Autor Tópico: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI  (Lida 2587 vezes)

Offline joaoxr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 12
  • Garagem : Clio II 1.5 dCi
Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« em: 09 de Janeiro de 2017, 17:11 pm »
Olá.

Recentemente herdei um Clio de 2001 1.5dCi com 160K kms. Basicamente deram-me o carro com o compromisso de o manter a rolar por mais uns anitos e como tal as manutenções estão por minha conta.

O carro tem alguns detalhes que precisam de ser reparados e gostava de algum input e dicas da vossa parte para decidir o que fazer primeiro e onde fazê-lo. Estou a tentar obter o historial de manutenções das diferentes oficinas onde ele foi assistido ao longo dos anos. Até agora apurei que teve o kit distribuição substituido à exactamente 10anos quando tinha 90K kms. Assim como as pastilhas que levou em Janeiro 2008 com 96K kms.

Numa primeira fase vou comprar óleo novo e filtros e fazer eu essa troca. Já vi os DYI e parece-me relativamente facil. Vou comprar óleo e filtros online + baratos. O que não conseguir arranjar, tenho uma Bosch Car Service ao lado de casa e ja me apercebi por posts doutros users que eles vendem esse material a bom preço.

Em seguida, resolver os problemas mais sérios e mais caros à medida que arranje capital.

-KIT DISTRIBUIÇÃO ( mudar bomba de água ou não?) Encontrei preços online na casa dos 62€ KIT + 60€ para bomba de água.

-Liquido refrigeração ( tenho óleo a entrar na água, no reservatório de expansão está-se a formar uma pasta pegajosa castanha). Este problema já foi diagnosticado à 1ano mas infelizmente não foi corrigido. O mecanico na altura sugeriu eliminar o radiador de óleo. Ja tive a ver videos de como se limpa o sistema mas aquilo parece bastante trabalhoso e moroso, não tenho condições para o fazer. Quanto me pode custar isso em oficina?

Qual destas duas situações consideram mais urgente? O carro anda bem, puxa bem, tem 4pneus novos e teve o turbo reconstruido no verão de 2015. Sinto que quando dou uma gazada mais valente e puxo um pouco pela 2ª e 3ª deita imenso fumo preto.

Que sugerem para corrigir este problema do fumo? Limpar linha de escape? Limpar válvula EGR?

1abraço


Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2017, 17:35 pm »
Por norma quando é trocada a distribuição, é sempre trocada a bomba de água  :wink:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2017, 17:50 pm »
Pois, com esses sintomas todos, sugiro que o entregues a um bom mecanico...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2017, 18:20 pm »
Duas notas apenas camarada, não sei o teu nível de experiência em termos de mecânica, mas mudar a distribuição é algo já avançado. Ao mínimo erro pode ser uma chatice... eu é daquelas coisas que nunca faço, prefiro pagar.

Segunda nota. Óleo na água, não te querendo assustar, pode ser mau sinal, vê se não tens uma espécie de papa branca na tampa do óleo. Se tiveres a junta da cabeça precisa ser substituída. Se for o caso, faz o serviço ao mesmo tempo que a distribuição, poupas trabalho.

Em todo o caso boa sorte com o carro, andei muito tempo com um e tinha uma condução muito top além de ser poupadinho.

Offline joaoxr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 12
  • Garagem : Clio II 1.5 dCi
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2017, 20:48 pm »
Quanto à distribuição pareceu-me complexo, claramente vou pagar pra mo fazerem.

Err.. pois... Efectivamente tinha uma papa branca MAS não na tampa do óleo do motor, mas na tampa do tal reservatório de expansão. É a essa a tampa que te referes? Aí sim, consigo ver que o liquido que lá anda está bastante mal tratado e há vestigios de gosma castanha.

Ele poupadinho é, depois de ver os valores que atribuem ao carro numa situação de retoma decidiu-se ficar com ele e toca-me a mim agora arranja-lo aos poucos. Suspeito que não irei fazer mais de 5K kms /ano.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2017, 21:38 pm por Tony da Buzina »

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2017, 21:32 pm »
Pode ser o permutador de óleo a origem de estar a aparecer óleo na água...

É trocar o permutador, lavar bem as tubagens e respetivo depósito do liquido de refrigeração e fica impec :wink:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline joaoxr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 12
  • Garagem : Clio II 1.5 dCi
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2017, 16:55 pm »
Vou investigar essa história do permutador e ver se encontro alguém que me faça esse serviço.

Até ao momento apurei que o carro levou as seguintes manutenções nos ultimos anos. Consegui que me enviassem o que foi feito mas não tenho os preços das peças nem mais informação além da seguinte:

2007 Jan - Kit distribuição 90K km
2008 Jan  - Calços discos frente + maxilas traz (?) 96K km
2014 Fevereiro - Liquido Radidor + Cabeçotes + 2Amortecedores 144K Km
2014 Maio - Óleo e Filtro + Turbo + Valvula STOP 147Kkm
2015 Julho - Oleo e Filtro + Rotula + Liquido Limpeza Travoes (?) + Ponteira Direção (?) + Casquilho 157.5K km
2016 29Dez - Bateria nova 166K km

Alguém faz ideia o que é Valvula Stop?

Já tenho o óleo e filtros todos a caminho. Prá semana, arregaço as mangas e troco isso :) Entretanto vou estudar o mambo do permutador e da limpeza do liquido de refrigeração.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2017, 17:23 pm »
É uma válvula que fica junto ao pedal de travão que é o que faz acender os "Stop's" quando travas  :wink:

Avariam muito  :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline joaoxr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 12
  • Garagem : Clio II 1.5 dCi
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #8 em: 12 de Janeiro de 2017, 00:48 am »
Curioso que isso foi substituido mas a dona do carro não se tinha dado falta pela luz de travões.  0:))
Adiante... tentei fotografar a correia há bocado. Alguém tira alguma conclusão com o que se consegue ver?

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2017, 08:11 am por Tony da Buzina »

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Prioridades Manutenção CLIO 2 1.5 dCI
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2017, 10:15 am »
Isso é a correia dos acessórios, vê por dentro se está quebradiça, em todo o caso mais importante é a da distribuição. Essa sim deves-te preocupar em mudar se for caso disso (a minha estava muito ressequida e desfazia-se ao mínimo esforço). Cuidado com isso.