Autor T√≥pico: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas  (Lida 14040 vezes)

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Offline men_on_fire

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[DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« em: 17 de Dezembro de 2009, 20:45 pm »
Boas,

Apresento este tópico para saberem como se afina as válvulas...

Como sabem um carro afinado, tanto ajuda nos consumos, como também na sua resposta e fiabilidade

O carro em questão é um Renault Clio 1.2 Rt de 1993, motor energy, e conta com 217 000km.

Aqui começo.

Primeiro retiramos a caixa do filtro de ar



Seguidamente desencaixamos o cabo do acelerador da "borboleta" para facilitar o trabalho, e seguidamente retiramos o suporte do cabo na parte superior da tampa das v√°lvulas



O outro passo é retirar o suporte dos cabos das velas, assim sendo retiramos os 2 parafusos que o suporta e puxamos para a frente de modo os cabos não saírem do lugar e ser um pouco chato perder tempo depois a por-los no sitio.






Seguidamente é a vez de retirarmos o suporte da tampa das válvulas e da caixa



Depois já teremos espaço para retirarmos a tampa das válvulas, são no total 8 parafusos sextavados virados para cima que vão ao longo da tampa, repartidos em 4 para cada lado.








Depois retiramos dois tubos que v√£o da tampa das v√°lvulas



Finalmente temos acesso as v√°lvulas







NOTAS:

Para afinar as v√°lvulas vai precisar de saber quais as de escape e admiss√£o como os valores da folga.

Ora as v√°lvulas de escape est√£o para a frente do carro ( lado direito da foto ) e as de admiss√£o est√£o para o lado do vidro ( esquerdo  da foto), sendo que a medida da folga √©, 0.10 para ADMISS√ÉO, e 0.25 para ESCAPE.

Aqui fica os esboço de modo a ser mais fácil de entenderem como se afina as válvulas.

Para facilitar a "leitura" façam um esboço, ou seja contam o numero de pistons ( que são 4 ), da esquerda para a direita e afinam da seguinte maneira:

V√°lvula aberta ------------------------------------->>>>> V√°lvulas a ajustar

Pistao n¬ļ 1 (escape) ------------------->>>>> Pistao n¬ļ 3 (admiss√£o) e n¬ļ 4 (escape)
Pistao n¬ļ 3 (escape) ------------------->>>>> Pistao n¬ļ 4 (admiss√£o) e n¬ļ 2 (escape)
Pistao n¬ļ 4 (escape) ------------------->>>>> Pistao n¬ļ 2 (admiss√£o) e n¬ļ 1 (escape)
Pistao n¬ļ 2 (escape) ------------------->>>>> Pistao n¬ļ 1 (admiss√£o) e n¬ļ 3 (escape)


Para afinar a folga, sobre as válvulas que estão levantadas metem o apalpa folgas sobre as ajustar e vêem se ao mexer no apalpa folgas ele roça, ou seja se oferece resistência ou não...caso não, desapertam a porca da respectiva válvula e com um alicate rodam ate começar a roçar, quando oferecer resistência, não muita mas também não pouco ( um quase bom ) voltam apertar a porca com a chave de bocas, e no fim voltam a confirmar se ficou bem medido.


Para afinar as seguintes v√°lvulas, sobem o carro com um macaco num dos lados, engatam a 4¬ļ mudan√ßa e rodam a roda para a frente ate que as v√°lvulas que anteriormente estavam em compress√£o  (baixas) subam e fiquem altas ( EX: passar do Pistao n¬ļ 1 para o n¬ļ 3 ), de modo a corrigir as folgas das v√°lvulas respectivas .





E o processo repete-se para a 8 v√°lvulas ( ou 16 ).

No fim de afinarem, limpam a borda do motor e a borda da tampa das válvulas com um pano, trocam a junta da tampa das válvulas velha por uma nova, metem silicone no motor, metem a junta, metem silicone na tampa e por fim é só por a tampa no sitio, atenção que a junta tem de estar alinhada.



O processo de montagem é igual a desmontagem, e VOILA...

Curiosidade e conselho

De modo a não estarem a sujar o corpo de injecção ao porem os tubo de volta a tampa



No tubo mais grosso ( o primeira de baixo na foto ) que √© do vapores de √≥leo, p√Ķe um lado na tampa das v√°lvulas e noutro introduzem um filtro, assim n√£o sujam o motor...e sempre libertam a press√£o que existe no c√°rter criando fugas.



E assim termino este tutorial, espero que tenham apreciado e estou aberto a duvidas do processo.


Cumprimentos
« √öltima modifica√ß√£o: 13 de Agosto de 2010, 03:35 am por energyprivilege »
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline vmps

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:04 pm »
Muito bom mesmo  :wink:

Aqui vai uma curiosidade, independentemente da motoriza√ß√£o em quest√£o, em termos de cilindrada, e combust√≠vel, e marca do fabricante do motor,  o espa√ßamento das v√°lvulas √© igual?

cumps

MRC

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:12 pm »
Grande DIY sim senhor!!  :cool:

Felizmente que hoje j√° t√™m afina√ß√£o autom√°tica... Mas eu gosto mais dessas!  :grin:

Parabéns!

vmps, os espa√ßamentos de v√°lvulas, creio que varia de caracter√≠stica para caracter√≠stica de motor... Mas venham os entendidos e que confirmem!  :wink:

Offline men_on_fire

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:21 pm »
Hellow,

Obrigado pela atenção pessoal.

Ora bem, o espaçamento é diferente para cada motorização...ou seja, por exemplo o meu é 0.10 Admissão e 0.25 Escape ( tanto dá no 1.2 como no 1.4), num Ax já é 0.20 Admissão e 0.40 Escape ( 1.1i ).

Convém verificar os valores de folga das válvulas antes de proceder esta operação.

Existem v√°rias ajudas para isso, ou vais ao programa AutoData, ou Dialogys da Renault, l√° indica o numero de folga...ou ent√£o fazes como eu, comprei o livro de Heynes do Clio..eh eh eh eh.

Cumprimentos
« √öltima modifica√ß√£o: 17 de Dezembro de 2009, 21:23 pm por men_on_fire »
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline vmps

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #4 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:27 pm »
Hellow,

Obrigado pela atenção pessoal.

Ora bem, o espaçamento é diferente para cada motorização...ou seja, por exemplo o meu é 0.10 Admissão e 0.25 Escape ( tanto dá no 1.2 como no 1.4), num Ax já é 0.20 Admissão e 0.40 Escape ( 1.1i ).

Convém verificar os valores de folga das válvulas antes de proceder esta operação.

Existem v√°rias ajudas para isso, ou vais ao programa AutoData, ou Dialogys da Renault, l√° indica o numero de folga...ou ent√£o fazes como eu, comprei o livro de Heynes do Clio..eh eh eh eh.

Cumprimentos

Livro de Heynes  :huh: :huh:

cumps

Xmarine

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2009, 21:31 pm »
Manuais de reparação da heynes- ha para muitos modelos de automóveis. são livros bastante bons.

Excelente tópico. Por acaso tenho essas ferramentas para medir a folga e nunca as usei em carro nenhum...

Offline Gonçalo

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #6 em: 17 de Dezembro de 2009, 22:49 pm »
Estes DIY est√° muito bem conseguido, os meus parabens  :grin:
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Offline mnuno88

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Re: Como Afinar as Valvulas
« Responder #7 em: 12 de Maio de 2011, 19:21 pm »
Hellow,

Obrigado pela atenção pessoal.

Ora bem, o espaçamento é diferente para cada motorização...ou seja, por exemplo o meu é 0.10 Admissão e 0.25 Escape ( tanto dá no 1.2 como no 1.4), num Ax já é 0.20 Admissão e 0.40 Escape ( 1.1i ).

Convém verificar os valores de folga das válvulas antes de proceder esta operação.

Existem v√°rias ajudas para isso, ou vais ao programa AutoData, ou Dialogys da Renault, l√° indica o numero de folga...ou ent√£o fazes como eu, comprei o livro de Heynes do Clio..eh eh eh eh.

Cumprimentos

De que site é que mandas-te vir o livro de Heynes do Clio ?

Muinto bom DIY ..  :cool:

Offline men_on_fire

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #8 em: 12 de Maio de 2011, 21:12 pm »
Boas,

agradeço a motivação, ora fui comprar ao ebay...

deixo um link para teres noção do livro


http://cgi.ebay.co.uk/Haynes-Manual-Renault-Clio-MK1-1991-1998-H-R-Reg-/190531831847?pt=UK_CarParts_Vehicles_Manuals_Litterature_ET&hash=item2c5c950827


Cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline mnuno88

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #9 em: 12 de Maio de 2011, 21:50 pm »
De facto parece ser algo a ponderar comprar  ..  :grin:

Offline brunoxiu

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #10 em: 03 de Junho de 2011, 01:09 am »
Boas, se calhar vai ser complicado mas...ca vai xD
Eu afino as valvulas, elas ficam impecaveis, faço uma viagem, e entao se puxar um bocado pelo carro, obvio que so depois de quente, as valvulas na proxima vez que o ligar, isto depois de o motor ter arrefecido totalmente, elas ficam outra vez a bater, desafinam-se...

E segue a grande quest√£o...
Porque ?

Outra coisa, n√£o me conseguem dizer como afinar um carburador webber tldr32 ? era utilizado nos clios e nos 19...Gostava de saber , para manter a coisa economica :)

Um abraço e obrigado ...

Offline kapataz

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #11 em: 15 de Agosto de 2011, 23:01 pm »
podes so explicar com que que eu sei as folgas? quais as ferramentas? thanks

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #12 em: 15 de Agosto de 2011, 23:08 pm »
podes so explicar com que que eu sei as folgas? quais as ferramentas? thanks


Usas um Apalpa Folgas:



Basicamente é um conjunto de varias lamelas de aço com diferentes espessuras, que vão desde os 0.05mm ao 1mm em incremento de centésimas de milímetro.

Offline men_on_fire

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #13 em: 16 de Agosto de 2011, 09:33 am »
Exactamente, podes adquirir nas lojas Nourato etc.. e não é caro.

Cumprimentos
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Offline scenick

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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #14 em: 16 de Agosto de 2011, 23:07 pm »
Boas, se calhar vai ser complicado mas...ca vai xD
Eu afino as valvulas, elas ficam impecaveis, faço uma viagem, e entao se puxar um bocado pelo carro, obvio que so depois de quente, as valvulas na proxima vez que o ligar, isto depois de o motor ter arrefecido totalmente, elas ficam outra vez a bater, desafinam-se...

E segue a grande quest√£o...
Porque ?

Outra coisa, n√£o me conseguem dizer como afinar um carburador webber tldr32 ? era utilizado nos clios e nos 19...Gostava de saber , para manter a coisa economica :)

Um abraço e obrigado ...

A parte das valvulas desafinarem n√£o √© nada de bom , n√£o √© normal , e sinceramente n√£o sei a raz√£o mas convinha recorreres a um mec√Ęnico a s√©rio para te explicar isso.
Nos bons velhos tempos em que tive um VW com carburador Weber apertava o parafuso da mistura até ao fundo sem forçar e depois tirava 2 voltas e 1/2 e jogava ali com mais ou menos um bocadinho de acerto e o ralentim ficava ali certinho em baixas RPM's
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Re: [DIY] - CLIO I - MOTOR 1.2 E7F - Como Afinar as Valvulas
« Responder #14 em: 16 de Agosto de 2011, 23:07 pm »