Autor Tópico: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel  (Lida 25477 vezes)

Online profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #45 em: 27 de Fevereiro de 2017, 16:31 pm »
Fui ver e afinal ainda há Mondego com o 1.0. Foi lançado em 2014.


Brand   Ford
Model   Mondeo
Generation   Mondeo IV Wagon
Engine   1.0 EcoBoost (125 Hp)Edit data of this car
Doors   5Edit data of this car
Power   125 hp/6000 rpm.Edit data of this car
Maximum speed   195 km/hEdit data of this car
Acceleration 0 - 100 km/h   12.1 secEdit data of this car
Fuel tank volume   62.5 lEdit data of this car
Year of putting into production   2014 yearEdit data of this car
Coupe type   CombiEdit data of this car
Seats   5Edit data of this car
Length   4867 mm.Edit data of this car
Width   1852 mm.Edit data of this car
Height   1501 mm.Edit data of this car
Wheelbase   2850 mm.Edit data of this car
Front track   1599 mm.Edit data of this car
Rear (Back) track   1595 mm.Edit data of this car

 
Minimum volume of Luggage (trunk)   488 lEdit data of this car
Maximum volume of Luggage (trunk)   1585 lEdit data of this car
Position of engine   Front, transverselyEdit data of this car
Engine displacement   998 cm3 Edit data of this car
Torque   170 Nm/1400-4500 rpm.Edit data of this car
Fuel System   Direct injectionEdit data of this car
Turbine   Turbo / Intercooler (Turbocharging / Intercooler)Edit data of this car
Valvetrain   DOHCEdit data of this car
Position of cylinders   InlineEdit data of this car
Number of cylinders   3Edit data of this car
Bore   71.9 mm.Edit data of this car
Stroke   82 mm.Edit data of this car
Compression ratio   10Edit data of this car
Number of valves per cylinder   4Edit data of this car
Fuel Type   Petrol (Gasoline)Edit data of this car
Drive wheel   Front wheel driveEdit data of this car
Number of Gears (manual transmission)   6Edit data of this car
Front suspension   Independent, Spring McPherson, with stabilizerEdit data of this car
Rear suspension   Independent, spring multi-link with stabilizerEdit data of this car
Front brakes   Ventilated discsEdit data of this car
Rear brakes   DiscEdit data of this car
ABS   yesEdit data of this car
Steering type   Steering rackEdit data of this car
Minimum turning circle (turning diameter)   11.6 mEdit data of this car
Fuel consumption (economy) - urban   6.2 l/100 km.Edit data of this car
Fuel consumption (economy) - extra urban   4.6 l/100 km.Edit data of this car
Fuel consumption (economy) - combined   5.2 l/100 km.Edit data of this car
Emission standard   EURO VIEdit data of this car
CO2 emissions   120 g/kmEdit data of this car
Kerb Weight   1476 kg.Edit data of this car
Max. weight   2230 kg.Edit data of this car
Tire size   215/60 R16; 235/50 R17; 235/45 R18; 235/40 R19Edit data of this car
Wheel rims size   6.5 J x 16; 7.5 J x 17; 8 J x 18; 8 J x 19Edit data of this car

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #46 em: 27 de Fevereiro de 2017, 19:45 pm »
Boas profiesta
Eu descarreguei o catalogo da ford e no mondeo não me apareceu mas também não é por aí, se considero pouco motor para o focus mais ainda considero para o mondeo pois é maior e mais pesado.

Mas por acaso está aqui um bom exemplo!
Temos o 1.2 Renault com 125 cv (pelo menos é o que aparece no duster) e este 1.0 Ford também com 125 cv

A pergunta "do milhão de dolares"?
Por qual cada um de nós optaria; o mesmo carro (segmento C ou mais), a mesma versão, tudo idêntico; onde recaia a tua/vossa opção???
Eu pessoalmente escolhia o 1.2, considero que será um motor que "respirará melhor", mais à vontade; mas fica a questão, afinal vai dar exatamente ao fulcro da questão, não???

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #47 em: 27 de Fevereiro de 2017, 23:59 pm »
jotaagá, não precisas de ficar exaltado, estamos só a conversar, leva as coisas na desportiva e sem stress ;)

Então para que fique bem claro, e vou escrever em letra bem grande para não haver duvidas  :laugh: :laugh: :laugh:

Quando digo que um carro a gpl é mais económico que um diesel, refiro-me sempre ao custo em euros e não aos litros. Um veiculo a gpl pode consumir o dobro dos litros de um diesel que continua a ser mais económico.
 

O preço motor diesel vs motor a gasolina, na minha opinião ela tem de ser feita a cilindrada equiparada e não à cavalagem porque 90 cv a gasolina não são 90 cv a gasóleo, teria de existir um 0.9 dci para se comparar com o 0.9 bi fuel.

Quando trouxe À baila a história dos cavalo-vapor, era com o intuito de perceberes que esta tua afirmação está errada, tanto faz teres 90 cv num motor diesel, a gasolina, a vapor, ou até teres os 90 animais, que é tudo igual são sempre 90 cavalos.

Aquilo que queres comparar e que não é comparável, são carros diferentes. Conforme o exemplo mostrado no inicio do tópico, compara-se economicamente (€€€€€) as várias opções disponíveis de um veiculo.
Não se pode fazer o mesmo tipo de comparação quando comparamos veículos diferentes.

Por outro lado, aquilo que entendes como tipo de comparação é o beneficio.
Ou seja, na compra de um carro, tens como por base o beneficio e custo.
Se o beneficio é ter 1 kg de extras, velocidade de ponta de 200km/h, 5 lugares, motor diesel custo X vs 1 kg de extras, velocidade de ponta de 200km/h, 5 lugares, motor gasolina custo Y , o resultado que vais ter, é tipo um 1.5 dci 130 cv e um 1.6 16v 90cv por exemplo

Alem disso como já foi falado varias vezes, tem que se juntar à equação a relação de caixa de velocidades.
Podes ter 2 carros exactamente iguais, com a unica diferença da relação de caixa, e o resultado é uma grande maquina e uma arrastadeira.
Quando se compara diesel vs gasolina, temos que ter muito em conta a relação de caixa, pois são motores com funcionamento diferente, rotações diferentes, binário máximo a rotações diferentes, etc, mas no que toca À potencia de trabalho é igual, 40 cv são sempre 40 cv seja diesel ou gasolina.
Tendo isto em conta a forma como essa potencia é transmitida às rodas, é que faz a diferença, e essa diferença está na caixa de velocidades.
Se tivermos 2 veículos comparativamente iguais, o diesel poderá ganhar na força de arranque, no entanto o gasolina ganhará na velocidade de ponta, e voltamos a ter aqui o beneficio, força no arranque ou velocidade de ponta.

Voltando À questão do exemplo, o que tem que ser analisado é o custo/beneficio, e o ideal será termos o beneficio pelo menor custo possível.
Conforme o exemplo, temos um veiculo igual com varias motorizações diferentes e preços diferentes, para o mesmo beneficio, o bifuel, a médio-longo prazo é o que apresenta melhor custo/beneficio e o diesel o pior custo/beneficio.

Vir misturar veículos diferentes (benefícios diferentes) faz com que não seja possível fazer a comparação para o beneficio analisado.

Se fores comparar velocidades, independentemente do resto (mesmo beneficio) já é possível fazer comparações.

Por isso é que ao estarmos a comparar diesel vs gasolina, temos primeiro que encontrar o beneficio que pretendemos analisar. Pois como são motores diferentes, com formas diferentes de funcionamento nunca vais conseguir fazer uma comparação.
Os motores diesel, normalmente tem sempre uma cilindrada maior que os gasolina para a mesma gama de potencia, alem disso há o facto de ser ou não ser atmosférico, conforme expliquei antes, faz bastante diferença.

Em relação às conversões de unidades de medição, não são nada de novo, as minhas aulas de mecanização foram generosas no que toca a definições, conversões, historia  e muito mais  :laugh: :laugh:

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #48 em: 28 de Fevereiro de 2017, 13:07 pm »
jotaagá eu percebo o que queres dizer.

0.9 TCE com 90cv e um 1.5 DCI com 90 cv, é a mesma coisa. Claro que um debita 144 Nm e o outro 220 Nm e é claro que é uma enorme diferença e acho que é isto que queres transmitir.

Agora a pergunta que eu faço é: Economicamente é justificavel? Para mim (para aquilo que eu poderei pretender de um veiculo destes) não. Tambem compreendo que existam pessoas que digam que sim.  Da mesma forma que eu (neste momento) quero um carro apenas para servir de transporte e se tivesse de comprar um era a cor que fosse mais barata (desde que não fosse rosa-choque às bolinhas amarelas), há pessoas que preferem gastar mais dinheiro para ter o carro de uma cor especifica.

É tudo uma questão de opções e capacidade financeira.

No meu caso eu preferia ficar com 144 Nm (em vez de 220Nm) pegar nos quase 3000€ de diferença e ir de férias, jantar mais vezes fora, comprar um tv nova ou outra coisa qualquer. 

Economicamente não é justifcavel, nem para empresas, visto que tambem se consegue deduzir o valor do iva do gás nas despesas (na mesma percentagem que um Diesel).

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #49 em: 28 de Fevereiro de 2017, 13:32 pm »
E no entanto basta reduzir uma mudança e aí onde o diesel tinha vantagem deixa de ter.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #50 em: 28 de Fevereiro de 2017, 23:44 pm »
Já agora, para juntar à festa, mais um pormenor, que cada vez começa a ter peso na escolha de um carro. O impacto ambiental.
Fica aqui uma imagem retirada do site da cepsa, para ajudar na escolha da motorização :laugh: :laugh:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2017, 23:45 pm por Tony da Buzina »

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #51 em: 01 de Março de 2017, 12:35 pm »
Boas

@ todo o painel.

"Tony" eu não estou exaltado, muito menos me desviei da conversa.
Se houver um minimo de assertividade de todos verão que o que mais tenho "falado" é 0,9 bi fuel e Dacia Logan.

Ora, se bem me lembro é o que esta em cima da mesa desde o1º tópico, certo?
As "reviengas" que dei e foram também dadas por outros têm mais a ver com aquilo que pretendemos do carro, a sua dimensão e "taxa de ocupação" e daí terem vindo outros modelos/motorizações à baila!

Tenho a plena consciência e até certeza que quem compra um carro do tamanho Logan (categoria C certo) com o motor 0.9 Tce bifuel ou não 80% dos compradores sentir-se-ão passado uns tempos mal servidos de motor vs carro.
Isto é a realidade e acontece também noutros carros.
Não acreditam? Pesquisem por exemplo captur 0.9 tce e até dci 90cv


Este é que é o fulcro da questão, este é que é o argumento que eu de inicio me tenho batido.

Epá! ó "Tony" impactos ambientais???

Impactos ambientais temos ou sentimos aqueles que nos querem fazer sentir.

Sou eu, que sou um, só um que me vou estar a preocupar com o impacto ambiental quando olho de roda e vejo quem manda neste mundo marimbar-se para o impacto ambiental??

O gasóleo faz mal à atmosfera??? Tudo faz; proibam o gasóleo

A propósito o gás também faz mal à atmosfera e a gasolina também, venha o elétrico mas o elétrico depois multiplicado por largos milhões de utilizadores em baterias (da forma como existe hoje) também virá a poluir.

Já agora; acaso as baterias dos elétricos já são isentas de chumbo???
É que aqui há uns anos proibiu-se o chumbo na gasolina; o que é que vai acontecer às baterias em fim de vida? Reciclam-se? e são 100% recicláveis ou deixam algum "rabo"?

Isto dos impactos ambientais é muito giro mas é bastante mais giro para os que ganham dinheiro com ele.
Vai um exemplo prático? Todas as jolas que bebo vou pôr a garrafa ao ecoponto e até o resto ponho mas quando chego ao super mercado elas estão ao mesmo preço e o produtor "não teve de fazer vidro novo para aquela garrafa"
E o mesmo se passa com o papel que ainda é mais caro do que o novo.

Atenção que eu não estou a dizer que nao devemos ter esta consciência do ecológico, nada disso não vamos confundir as coisas
Só estou a querer dizer que o impacto ambiental é uma arma para determinados objectivos e quem tem os cordelinhos do mundo na mão serve-se dele a seu belo prazer.

Porque se realmente o impacto ambiental é uma coisa para ser mesmo levada a sério (e eu até acho bem que sim; que tal os construtores automóveis deixarem o modelo elétrico que comercializam agora e voltam aquele que andam a desenvolver há bem mais anos que é a pilha de combustivel ou fuel cell, como quiserem chamar.

Se realmente o impacto ambiental é uma coisa séria que tal os construtores automóveis e em linha com a ideologia do "Tony da BUzina" não comercializam mais motores bi fuel???

Outra coisa que também já enunciei atrás, aliás se houver justiça da vossa parte ninguém pode dizer que estas minhas conversas não têm vindo dar a este ponto (0.9 pouco para Logan e motores mais potentes e com mais cilindrada a bi fuel)

Também e como conclusão que cada um compra o carro que pode comprar (essencialmente o que pode comprar) e equaciona a melhor opção dentro do que pode.Não se trata de 200cv nem de 200 km/h, trata-se somente do ponto de equilibrio que cada um de nós tem ou considera importante.
Eu por exemplo quando comprei o meu captur estabeleci que teria de ter mais de 100cv e as opções eram ou 1.2 Tce ou 1.5 dCI.
Diferença de preço: 2000€
Portanto... sem opção; hoje já nem opção 1.2 existe quanto mais a bi fuel de origem que não existia, gastava 1500€ a converter para gás, perdia a garantia e...o quê? E nada.

Cumprimentos
 

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #52 em: 01 de Março de 2017, 13:16 pm »
E nada não, tinhas na mesma os 100cv, sobrava-te 500 para combustível e poupavas muitos €€ na hora de abastecer  :laugh: :laugh:

Como já tenho dito varias vezes, portugal está mal servido de motorizações, principalmente a gasolina, porque o mercado só vê diesel à frente, se fores ao site frances , italiano ou até mesmo espanhol (renault.fr; renault.it e renault.es) vais ver que o megane têm mais opções de motorização que em portugal.

Por exemplo a versão gpl em itália do logan mcv é o tce 90, e tem como opção o 1.0 73cv, tce 90cv,  dci 75cv e dci 90cv

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #53 em: 01 de Março de 2017, 13:29 pm »
Posso estar errado, mas acho que o problema não está nas motorizações, mas sim no pessoal que não sabe tirar partido dos carros.

Ou então têm a ideia errada do que faz o carro.

Agora tambem vejo que lá fora há malta com os mesmo carros e com motorização mais baixas e são vendidas.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #54 em: 01 de Março de 2017, 22:08 pm »
Atenção que na Dacia é assim:
- Segmento B - Sandero, Logan, Logan MCV;
- Segmento C - Duster, Lodgy;

O Sandero e o Logan continuam a ser um clio 2 (apesar de a base não o ser mas em grande parte se vê que é similar), logo não é muito mais pesado do que era um clio 2 em 1998. Um clio 2 com o 1.4 16v já era uma boa máquina e tinha 95cvs e 127nm de binário, o 0.9Tce acaba por ser melhor visto que o turbo ajuda muito.

Grave era o 1.2 16v no clio 3 e no Modus, isso sim.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #55 em: 02 de Março de 2017, 17:02 pm »
E ainda saíram Clio's IV com o 1.2 16V de 75CV :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #56 em: 02 de Março de 2017, 21:40 pm »
É verdade, mas consegue ser um pouco melhor que no clio 3.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #57 em: 02 de Março de 2017, 21:47 pm »
Mesmo assim, acho pouco motor para o carro em questão.

Já o 1.2 16V de 75CV no Sandero é que não sei feedback... mas também já descontinuaram...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #58 em: 02 de Março de 2017, 23:07 pm »
Em portugal, porque paga mais imposto que o 0.9 e a procura de motorizações a gasolina é escassa. Em França continua no configurador.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #59 em: 03 de Março de 2017, 00:36 am »
No Sandero também não é grande coisa. Agora existe é o 1.0, mas cá em Portugal acho que não saiu ainda, também não faz grande falta.