Autor Tópico: [DIY] - LAGUNA 2 FASE 1 - Forrar apoio de braço  (Lida 13135 vezes)

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
[DIY] - LAGUNA 2 FASE 1 - Forrar apoio de braço
« em: 14 de Fevereiro de 2010, 15:38 pm »
Olá a todos,

Mais uma pequena contribuição minha aqui para o pessoal...
A minha Laguna 2, já quando a comprei, tinha a pele do apoio de braço toda mal-tratada (parecia que tinha sido limpada com um qualquer produto abrasivo, conforme podem ver na foto seguinte).


Encontrei no ebay uns fulanos (topgaiters)que vendiam forras para estes apoios de braço, em pele. A tonalidade é ligeiramente diferente, mas passa bem. Ficou por 19 libras, portes incluídos, pouco mais de 20€ ao câmbio actual.


É fácil desmontar o apoio: É só levantá-lo, desapertar os dois parafusos torx que se vêem, na figura, e depois com uma chave de fendas alavancar um pouco o apoio, para se soltar das molas que o ajudam a prender.


Depois de o ter fora, é começar o trabalho. Conforme podem ver, na parte inferior estão colocados uns apoios onde a pele original do apoio de braços é fixa.

Aproveitando esses mesmos apoios, é só fazer ligeiros golpes na pele (com uma pequena tesoura), e depois fixá-la aos apoios relativos. Eu aproveitei e coloquei um pouco de cola de contacto na zona, para garantir uma maior resistência.

Nã há grandes truques, simplesmente esticar bem a pele para que no fim não fiquem zonas flácidas. Primeiro fixei os topos (comecei pelo inferior e depois o superior), e em seguida as laterais. Podem ver aqui como ficou a parte de baixo, depois de todo o trabalho completo.


E aqui o trabalho final, já forrado.


Por fim, depois de fixo o apoio de braços no sítio, o carro já parece outro! Conforme podem verificar, a diferença de tonalidades existe, mas é mínima.



Para ser honesto, ficou melhor do que eu estava à espera, pois antes de desmontar não estava bem a ver o que deveria fazer para manter a pele bem esticada. Mas usando os ditos pontos de fixação, e esticando bem a pele, fica impecável o trabalho.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 21:14 pm por energyprivilege »
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2010, 17:22 pm »
Bom topico!
Para o Mégane deve ser igual, embora o meu ainda esteja bom. O volante é que já se trocava a pele porque está a perder a côr.

Abraço!

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2010, 18:25 pm »
Bom contributo mesmo, isso deve acontecer com o uso  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2010, 18:31 pm »
boa dica podes passar o link assim pode haver pessoal que interess  :wink:

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2010, 19:00 pm »
O link do ebay é o seguinte http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=250500633442 - O vendedor chama-se topgaiters.

No meu primeiro pedido enviaram-me um cinzento muito claro, quase branco, e simétrico (como no Reino Unido os carros têm volante à esquerda, confundiram-se - pois apesar de os volantes estarem em posições simétricas, as consolas centrais são exactamente iguais). Mas enviei-lhes um mail com fotos do interior numa quinta à noite, e na sexta por volta das 11h tinha a resposta que já tinha sido enviado um outro apoio de braço com o problema corrigido (e não me pediram para enviar o primeiro de volta...). A meio da semana já tinha este em casa - pela rapidez com que resolveram o problema, deu-me a sensação que são mesmo os produtores e não apenas revendedores...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Leites

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
  • Mensagens: 1198
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro de 2010, 00:43 am »
ate os proprios bancos estao todos estragados. e melhor começares a tratar disso antes que nao haja solucao. ja conheces o detalhe? ve o que é e lê. ate esses plasticos estao todos sujos.

se calhar essa forra ainda dava pra recuperar ;)

cumps

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro de 2010, 17:38 pm »
Os bancos não estão estragados. Simplesmente apanham em cima com quase 100 kg cada vez que eu me sento lá... E é normal a pele, com o tempo, ir dobrando e vincando.

E sim, eu sei o que é o detalhe. Mas com 2 filhos pequenos, é simplesmente impossível manter o carro em ordem - se vissem as costas dos bancos, onde os meus filhos têm sempre os pés sujos, logo viam... Migalhas, pacotes de leite com chocolate...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #7 em: 15 de Fevereiro de 2010, 17:39 pm »
Os bancos não estão estragados. Simplesmente apanham em cima com quase 100 kg cada vez que eu me sento lá... E é normal a pele, com o tempo, ir dobrando e vincando.

E sim, eu sei o que é o detalhe. Mas com 2 filhos pequenos, é simplesmente impossível manter o carro em ordem - se vissem as costas dos bancos, onde os meus filhos têm sempre os pés sujos, logo viam... Migalhas, pacotes de leite com chocolate...

Como eu te compreendo... boa sorte com os putos!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #8 em: 15 de Fevereiro de 2010, 17:52 pm »
Os bancos não estão estragados. Simplesmente apanham em cima com quase 100 kg cada vez que eu me sento lá... E é normal a pele, com o tempo, ir dobrando e vincando.

E sim, eu sei o que é o detalhe. Mas com 2 filhos pequenos, é simplesmente impossível manter o carro em ordem - se vissem as costas dos bancos, onde os meus filhos têm sempre os pés sujos, logo viam... Migalhas, pacotes de leite com chocolate...


E quando a criançada resolve "gregoriar"...
Aconteceu há alguns anos quando a minha filha era pequenita, e sinceramente é de fugir.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Leites

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
  • Mensagens: 1198
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #9 em: 15 de Fevereiro de 2010, 19:05 pm »
Os bancos não estão estragados. Simplesmente apanham em cima com quase 100 kg cada vez que eu me sento lá... E é normal a pele, com o tempo, ir dobrando e vincando.

E sim, eu sei o que é o detalhe. Mas com 2 filhos pequenos, é simplesmente impossível manter o carro em ordem - se vissem as costas dos bancos, onde os meus filhos têm sempre os pés sujos, logo viam... Migalhas, pacotes de leite com chocolate...

sendo assim realmente tens uma desculpa, alias duas ;)

Offline SolidSnake1976

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Caniço - Santa Cruz - Madeira
  • Mensagens: 213
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #10 em: 15 de Fevereiro de 2010, 21:10 pm »
Bom topico!
Para o Mégane deve ser igual, embora o meu ainda esteja bom. O volante é que já se trocava a pele porque está a perder a côr.

Abraço!

O meu volante tem sido sempre limpo e acondicionado com os seguintes produtos:
Mothers Leather Cleaner
Mothers Leather Conditioner

e posso afirmar que até hoje parece melhor que novo!  :wink:
Renault Megane Break dCi 105 cv

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #11 em: 15 de Fevereiro de 2010, 21:13 pm »
Bom topico!
Para o Mégane deve ser igual, embora o meu ainda esteja bom. O volante é que já se trocava a pele porque está a perder a côr.

Abraço!

O meu volante tem sido sempre limpo e acondicionado com os seguintes produtos:
Mothers Leather Cleaner
Mothers Leather Conditioner

e posso afirmar que até hoje parece melhor que novo!  :wink:

Quando tiver t€mpo vou comprar para tratar os bancos. Esses é que estão mesmo a precisar.

Obrigado pela dica.

Offline Leites

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
  • Mensagens: 1198
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #12 em: 16 de Fevereiro de 2010, 01:13 am »
Bom topico!
Para o Mégane deve ser igual, embora o meu ainda esteja bom. O volante é que já se trocava a pele porque está a perder a côr.

Abraço!

O meu volante tem sido sempre limpo e acondicionado com os seguintes produtos:
Mothers Leather Cleaner
Mothers Leather Conditioner

e posso afirmar que até hoje parece melhor que novo!  :wink:

Quando tiver t€mpo vou comprar para tratar os bancos. Esses é que estão mesmo a precisar.

Obrigado pela dica.

mas olha que estes produtos sao para conservar, nao para reparar. se a pele ja tiver estragada, isto nao vai fazer nada.

cumps

Offline Gerimbeta

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 830
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro de 2010, 16:04 pm »
Excelente trabalho.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: [DIY Laguna 2 phase I] Forrar apoio de braço
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro de 2010, 16:05 pm »
Bom trabalho.