Autor Tópico: [Informação] Tudo sobre o XENON!  (Lida 199096 vezes)

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #225 em: 30 de Novembro de 2015, 14:50 pm »
O carro costuma ficar virado para uma parede e raramente nivela ( não sei se por ser terreno plano). Mas já tem nivelado em outros locais.
Nota-se o feixe de luz a subir, descer e subir novamente. Se for imperceptível, mais uma razão para a policia não ter o direito de me autuar apenas porque as luzes não se mexeram. No caso do teu primo, terá sido outra coisa que o denunciou.

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #226 em: 30 de Novembro de 2015, 15:02 pm »
Afinal o teu tem nivelador automático... basta o polícia estar à frente de um dos faróis, para o nivelamento ter de funcionar... por norma, funcionam todos quando detectam um obstáculo à sua frente (não sei é até que distância) e, talvez a maioria até faça sempre quando se ligam os faróis!
No caso do meu primo foi mesmo por não ter nivelador automático e não ter os lava-faróis (e tinha faróis homologados para xenon)... não tinha hipótese mesmo que contestasse, na inspecção extraordinária era apanhado na mesma e a coima podia ser revista entre os 250€ e os 1250€... acho que não vale o risco!
Por mais brancas ou fortes que sejam as lâmpadas de halogenio, não chegam nem de perto nem de longe à intensidade do xenon, por isso é muito complicado não se ser apanhado, é uma questão de tempo... e a polícia está cada vez mais informada no que toca a estas alterações, eles já sabem bem ao que vão!

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #227 em: 30 de Novembro de 2015, 15:14 pm »
Essa é nova :P Eu disse que o meu actual carro trazia de origem. O anterior é que não pois fui eu a instalar-lhe o xenon. Os meus niveladores funcionam com base na posição dos eixos. Se o carro estiver a subir, os niveladores vão dar ordem à centralina que controla os faróis e os faz subir/descer. A mesma coisa se carregares a mala do carro. A frente vai ficar mais alta devido ao peso na traseira e os faróis vão descer para não encadear.

Offline pmfnunes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gouveia
  • Mensagens: 110
  • Garagem : Renault Scenic II 1.5 dCi Luxe Privilége (2003)
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #228 em: 30 de Novembro de 2015, 15:20 pm »
Uma duvida.... Falam em lâmpadas mais fortes....  Para uma scenic fase 2 de 2003... Isso seria o que?



Sent from OnePlus One Android device - powered by Never Settle


Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #229 em: 30 de Novembro de 2015, 15:24 pm »
Referem-se aos watts das lâmpadas. Normalmente, trazem 55w mas também não aconselho a aumentarem.

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #230 em: 30 de Novembro de 2015, 15:35 pm »
Essa é nova :P Eu disse que o meu actual carro trazia de origem. O anterior é que não pois fui eu a instalar-lhe o xenon. Os meus niveladores funcionam com base na posição dos eixos. Se o carro estiver a subir, os niveladores vão dar ordem à centralina que controla os faróis e os faz subir/descer. A mesma coisa se carregares a mala do carro. A frente vai ficar mais alta devido ao peso na traseira e os faróis vão descer para não encadear.

Pois, eu reparei depois que o teu carro faz o nivelamento automático, mas já tinha postado e não consigo rectificar o comentário!

Então mas... dada a intensidade do xenon, de alguma forma terá de ser compensada, caso contrário encandeias os outros condutores se estiveres numa estrada a "direito" (digo, sem subidas ou descidas), ou não?

Daí que, pela lógica (não sei se é assim ou não), o nivelador sirva para compensar o cruzamento com outras viaturas ou obstáculos (peões por exemplo)... eu penso que os niveladores estejam em constante funcionamento (por mais subtil que seja) ou mexendo na altura ou, eventualmente, na intensidade das luzes (não sei se é possível)... mas isto é a ideia que tenho e posso estar errado, claro!

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #231 em: 30 de Novembro de 2015, 15:36 pm »
Niveladores que detectam obstáculos??!!! Bolas!!! Que sistemas tão desenvolvidos...
Que eu saiba, os niveladores apenas detectam a inclinação do carro, e baixam os faróis caso a traseira desça, para não encandear. E alguns apenas os nivelam no arranque do carro, e não dinamicamente. Muitos faróis sem xenon, ao ligar o carro, também mexem para se colocarem na posição definida A minha 525d de 2001 fazia isso, e não tinha Xenon. Apenas olho de boi. A Laguna tenho de ver. Não tenho a certeza). E isso não quer dizer nem que têm Xenon, nem que têm niveladores...
Tanto mito urbano por aí vai...

Offline pmfnunes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gouveia
  • Mensagens: 110
  • Garagem : Renault Scenic II 1.5 dCi Luxe Privilége (2003)
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #232 em: 30 de Novembro de 2015, 15:46 pm »
Mas 55w não é já  o standard?

Sent from OnePlus One Android device - powered by Never Settle


Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #233 em: 30 de Novembro de 2015, 15:55 pm »
Niveladores que detectam obstáculos??!!! Bolas!!! Que sistemas tão desenvolvidos...
Que eu saiba, os niveladores apenas detectam a inclinação do carro, e baixam os faróis caso a traseira desça, para não encandear. E alguns apenas os nivelam no arranque do carro, e não dinamicamente. Muitos faróis sem xenon, ao ligar o carro, também mexem para se colocarem na posição definida A minha 525d de 2001 fazia isso, e não tinha Xenon. Apenas olho de boi. A Laguna tenho de ver. Não tenho a certeza). E isso não quer dizer nem que têm Xenon, nem que têm niveladores...
Tanto mito urbano por aí vai...

Daí que eu disse que podia estar errado...
O que queria dizer era em relação ao funcionamento do sistema num todo, não era que os niveladores faziam a detecção dos obstáculos (não me fiz foi entender correctamente  :embarrassed:)!
E não vejo o porquê de ser impossível isso acontecer, já existem carros que travam sozinhos (quando o condutor está distraído por exemplo) e até que circulam sozinhos... não seria nada por aí além!

Então quer dizer que, numa estrada sem desníveis, os faróis xenon estão perfeitamente alinhados para não encandearem as viaturas com que se cruzam... isso só ocorre com desnivelações das estradas e/ou da própria viatura!
Já aprendi mais alguma coisa...  :wink:

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #234 em: 30 de Novembro de 2015, 16:25 pm »
Correctíssimo. Daí que nem sempre vejo as luzes mexerem.

Mas 55w não é já  o standard?

Sent from OnePlus One Android device - powered by Never Settle


Mas isso foi o que eu disse. Ora vai lá ver.
O pessoal costuma aumentar pra 100w e depois queixam-se que derreteu a óptica ou a cablagem.
Outra questão é que quando as lâmpadas trazem anunciado 100w, costumam ser mais fracas. Já vi testes na net ao consumo das mesmas e a maioria consumia sempre por volta dos 70~80w.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #235 em: 30 de Novembro de 2015, 16:40 pm »
já está para ai muita confusão lol, para alem disso as de 100w são proibidas para circulação em estrada, o que te querem dizer com mais potentes é em relação à luminosidade, ou seja com mais luz e alcance, mas potencia em watts igual às de origem (55w)

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #236 em: 01 de Dezembro de 2015, 08:17 am »
A opção para não mexer muito no que já existe passa por colocar lâmpadas com maior intensidade de luz e cor ligeiramente mais branca, ou seja, lâmpadas de 35W, como é normal, mas com temperatura diferente (valores entre os 4300 e os 4500K)...

Quanto ao nivelamento das lampadas e como o Apocallypse disse, até mesmo o meu carro tem o dito "nivelemanto" das luzes: elas não dão a intensidade máxima de luz mal ligam...Apenas 2/3 segundos depois elas aumentam a intensidade para a cor normal...

Offline S3rg1o

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Captur 1.5 dCi Exclusive
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #237 em: 01 de Dezembro de 2015, 11:56 am »
Essas lâmpadas q referes, são halogéneo certo? para deixar estar como está de origem e tentar obter mais alguma luminosidade? É algo a considerar...
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2015, 14:15 pm por sls »

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #238 em: 07 de Dezembro de 2015, 09:42 am »
Então e se o rapaz tiver lâmpadas halogéneo brancas (que existem)? Vão multar com base em desconfiança? Óptica aberta (há carros que têm de origem), nivelador manual de luzes (carros com xenon não costumam trazer), balastros à vista e kelvins de 5500 pra cima (cor azul), é meio caminho andado para eles caçarem logo.
Se a coisa for bem feita, dificilmente pegam. E eu que andei alguns 2 anos sem niveladores e lava-faróis.
O meu carro actual, traz xenon de origem e nem sempre faz o nivelamento dos faróis. Não é um bom argumento base para autuarem.

O meu carro actual também tem xenon de origem e tal como o teu nem sempre faz o alinhamento ;)
Quanto ao Clio andei 3anos com xenon e lava farois montados e nunca tive problemas.
Agora tou de acordo com a opinião do Lipe, mais vale meter um kit de xenon e ou umas lampadas de halogénio do que andar a inventar e pagar para legalizar.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2015, 09:44 am por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Pedrora

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 68
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #239 em: 07 de Dezembro de 2015, 16:19 pm »
Boa tarde,
Tenho um Megane III com xénon de origem e uma lâmpada pifou.
A que tenho lá é Philips XenStart D1S 9285141294 e a outra referência é 012661 11.
Conseguem dizer-me qual a temperatura de cor? É 4300 ou 5000?

Obrigado