Autor Tópico: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start  (Lida 6292 vezes)

Offline AlexPNG

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 2
Boas, já há uns dias que estive para colocar aqui este tópico. Tenho uma Renault Megane II 1.5 dci de 2007. É a segunda vez que me ocorre esta avaria num espaço de uma semana e não sei o que fazer. Enfim, eis o problema: fui entrar na carrinha para ir para o trabalho, o painel ligou, tudo sem problemas, mas ao clicar no start + pedal o painel desligou-se completamente e o carro não pega/não arranca. Ao ver com atenção, o fusível da bateria rebentou, então comprei outro, e voltou a rebentar o mesmo fusível. Levei a carrinha a um mecânico que disse que foi a bateria que pifou e que causou um curto circuito no alternador e no motor de arranque. Lá paguei pelo arranjo e ele instalou-me a bateria nova que comprei. Hoje ia outra vez para o trabalho quando me ocorre o mesmo problema. Clico no start + pedal e o painel desliga-se, e a carrinha não pega. O comando ainda tranca e destranca as portas, mas nada mais funciona. Alguém já passou por esta situação? O meu palpite é que seja algum fusível na caixa dos fusíveis que esteja em curto circuito, mas é estranho uma vez que ela funcionou depois do mecânico ter arranjado o “problema” do alternador e do motor de arranque, mas para isto voltar a acontecer, alguém tem uma ideia do que seja? Fusíveis? Cabos da bateria? Centralina? Alternador?

Obrigado desde já. Estou em desespero por causa das despesas desta avaria. Não vou levar a carrinha ao mesmo mecânico a menos que seja de borla.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start
« Responder #1 em: 11 de Abril de 2019, 23:37 pm »
No compartimento do motor tens uma caixa de fusíveis e relés.
Começa por ai, a ver se tens por ai alguma coisa estragada.
Aproveita e vê se há vestígios de teres fios descarnados ou partidos no compartimento do motor que possam causar algum curto circuito.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start
« Responder #2 em: 12 de Abril de 2019, 21:14 pm »
Já verificaram os fusíveis que estão no borne positivo?
Qual o estado de carga da bateria ?

Offline NunoAlex

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 2
Re: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start
« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2021, 21:59 pm »
Este topic parece ter morrido

era bom as pessoas voltarem aos seus topicos depois de resolverem o problema para deixarem info sobre como solucionarão o problema


Neste momento está-me a acontecer o mesmo... o fusivel principal na bateria rebenta sempre que tento dar à ignição - START
Liguei o carro com ajuda de um power pack e fui direto ao mecanico

Ao longo do caminho o painel foi mostrando "erro no alternador" porque como o fusivel estava rebentado o alternador não tinha acesso à bateria
Para tentar poupar o alternador liguei as luzes e o radio e não passei das 2500 RPM para o alternador não estar a trabalhar em vazio

O mecanico passou solda no fusivel e disse-me para ir à Renault comprar um novo.
O carro começou a trabalhar normalemnte

Mas como sabem os fusiveis existem para proteger de situações anomalas e o fusivel rebentado não é o probema mas sim um SINTOMA de um problema
2 dias depois ao dar ao START acontece o mesmo ... assim que o motor de arranque tenta ligar o carro vai tudo abaixo... lá se foi a solda

Este fusivel é importantissimo pois como o carro não tem chave fisica qualquer problema de curto circuito tem de ser salva pelo mesmo.

Neste momento o meu mecanico esta de ferias, quando voltar vou passar solda novamente no fusivel e seguir diretamente para lá


A minha teoria é que o motor de arranque está a fazer um esforço demasiado para tentar ligar o carro e entra em curto-circuito e faz disparar o fusivel

O carro anda a meter agua e a junta da cabeça do motor deve estar toda lixada e o motor deve ser dificil de acionar

Portanto já se espera um bala conta ...


Voltarei a este post para atualizar a situaçção










Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2021, 14:26 pm »
Pois,o problema deve ser mesmo esse, excesso de carga no motor de arranque

Offline Ricardo Peres

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montijo
  • Mensagens: 3
Re: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2023, 23:10 pm »
Boa noite,
estou a ter um problema parecido, já e a segunda caixa de fusíveis da bateria que me rebentou o fusível.
Realmente já me falaram em agua nos cilindros que faz com que o motor de arranque rebente o fusível.

Há mais algum update na vossa situação?

Offline Megasclio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Megane 2, Clio 4
Re: Megane II não dá sinal de vida depois de carregar no botão Start
« Responder #6 em: 08 de Janeiro de 2024, 22:07 pm »
Olá, tenho um problema idêntico também numa Megane II, não pega nem tenta trabalhar (não faz barulho) já queimou vários fusíveis de arranque (aquele da bateria) foram vistos cabos e fusíveis, levou bateria nova e testado o motor de arranque apesar deste ter apenas 1 ano. É uma pena não haver continuidade nos tópicos, provavelmente terei de abrir novo.