Autor Tópico: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao  (Lida 3472 vezes)

Offline alexsilva71

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Megane III GT Line 1.6 DCi
Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« em: 17 de Dezembro de 2017, 11:33 am »
No segundo dia após a compra da minha GT Line.
Quando ligo o motor, depois de trabalhar uns minutos, quando acelero, as luzes em todo o carro( Farois dianteiros, traseiros, luzes interiores, painel de comandos, paineis de de radio e ar, começam a aumentar e a diminuir de intensidade, parecendo quase uma arvore de natal, nao chegam a desligar.
Ora como estes carros equipados com sistema de regulaçao de protecção ao alternador, será que é um defeito ou é mesmo assim?
Atençao isto só acontece quando estou ao relanti e depois acelero, em regime alto nao acontece, mesmo depois do carro ter andado uns Km.
Alguem me pode ajudar com esta duvida?
Obrigado.

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2017, 11:55 am »
O carro é novo e os níveis da bateria podem ainda não estar na sua capacidade máxima, após os tempos de transporte/armazenamento e preparação.. no demais, se tiveres com muitos componentes eletricos ligados ao mesmo tempo mais se nota o efeito que referes, se fosse problema de retificação eletrónica da carga do alternador terias o avisador (símbolo bateria) aceso no quadrante, com o motor em funcionamento.
Essa "quebra" é relativamente normal, especialmente visível em iluminação de halogénio, notam-se enormes diferenças no LED automóvel que requer fontes de alimentação de corrente estabilizadas, e tende a ser cada vez mais comum, tal é o consumo dos sistemas eléctricos/eletrónicos das coisas que os carros trazem e que1 não dispensamos, ainda que os alternadores sejam cada vez mais eficientes e os acumuladores sejam mais evoluídos..






Offline alexsilva71

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Megane III GT Line 1.6 DCi
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2017, 12:01 pm »
Boas, desde ja agradeço a resposta rapida.
A carrinha é de 2013 e já tem 82.000Km.
Da primeira vez que a fui buscar, e foi já de noite, não notei essa variação, pois isto só a começou ontem.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #3 em: 18 de Dezembro de 2017, 08:29 am »
Tens que ver a carga da bateria em vazio e depois verificar com o motor a trabalhar. Com o motor a trabalhar o alternador deverá debitar perto dos 13V para cima.
Se a bateria em vazio tiver 12,5V está já a apresentar desgaste, deverá ter sempre mais que 12,5V, e o alternador a trabalhar ao relantim se apresentar valores a baixo dos 13 também precisa de ser reparado.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #4 em: 18 de Dezembro de 2017, 12:02 pm »
Deve ser problema de alternador, verifica isso.
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline alexsilva71

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Megane III GT Line 1.6 DCi
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2018, 11:33 am »
Boas a todos.
Depois de ter ido á Melo Falcão(Renault), foi me dito, que não é problema nenhum, mas sim o sistema de recuperação de energia.
Estes modelos,vem com um sistema, de recuperação de energia, em relação á bateria e alternador, e isso faz com que, no arranque, e o motor estando frio, haja a tal variação de intensidade.
Pois a bateria não tem, a mesma voltagem, depois de estar parada por algumas horas, medido a frio(12,39V), em carga(14,10) ao relantim sem equipamento a funcionar, com luzes ligadas(13,80V e 13,90V). Obrigado a todos pelas dicas.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:54 pm »
Realmente se isso é feitio, é um pouco estranho..."penso eu de que"
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #7 em: 16 de Janeiro de 2018, 19:12 pm »
12,39V com o carro desligado significa que a bateria já está de pouca saúde ;)

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2018, 12:08 pm »
epa... eu tenho um e não tem nada desses problemas
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2018, 23:12 pm »
Depois de ter ido á Melo Falcão(Renault), foi me dito, que não é problema nenhum, mas sim o sistema de recuperação de energia.
Estes modelos,vem com um sistema, de recuperação de energia, em relação á bateria e alternador, e isso faz com que, no arranque, e o motor estando frio, haja a tal variação de intensidade.

Estes tipos da Melo Falcão são grandes artistas. O carro não tem nenhum sistema de recuperação de energia. Apenas tem o vulgar sistema de carregamento da bateria pela rotação do alternador.
Posso te dar a minha experiência com a minha Sucata. O carro tem muita tralha eléctrica e se olhar com atenção para as luzes de médios reflectidas numa parede por exemplo quando ligo o motor, se começar logo com manobras que impliquem rodar o volante à bruta, nota-se uma muito ligeira variação na intensidade das luzes, mas apenas nas de médios. Isto deve-se à direcção ter assistência eléctrica, mas passado alguns instantes (10/15 segundos praí) tudo volta ao normal e nunca, mas mesmo nunca notei qualquer variação nas luzes do interior.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luzes aumentando e baixando de intensidade na acelaraçao
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2018, 23:37 pm »
Experimenta por a bateria à carga, e depois verifica se a voltagem se mantém, nos 12,39V ou se sobe. Depois verifica se o problema se mantém.