Autor T√≥pico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 117378 vezes)

Offline Artur

• Administrator
  • 3.0 V6
  • *
  • Localidade: Odivelas
Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« em: 24 de Outubro de 2009, 19:47 pm »
anexo tabela de oleo ELF recomendado com tipos de normas e viscosidades para cada tipo de motor .

quem quiser , pode fazer download dos anexos para melhor visualização

« √öltima modifica√ß√£o: 28 de Outubro de 2010, 17:00 pm por Artur »

Offline oct√°vio

• Privil√®ge
  • 3.0 V6
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2009, 19:56 pm »
boas amigo, olha tenho uma duvida sera que me consegues ajudar a minha √© uma scenic de 2005 80cv 1500dci que oleo devo por??  ele esta a levar  o elf 10W40 TURBO DISEL! √© o correcto? outra coisa mudan√ßa de 30 em 30 acho muito nao achas?? se calhar vou come√ßar a fazer de 15 em 15 :azn:

Offline Artur

• Administrator
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2009, 20:03 pm »
tens ai a tabela para veres

o teu motor é um K9K .

eu pessoalmente optava por 15 mil km ou 1 ano

Offline oct√°vio

• Privil√®ge
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2009, 20:13 pm »
sim √© o que vou fazer agora de 15 em 15 epa como vejo qual √© o meu motor?? lol eu de renault n√£o pesco nada so fiat, tenho mas √© de ir trabalhar na renault lol  :cheesy:

Offline Artur

• Administrator
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2009, 20:20 pm »
acabei de escrever no post anterior , se é um 1.5 dci , é um K9K .

Offline oct√°vio

• Privil√®ge
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2009, 21:26 pm »
ah ok obrg :tongue:

Offline oct√°vio

• Privil√®ge
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2009, 21:29 pm »
tb pode levar um 5w40!!?? pois agora a minha duvida qual devo por?? o 5w40 sem duvida tem mais qualidade

Offline Artur

• Administrator
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2009, 21:31 pm »
10w40 ou 5w40 .

eu pessoalmente optaria pelo 5w40 . melhor lubrificação de motor e de todos os componentes .

O oleo √© o ¬ęsangue¬Ľ do motor , portanto , h√° tanta coisa onde se pode poupar , no oleo n√£o deve ser uma delas de certeza .

Aquilo que se poupa hoje em oleo , sai mais caro amanh√£

Offline MLVtecpt

• 1.4 8v
  • *
  • Localidade: Algueir√£o
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2009, 22:03 pm »
A minha s√≥ levou 10w40 na 1¬™ muda...desde a√≠ levou sempre Shell Helix Ultra 5W40... anualmente... n√£o √© por mais 30‚ā¨ (que compro quando apanho promo√ß√Ķes nos hipers) que vou ficar mais pobre...

Por falar nisso, este mesmo √≥leo est√° a 29,99‚ā¨ na Norauto (4lts).

MRC

• Visitante
« Responder #9 em: 25 de Outubro de 2009, 00:42 am »
Epa agora assustei-me!!  :shocked:

No D4F atmosférico, ou seja o motor do meu Clio (1.2 16v 75cv), só vejo a recomendação do 10W40 (o que veio de origem) e o Evolution SXR 5W30...

E o 5W40, que foi o que me meteram na √ļltima revis√£o?  :huh:

Bem como foi na própria Renault, apesar de vontade minha, e sendo o 5W40 superior ao 10W40, estou descansado, pois mal não faz, bem pelo contrário creio. Secalhar é uma gralha deles não terem assinalado o 5W40 para este motor, já que no turbinado, já é este e o 5W30 os recomendados...

EDIT: Peço desculpa, estava a ver a tabela dos modelos anteriores a 2007... O Clio já é posterior (2008), apesar de que os D4F's não devem variar no que toca ao óleo a colocar.
« √öltima modifica√ß√£o: 25 de Outubro de 2009, 00:45 am por MRC »

Offline Artur

• Administrator
  • 3.0 V6
  • *
« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2009, 00:49 am »
depois de ver o teu edit , nada a comentar  :cool:
o teu pode levar 10w40 , 5W30 ou 5W40

Offline Mendes

• 1.2 16v
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #11 em: 25 de Outubro de 2009, 00:56 am »
Pode n ser t√£o fiavel como o catalogo da renault mas aqui fica o que diz no autodata para o d4f

[anexo apagado pelo Administrador]

MRC

• Visitante
« Responder #12 em: 25 de Outubro de 2009, 00:59 am »
:wink:

Na pr√≥xima ir√° dragar o Elf Evolution SXR 5W30 em prol dos bons consumos/desempenho e maior amizade com o ambiente!  :cool:

Bem eu n√£o me queixo, um "arrastezito" destes e ainda por cima com jante 16", a fazer sempre menos de 6 aos 100... Neste momento o C.B. anda entre os 5.5 e os 5.7... E n√£o anda s√≥ em nacional nem a molengar... Mas digamos que o p√© direito do dono e o Algarve fazem o que alguns lhe chamam de milagres! E eu por acaso sei o que √© conduzir em cidades como Lisboa e cia! ehehe  :shocked:  :grin:

MRC

• Visitante
« Responder #13 em: 25 de Outubro de 2009, 01:04 am »
Obrigado pela tabela Mendes.  :smiley:

Por acaso essa tabela ainda faz muita referencia √† temperatura exterior/condi√ß√Ķes ambientais em que o motor trabalha.

Actualmente os óleos mais finos como o 5W30, não são exclusivos de climas frios, dando também para climas moderados e quentes. Já nos climas frios o uso de óleos como o 5W30, pelo menos neste caso dos D4F's, é imperativo.

Offline laguna1994

• 1.4 16v
  • *
  • Localidade: guarulhos - s√£o paulo - brasil
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2009, 16:02 pm »
Para quem tem d√ļvidas sobre o √≥leo para autom√≥veis, pode ficar a conhecer as quest√Ķes mais frequentes e as respectivas respostas, que se colocam sobre a lubrifica√ß√£o dos motores.

Juntar aditivos

1 ‚Äď Justifica-se juntar aditivos para a redu√ß√£o do desgaste?

Os aditivos para os óleos não são aconselháveis. Eles vêm desestabilizar os aditivos já incorporados nos óleos, por sua vez submetidos a longos testes de equilíbrio.

Intervalos diferentes

2 ‚Äď Porque √© que √© que viaturas distintas t√™m intervalos de mudan√ßa de √≥leo diferentes?

√Č verdade, existem intervalos muito distintos em cada marca e para cada um dos seus modelos. Em casos extremos, os intervalos v√£o dos 15 mil km aos 50 mil km.A necessidade de uma substitui√ß√£o do √≥leo mais ou menos espa√ßada, pode ter a ver com o n√≠vel tecnol√≥gico de cada ve√≠culo ou motor, mas tamb√©m com o tipo de √≥leo preconizado e com o tipo de utiliza√ß√£o do carro. Apesar de tudo, conv√©m cumprir √† risca os intervalos previstos para e por cada marca.

Verificar o nível

3 ‚Äď Em que altura ser√° melhor verificar o n√≠vel do √≥leo?

Deverá sempre repor óleo quando a respectiva vareta indicar um nível abaixo do mínimo (ver nível na própria vareta). Em regra, basta meio litro, pois a marcação do nível máximo nunca deverá ser ultrapassada. O nível do óleo controla-se melhor quando o carro já estiver desligado há algum tempo e em plano sempre nivelado. Melhor ainda, são os indicadores do nível de óleo no painel de instrumentos, que os construtores incorporam já com maior frequência, mas que ainda existem apenas em carros de topo.

Marcas de óleo

4 ‚Äď Pode-se optar por uma qualquer marca de √≥leo para repor o n√≠vel?

Cuidados ao repor o nível do óleo no motor. Nunca deve misturar óleos sintéticos com minerais, e é aconselhável optar pela mesma marca ou sortimento de óleo. Se misturar num carro óleo sintético com um qualquer óleo mais barato, está também a roubar as qualidades ao óleo mais caro. Se conceder ao motor um caro óleo sintético leve (LL), em vez do óleo standard 15W-40, deveria pensar melhor no que fazer ao dinheiro.

Pequenos trajectos

5 ‚Äď Ser√£o necess√°rios intervalos de mudan√ßa de √≥leo mais frequentes para quem percorre sobretudo pequenos circuitos?

Sim. O desgaste do motor em pequenos percursos √© tr√™s vezes superior √† realiza√ß√£o de percursos mistos com 10 a 15 mil km anuais. Os √≥leos leves lubrificar o motor no arranque muito mais depressa e melhor do que os √≥leos normais 15W, que s√£o dilu√≠dos pela gasolina e √°gua da condensa√ß√£o no arranque a frio. A maioria das subst√Ęncias estranhas ao √≥leo desaparecem quando o ve√≠culo realiza trajectos mais longos. Um arranque a frio corresponde na escala de desgaste a cerca de 100 kms em auto-estrada.

Consumo excessivo

6 ‚Äď Quanto √≥leo poder√° gastar um motor?

Nos manuais de instru√ß√Ķes alguns construtores s√£o generosos, considerando, muitos deles, toler√°vel um consumo de 1 litro de √≥leo por cada 5000 mil km e h√° mesmo quem tolere esse valor por cada mil km. Na nossa opini√£o, o consumo de lubrificante nunca deve ultrapassar o meio litro cada 5000 quil√≥metros. O ideal ser√° verificar com alguma regularidade o n√≠vel indicado na vareta do motor. A experi√™ncia diz-nos que com os √≥leos sint√©ticos mais dispendiosos, o consumo √© menor.

Filtro do óleo

7 ‚Äď Ser√° preciso em cada mudan√ßa de √≥leo mudar tamb√©m o filtro?

No filtro do óleo circula muita sujidade e muito óleo velho, tal como no próprio motor. A simples adição de óleo novo só iria diluir e fazer circular de novo toda a sujidade. Portanto, em cada muda de óleo, convém substituir sempre o filtro.

Quando trocar

8 ‚Äď √Č melhor trocar o √≥leo no Outono ou na Primavera?

A maioria dos √≥leos habituais s√£o √≥leos para todo o ano. A mudan√ßa de √≥leo deve ser feita consoante o n√ļmero de quil√≥metros ou uma vez por ano. Caso se possa optar pela √©poca, os Diesel dever√£o fazer a mudan√ßa no Outono e, os motores a gasolina devem faz√™-la na Primavera.

Sintético ou mineral

9 ‚Äď Qual √© o melhor √≥leo, o mineral ou o sint√©tico?

O melhor √≥leo √©, definitivamente, o sint√©tico. N√£o necessariamente por ser mais caro, mas porque tem, de facto, mais qualidade. Os √≥leos sint√©ticos n√£o se obt√™m por um processo igual ao dos √≥leos minerais, mas sim por processamento qu√≠mico, embora seja correcto que tanto um como o outro prov√™m do petr√≥leo.O √≥leo sint√©tico n√£o escorre tanto e unta as pe√ßas do motor por mais tempo, protegendo-as melhor nos arranques a frio e nas imobiliza√ß√Ķes prolongadas. Para al√©m disso, o √≥leo sint√©tico √© mais dur√°vel, com uma diferen√ßa que se pode estimar no dobro, ou seja, √© mais caro mas s√≥ precisa de ser mudado metade das vezes.
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Forum RenaultPT

« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2009, 16:02 pm »