Autor Tópico: [DIY] - CLIO II - Instalação de display central e sensor de temperatura exterior  (Lida 46373 vezes)

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Introdução

Este tutorial demonstra como instalar o display central e o sensor de temperatura exterior num Clio II.
O carro utilizado para este DIY é um Clio Storia Comercial de 2006 que têm a particularidade de não trazer pré instalação para o display ou para o sensor de temperatura exterior.
Este tutorial pode ser utilizado para qualquer Clio II Fase 2, 3 ou 4.
Nos Clios II fase 2 e 3 a instalação torna-se mais fácil pois estes já trazem alguma pré instalação para o display central e o sensor de temperatura exterior.

Atenção
Existem dois tipos de display central: o display Tuner List e o Display Update List.
Este tutorial aplica-se ao display Tuner List, que têm duas fichas atrás (uma cinza e outra vermelha)

Qualquer dúvida não hesitem em perguntar.

Material necessário

* Peças

 - Plástico que envolve o display: Ref. 8200069064;
 - Display Tuner List: Ref. 7700436307;
 - Plástico que cobre o conjunto ( Vende-se com o tablier completo);
 - Sensor de temperatura exterior ( Este foi fornecido pelo Xmarine).

Estas peças encontram-se com facilidade e a preços razoáveis no Ebay ou em sucatas. O plástico que cobre o conjunto é a peça mais dificíl de arranjar pois só se vende com o tablier completo. Eu consegui convencer um vendedor do Ebay a remove-la para mim.

Foto das peças:




* Ferramentas e outros
 
 - Chaves Torx, Fendas, Philips, etc... dá tudo jeito;
 - Fita isoladora ou manga termoretráctil;
 - Fio eléctrico com secção de cobre de 0.35mm2;
 - Alicates;
 - X-acto;
 - Terminais ladrão;
 - Super Cola 3;
 - Martelo;
 - Lixa / Lima;
 - Terminal para fazer massa na carroçaria;

Montagem

Atenção
Como vamos andar a mexer ao pé de airbags e a alterar o sistema elećtrico do carro convém desligar a bateria. Desligar primeiro o polo negativo e depois o positivo. Para ligar fazer o inverso, primeiro o positivo e depois o negativo. Atenção ao código do rádio! Vão precisar dele.

1º Passo - Remoção do tablier

Remover o tablier usando este tutorial elaborado pelo membro carlosjcm - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6096.0



2º Passo - Trocar a peça que cobre o display

Depois de removido, colocamos o tablier sobre uma mesa virado ao contrário. Agora é necessário retirar a peça central.



Eu usei um martelo em conjunto com uma chave de fendas para cortar os "rebites" de plástico que prendem a peça ao tablier.
Com uma lima desbastei a cola que estava nos outros encaixes e com um pouco de jeito a peça saiu bem.





Depois de retirada a peça é so colocar a nova no sitio e com Super Cola 3 colar ao tablier.
Deixar secar.



3º Passo - Instalação do display

Este passo é mais fácil se o carro for Fase 2 ou Fase 3, pois estes já trazem a ficha cinzenta para ligar ao display. Se o carro for um Fase 4 (Storia) como o meu irá ser necessário arranjar a ficha cinzenta.

Se for esse o caso as ligações fazem-se da seguinte maneira:

- Remover o rádio (Basta inserir algo nos 4 furos existentes a volta do rádio. Eu usei chaves de precisão)



O que interessa aqui é a ficha cinzenta que diz Renault.

O pino 1 e 2 servem para a sonda de temperatura exterior, mais a frente já falarei deles.
No pino 3 e 4 não se liga nada.
No pino 5 liga-se um fio que depois vá fazer massa no parafuso que fica atrás do display.
No pino 6 liga-se um fio que depois, usando um terminal ladrão, ligue ao fio azul claro da alimentação do rádio.
No pino 7 liga-se um fio que ligue ao réostato de iluminação. (O meu carro não tem por isso não liguei lá nada)
No pino 8 liga-se um fio que depois, usando um terminal ladrão, ligue ao fio amarelo da alimentação do rádio.
No pino 9 liga-se um fio que depois, usando um terminal ladrão, ligue ao fio vermelho da alimentação do rádio.

Após o pino 9 não interessa, a não ser que queiram ligar o vosso rádio ao display de modo a aparecer o nome da estação, etc...
Se quiserem ligar o display ao rádio é só seguir a figura, mas atenção que o rádio têm que ser um rádio Tuner List. Se não for não vale apena ligarem pois não vai aparecer nada.

A ficha vermelha serve para os comandos do volante. É preciso um cabo especial, e só interessa se as informações aparecerem no display. Mais uma vez esse não era o meu caso por isso não ligou lá nada.

Aqui a cablagem já terminada:


E o display no sitio:


4º Passo - Desmontagem do espelho lateral

Agora é necessário remover o espelho lateral direito para podermos instalar o sensor de temperatura.

Começamos por remover o plástico que cobre a manivela para regular o espelho. Está preso por 3 encaixes.



Após isso é necessário desapertar os 2 parafusos visiveis e o terceiro que está do lado esquerdo coberto por uma tampa de plástico.

Aqui o espelho já removido:


Depois é necessário retirar a capa do espelho. Consegue-se isso removendo com muito cuidado o espelho em si (eu parti o meu :cry:), está preso por uns encaixes.

A seguir temos de empurrar os 4 encaixes que ficam visiveis dentro do espelho, de modo a que a capa fique solta.

Após isso instala-se o sensor de temperatura no seu sítio e passam-se os fios para dentro


5º Passo - Ligação da sonda de temperatura exterior

Voltamos a montar todo o conjunto do espelho no carro e passamos os fios do sensor de temperatura por dentro da porta até a ficha R4.

Neste passo é necessário desfardar a porta. Removemos todos os parafusos incluindo o do puxador e o do comando dos vidros, depois é puxar o plástico até soltar os encaixes.

A ficha R4 é a ficha por onde passam para dentro do habitáculo todos os fios da porta. Desliga-se puxando um encaixe de plástico para baixo e a seguir puxando a ficha  para trás.



Depois é necessário furar essa ficha na parte fêmea e macho, num sítio onde não existam terminais. A meu ver o melhor sítio é o canto inferior esquerdo (quando temos a parte fêmea na mão de frente para nós). Furar no mesmo sítio do lado macho.



Depois de passados os fios para dentro do habitáculo temos de os levar até aos fios que ficaram por ligar no display (Pino 1 e 2).

No meu caso os fios foram passados por baixo do airbag do pendura e depois até ao display. Ligar os fios e isolar com manga termoretráctil ou fita isoladora.

Se der algum valor estranho exprimetem trocar os fios de posição.

Após isto voltar a montar o tablier

Resultado final



Notas e agradecimentos

E pronto malta espero que o tutorial esteja correcto e de fácil entendimento.
Alguma coisa que esteja errada ou a faltar é só dizerem que corrige-se.
É provável haver um ou outro erro ortográfico, peço desculpa desde já.

Agradeço ao membro:

- Xmarine, pelo sensor de temperatura e pelos esquemas e instruções para fazer esta modificação;
- rruuii_, que me indicou vários sitios onde comprar a cablagem;
- Gonçalo, que se disponibilizou a trazer-me cablagem;
- Salazar, pelas informações que deu sobre a montagem da sonda de temperatura;

E por fim a toda a comunidade RenaultPT, pelo que já aprendi aqui e espero vir a aprender.

Abraços

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
 :happy: :happy: Muito bom DIY!! Parabéns pelo trabalho.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Xmarine

  • Visitante
Boa diogo. Parabens ;)

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
:happy: :happy: Muito bom DIY!! Parabéns pelo trabalho.
Boa diogo. Parabens ;)

Obrigado malta :wink:

Offline deathophobia

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Nelas
  • Mensagens: 913
  • procuro padrinho que trabalhe num IPO
  • Garagem : Clio RSi Mk1 ph3 Laguna Break 1.9 dci Privilege
bom trabalho...

 :grin:

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Bom DIY :)

Parabéns

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
muito bom trabalho e acima de tudo , excelente diy ;) parabens

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Mais um bom DIY muitos parabéns.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2011, 19:41 pm por carlosjcm »

Offline rFerreirach

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: espinho
  • Mensagens: 25
Era mesmo isto q eu estava a procura, excelente trabalho!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Muito bom Diogo. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
parabens bom trabalho obrigado pela partilha

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
 :clapclap: Muito bom :clapclap: . Excelente trabalho e DIY
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline gclio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 1869
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
Muito bom DIY, com introdução, material, procedimento e resultados :)
Nota 20 ;)
Dará muito jeito, obrigada pela tua contribuição  :wink:
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Obrigado a todos pelos comentários :wink:

Offline leandro

  • Renault Megane II
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Mensagens: 2333
  • Renault Megane II
  • Garagem : Renault Megane II 1.5Dci / Renault Captur 0.9Tce
:clapclap: Muito bom :clapclap: . Excelente trabalho e DIY


palavras para quê???
Renault Megane II - 1.5 Dci 80 póneis cansadinhos - 05/2003