A revista alemã Auto Motor und Sport fez a comparação entre os consumos obtidos pelos construtores e os verificados num teste.
Eis a lista de consumos apresentados por 30 carros após um teste de 3000 km efectuado pela auto motor und sport, por ordem crescente de desvio da norma:
-BMW 740d: 306 CV, 0-100 km/h: 6,3 seg., Vmax: 250 km/h, consumo declarado: 6,9 L/ 100 km, consumo no teste: 10,3 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 49,3 %
-Fiat Punto Evo 1.3 16V Multijet: 95 CV, 0-100 km/h: 11,7 seg., Vmax: 178 km/h, consumo declarado: 4,2 L/ 100 km, consumo no teste: 6,3 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 50 %
-BMW Alpina D3 Coupé Biturbo: 214 CV, 0-100 km/h: 6,9 seg., Vmax: 244 km/h, consumo declarado: 5,4 L/ 100 km, consumo no teste: 8,1 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 50 %
-Kia Venga 1.4 CVVT ISG: 90 CV, 0-100 km/h: 12,8 seg., Vmax: 168 km/h, consumo declarado: 5,9 L/ 100 km, consumo no teste: 8,9 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 50,8 %
-VW Polo GTI: 180 CV, 0-100 km/h: 6,9 seg., Vmax: 229 km/h, consumo declarado: 5,9 L/ 100 km, consumo no teste: 8,9 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 50,8 %
-Audi A4 2.0 TDI: 143 CV, 0-100 km/h: 9,4 seg., Vmax: 215 km/h, consumo declarado: 5,3 L/ 100 km, consumo no teste: 8,0 L/ 100 km (Diesel), desvio percentual: 50,9 %
-Lancia Delta 1.6 Multijet: 120 CV, 0-100 km/h: 10,7 seg., Vmax: 195 km/h, consumo declarado: 4,9 L/ 100 km, consumo no teste: 7,4 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 51,0 %
-Audi S5 3.0 TFSI: 333 CV, 0-100 km/h: 5,4 seg., Vmax: 250 km/h, consumo declarado: 9,4 L/ 100 km, consumo no teste: 14,2 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 51,1 %
-BMW 335i Cabrio: 306 CV, 0-100 km/h: 5,7 seg., Vmax: 250 km/h, consumo declarado: 8,8 L/ 100 km, consumo no teste: 13,3 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 51,1 %
-BMW X5 xDrive30d: 245 CV, 0-100 km/h: 7,6 seg., Vmax: 210 km/h, consumo declarado: 7,4 L/ 100 km, consumo no teste: 11,2 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 51,4 %
-Jeep Wrangler Unlimited 2.8 CRD: 177 CV, 0-100 km/h: 11,7 seg., Vmax: 172 km/h, consumo declarado: 8,3 L/ 100 km, consumo no teste: 12,6 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 51,8 %
-VW Scirocco R: 265 CV, 0-100 km/h: 6,0 seg., Vmax: 250 km/h, consumo declarado: 8,1 L/ 100 km, consumo no teste: 12,3 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 51,9 %
-VW Tiguan 2.0 TDI CR 4Motion: 140 CV, 0-100 km/h: 10,5 seg., Vmax: 186 km/h, consumo declarado: 6,3 L/ 100 km, consumo no teste: 9,3 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 52,4 %
-Renault Mégane Coupé TCe 250: 252 CV, 0-100 km/h: 6,1 seg., Vmax: 245 km/h, consumo declarado: 8,4 L/ 100 km, consumo no teste: 12,8 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 52,4 %
-BMW 118i: 143 CV, 0-100 km/h: 8,7 seg., Vmax: 210 km/h, consumo declarado: 6,1 L/ 100 km, consumo no teste: 9,3 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 52,5 %
-Toyota IQ 1.0 1.4 D-4D: 90 CV, 0-100 km/h: 10,7 seg., Vmax: 170 km/h, consumo declarado: 4,0 L/ 100 km, consumo no teste: 6,1 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 52,5 %
-BMW X6 Active Hybrid: 407 CV, 0-100 km/h: 5,6 seg., Vmax: 236 km/h, consumo declarado: 9,9 L/ 100 km, consumo no teste: 15,1 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 52,5 %
-BMW 120i: 170 CV, 0-100 km/h: 7,8 seg., Vmax: 224 km/h, consumo declarado: 6,7 L/ 100 km, consumo no teste: 10,3 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 53,7 %
-Seat Leon Cupra R: 265 CV, 0-100 km/h: 6,2 seg., Vmax: 250 km/h, consumo declarado: 8,1 L/ 100 km, consumo no teste: 12,5 L/ 100 km (Gasolina Plus). Desvio percentual: 54,3 %
-Audi TTS Coupé 2.0 TFSI: 272 CV, 0-100 km/h: 5,2 seg., Vmax: 250 km/h, consumo declarado: 7,7 L/ 100 km, consumo no teste: 11,9 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 54,5 %
-BMW 123d: 204 CV, 0-100 km/h: 7,0 seg., Vmax: 238 km/h, consumo declarado: 5,1 L/ 100 km, consumo no teste: 7,9 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 54,9 %
-VW Golf 1.6 TDI Blue Motion: 105 CV, 0-100 km/h: 11,3 seg., Vmax: 190 km/h, consumo declarado: 3,8 L/ 100 km, consumo no teste: 5,9 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 55,3 %
-BMW 118d: 143 CV, 0-100 km/h: 9,0 seg., Vmax: 210 km/h, consumo declarado: 4,5 L/ 100 km, consumo no teste: 7,0 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 55,6 %
-BMW 320d EfficientDynamics Edition: 163 CV, 0-100 km/h: 8,0 seg., Vmax: 228 km/h, consumo declarado: 4,1 L/ 100 km, consumo no teste: 6,4 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 56,1 %
-Mitsubishi Lancer Evolution: 295 CV, 0-100 km/h: 5,4 seg., Vmax: 240 km/h, consumo declarado: 10,3 L/ 100 km, consumo no teste: 16,1 L/ 100 km (Gasolina Plus). Desvio percentual: 56,3 %
-Mazda 2 1.3 MZR: 86 CV, 0-100 km/h: 12,9 seg., Vmax: 172 km/h, consumo declarado: 5,2 L/ 100 km, consumo no teste: 8,2 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 57,7 %
-Audi A3 1.6 TDI 99g: 105 CV, 0-100 km/h: 11,4 seg., Vmax: 194 km/h, consumo declarado: 3,8 L/ 100 km, consumo no teste: 6,0 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 57,9 %
-Mini Cooper: 120 CV, 0-100 km/h: 9,1 seg., Vmax: 203 km/h, consumo declarado: 5,4 L/ 100 km, consumo no teste: 8,6 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 59,3 %
-BMW 120d Coupé: 177 CV, 0-100 km/h: 7,6 seg., Vmax: 228 km/h, consumo declarado: 4,7 L/ 100 km, consumo no teste: 7,6 L/ 100 km (Diesel). Desvio percentual: 61,7 %
-Toyota IQ 1.0 VVT-i: 68 CV, 0-100 km/h: 15,3 seg., Vmax: 150 km/h, consumo declarado: 4,7 L/ 100 km, consumo no teste: 8,1 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 72,3 %
Mais uma coisa a juntar a isto, os construtores quando fazem a homolgação dos consumos é com o motor quente, ora nós temos que levar sempre durante algum tempo com o motor frio e claro que nessa situação o consumo é mais alto.