer excepto material de desgaste, e esse e que deves ter particular atenção. Por exemplo, no meu caso, os discos estvam nas ultimas, os calços estavam arruinados, o filtro de ar .... nem comento! Se me queixo do carro, não. Até agora sem problemas mas eram despesas que se tivesse visto com mais atenção podia ter evitado. É só uma dica!

Offline k-otic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Açores
  • Mensagens: 34
Re: O meu Primeiro Renault Megane - Conselhos, dicas e Dúvidas
« Responder #11 em: 24 de Novembro de 2010, 23:25 pm »
Deves ter a garantia normal: motor e caixa. Essas estás garantido por um ano... só que também deve em algum item dizer excepto material de desgaste, e esse e que deves ter particular atenção. Por exemplo, no meu caso, os discos estvam nas ultimas, os calços estavam arruinados, o filtro de ar .... nem comento! Se me queixo do carro, não. Até agora sem problemas mas eram despesas que se tivesse visto com mais atenção podia ter evitado. É só uma dica!

Exacto :wink: é desse tipo de info's que eu procuro. Como tudo quando se começa, sou um aprendiz de dono de Mégane, é o primeiro carro que tenho, o que me deixa orgulhoso pois nem ia para nada assim, nem tinha visto nada pelo que paguei que sequer se assemelhasse em qualidade. O facto de conhecer o passado do carro leva-me a confiar um pouco, mas sabemos todos como são os comerciantes.
No que toca às peças de desgaste, sinceramente não avaliei o estado delas convenientemente. Tenho consciência disso, mas também não posso pedir muito mais, pois foi uma oportunidade.
Nós cá infelizmente temos muita coisa contra a aquisição de usados. A oferta é muito escassa, a procura é alguma, não temos concorrência como aí fora, além de que muitas vezes, se queremos tentar fazer um bom negócio, ou compramos do continente às cegas, ou damos mais 1500€/2000€ em média do que o valor do carro. Para dar o exemplo, houve quem me pedisse 4500€ por um clio comercial a gasóleo mal conservado com perto de 30000kms de 1997.