Autor Tópico: Engasge no clio 1.2  (Lida 9747 vezes)

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Engasge no clio 1.2
« em: 30 de Março de 2018, 01:51 am »
Boas pessoal, tenho um clio 2 de 99 1.2 8v motor d7f 720 +251 mil km, tem tido problemas os chamados "misfire"

O carro sobreaquecia quando a temperatura chegava aos 90 começava a transbordar no depósito do refrigerante, mandei vir bomba de água e termostato novo ( a bomba já não tocava na correia devido ao desgaste), e o problema ficou resolvido.

O carro era ligado de vez em quando ligado para manter a bateria, agora que estava a finalizar o "restauro", fiz seguro e tudo para devolve lo à estrada e ele agora não quer.

Funciona mal, o motor engasga e treme e a seguir ouve-se um "pop" e um cheiro forte a gasolina no escape se carregar no acelerador lentamente ele vai subindo a rotação se carregar rápido ele quase morre e depois acelera, mesmo em estrada experimentei e em terceira por exemplo acelerador a fundo ele abafa quase desliga e uns segundos depois dá um solavanco e acelera a fundo

mudei os filtros, o filtro da gasolina nunca tinha sido mudado portanto no minimo + de 50 mil km limpei a borboleta e colector de admissão mas continuou igual, meti velas e cabos novos melhorou ligeiramente a frio e no abafo ao acelerar e deixou de tremer, mas a quente vai piorando cada vez mais misfires.

Ontem liguei o cerca de três vezes deixei aquecê-lo e desliguei-o, ainda com o carro a 60 graus, dei a chave 5 vezes seguidas assim que ele pegava eu desligava-o e volta a liga lo, á 5 vez já meio encharcado ligou com muito custo a engasgar mas após uns segundos recuperou.

O que me deixou a toa é que durante cerca de 15 minutos funciou 5 estrelas nem um engasge, após os 15 minutos começou a ouvir-se de vez enquando o tal tiro no escape, foi então que dei uma aceleradela, assim que tiro o pé do acelerador dá dois tiros no escape e começa a falhar denovo á grande.

Produz algum fumo branco e pinga pelo escape mas não gasta refrigerante, o fumo tem um cheiro intenso a gasolina e ao preço que ela está o carro não pode manda-la assim pra fora :laugh:

Desde que foi comprado que usa 98 aditivada já conta mais de 50 mil km nas mãos dos condutores cá de casa, só nos últimos 5 mil é que começou a levar 95 simples da repsol, nunca levou gasolina dos supermercados, sempre óleo e peças de qualidade, de referir que pouco antes de ser encostado fez uma viagem ida e volta a santarem e outra a lisboa sem dar problemas, entretanto chegou outro carro (a gasóleo) e roubou-lhe as viagens e o lugar na garagem  :sad:

Se alguém puder ajudar e souber o que pode ser desde já agradeço a ajuda...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #1 em: 30 de Março de 2018, 12:48 pm »
à quanto tempo tens essa gasolina no deposito? se for À mais de 3 meses, atesta com 98.
É monoponto, certo? se for existe um diy a explicar como dar um jeito no corpo de injecção, se não me engano tem a ver com um problema de falta de força numa mola.

A diferença das gasolinas 95 e 98 é o octano, é a propriedade que estabiliza a gasolina em relação à auto ignição, isto numa maneira simples de explicar, a 95 tem a ignição mais cedo que a 98.
O que pode causar a ignição antes do momento exacto, provocando essas falhas. Se a gasolina já tiver mais de 3 meses, estes efeitos notam-se mais.
« Última modificação: 30 de Março de 2018, 12:52 pm por Sls a GPL »

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #2 em: 30 de Março de 2018, 13:32 pm »
Este é mulltiponto, a gasolina está no depósito há 2 semanas, basta liga-lo que ele parado bebe como se andasse, de qualquer maneira vou ter que meter mais e vai ser 98 para testar.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #3 em: 30 de Março de 2018, 13:50 pm »
Verifica se não há entradas de ar pela admissão a seguir À borboleta, e verifica a folga das válvulas também.

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #4 em: 31 de Março de 2018, 23:38 pm »
obrigado pela dica, quanto a entradas de ar já testei com fumo e a seguir a borboleta não há fugas, o único local onde sai fumo é na própria borboleta na valvula de regulação do ralenti, quanto as folgas ainda tenho de mandar vir um apalpa folgas, o scan obd não conecta á ecu portanto não consigo ver se tem erros

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #5 em: 03 de Abril de 2018, 01:56 am »
Um update:
Troquei o óleo estava a levar BP visco 3000 na oficina, decidi trocar em casa e meti o elf evolution10w40, (já tinha passado o prazo de troca), ficou a soar melhor menos engasgues, mas comecei a ouvir aquele bater de válvulas do lado esquerdo do motor, a cada 35 segundos tem um misfire

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #6 em: 03 de Abril de 2018, 20:05 pm »
Verifica a folga das velas, e se estão todas a fazer bem faisca.

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #7 em: 03 de Abril de 2018, 23:20 pm »
São novas da ngk dois eléctrodos, sempre usou deste tipo, este tipo já vem com a folga certa?
Hoje fui meter gasolina, e depois de meter o carro não pegava foi preciso insistir bastante, já é a segunda vez a primeira pensei que fosse coincidencia

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #8 em: 03 de Abril de 2018, 23:29 pm »
A luz do imobilizador como se comportou? Teve o comportamento normal ou pisou muito rápido?
Sendo dos primeiros clio 2 é possível que ainda seja dos que tem o filtro de gasolina no exterior do deposito, pondera trocar.
Se for dos que estão dentro do deposito, tens que medir a pressão de combustível para ver se está dentro dos valores normais.

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #9 em: 04 de Abril de 2018, 03:54 am »
Teve o comportamento normal
Sim ainda tem o filtro fora, já foi tudo trocado por mim filtros velas cabos das velas oleo, já esta a andar com 98
Vou manda lo pra oficina pra ver se sabem o que é se for como de costume vão por palpites até acertar

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #10 em: 04 de Abril de 2018, 04:03 am »
Já a cerca de dois anos deu erro no sensor da temperatura do liquido de refrigeração o carro funcionava mal apagaram o código.
 Trocaram velas que estavam quase novas e mais umas quantas coisas.
Ate quelo carro deixou de ligar desliguei o sensor fui la pedi para trocarem o sensor e problema resolvido, fora a trafulhice nos travões resumindo perdi a confiança e não sei onde levar o carro

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #11 em: 04 de Abril de 2018, 08:09 am »
Se estivesses em lisboa, já tinhas sitio onde o levar ;) ao caçoilauto.

Quando às falhas, eu também já passei por problema semelhante, e foi sempre complicado encontrar o problema, mas acima de tudo é preciso perceber se o motor está em condições, se as velas e bobines estão ok, verificar a folga das válvulas e depois medir a compressão do motor. Se tiver um cilindro com compressão a menos pode ser o que leva a haver uma má queima.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #12 em: 04 de Abril de 2018, 20:20 pm »
Pode ser a sonda de oxigénio que não esteja a ler bem :wink:

Offline usilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Clio 2 coupé 1.2 99 Mégane 3 coupé 1.5 gt line 2011
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #13 em: 04 de Abril de 2018, 21:48 pm »
Já vi muito feedback positivo acerca do caçoilauto no forum é pena não ter aqui no norte também.

Pois o que me preocupa é o motor porque desconheço totalmente pois nem sei quantos km tem,
foi trocado pelo antigo dono.

O carro é o 16v está com o motor de 8v, mas sempre andou sem problemas, troquei a distribuição e tudo na altura da compra por desconhecer os km, a bomba de agua avariou a pouco ele deve ter os km que uma bomba dura mais ou menos.

A sonda deve estar com os 250k ja deve ter soldado  :laugh:

Vou ter que entrega-lo ao mecânico, que ele tem de ir á inspecção e com o cheiro a gasolina que tem aposto que não passa nas emissões  :sad:

Alguem sabe algum dispositivo que seja compatível com o obd2 deste carro para tentar ler os erros?, tenho daqueles baratos lê no mégane mas neste não

Obrigado pelas dicas quando ficar resolvido posto aqui a resolução

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Engasge no clio 1.2
« Responder #14 em: 05 de Abril de 2018, 00:33 am »
Eu no meu uso o elm327 e consigo ler os dados da centralina do motor.
Com o multímetro, consegues ver se as sondas estão a funcionar ou não. Se for o 16v, deve ter 2 sondas, uma antes e outra após o catalisador.
Mede a resistência entre os 2 fios brancos da sonda, com ela desligada da cablagem do carro. Verifica se não há fugas À massa nos 4 fios das sondas.
Na cablagem do carro verifica se chega 12V aos fios correspondentes aos fios brancos da sonda.
Depois com as sondas ligadas verifica se À variação de voltagem entre os outros 2 fios das sondas.
Agora de cor não me lembro quais os valores de resistência dos Fios brancos À temperatura ambiente, julgo que falei nisso no meu db à pouco tempo, ou então num tópico .

Podes experimentar trocar as sondas de posição para ver se faz diferenças.