Autor Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce  (Lida 54331 vezes)

Offline Tiago_Rocha

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 338
  • Só me apetece é... ganir!!
  • Garagem : Opel Crossland X 1.6 D 99cvs & Citroen ZX 1.4i
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #180 em: 27 de Março de 2017, 18:01 pm »
Pois...5kms... acho que podemos dizer que não há milagres  :wink:
Rocha

Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #181 em: 27 de Março de 2017, 23:09 pm »
Como é óbvio nem todos os percursos são de 5kms. Aliás, havia um problema original que foi corrigido, e os consumos desceram pelo menos 2 a 3 litros. Mas de facto nas últimas semanas são estes os meus percursos, e quanto a isso nada posso fazer, só se começar a passear o carro. Mas como não tenho um cão, porque não tenho tempo nem para passear eu, quanto mais para passear um carro. Agora, há coisas que me custam encaixar, como um accord 2.0 com 160cv e um motor do século passado, todo escafiado, gastar o mesmo que este 1.2. Resumidamente, penso que usando mais a 5ª e 6ª a coisa estabiliza pelos 9 naquilo que é o meu dia a dia: linda-a-velha / restelo / algés / umas deslocações a lisboa / outras a oeiras. Senão, em último caso, tenho sempre o civic ali em baixo: divirto-me à brava, e gasto o mesmo. :P

Offline Tiago_Rocha

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 338
  • Só me apetece é... ganir!!
  • Garagem : Opel Crossland X 1.6 D 99cvs & Citroen ZX 1.4i
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #182 em: 28 de Março de 2017, 15:27 pm »
Acho que ninguém disse que tens de passear o carro ou algo parecido... mas "prontos"... apenas estávamos a dar a ressalva que numa distância dessas não haverá milagres, nem o carro aquece para a temperatura ideal e se o trajecto não ajudar... pior.

Ainda bem que com a intervenção da Renault houve descida nos consumos  :smiley:
Rocha

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #183 em: 28 de Março de 2017, 19:53 pm »
Mas eu estou de acordo com o Onaikul. Se ele conduz tal como o carro aconselha e mesmo assim consome mais que do que o Honda 2000cc com vários anos de idade, há qualquer coisa que não bate certo.


Offline Onaikul

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Mensagens: 53
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #184 em: 28 de Março de 2017, 22:02 pm »
Só dei a resposta porque depois de 12 páginas em que me ajudaram, e de facto havia originalmente um problema que foi resolvido, continuo a achar os consumos altos. Ou seja, esperava que um carro de 2017 gastasse menos. Mesmo dando de barato os percursos que faço. Porque o meu termo de comparação são carros antigos, com pouca manutenção nos últimos anos, sendo um deles um 2.0. Ambos conduzidos com zero preocupação com consumos. Aliás, o mais pateta nisto é que eu devo ser o tipo à face da terra menos preocupado com consumos, sempre me marimbei para o assunto. Mas quando saímos com um carro do stand e ele se não temos cuidado gasta 13... e não é um panamera... :)

Quanto à temperatura, a verdade é que normalmente a meio do percurso tipico de 5/10kms ele já está na temperatura ideal (presumo eu, que seja a meio do indicador). De resto, é como digo, nas últimas semanas os percursos têm sido curtos e não dá para ter uma verdadeira noção da coisa. Mas posso dizer que desde que veio da Vesauto, em 370 kms, está com 8,1. Parece-me aceitável, porque estes 370kms já têm sido um bom mix entre cidade, estrada e AE. Mas continuo a achar muito gastador, na medida em que isto é com todos os cuidados. Nos próximos dias volto a atestar e depois será um depósito para espatifar sem preocupações de consumos. Aí sim logo tiro ilações.

Já agora, relativamente aos consumos instantâneos, é normal que, por exemplo, em 4ª a 50/60, em plano, um ligeiro toque de pedal que pouca resposta dá, salte logo o instantâneo para 15 ou 20 litros?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #185 em: 29 de Março de 2017, 01:49 am »
Normal é, isso é um chassis pesadote, precisa de energia para se mover..
O meu cunhado recebeu recentemente uma Meg ST deste ano mas com dci 110, com quatro adultos dentro percebi que aquilo às vezes precisa de caixa para desenrolar, depois de embalado e em marcha franca é excelente... mas lá está, em percursos mais trabalhosos, de pára-arranca por exemplo, nota-se o peso do bicho..
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 07:07 am por Tony da Buzina »

Offline CAFIGO

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Megane Break 1.5dCi Luxe Dinamique 2004
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #186 em: 20 de Junho de 2017, 14:35 pm »
Em Janeiro recebi a minha Megane ST 1.2Tce 130CV Cx Aut.

Viagem inaugural de 200Km em Autoestrada à volta de 140Km/h mais voltas de 20/30Km em MODO ECONOMICO: consumo 1º deposito 7.1l/100Km
2º deposito 7.0l/100Km
Com condução suave à volta de 90/100Km/h para fazer teste de consumo: 5.5l/100km no computador, percurso de 50km

Modo Eco: as mudanças entram às 2000/2500rpm, com pé suave
Modo Sport :  as mudanças entram às 4000/4500rpm, e neste modo "não existe pé suave, só pé pesado", logo consumo dispara, não há milagres

Offline madmax

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 44
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #187 em: 23 de Junho de 2017, 08:18 am »
Em modo Sport, pé leve, não consigo fazer menos de 7 em cidade.

Modo eco pura e simplesmente não consigo usar. A carrinha fica pastelelona, pastelona!!

Entretanto já tive um azar com ela até me doeu a alma


Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #188 em: 23 de Junho de 2017, 11:03 am »
Biba o Porto?

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk


Offline madmax

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 44
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #189 em: 24 de Junho de 2017, 20:51 pm »
Lol não, já foi há um mês.
Há um ângulo específico nos sensores traseiros em que eles não detectam nada (já testei noutras situações e confirmei isso mesmo). Pois foi numa situação dessas... A estacionar de traseira, distrai-me um pouco, não houve aviso sonoro e pumba, cá vai disto...

Offline anfil

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 161
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #190 em: 24 de Junho de 2017, 23:08 pm »
Não dá  para perceber como é que os sensores (logo 2)não detetam  nada , extremamente esquisito.

não estou a querer dizer que seja uma falha do condutor, só se fosses com demasiada rapidez não dando tempo ao sistema de fazer a leitura. Mas se isso não aconteceu,
Provavelmente será uma falha do angulo de leitura mesmo.
twingo 96          260 000 kms/Clio Gt line 2015   43 000
kms       Civic aerodeck 98  233 000 kms

Offline madmax

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 44
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #191 em: 25 de Junho de 2017, 07:33 am »
Pois, esse foi também o meu comentário para quem recebeu o carro na Renault.
Estava a estacionar e ainda por cima devagar.
 Nunca me fio apenas nos avisos sonoros porque os sensores são auxílios à condução, mas o que é facto é que há ali um ângulo muito específico em que quando os sensores começam a avisar, já a traseira estaria toda metida dentro.
É como digo, já testei e comprovei que de facto acontece.
E com mais certeza fiquei quando o meu cunhado, não lhe tendo eu falado desta minha desconfiança, em conversa me disse que lhe acontecia o mesmo no Clio carrinha dele.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #192 em: 25 de Junho de 2017, 13:46 pm »
Esse é o mal de ficarmos À espera dos sensores, antes da existência deles, tínhamos mais cuidado, fazíamos melhor os cálculos da manobra, mas com a existência dos sensores, ficamos mais descuidados, à espera que eles nos avisem, e depois situações destas acontecem, mesmo inconscientemente, o nosso cérebro deixa de ser tão cauteloso levando-nos a cometer erros de "maçarico".
Por experiência própria, prefiro ignorar os avisadores, quando tenho que andar com carros que os tenham, fio-me mais nos espelhos que nos sensores.

Offline madmax

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 44
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #193 em: 25 de Junho de 2017, 19:55 pm »
Eu também o faço, pois encaro os sensores como auxiliares à condução e não como o remédio para os males da condução lol
Mas neste caso não percebo como é que não avisam/avisaram.
Realmente, ao final de tantos anos de carta sem qualquer acidente, dar cabo de um para choques e de uma óptica a estacionar de traseira, sozinho, a 5 à hora, faz-nos parecer mesmo uns maçaricos ahahaha mas pronto, já está, já está :)

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #194 em: 26 de Junho de 2017, 14:24 pm »
Independentemente de nós excessivamente confiarmos nos sensores, se os teus sensores tem esse comportamento alguma coisa não tá certa, porque tens entre sensores zonas mortas que deveriam estar cobertas por eles...

Eu também sou dos que confio nos sensores (agora no Peugeot com a camara de estacionamento a conversa já é outra), mas sempre com um olho nos retrovisores, mas se me acontecesse uma coisa dessas, deslocava-me à Renault para me darem um check up aos sensores, sendo que melhor ainda, se tu conheces o modo de falha deles, ainda mais fácil fica de explicar.