Autor Tópico: kangoo não pega  (Lida 5908 vezes)

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
kangoo não pega
« em: 03 de Março de 2019, 12:55 pm »
Bom dia
O meu problema e o seguinte: a minha kangoo 1.5 68CV de 2006 andava a pegar mal,tipo só pegar a segunda ou terceira e tinha o tubo do intercooler roto,foi a oficina e depois de levar o tubo e anular algumas fugas de óleo deixou de pegar (só pegava com spray na admissão).Levei-a a maquina  numa casa de reparação de bombas e injectores onde me disseram que dois injectores tinham ido a vida,mandei reparar os dois injectores quando os montei continuava sem pegar.Depois de varias tentativas pegou,trabalhava certinha e "puchava" bem, andou ai uns cinco km e parou em andamento, desde ai não pegou mais.Na maquina dava erro do sensor da árvore de cames ,meti o sensor novo,continuou sem pegar e passou a dar erro na valvula reguladora de pressão e velas de incandescência.Quando parou em andamento acendeu a luz de stop e do motor com o stop dentro.
Se algum dos amigos me puder ajudar agradeço pois ja não sei mais que fazer.

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: kangoo não pega
« Responder #1 em: 03 de Março de 2019, 16:00 pm »
O meu cancro começou assim... em andamento quando ligou a luz ela parou logo? Ou estava a perder força e parou em poucos metros? Porque no meu caso foi "parando" com a luz acessa e notava algo tipo metálico no motor ate ele desligar. E no fim de contas era a bomba...

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #2 em: 03 de Março de 2019, 18:02 pm »
Não a minha começou a falhar e depois o motor "apagou"

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: kangoo não pega
« Responder #3 em: 03 de Março de 2019, 22:29 pm »
E nao pega mesmo? nem com o tal spray?

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #4 em: 03 de Março de 2019, 22:41 pm »
Nem assim

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: kangoo não pega
« Responder #5 em: 04 de Março de 2019, 13:11 pm »
O motor diesel para pegar precisa unicamente de 3 coisas.
Temperatura - que se consegue com a compressão associado com as velas de aquecimento
Combustivel - Vaporizado convenientemente
Ar -

Se não pega, é porque uma ou varias  destas 3 coisas está a falhar. Ar, de certo que não é, resta combustível e temperatura.
Por isso começa por ai. Verifica a pressão da bomba de alta pressão, muito provavelmente está ai o problema. Por descaro de consciência, verifica a compressão do motor.

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #6 em: 04 de Março de 2019, 17:57 pm »
Obrigado pela resposta pois ainda hoje a válvula de pressão (que fica na bomba) e o sensor de pressão (que fica no rail )e a bicha continua sem pegar.A compressão esta ok. :angry:

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #7 em: 04 de Março de 2019, 18:01 pm »
Queria dizer que mudei a válvula e o sensor.Noto muito ar nos tubos de alimentação e retorno,penso ir agora para essa etapa

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: kangoo não pega
« Responder #8 em: 05 de Março de 2019, 01:11 am »
Mas mudar válvulas e sensores, só porque dão erro não é boa política. Imagina que o sensor de pressão dá erro, porque a pressão é baixa, porque a bomba deu o berro, por muitos sensores que troques, nunca irá fazer com que a pressão da bomba aumente.
Primeiro verificas se a bomba faz realmente a pressão que deve, e se o fizer, ai sim, o problema pode estar no sensor.

Se faz muitas bolhas de ar, é porque existe alguma fuga, excesso de vácuo no deposito (abre o tampão do deposito e experimenta ) ou tubos entupidos, incluindo o chupador dentro do deposito.

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #9 em: 05 de Março de 2019, 09:14 am »
Sim eu sei,mas estou a tentar eliminar por etapas.Quanto a verificar a pressão na bomba não sei como fazer para verificar pois não tenho instrumentos a mão (ou relativamente perto)para verificar e como ela não trabalha e difícil leva-la (o mais perto fia a 40-50 km). Alem disso quando ela foi aquela casa de reparação de bombas e injectores eles só falaram dos injectores.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: kangoo não pega
« Responder #10 em: 05 de Março de 2019, 11:32 am »
Nesse caso, tens que fazer À moda antiga.
Tiras os injectores fora, e ligas tudo na mesma, arranjas 4 frascos de vidro grandes Q.B, e colocas os injectores la dentro, põe o carro a trabalhar, e verifica se os injectores pulverizam ou não, eles devem fazer tipo nuvem.
Aproveitas e vês se o debito dos injectores é semelhante ou não.

Quanto ao ar, verifica se há fugas pelos tubos, se o filtro está bem colocado e não está entupido, e se o chupador do deposito está entupido e mantem o tampão do deposito aberto, a ver se deixa de fazer tantas bolhas nos tubos.

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #11 em: 05 de Março de 2019, 11:56 am »
É uma boa ideia, só não sei como vou tirar os injectores e ligar tudo na mesma se a configuração dos tubos está preparada para os injectores naquela posição especifica e não tenho espaço para os tentar rodar um pouco e colocar os frascos.Quanto ao deposito sem a tampa foi uma das coisas que eu experimentei logo de inicio.Não sei se a bomba do deposito envia combustível ou se este e puxado pela bomba de alta pressão porque não se ouve.Quando tentei ferrar directo com um jerricam  e um tubo directo ao filtro ouvia era o combustível a correr para dentro do deposito.Dá a impressão que não é injectado combustível nos cilindros porque quando dou a chave não sai nada mas mesmo nada de fumo pelo escape.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: kangoo não pega
« Responder #12 em: 05 de Março de 2019, 13:15 pm »
Eu não estou a ver como é o sistema de injecção que tens, mas suponho que deves ter forma de desmontar isso e montar numa outra posição que de para fazer esse teste.
Entre a bomba e os injectores deves ter um tubo que dá para desmontar, começa por ver se a bomba manda combustivel por esse tubo.
Atenção que isso trabalha com grandes pressões, por isso deves ter cuidado para não haver acidentes.

Offline very

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portugal
  • Mensagens: 9
  • Garagem : renault,peugeot,opel
Re: kangoo não pega
« Responder #13 em: 05 de Março de 2019, 13:41 pm »
Da bomba vai um tubo ao rail  e dai e que saem os tubos para os injectores,mas o combustível chega a todos os injectores (a pressão não sei) mas que chega e bem isso sei,ate porque para sangrar tive que desapertar os injectores.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: kangoo não pega
« Responder #14 em: 06 de Março de 2019, 01:26 am »
Se chega, já é um bom sinal.
Mas agora levantam-se outros problemas.
1º é saber a pressão, como não tens como medir, tens que ver se os injectores estão a pulverizar ou não.
2º os injectores pulverizam? aqui há varias situações que tem que se ver.
Visto a gestão ser eletrónica, pode estar tudo a 100% e não trabalhar. É preciso ver se não há um bloqueio do imobilizador (ver comportamento da luz do imobilizador), captor pms (sensor árvore de cames, etc, tem vários nomes possíveis, mas o que interessa é que é o sensor que informa a centralina que o motor está a rodar e é a altura exacta para fazer a injecção) senão estiver bom, o motor roda mas a centralina pensa que está parado, por isso não injecta.
Se a pressão não for a correcta, ou o injector esteja estragado, a injecção não é feita como deve de ser e o motor não pega. Seria bom fazer um teste de retorno e comparar se há diferenças entre os injectores.