Autor T√≥pico: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta  (Lida 3889 vezes)

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Offline rodinhas

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[DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« em: 14 de Fevereiro de 2012, 13:17 pm »
Boas

Hoje venho mostrar como se chega ao corpo da borboleta do Clio 2 1.2 16V de 2003.

O primeiro passo, e desligar a bateria.
Depois retirar a tampa do motor (o meu j√° n√£o tem, por isso n√£o h√° foto)

Depois começar a desligar as fichas da cablagem que esta presa a tampa da entrada de ar do motor










Depois desligam-se o condensador e a ficha que vai ao sensor que esta junto ao filtro do óleo (não há fotos porque não deu para tirar)
Para isso basta seguir os fios, o fio branco é o do condensador , o preto é o que vai ao sensor junto ao filtro do óleo.




Para tirar o condensador, vamos precisar de uma chave 10.
Aproveitamos para verificar o estado do condensador. O condensador pode estar a ficar degradado, porque como esta montado, na cabe√ßa do motor leva grandes calores. Os electricistas dizem que este condensador s√≥ serve para retirar os ru√≠dos do auto-radio, mas a verdade √© que a electr√≥nica do carro fica toda marada se o condensador estiver estragado. √Č natural que se acendam algumas luzes no quadrante, como por exemplo a do s√≠mbolo do motor e a da resist√™ncia, uma ou ate as duas ao mesmo tempo, que o carro ligue mas deixe de acelerar, etc








Caso o condensador esteja estragado, n√£o vale a pena ir a Renault procurar por um, porque v√£o dizer que s√≥ vendem a cablagem completa e que custa 200 e muitos euros, o melhor √© passar por um centro de abate de autom√≥veis e ir buscar um que ainda esteja em condi√ß√Ķes, e de prefer√™ncia igual. Para substituir o condensador basta cortar o fio branco, soldar e isolar o fio, ao fio do outro condensador.

Depois desligam-se os tubos de vácuo, gases e alimentação








Depois desligam-se as velas, neste caso n√£o h√° muitas preocupa√ß√Ķes com as localiza√ß√£o de cada uma, porque tem comprimentos diferente e n√£o h√° possibilidade de enganos, mas em situa√ß√Ķes diferentes √© necess√°rio ter em conta a ordem das velas.






Com a chave E8 desapertam-se os parafusos que apertam a tampa










Depois com a chave 10 desapertam-se os parafusos que apertam as entradas de ar ao corpo do motor. Por cima do motor de arranque, é necessário soltar o clip que segura o fio para se conseguir chegar ao parafuso.












Depois puxa-se a tampa. O corpo da borboleta encontra-se montado na própria tampa. Depois desapertam-se os parafusos que apertam o corpo da borboleta à tampa.






Soltam-se as fichas.






O antes e o depois da limpeza do corpo da borboleta












Depois limpa-se a superf√≠cie do corpo do motor, das entradas de ar e aproveita-se  para verificar se os vedantes est√£o em condi√ß√Ķes.






Por fim, volta-se a montar tudo nos seus devidos lugares.
Convém passados alguns km verificar se os parafusos da tampa e os das entradas de ar, estão
bem apertados.

E como eu não sei se acertei com os nomes das coisas se houver quem queira corrigir estão à vontade lol
« √öltima modifica√ß√£o: 14 de Fevereiro de 2012, 13:24 pm por carlosjcm »

Offline carlosjcm

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2012, 13:25 pm »
Nesses carros é bem mais trabalhoso a limpeza do corpo da borboleta, belo trabalho.
Bom DIY e obrigado pela partilha.

Online depx

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2012, 14:35 pm »
boa posta... :smiley:
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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2012, 14:47 pm »
Bom post sim sr. :grin:

Offline Amilcar Rocha

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2012, 15:20 pm »
bem postado :)

Essa borboleta andava mesmo badalhoca  :laugh:

Offline |Shadow|

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2012, 21:30 pm »
Grande Post  :grin: Congrats
Por acaso tive de substituir a minha borboleta tamb√©m e tamb√©m foi uma aventura gira  :dance:
Tenho uma d√ļvida sera que existe algum sensor antes da liga√ß√£o ao corpo da borboleta...e que alguns dos maus sintomas que o meu tinha continuam... :rolleyes:

Offline gclio

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2012, 16:00 pm »
Mais uma excelente contribuição :D

                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas n√£o era o mesmo ronco!

Offline BOk

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2012, 20:29 pm »
Bom post, obrigado por partilhares, ser√° que o processo √© id√™ntico ao clio II ph I 1.9D  :huh: gostava de saber para poder desmontar e ver o estado da minha.

Rule: Turbos make torque, and torque makes FUN. It

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Limpeza corpo da borboleta
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2012, 20:29 pm »