Autor Tópico: Porta Traseira Condutor não fecha  (Lida 6079 vezes)

Offline PedroAzevedo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Clio I 1.2 RT (1991)
Porta Traseira Condutor não fecha
« em: 05 de Julho de 2017, 21:08 pm »
Boa noite malta,

Aqui vai mais um problema elétrico do meu carro.

Esta semana reparei que ao fechar as portas, quer com o comando chave quer com o comando do alarme ou no botão interior do fecho central, a porta traseira do lado do condutor não fecha.

O pino (não sei se é assim que se chama aquela peça que sobe e desce quando se abre ou fecha o carro) mexe-se ligeiramente quando abro ou fecho o carro mas deixou de subir e descer como seria suposto indicando que a porta está fechada ou aberta.

Alguém sabe o que pode causar isto e como resolver ?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #1 em: 05 de Julho de 2017, 23:04 pm »
Pode ser o motor do mecanismo do fecho eléctrico a morrer, ou falta de lubrificação do mecanismo do fecho eléctrico.. já resolvi algumas situações dessas desmontando a peça e lubrificante com ela..

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #2 em: 05 de Julho de 2017, 23:14 pm »
Sim, esse é um problema que acontece com alguma frequência.
O problema pode ser causado por vários motivos.
Falta de força do motor - que podes testar trocando a pistola da fechadura pela da outra porta que funciona bem.
Falta de lubrificação do mecanismo - com uma limpeza e lubrificação fica resolvido.
Ou por desgaste da própria fechadura. Numa das faces tem uma peça que se desloca para cima e para baixo quando se tranca e destranca. Essa peça tem uma mola que retira a folga, mas com o desgaste, a mola faz com que essa peça faça demasiado atrito ao se deslocar e o motor não tem força para o fazer mexer.
Ao retirar a dita mola, a peça fica com mais folga e mais solta, o que faz com que o motor volte a conseguir trancar e destrancar o carro.

Eu também sofria desse problema e fiz isso no meu carro. 
Julgo que já mensionei isto ou no meu db ou nalgum diy.

Offline PedroAzevedo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Clio I 1.2 RT (1991)
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #3 em: 06 de Julho de 2017, 19:24 pm »
Obrigado pelas sujestões.

Então para desmontar a porta tenho de retirar o puxador e aquela pega que tem na ombreira da porta certo ?

Quando vocês retiraram as forras da porta, depois não ficou nenhum daqueles ruidos parasitas irritantes depois?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2017, 01:23 am »
Para desforrar a porta, tens que desapertar o parafuso que prende o fecho de abrir a porta, retirar o parafuso que prende a pega, retirar o braço de abrir e fechar o vidro, e desapertar os parafusos da coluna, a tampa da coluna, roda para se poder tirar, se não me engano no sentido contrário aos do ponteiro do relógio. Se não me engano são no total 4 ou 5 parafusos ( a coluna tem 2 ou 3 parafusos)

Depois num dos cantos da forra por baixo, puxas com força até se soltar da porta, e vais soltando de baixo para cima.

Se a massa preta ainda estiver em condições basta montar de novo e fica bom, mas se não estiver, recomendo colocar uma esponja tipo aquela que se usa para calafetar as janelas. Nas lojas dos chineses costuma haver, são umas tiras com 1cm de largura de esponja com espessura que pode ir de 0,5 a 1 cm e fita-cola numa das faces. Colas essa esponja na chapa do carro na mesma zona onde estava essa massa preta e colocas a forra.

Nos diy sobre diagnosticar e reparar o fecho da bagajeira, julgo que utilizei essa esponja, confere no vídeo.

Offline PedroAzevedo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Clio I 1.2 RT (1991)
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2017, 00:48 am »
Muito obrigado pela vossa ajuda.

Consegui desmontar a porta e lubrifiquei a peça.
Inicialmente não funcionou, mas agora está a dar. No entanto consigo perceber que o motor está com pouca força por isso vou substituir assim que possível.
´
Vi motores destes à venda no OLX (novos) e em outros sites de classificados por preços entre os 15-20€.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2017, 01:40 am »
Mas usaste outro para verificar se é mesmo falta de força do motor, se é o mecanismo preso por causa do desgaste?

Offline PedroAzevedo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Clio I 1.2 RT (1991)
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2017, 21:57 pm »
Eu não testei com outro porque não achei que valesse a pena desmontar outra porta.

Eu quando desprendi o motor dos mecanismo (aqueles ferrinhos) lubrifiquei tudo e aquilo estava bastante solto por assim dizer. Por isso acho que não deve ser isso.

Mas acham que pode ser ?

Btw, o meu carro foi fazer revisão geral esta semana, esta um mimo. Depois ponho fotos no diário de bordo.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2017, 23:34 pm »
Por experiência própria, não me fio na aparência. Quando descobri que o problema era da dita mola, experimentei 3 motores diferentes, incluindo o da outra porta por via das duvidas, e nenhum conseguia destrancar a porta, depois de muito olhar e mexer, lá descobri a dita mola que acaba por prender o mecanismo. Tirei a mola e ficou como novo.

Offline PedroAzevedo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Clio I 1.2 RT (1991)
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2017, 02:18 am »
Bem, então este fim de semana já tenho com que me entreter.

Vou desforrar as portas todas, aproveito para experimentar os motores todos, e ainda dou uma limpadela geral por dentro.

Já agora, a massa preta entre a porta e a forra estava boa em algumas partes, mas noutras aquilo parecia estar colado ou assim e saiu. Eu coloquei daquela fita de calafetar no lugar da massa.Mas fiquei a pensar se não seria melhor voltar a colocar a massa. Alguem sabe onde arranjo daquilo ?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Porta Traseira Condutor não fecha
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2017, 08:18 am »
Em casas que vendam peças para automóveis.

Se puderes depois tira foto da fechadura de todos os lados sem os plásticos de proteção para eu identificar a dita mola.