Autor Tópico: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP  (Lida 3601 vezes)

Offline rmonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Mégance Coupé 1.5 dci 2009
Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« em: 05 de Dezembro de 2019, 00:42 am »
Tenho um Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 há cerca de ano e meio, e embora nos primeiros meses tenha feito um barulho metálico e com tremores no carro - que eram partículas mal queimadas no filtro de partículas, e agora basta dar umas aceleradelas para não ter que ir trocar o filtro de partículas outra vez -, de há duas semanas para cá, tem mostrado dois problemas, quando ponho o carro a trabalhar:

- activação do antipatinagem
- activação do ESP

Tem-me acontecido isto quando estou a ligar o carro, antes de mexer no carro, e no domingo passado, estava a ver que não saía do sítio, porque o carro não pegava por nada.  :cry:

Além disto, já me aconteceu ou não pegar à primeira, ou quando eu o desligo e o tento por a trabalhar uns minutos depois, o gajo não pega. às vezes tenho q trancar o carro e esperar uns minutos, até meter o cartão outra vez e pô-lo a trabalhar.

Alguém já teve algum destes problemas? Como resolveram? o que recomendam?  :huh:
Agradeço o feedback!

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2019, 01:08 am »
A bateria do carro em que estado Está? Sentes que o motor de arranque roda bem ou é um rodar arrastado e sem força?  Esses sintomas no arranque podem ser sintoma de o motor de arranque estar a consumir a bateria toda.
Outro sintoma e esse já me aconteceu foi o sensor PMS na árvore de cames estar avariado e tipo pegava normal a 1a como se nada fosse mas se parasse o carro em menos de 10/15 minutos tinha de esperar meia hora para o por a funcionar...aliás chegou a cúmulo de ter esgotado a bateria a tentar por a funcionar chamar o reboque mandar para o eletricista (avariou a noite) ter ido trabalhar ir lá ao fim do dia perguntar se já tinham visto o problema do carro e encontrar o carro pronto a sair da oficina com os mecânicos a dizer o carro estava bom pusemos a trabalhar e ele funcionou deixamos a bateria a carregar e pode ir xD foi aí que depois de muito se procurar se chegou a solução do problema.
Mas isso parece ser um problema elétrico pelo que era conveniente ires a um local em que saibam diagnosticar problemas eletrônicos nestes carros com mais eletrônica mas primeiro vê a bateria depois vê o resto pois não sérias a primeira vítima de infiltrações e problemas com humidade na eletrônica.
Cumprimentos

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2019, 02:32 am »
Sempre que a bateria atinja picos muito baixos de corrente no arranque, essa info vai aparecer no quadrante.. É a mesma coisa se desligares s bateria e voltares a ligar, vai lá aparecer a Info de abs e antti-patinagem ativados..

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2019, 02:34 am »
*Esp e antti-patinagem

Offline nohab

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 204
  • My Clio and Me.
    • Site de Fotografia e comboios :-)
  • Garagem : Clio III phase 1 Initiale
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #4 em: 01 de Janeiro de 2020, 21:14 pm »
Boa noite, aproveitando o tópico sobre o ESP, preciso da vossa ajuda: A minha GScénic 3 de 2011 (diesel) a andar normalmente, mais em subidas (por exemplo 100km/h a 2200rpm) ligeiras dá um solavanco que parece vir do motor e aparece a imagem no quadrante "ESP desactivado" e logo a seguir "ESP Activado".
O que podera estar a causar? já alinhamos a direcção pois tinhamos trocado os pneus à coisa de ano e meio mas continua e é bastante desagradável .

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2020, 20:35 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2020, 20:39 pm »
Só ocorre em subidas? Se fores a descer ocorre na mesma?
Pode ser algum mau contacto, por exemplo a cablagem que vai bomba do abs, não estar fixa e com as movimentações causar mau contacto na ficha da bomba do abs.
No entanto o mais seguro é fazer um diagnostico com a clip para verificar se há algum erro associado.

Offline nohab

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 204
  • My Clio and Me.
    • Site de Fotografia e comboios :-)
  • Garagem : Clio III phase 1 Initiale
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2020, 09:46 am »
Boas, Sim, ocorre com algum esforça, que me recorde mesmo mais em subidas ainda que ligeiras. E não despoleta nenhum erro quando ligada à Clip..  :huh:

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2020, 21:25 pm »
Pode ser mau contacto das fichas

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2020, 21:35 pm »
Diria até algum mau contato dos bornes da bateria, verifica o aperto dos mesmos, dado que é uma tarefa relativamente simples.

Offline rmonteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Mégance Coupé 1.5 dci 2009
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2020, 21:48 pm »
Muito obrigado pelas respostas!  :yahoo:
A bateria foi trocada da última vez que foi à oficina - quando tb fui trocar o filtro das partículas, há meio ano ou por aí. Os únicos problemas que alguma vez me deu foram ao mesmo tempo que estas mensagens.

O motor de arranque vai perdendo força no arranque, e carregar mais no travão ajuda um bocado, mas tem vindo a demorar cada vez mais tempo a arrancar - e vê-se também claramente no painel, com a perda de potência no arranque, e eu não tenho tido tempo de ir tratar disto nem à oficina nem a um representante Renault.
Desde a primeira mensagem que pus aqui no fórum, a coisa piorou - demora mais tempo a pegar - e por isso essa ideia da humidade na bateria anda a martelar-me o cérebro...
Têm ideia do rombo que vou levar quando for ver isto, na melhor e na pior das hipóteses? Recomendam alguma oficina, em alternativa à Renault, para ver estas questões na zona de Gaia ou Porto?

Obrigado pela ajuda!

A bateria do carro em que estado Está? Sentes que o motor de arranque roda bem ou é um rodar arrastado e sem força?  Esses sintomas no arranque podem ser sintoma de o motor de arranque estar a consumir a bateria toda.
Outro sintoma e esse já me aconteceu foi o sensor PMS na árvore de cames estar avariado e tipo pegava normal a 1a como se nada fosse mas se parasse o carro em menos de 10/15 minutos tinha de esperar meia hora para o por a funcionar...aliás chegou a cúmulo de ter esgotado a bateria a tentar por a funcionar chamar o reboque mandar para o eletricista (avariou a noite) ter ido trabalhar ir lá ao fim do dia perguntar se já tinham visto o problema do carro e encontrar o carro pronto a sair da oficina com os mecânicos a dizer o carro estava bom pusemos a trabalhar e ele funcionou deixamos a bateria a carregar e pode ir xD foi aí que depois de muito se procurar se chegou a solução do problema.
Mas isso parece ser um problema elétrico pelo que era conveniente ires a um local em que saibam diagnosticar problemas eletrônicos nestes carros com mais eletrônica mas primeiro vê a bateria depois vê o resto pois não sérias a primeira vítima de infiltrações e problemas com humidade na eletrônica.
Cumprimentos

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #10 em: 09 de Janeiro de 2020, 12:34 pm »
tracaste a bateria.. será que meteram uma adequado ao carro ? este carritos novos com muita eletronica na convem meter baterias dos 300  :happy:

Offline nohab

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 204
  • My Clio and Me.
    • Site de Fotografia e comboios :-)
  • Garagem : Clio III phase 1 Initiale
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2020, 10:54 am »
No meu caso posso dizer que o meu mecanico desistiu...não despoletando nenhum erro limpou os sensores mas em andamento, em velocidade constante continua a dar o solavanco mas nem sempre despoleta a mensagem no quadrante. Saliento que em circuito urbano isso não acontece. só em AE/via rápida. :rolleyes:

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2020, 12:16 pm »
Tens Start/Stop automático?

Offline nohab

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 204
  • My Clio and Me.
    • Site de Fotografia e comboios :-)
  • Garagem : Clio III phase 1 Initiale
Re: Renault Mégane Coupé 1.5 dci de 2009 - Antipatinagem e ESP
« Responder #13 em: 17 de Janeiro de 2020, 21:42 pm »
A minha Scénic III é de 2011, não tem Start/Stop disponivel. Por exemplo se for a 110 em AE a 2000/2200 rotação e velocidade constante mas em ligeira subida é certo que dai a um minuto ou 2 faz. Sempre