Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 806734 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #15 em: 03 de Novembro de 2009, 16:04 pm »
TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – NÍVEL DE ÓLEO

Por diversas vezes presenciei motoristas cuidadosos, que verificam semanalmente o nível do óleo, pressão dos pneus e nível da água do radiador, procurando manter o veículo em condições de uso. Uma iniciativa com certeza louvável.

Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.

Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.

Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.

Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo.
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #16 em: 15 de Novembro de 2009, 20:58 pm »
Deixo algumas fichas técnicas sobre os Oleos da Marca Elf que são recomendados pela Renault

Os ficheiros encontram-se em anexo para se efectuar o respectivo download

Cumps




[anexo apagado pelo Administrador]
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #17 em: 11 de Dezembro de 2009, 02:31 am »
K9K com ELF SRX? Isso e oleo especifico para gazozas... Não para fumarentos, Equivalente ELF NF 5W40, esse sim feito para Turbo Diesel.

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #18 em: 31 de Janeiro de 2010, 21:54 pm »
Já agora, qual a refª do motor 1.9 dci de 120cv?
Quero comprar o óleo e não consigo descobrir qual é!!!

Obrigado!

MRC

  • Visitante
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #19 em: 01 de Fevereiro de 2010, 01:27 am »
K9K com ELF SRX? Isso e oleo especifico para gazozas... Não para fumarentos, Equivalente ELF NF 5W40, esse sim feito para Turbo Diesel.

Se a referência é ao Evolution SXR 5W40, é um excelente óleo para os k9k sim, nada de especificações para ottos.

Basta ler a ficha técnica do mesmo.

MRC

  • Visitante
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #20 em: 01 de Fevereiro de 2010, 01:39 am »
Já agora, qual a refª do motor 1.9 dci de 120cv?
Quero comprar o óleo e não consigo descobrir qual é!!!

Obrigado!

A referencia é F9Q... Se não ter FAP, o Evolution SXR 5W40 é um dos indicados. Com FAP, o solaris 5W30  :wink:

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #21 em: 01 de Fevereiro de 2010, 09:01 am »
Many thks!

Era isto mesmo!

Abraço!

Offline cardona

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Queluz
  • Mensagens: 111
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #22 em: 21 de Fevereiro de 2010, 11:38 am »
E para os motores de 8 valvulas?  :angel:
Na MotorTécnica usam óleos ELF e Motrio, o que acaba por ser o mesmo.
Mas pode dar-se o caso de ter de mudar o óleo noutro lado e gostava de saber com o que conto, para além de que o manual tem os óleos indicados na altura e decerto que já surgiram no mercado óleos mais avançados.  :smiley:

Offline acadilhe

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 235
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #23 em: 22 de Fevereiro de 2010, 08:42 am »
Faço mais ou menos a masma pergunta que o cardona. O meu Laguna é de 1994 nas tabelas aqui colocadas é indicado o 15W40 mas li que o 5W40 é mais indicado para percursos severos. Como a utilização que faço do carro é 80% cidade e pequenos percursos não seria melhor o 5W40, ou é desperdicio de dinheiro e o 15W40 é suficiente?

Offline pedro gomes

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
  • Mensagens: 811
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #24 em: 22 de Fevereiro de 2010, 13:34 pm »
eu tb acho que 30.000 émuito amenos que faças isso num ano. eu opto sempre por 15.000 ou mesmo 10.000

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #25 em: 22 de Fevereiro de 2010, 20:36 pm »
Faço mais ou menos a masma pergunta que o cardona. O meu Laguna é de 1994 nas tabelas aqui colocadas é indicado o 15W40 mas li que o 5W40 é mais indicado para percursos severos. Como a utilização que faço do carro é 80% cidade e pequenos percursos não seria melhor o 5W40, ou é desperdicio de dinheiro e o 15W40 é suficiente?

Nada substitui um bom oleo sintetico, ate pelas suas propriedades de oleo detergente. Atenção e se for usado num carro que tenha usado durante muito tempo oleos minerais, pois como o oleo mineral e muito destrutivo num motor, ao meteres sintetico vais limpar o motor todo, dissolvendo as lamas e possivelmente ganhando folgas em certas peças.

Offline k4p4

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 152
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #26 em: 22 de Fevereiro de 2010, 20:42 pm »
que oleo aconcelham por no meu!? visto a ter uns km´s valentes!?

Offline acadilhe

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 235
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #27 em: 22 de Fevereiro de 2010, 21:26 pm »


Nada substitui um bom oleo sintetico, ate pelas suas propriedades de oleo detergente. Atenção e se for usado num carro que tenha usado durante muito tempo oleos minerais, pois como o oleo mineral e muito destrutivo num motor, ao meteres sintetico vais limpar o motor todo, dissolvendo as lamas e possivelmente ganhando folgas em certas peças.
[/quote]


Pois será um risco que irei correr, se o motor ganhar folgas lá terá que ser revisto.
Em Maio estou de férias altura que vou aproveitar para mandar fazer uma revisão ao carro sendo-lhe trocados todos os fluidos bem como a correia de distribuição e seus componentes. Sei que vou gastar €€€€€ mas também fico com um carro para muitos mais milhares de kilometros uma vez que fica da minha mão.
Obrigado.

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #28 em: 17 de Agosto de 2010, 22:12 pm »
bem ao ler este topico todo fiquei cheio de duvidas bem ja vi que o meu pode levar o 10w40 elf como o evolution sxr 5w40, como este fim de semana vou fazer a revisão estava a pensar em mudar para o 5w40, mas como li por aqui que se o carro sempre levou 10w40 e agora levar com um oleo mais fino podera ganhar folgas? Artur ajuda ai!  :grin: pois um 5w40 é melhor que o 10w40 e ira aumentar o tempo de vida do mesmo o que dizem?? obrigado pela ajuda ah é verdade levo 93 mil e poucos km  :wink:
« Última modificação: 17 de Agosto de 2010, 22:14 pm por octávio »

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #29 em: 17 de Agosto de 2010, 22:33 pm »
K9K com ELF SRX? Isso e oleo especifico para gazozas... Não para fumarentos, Equivalente ELF NF 5W40, esse sim feito para Turbo Diesel.

pq disses isso já nao percebo nada  :rolleyes: :rolleyes: