Autor Tópico: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas  (Lida 28021 vezes)

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
[DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« em: 08 de Fevereiro de 2010, 22:53 pm »
Ora aqui vai uma pequena contribuição minha para os entusiastas do DIY (já estava no "falecido" RCP, mas palpita-me que aqui terá mais utilidade..."

Venho aqui dar um pequeno contributo, para quem tenha o mesmo problema que eu tive: a tranca da porta deu o berro. Aliás, nos 6 anos e uns meses que o carro tem, já é a terceira: a primeira com o primeiro dono (na garantia), e duas comigo. Neste caso não posso propriamente responsabilizar a marca pelo sucedido: como o enrolador dos cintos do passageiro da frente e do que fica atrás, por vezes o cinto fica pendurado. Aconteceu, por algumas vezes, a porta ser fechada contra o cinto, tendo acabado por estragar a tranca – tenho a certeza que foi o que sucedeu com o da frente…

No passado fim-de-semana arranjei a última das portas. Tirei fotos pelo caminho, e cá vai o meu primeiro DIY, relativo à porta do passageiro da frente. Para as portas traseiras faz-se exactamente o mesmo, a do condutor tem uma pequena diferença, que é explicada à frente.

Material necessário:    
                Chaves Torx (20, 25 e 30)
      Chave de fendas ou uma navalha pequena
      Mastik para renovar a forra
      E, claro está, uma tranca de substituição.

Tempo necessário: 30 minutos (com experiência). Da primeira vez, deve-me ter demorado cerca de 1 hora.
Instruções:
1) Desforrar a porta. Para tal, efectuar os seguintes passos:
   - Começar por retirar a protecção plástica que esconte os parafusos de fixação do retrovisor. Para tal, basta puxá-lo com um pouco de jeito.

        - Retirar, com uma chave de fendas, a tampa colocada no manípulo que abre a porta pelo interior, e desapertar o parafuso que lá se encontra (Torx 30)

   - Desapertar os dois parafusos que se encontram em baixo (Torx 20)

   - Com uma pequena faca ou uma chave de fendas, separar a porta da forra, descolando o mastik (no meu caso, como já tinha 6 anos, estava seco, e saiu nas calmas). Com jeitinho, usar a faca/chave de fendas para alavancar a forra, para se soltarem as molas que ajudam a prender a forra
   - Puxar a forra, pelo puxador, para cima. Cuidado, pois encontram-se vários cabos ligados à forra!
        - Com cuidado, desengatar o cabo que vai do manípulo interior à tranca (puxar)

        - retirar a lâmpada da luz de presença, em baixo (rodando-a cerca de meia volta, e puxando-a),
        - retirar a ficha eléctrica da tranca da porta, levantando para tal a patilha de segurança que por lá se encontra.


A forra continuará a estar ligada com os cabos que regulam o vido eléctrico, mas não há necessidade de desmontar o puxador, pois já se tem amplitude para assentar a forra no chão, na vertical, encostada à embaladeira do carro. No caso da porta do condutor ou das portas traseiras, há ainda que retirar os botões dos vidros eléctricos, afrouxando uns clips que seguram a fascia, e depois desligar os botões, para ganhar uma maior amplitude de movimentos.



De momento, estamos prontos para começar a tratar da tranca em si:
2) Começar por retirar uma tampa plástica na lateral da porta, pouco acima dos 3 parafusos torx grandes que estão à vista, e desapertar o parafuso que se encontra por baixo (torx 20). Não é necessário retirar o parafuso na totalidade, apenas desapertar meia dúzia de voltas - plástico que está no canto superior direito da imagem

3) Retirar o canhão de fechadura falso que se encontra ao lado do puxador no exterior. Para tal, puxá-lo para fora (poderá ser necessário alavancá-lo ligeiramente com uma chave de fendas – cuidado com a pintura!), até que saia totalmente. No caso da porta do condutor, será necessário algo mais, pois o canhão de fechadura existe efectivamente – será necessário desligá-lo de alguma forma, mas para ser franco não faço ideia de como tal se processe.

4) Retirar o puxador. Para tal, puxa-se um pouco para cima, e depois em direcção à porta do passageiro. É preciso fazer um pouco de força, mas nada de brutalidade. Aproveitar e retirar a borracha que por lá se encontra.

5) Retirar a unidade (que não faço ideia como se chame!) que liga o puxador exterior à tranca. Para tal, empurrar as 4 patilhas pequenas na direcção das portas traseiras, para que a unidade ser solte e caia no interior da porta. Poderá ser necessário, para quem tem, empurrar ligeiramente a unidade que detecta o comando mãos livres, para a unidade se soltar da porta.

6) Separar o cabo da tranca da unidade referida anteriormente – desencaixa-se a base do cabo, e depois desliza-se para a esquerda o topo do cabo, que está fixo à unidade. O cabo é o que se vê, na foto seguinte, e que está "escondido" por trás da dita unidade.

7) Por fim, desapertam-se os 3 parafusos que estão na lateral da porta (torx 25), conforme foto acima, e retirar a tranca velha pela abertura da porta.


Pode-se executar primeiro o passo 7 e depois o 6, para perceber como é que o cabo da tranca é fixo na unidade, para a fase de montage.

E já está! Agora é voltar a montar tudo, por ordem inversa, e a tranca passa a funcionar direitinho! Como sugestões para montar tudo novamente, sugiro:
- Fixar o cabo referido no ponto 6 à unidade no exterior da porta (pois o cabo fica entre a unidade e a porta, e é um pouco complicado fazê-lo com a nova tranca já fixa na porta).
- Renovar o mastik das portas, pois o antigo deve estar completamente ressequido. Assim aumenta-se o isolamento acústico e diminuem-se ruídos desagradáveis
- Confirmar que está tudo ligado antes de fixar definitivamente a forra – já me aconteceu, depois de colocar a forra, ter que a voltar a tirar para ligar alguma coisa que tinha ficado esquecida.
- Correr o vidro até ao fundo e voltar a subi-lo, para garantir que os cabos eléctricos não estão a impedir o curso do vidro até ao fim.

Como disse anteriormente, da primeira vez que fiz isto devo ter demorado mais de 1 hora. Desta vez, com o meu filho de 2 anos a brincar dentro do carro e um telefonema pelo meio, demorei 30 minutos, já com as fotos pelo meio.

Um pequeno alerta: cuidado com as trancas que compram. Eu sou fã do ebay, e tenho arranjado por lá verdadeiros achados. No entanto, e no que às trancas diz respeito, há um problema: as trancas das portas traseiras são iguais cá e no UK, mas a da porta do passageiro da frente não é igual. A diferença é que o conector da porta da frente tem 4 pinos, enquanto que o das de trás tem 6 pinos (cá em Portugal); no UK têm todos 6 pinos. É estranho, pois apesar de a porta do passageiro cá corresponder à porta do condutor lá (volante à esquerda vs. à direita), o canhão da fechadura está localizado no mesmo local: a porta da frente esquerda (no UK, para abrir o carro com chave, o condutor tem que ir à porta do passageiro!). Devo ter perguntado a mais de 20 vendedores, e em todos eles a porta frente direita tinha uma tranca de 6 pinos. O que também achei estranho é que, no ebay alemão, as trancas que por lá se viam, para além de caríssimas, também tinham 6 pinos - perguntei especificamente a 2 ou 3 vendedores! Conclusão: comprei a minha numa sucata em Coina, próximo do Barreiro. Tinham dois lagunas (um com a tranca completamente partida, em virtude do embate, e um outro que me safou), mas ambos tinham a tranca com 4 pinos.

Ficou-me cada tranca por cerca de 40 €, quando na Renault pedem perto de 160€ (mais mão-de-obra, se fosse lá montada).

Espero que ajude!

Um abraço,

Nelson Gomes

« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 21:40 pm por energyprivilege »
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Mudança das trancas da portas
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2010, 23:08 pm »
Para quem tiver esses carros certamente que vai ajudar, obrigado por partilhares esse DIY com o pessoal aqui do forum  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Leites

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
  • Mensagens: 1198
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Mudança das trancas da portas
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2010, 23:39 pm »
excelente diy, muito bem explicado. quem precisar de certeza que nao vai ter duvidas!

parabens e um obrigado

Offline XSDigital

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 60
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Mudança das trancas da portas
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2010, 23:45 pm »
Esse e todos os outros pois Clio/Megane/Laguna/Space é tudo igual.

A maneira de desmontar é toda a mesma.

Abraço.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Mudança das trancas da portas
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro de 2010, 13:15 pm »
muito bom diy

Offline pjc

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: covilhã
  • Mensagens: 4
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2011, 00:34 am »
muito bom DIY. deu-me um jeitão para desmontar a porta traseira do lado esq, está tinha uma ficha de 6 pinos, acho que será do sensor mãos livrese a outra da tranca electronica comandada do lado do condutor . em sucatas o preço rondava 50 euros. como já não funcionava deu-me para tentar abrir aquilo, que com um pouco de paciencia e jeito a coisa lá foi, onde verifque que uma simples peça plastica partiu, e de outra fehadura mesmo sem sensor está com 4 pinos, consegui abrir e retirar essa  mesma peça de uma para a outra, e tudo ficou normal e a trabalhar bem, (por um custo zero, de um amigo). ora curiosidade matou o gato, não tinha nada a perder .  Obrigado

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #6 em: 04 de Junho de 2011, 00:56 am »
Ainda bem que já ajudou alguém!

E já agora, já li quem tivesse arranjado essa mesma peça partida (colado), e parece que também resolve o problema.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #7 em: 04 de Junho de 2011, 15:48 pm »
Muito util.
Obrigado!

Offline saf0847

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 2
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #8 em: 14 de Junho de 2011, 22:24 pm »
Muito bom este DIY
Tinha uma dúvida sobre como desmontar a parte de dentro da porta do condutor para poder mudar o kit do elevador do vidro e... assim já sei.
Obrigado

Offline ssdias

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarem
  • Mensagens: 60
  • Megane II Dynamic
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #9 em: 14 de Junho de 2011, 23:01 pm »
Muito Bom diy.
A 3 anos atras tive o mesmo problemas mo megane 2 de 2003 com a fechadura do lado do pindura, nao estava com vontade de comprar uma nova apos verificar que era apenas uma pequena peça em plastico partida. Tentei colar, mas não fui muito bem sucedido, voltou a partir.
Apos adequerir uma avariada e ter substituido a peça em plastico, a fechadura continua como no primeiro dia.

Parabens pelo DIY    :smiley:

Offline walker

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: beja
  • Mensagens: 32
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #10 em: 02 de Novembro de 2011, 15:02 pm »
Boas, por acaso alguem tem a foto da dita peça de plástico que se costuma partir.?

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #11 em: 23 de Agosto de 2017, 15:32 pm »
Vou desenterrar este tópico porque estou a desmontar a porta de um Laguna 2 para ver se arranjava a tranca dele e cheguei a uma parte onde não consigo passar, se alguém me souber ajudar agradecia.

Primeiro o problema. O carro não destranca a porta traseira do lado do condutor automaticamente. Se for por dentro ela abre e destranca, a partir daí já abre por fora também, mas se trancar o carro e destrancar já não volta a abrir novamente por fora, só por dentro.


Estava então a desmontar, segundo vi pode ser uma peça plástica partida, cheguei a este passo e não consigo continuar(9m13s):
! No longer available


Ora para tentar tirar essas peças para fora não consigo porque elas são grandes e batem no corrimão do vidro. Só dá para tirar isso desmontando também o vidro?? É que para desmontar o vidro parece-me ser bastante complicado e se desse para evitar queria evitar, se não vou acabar por desistir e deixar a porta assim.

Obrigado
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 17:53 pm por Tony da Buzina »

Offline escorpiao08

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 160
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #12 em: 28 de Janeiro de 2018, 21:59 pm »
Boa noite, não consigo ver as fotos deste site, alguém sabe o porquê de não aparecer nenhumas fotos? É que estou com um problema no meio e acho que esta era a solução.

Offline escorpiao08

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 160
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #13 em: 23 de Maio de 2019, 23:14 pm »
Boa noite, estas fotos nao dao para abrir, alguem sabe algum video ou imagens com este diy para mudar a fechadura?

Offline dalves1979

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Margem Sul
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 16v Pivilége
Re: [DIY] - LAGUNA II - FASE I - Mudança das trancas da portas
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2020, 16:21 pm »
Boa tarde pessoal,

Dado que as fotos já não estão disponíveis, encontrei um vídeo bastante detalhado que explica em pormenor como desmontar as fechaduras.

No caso deste vídeo é feita a reparação da fechadura "à la bricolage" e tem também uma explicação detalhada de como resolver o problema de as luzes de cortesia não ligarem e a UCH não detectar quando se abre a porta (tenho este problema nas duas portas da frente - a UCH detecta que estão sempre fechadas, mesmo quando estão abertas).

O vídeo está em Espanhol, mas o rapaz fala devagar e dá para entender perfeitamente.

Espero que ajude o pessoal que tem dúvidas para desmontar/trocar as fechaduras, etc! Cumprimentos!

https://www.youtube.com/watch?v=nHk9z2U0U6o