Ora aqui vai uma pequena contribuição minha para os entusiastas do DIY (já estava no "falecido" RCP, mas palpita-me que aqui terá mais utilidade..."
Venho aqui dar um pequeno contributo, para quem tenha o mesmo problema que eu tive: a tranca da porta deu o berro. Aliás, nos 6 anos e uns meses que o carro tem, já é a terceira: a primeira com o primeiro dono (na garantia), e duas comigo. Neste caso não posso propriamente responsabilizar a marca pelo sucedido: como o enrolador dos cintos do passageiro da frente e do que fica atrás, por vezes o cinto fica pendurado. Aconteceu, por algumas vezes, a porta ser fechada contra o cinto, tendo acabado por estragar a tranca – tenho a certeza que foi o que sucedeu com o da frente…
No passado fim-de-semana arranjei a última das portas. Tirei fotos pelo caminho, e cá vai o meu primeiro DIY, relativo à porta do passageiro da frente. Para as portas traseiras faz-se exactamente o mesmo, a do condutor tem uma pequena diferença, que é explicada à frente.
Material necessário:
Chaves Torx (20, 25 e 30)
Chave de fendas ou uma navalha pequena
Mastik para renovar a forra
E, claro está, uma tranca de substituição.
Tempo necessário: 30 minutos (com experiência). Da primeira vez, deve-me ter demorado cerca de 1 hora.
Instruções:
1) Desforrar a porta. Para tal, efectuar os seguintes passos:
- Começar por retirar a protecção plástica que esconte os parafusos de fixação do retrovisor. Para tal, basta puxá-lo com um pouco de jeito.
- Retirar, com uma chave de fendas, a tampa colocada no manÃpulo que abre a porta pelo interior, e desapertar o parafuso que lá se encontra (Torx 30)
- Desapertar os dois parafusos que se encontram em baixo (Torx 20)
- Com uma pequena faca ou uma chave de fendas, separar a porta da forra, descolando o mastik (no meu caso, como já tinha 6 anos, estava seco, e saiu nas calmas). Com jeitinho, usar a faca/chave de fendas para alavancar a forra, para se soltarem as molas que ajudam a prender a forra
- Puxar a forra, pelo puxador, para cima. Cuidado, pois encontram-se vários cabos ligados à forra!
- Com cuidado, desengatar o cabo que vai do manÃpulo interior à tranca (puxar)
- retirar a lâmpada da luz de presença, em baixo (rodando-a cerca de meia volta, e puxando-a),
- retirar a ficha eléctrica da tranca da porta, levantando para tal a patilha de segurança que por lá se encontra.
A forra continuará a estar ligada com os cabos que regulam o vido eléctrico, mas não há necessidade de desmontar o puxador, pois já se tem amplitude para assentar a forra no chão, na vertical, encostada à embaladeira do carro. No caso da porta do condutor ou das portas traseiras, há ainda que retirar os botões dos vidros eléctricos, afrouxando uns clips que seguram a fascia, e depois desligar os botões, para ganhar uma maior amplitude de movimentos.
De momento, estamos prontos para começar a tratar da tranca em si:
2) Começar por retirar uma tampa plástica na lateral da porta, pouco acima dos 3 parafusos torx grandes que estão à vista, e desapertar o parafuso que se encontra por baixo (torx 20). Não é necessário retirar o parafuso na totalidade, apenas desapertar meia dúzia de voltas - plástico que está no canto superior direito da imagem
3) Retirar o canhão de fechadura falso que se encontra ao lado do puxador no exterior. Para tal, puxá-lo para fora (poderá ser necessário alavancá-lo ligeiramente com uma chave de fendas – cuidado com a pintura!), até que saia totalmente. No caso da porta do condutor, será necessário algo mais, pois o canhão de fechadura existe efectivamente – será necessário desligá-lo de alguma forma, mas para ser franco não faço ideia de como tal se processe.
4) Retirar o puxador. Para tal, puxa-se um pouco para cima, e depois em direcção à porta do passageiro. É preciso fazer um pouco de força, mas nada de brutalidade. Aproveitar e retirar a borracha que por lá se encontra.
5) Retirar a unidade (que não faço ideia como se chame!) que liga o puxador exterior à tranca. Para tal, empurrar as 4 patilhas pequenas na direcção das portas traseiras, para que a unidade ser solte e caia no interior da porta. Poderá ser necessário, para quem tem, empurrar ligeiramente a unidade que detecta o comando mãos livres, para a unidade se soltar da porta.
6) Separar o cabo da tranca da unidade referida anteriormente – desencaixa-se a base do cabo, e depois desliza-se para a esquerda o topo do cabo, que está fixo à unidade. O cabo é o que se vê, na foto seguinte, e que está "escondido" por trás da dita unidade.
7) Por fim, desapertam-se os 3 parafusos que estão na lateral da porta (torx 25), conforme foto acima, e retirar a tranca velha pela abertura da porta.
Pode-se executar primeiro o passo 7 e depois o 6, para perceber como é que o cabo da tranca é fixo na unidade, para a fase de montage.
E já está! Agora é voltar a montar tudo, por ordem inversa, e a tranca passa a funcionar direitinho! Como sugestões para montar tudo novamente, sugiro:
- Fixar o cabo referido no ponto 6 à unidade no exterior da porta (pois o cabo fica entre a unidade e a porta, e é um pouco complicado fazê-lo com a nova tranca já fixa na porta).
- Renovar o mastik das portas, pois o antigo deve estar completamente ressequido. Assim aumenta-se o isolamento acústico e diminuem-se ruÃdos desagradáveis
- Confirmar que está tudo ligado antes de fixar definitivamente a forra – já me aconteceu, depois de colocar a forra, ter que a voltar a tirar para ligar alguma coisa que tinha ficado esquecida.
- Correr o vidro até ao fundo e voltar a subi-lo, para garantir que os cabos eléctricos não estão a impedir o curso do vidro até ao fim.
Como disse anteriormente, da primeira vez que fiz isto devo ter demorado mais de 1 hora. Desta vez, com o meu filho de 2 anos a brincar dentro do carro e um telefonema pelo meio, demorei 30 minutos, já com as fotos pelo meio.
Um pequeno alerta: cuidado com as trancas que compram. Eu sou fã do ebay, e tenho arranjado por lá verdadeiros achados. No entanto, e no que à s trancas diz respeito, há um problema: as trancas das portas traseiras são iguais cá e no UK, mas a da porta do passageiro da frente não é igual. A diferença é que o conector da porta da frente tem 4 pinos, enquanto que o das de trás tem 6 pinos (cá em Portugal); no UK têm todos 6 pinos. É estranho, pois apesar de a porta do passageiro cá corresponder à porta do condutor lá (volante à esquerda vs. à direita), o canhão da fechadura está localizado no mesmo local: a porta da frente esquerda (no UK, para abrir o carro com chave, o condutor tem que ir à porta do passageiro!). Devo ter perguntado a mais de 20 vendedores, e em todos eles a porta frente direita tinha uma tranca de 6 pinos. O que também achei estranho é que, no ebay alemão, as trancas que por lá se viam, para além de carÃssimas, também tinham 6 pinos - perguntei especificamente a 2 ou 3 vendedores! Conclusão: comprei a minha numa sucata em Coina, próximo do Barreiro. Tinham dois lagunas (um com a tranca completamente partida, em virtude do embate, e um outro que me safou), mas ambos tinham a tranca com 4 pinos.
Ficou-me cada tranca por cerca de 40 €, quando na Renault pedem perto de 160€ (mais mão-de-obra, se fosse lá montada).
Espero que ajude!
Um abraço,
Nelson Gomes