Autor Tópico: Esquema dos fusíveis Clio  (Lida 42715 vezes)

Offline DanielSousa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 17
Esquema dos fusíveis Clio
« em: 01 de Julho de 2013, 22:11 pm »
Boa noite.

Tive de trocar um fusível que tinha queimado no meu Clio 1.2 de 2002 e reparei em algo estranho.

A tampa dos fusíveis mostra a localização dos fusíveis toda trocada, por exemplo, no desenho na tampa tenho o fusível dos vidros num sítio, mas se tirar o fusível os vidros funcionam como deve ser mas a buzina não (é só um exemplo). Reparei depois que onde está a grelha com o ano e o mês do carro, o meu mês não está marcado (06/2002). Só está marcado até ao mes 5.

Será que a tampa está errada e não é deste carro? Alguém aqui tem um modelo igual que possa mostrar uma foto da tampa para comparar?

Outro problema que tenho é não haver qualquer indicação da amperagem dos fusíveis, quer na tampa quer no manual. Como vou saber se estou a colocar um fusível com a amperagem certa?

Desde já obrigado

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #1 em: 01 de Julho de 2013, 22:18 pm »
Quanto á troca de posição dos fusíveis, no meu ex-Clio II nunca notei posições diferentes das indicadas na tampa.
A marcação de mês e ano de que falas é a que está insccrita na tampa dos fusíveis?
Se for isso de que estás a falar, não tem rigorosamente nada a ver com o mês e ano de fabrico do carro mas apenas dessa tampa.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DanielSousa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #2 em: 01 de Julho de 2013, 22:30 pm »
Sim, é a que está inscrita na tampa.

Não devemos estar a falar da mesma coisa, não pode ser a data de fabrico porque aparecem várias datas.

Aqui fica uma imagem da tampa



É aquela grelha com os vários pontinhos nos meses e anos

Offline gclio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 1869
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #3 em: 01 de Julho de 2013, 23:42 pm »
Esses pontinhos não faço a mínima ideia.
A respeito da amperagem dos fusíveis, penso que é por cor do fusível: cada cor, corresponde a uma amperagem!
Só amanhã te posso confirmar isso, contudo segue aqui uma ajuda:

[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline DanielSousa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #4 em: 02 de Julho de 2013, 00:07 am »
Obrigado pela imagem, onde arranjaste isso? Estou há imenso tempo a procura e não achei nada que indicasse também a amperagem de cada fusível.

Sim, sei que cada cor corresponde a uma amperagem, mas não tinha como confirmar que os fusíveis estavam colocados com a amperagem certa.

Ja guardei a imagem, amanha vou confirmar para ver se esta tudo certo.

Offline gclio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 1869
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #5 em: 02 de Julho de 2013, 00:14 am »
Tinha aqui nos ficheiros onde tenho os esquemas do meu clio, mas já não te sei dizer a fonte, já foi há algum tempo que arranjei  :smiley:
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #6 em: 02 de Julho de 2013, 00:28 am »
Essa imagem é igual à da tampa, só falta mesmo a questão da amperagem, mas julgo que isso está no manual do carro.

Offline DanielSousa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2013, 13:40 pm »
No manual não vem nada com as amperagens, isso é que eu acho estranho.

Em relação à imagem ser igual à da tampa tenho uma dúvida. O fusível 19 não tem nenhum desenho (na imagem) e fala sobre o vidro elétrico e tem 20 amperes. Na tampa tenho o UCH e lá tinha um fusível de 30, e já vi também outra imagem na net de outro carro que tb tinha um fusível de 30 nesse lugar, e a tampa tb dizia UCH.

Como sei qual o fusível certo?

Estive a ver hoje como estava no meu clio e de facto alguns fusíveis estavam com amperagens erradas que já troquei, fiquei é na dúvida com o fusível 19 e deixei como estava (30A)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #8 em: 02 de Julho de 2013, 14:03 pm »
Guia-te por isto ;)


Offline scuba2

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mem Martins
  • Mensagens: 42
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #9 em: 10 de Setembro de 2014, 20:16 pm »
Boas, andei a procura no forum dum topico acerca deste assunto e encontrei este,
O que me fez procurar por isto e que reparei que a ventoinha do clio da patroa (1.2 8v de 1999), nao arranca. Fui a procura dos fusiveis e verifiquei que relativo a ventoinha existem dois fusiveis na imagem, F6 e F34, mas no meu so esta la o F34. Fui comparar com  o meu clio (1.9d de 2000) e estao la os dois fusiveis, o F6 e o F34. Sera que devia la estar tambem um no clio da patroa?
Nenhum dos dois tem AC.

Desculpem o testamento, e obrigado desde ja por qualquer resposta.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #10 em: 10 de Setembro de 2014, 21:43 pm »
Consoante o ano/ versão a localização dos fusíveis muda, e por essa razão é provável que não tenhas o fusível na mesma localização que nas tabelas apresentadas anteriormente.
Se a ventoinha não trabalha, quando o carro está a trabalhar, mas parado, a temperatura do motor tem tendências a aumentar para valor acima do normal. Isso acontece? Sempre aconteceu?
Se antes não acontecia e agora acontece, é porque apareceu um problema, e a falta do fusível f6 não é a causa do problema.
Verifica se no compartimento do motor se tiver lá uma caixa de fusíveis, se estão todos ok, depois verifica se o sensor de temperatura que faz disparar a ventoinha está bom, o relé da ventoinha se está a funcionar bem, e por fim o motor da ventoinha.

Offline scuba2

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mem Martins
  • Mensagens: 42
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #11 em: 10 de Setembro de 2014, 22:00 pm »
Ok Obrigado vou ver isso amanha e logo digo como correu

Xmarine

  • Visitante
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #12 em: 10 de Setembro de 2014, 23:24 pm »
O fusível da ventoinha não é no interior.


Offline scuba2

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mem Martins
  • Mensagens: 42
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #13 em: 11 de Setembro de 2014, 14:55 pm »
Boas, estive a procura no compartimento do motor e nao encontro nenhuma caixa com reles so encontro uma com fusiveis e verifiquei que estao todos em condiçoes.

Sera que os reles estao por baixo destes fusiveis?

Offline scuba2

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mem Martins
  • Mensagens: 42
Re: Esquema dos fusíveis Clio
« Responder #14 em: 11 de Setembro de 2014, 16:08 pm »
Ja agora como e que vejo se a ventoinha trabalha?