Autor Tópico: Mini SUV da Renault - Captur  (Lida 83030 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #165 em: 04 de Março de 2017, 22:44 pm »
Se é para esgrimir argumentos, vamos lá.

Citar
A concepção do Captur em nada pode ser comparada enquanto carro ao Modus

O Captur foi desenvolvido a partir de uma folha em branco? Não me parece, o protótipo de salão sim, o modelo de produção não. E tal como já referi assenta numa base usada por vários modelos da aliança Renault-Nissan. Já foram referidos antes e não vale a pena referir de novo.

Citar
Não são o mesmo tipo de carro, não fazem parte da mesma linha de pensamento e não são de forma alguma carros minimamente idênticos e não é por o Captur ser feito em Espanha na mesma fábrica donde saia o Modus que ele é um substituto do Modus ou um Modus de roupa diferente.

Será que o EOS da VW é uma Sharan??? São feitos na mesma fábrica!

Obviamente não são o mesmo tipo de carro, afinal um é monovolume e o outro é um crossover.
Agora pensa lá um pouco, se é produzido na mesma fábrica que produziu o Modus isso deve-se a quê?
Se a fábrica já fabricava um modelo que assentava na mesma base, é muito mais simples e económico do ponto de vista industrial fabricar outro sem que seja necessário transformar por completo a fábrica.
O teu argumento do EOS e Sahran é ZERO. Mas é zero porquê?
Porque apesar de serem fabricados na mesma unidade industrial, cada um deles possui linhas de produção próprias que apenas se devem cruzar em alguns pontos. Portanto não tem nada a ver com o caso Modus/Captur.

Citar
E claro que argumentação que vem ocupar um espaço comercial que dantes era ocupado pelo Modus em nada revela qualquer semelhança entre os carros, a discussão aqui é o Captur ser o substituto do Modus o que logo de inicio está ameu ver sanado pois se um é considerado SUV o outro é considerado Monovolme ou minimonovolume, seja o que for.

Aqui acho que não há dúvidas que o na gama Renault o Captur ocupou o lugar do Modus, mesmo sendo conceitos diferentes de automóvel.

Citar
Se o Captur partilha peças do Clio? NUnca disse o contrário, no minimo partilharia o simbolo de marca!

Ora se o tamanho, altura, concepção de carro não são semelhantes; onde é que eu afirmar que são diferentes está errado???

Ah porque a plataforma é a mesma que servia o Modus; é isso? Já servia o Clio antes da mesma forma que serve outros modelos e já que é para andarmos, para defender a nossa posição ou a nossa ideia sobre o que são os carros; já andava no Renault 5.

É que olhando para o Modus e para o Captur são mesmo parecidos, mais daqui a pouco até vêm do mesmo conceito.
Olhando para isto é mesmo...Modus; só pode mesmo!
https://www.youtube.com/watch?v=3-i2IgEdhoA

Claro que podes afirmar que são diferentes, mas todos os que responderam neste tópico, apontando semelhanças e/ou partilhas de elementos do carro com outros modelos estão errados só para que a tua opinião esteja certa?
Não me parece, parece mais embirração da tua parte.

Quanto à plataforma, mais uma vez espalhas-te ao comprido. Nem sequer é partilhada com a do Clio I, quanto mais com o Renault 5, que por acaso tinha o motor montado em posição longitudinal.
Sobre o protótipo Captur já disse o que tinha a dizer mais acima.

Citar
Dizer, baseado em argumentação comercial, em localização geográfica da fábrica em jeito até algo depreciativo que o Captur é um Modus "amaricado" no minimo é redutor.

Aqui acho que te picaste em demasia com o facto de ser ter dito que o Captur é um Modus amaricado, ou de se ter falado de forma (eventualmente) depreciativa.
Há algum problema de alguém não gostar ou do carro ou do conceito crossover?
Há algum problema de tu, pelo menos lendo o que escreves sobre o Captur, estares plenamente satisfeito com a tua escolha?
Parece-me que aqui não há nenhum problema, apenas o esgrimir de argumentos pró e contra.

Citar
Foi aqui dito pelo Renault Turbo que o Captur é o substituto do Modus! Mas como pode isto ser afirmado se o conceito dum carro e de outro é inteiramente diferente; enquanto um tinha e tem um perfil familiar, desenhado, pensado e equacionado para a familia, o Captur não o é! É um linha completamente diferente de pensamento.

Ah, mas tem uma melhor utilidade familiar que o Clio por exemplo, logo cariz familiar! Também o Clio tem uma melhor utilidade familiar que o Twingo e por aí fora; e o que isto significa? Que um é substituto de outro???

Já respondi a isto mais acima, não me vou repetir.

Citar
E citou-se também os crossover serem monovolumes unicamente com "kit estético"; então e o que foi feito ao piso plano nos lugares traseiros e aos lugares individuais? Isto são características dos monovolumes.

E se as cotas, os mm, a roupa exterior, o estilo da carroçaria não interessam para nada e o que vale é o que está por baixo, então tudo o que é Renault... é um Modus, estende-se, alarga-se e levanta-se e dá todos os modelos Renault.

E no meio disto tudo ainda cá na familia há mais um Modus vestido de juke; bolas!

A 1ª frase desta citação é uma opinião como outra qualquer. A 2ª és tu a divagar, porque o que está aqui em causa não é nada dessa verborreia que escreves. Até parece que alguém disse que a gama Renault é toda um Modus.

Resumindo, gostas do carro que tens, defendes o conceito, tudo bem. Agora embirrar só porque achas que o Captur é algo único na gama Renault e que não tem pontos em comum com nada, esquece lá isso.


A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #166 em: 05 de Março de 2017, 00:04 am »
A linha de pensamento é a mesma, adicionando apenas uma altura ao solo um pouco mais elevada para andar em terra. A questão do tamanho do carro não tem bem a ver porque se fores a ver entre o Clio I, II, III e IV existe sempre diferenças.

O Captur é um carro familiar tal como o Modus e tu mesmo descreveste as vantagens de um monovolume face ao carro em que tem base:
Conduz-se mais alto
Tem-se melhor visão periférica (sabem naos cruzamentos de cidade aqueles paineis publicitários com 1 metro d ealtura que pôem a acompanhar o passeio no cruzamento à roda da curva a fazer???)
É mais comprido que o Clio
É mais largo que o Clio e que o Clio SW
É mais espaçoso para os passageiros da frente
É mais espaçoso para os passageiros de trás
Tem mais mala que o Clio (370 lts vs 300 lts)
Há quem afirme que tem mais mala (devido aos bancos corrediços) que o Clio SW (370 lts ou 455 lts vs 443 lts)

Virtudes; Maior facilidade de acesso, nem nos baixamos tanto para entrar, nem nos levantamos tanto para sair (cabeçadas menos propricias de acontecer), mais espaçoso que o "pai", atrás tem enorme espaço para pernas possibilitando aumentar a capacidade da bagageira sem necessidade de rebater o banco traseiro, bagageira ao nível do Renault Megane e seus pares (+ 2 garrafões - 1 garrafão... é igual) além de ser alta que só é bom, tão fácil de conduzir quanto qualquer utilitário.

Eu posso dizer a mesma coisa do Scenic I sem tirar nem por, a única coisa que o Captur tem a mais de um monovolume é mesmo os kits estéticos e a altura ao solo.

O monovolume foi criado na base do que descreveste.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #167 em: 05 de Março de 2017, 10:48 am »
Boas
Fazemos assim!
E vocês têm toda a razão.

Mas para os entendidos aqui, ilustres e profundos conhecedores dos modelos Renault talvez seja bom ficarem a saber que o captur é um modelo desenhado em 2005.

Ora o tão famoso Modus é um modelo de 2004.

Se calhar até foi desenhado a partir "duma folha em branco"

E depois vem a conversa da linha de montagem; fico então a saber que a linha de montagem do Modus em Valladolid em nada necessitou de ser alterada para passar a montar o captur..., Ok!

Mas vá lá, assim no meio do discurso lá se acaba por dizer que afinal o captur e o MOdus são "conceitos" diferentes de automóvel.

Por outro lado acho engraçadíssimo alguém pegar e afirmar;
"Claro que podes afirmar que são diferentes, mas todos os que responderam neste tópico, apontando semelhanças e/ou partilhas de elementos do carro com outros modelos estão errados só para que a tua opinião esteja certa?
Não me parece, parece mais embirração da tua parte."

Embirração minha?? A sério?? A única "semelhança", "elementos" e "modelos" com que eu "embirrei" foi com o Modus!
E continuo na mesma, mas, uma vez que conotei outra pessoa de errada venha de lá a minha afirmação, que eu escrevi, a demonstrar tal sem ser relativamente ao Modus.

Da mesma forma que é escusado pegar naquilo que opino (julgo que tenha direito a tal e até este momento sem ofender ninguém nem que seja pelo seu tipo de discurso) e tentar fazer com que aquilo que escrevo a servir duma analogia, no caso especifico do R5 e do Clio, por causa da plataforma, constituir um espalhanço ao comprido.
Porque se é para falarmos de espalhanços também posso falar duma tal plataforma Renault-Nissan Bo com distância entre eixos aumentadas não é? Quando o Captur, plataforma B tem 2606 mm de distância entre eixos e o Juke com a tal plataforma Bo, a tal da distância de eixos aumentada, tem 2530mm.

E picar-me??? A sério??? Mas picar-me porquê? Acho que muito mais picado ficaram outros por eu ter "não concordado" com a similaridade entre o Modus e o Captur.
Acho que ficaste tu mais picado que eu por ter afirmado que considerar o Captur substituto ou novo Modus só porque é na mesma fábrica que são produzidos é de todo nenhum argumento.

E mais uma vez, pelos vistos, afirmei; não, embirrei que o Captur é algo único na gama Renault e que não tem pontos em comum com nada." Outra coisa que pelos vistos também faço é embirrar porque sou eu que ando há umas quantas mensagens a afirmar categóricamente, baseado em plataforma, fábrica, exclusão de comércio de modelo que o Captur é o "substituto" do Modus, da mesma forma que ando aqui a "embirrar" que o Captur não tem pontos em comum com nada, nem sequer com... o Clio; outra demonstração de "colocação de palavras" que não proferi na minha boca.

Mas tudo bem; afinal se alguém aqui não concorda em pleno com o que certas individualidades aqui escrevem trata-se de... verborreia!

E para mim isto diz tudo!

@ Luis Nogueira
Uma coisa é pegar num Modus e 2004 e num Captur de 2013 (apesar de modelo de 2005) e outra é pegar num Colt e... num Colt ou num Swift e num Swift:

@ Renault Turbo

Concordo com o que escreveste, claro que há sempre diferenças entre os carros ainda que partilhem a mesma base mas isso vai ao encontro do que desde inicio digo, só porque é a mesma plataforma não é 100% a mesma base de carro, as suspensões, a altura, as cotas de habitabilidade são modificadas mas isso digo eu desde inicio e por isso digo e continuo a dizer que comparar Captur a Modus não é legitimo.

E também concordo na generalidade que a alteração dos monovolumes para SUV ser essencialmente a altura mas isso tem um impacto que estabelece, quanto a mim, uma diferença no enquadramento do tipo de carro relativamente à sua utilização e em que acho que os SUV não são tão carros familiares quanto os monovolumes porque apesar de manterem cotas de habitabilidade mais generosas são de pior acesso às crianças porque são mais altos e por tal de pior acesso, quando a concepção dum monovolume é de um carro alto, com espaço para toda a familia e de fácil acesso a toda ela, tornam-se por outro lado mais cómodos aos adultos porque relativamente aos monovolumes, como são mais altos, não têm os adultos de se "baixar" ou "levantar" tanto para sair, esta situação mais exclusivamente aos tais mini monovolumes, neste caso o Modus.

Cumprimentos

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #168 em: 05 de Março de 2017, 11:12 am »
Então mas agora já se discute o sexo dos anjos?

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #169 em: 05 de Março de 2017, 11:43 am »
Com isto tudo, apesar de não ser fã de SUV's e achar que isto é mais uma moda das marcas que daqui a uns tempos passa, o Captur é bem mais bonito do que era o Modus... O Modus foi mais um tiro no pé por parte da Renault, carro horrível tanto por dentro como por fora... nem com a fase 2 do Modus se safaram...

Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #170 em: 05 de Março de 2017, 12:54 pm »
Tanta coisa por causa de um "charuto".  :laugh:

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #171 em: 05 de Março de 2017, 13:56 pm »
Boas
E concordo plenamente com o rodrigopt e até com o pmcb!
O Captur é bem mais bonito que o Modus, não é à toa que é o mais vendido na europa, nada que o Modus tenha algum dia podido almejar e à semelhança do Modus também não me custa nada admitir que se trata duma moda a prazo, foi a dos monovolumes, agora é a dos SUV; que raio! a Maria Leal (por exemplo) não é feita na mesma "plataforma" que a Irina? E têm algo uma a ver com a outra?
Ah mas se dotassem o Modus deste e daquele aspecto, desta e daquela funcionalidade ou design; dirão uns! Pois está bem, o certo que tal não aconteceu; é que nem sequer o carro, olhando para ele, e tentando descobrir "algo" de Captur ali, se descobre. Digo isto por causa duma afirmação "por baixo da roupa é um Modus"; como é que se pode, olhando para um e para outro por "baixo da roupa" e até por cima da roupa se pode afirmar isto?? Por mais plataforma que seja a mesma ou não? Eu acho que não!

@ profiesta
Não discuti qualquer sexo de anjos mas de certeza que toda a gente "se sente" e há coisas que mesmo que as pensemos, devemos estar calados porque a ideia de cada um é soberana e também outra coisa que normalmente acontece é que o peixe morre sempre pela boca; penso que foruns são sitios para se partilhar informação, experiências, conhecimentos e convivências; agora vir para aqui com "espalhanços ao comprido" ou "verborreias"???
Mais daqui a pouco é melhor começarmos a discutir aqui "bola" e não carros porque assim, pelo menos nesse campo, o da bola, partimos para a ignorância e pronto.
Eu admito que por isto ser escrito e tratar-mo-nos de pessoas normais, nem escritores nem supra letrados, que muito daquilo que queiramos transmitir possa ser mal interpretado ou incompreendido e eu quando as produzo, ainda que inocentemente, faço sempre os possíveis por me explicar como deve de ser, de forma a não ficar a mínima dúvida "no ar" mas há coisas que são "ditas" (escritas) que não existe forma de serem mal interpretadas.

Era o que mais me faltava; era agora vir para aqui chatear-me...!

Cumprimentos

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #172 em: 05 de Março de 2017, 14:31 pm »
 :laugh:  :laugh:  :laugh:

Gostei da comparação, esta foi demais, nem eu me lembraria de tal coisa...Maria vs Irina.     :point1:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #173 em: 05 de Março de 2017, 18:01 pm »
Começou com isto:

De Renault Modus não tem ele nada
Nem tamanho, nem plataforma, nem concepção, absolutamente nada.

Depois só porque aponto vários pontos em comum com o Modus, dá nesta discussão toda, onde inclusivamente se tecem de forma mais ou menos velada considerações sobre a minha pessoa.
Mas tudo bem, a tua opinião tem que prevalecer sempre perante as dos outros, porque é isso que representam todos os teus posts a partir daí.
E não sou nenhuma individualidade aqui. Apesar de ser administrador deste tasco, sou um user como outro qualquer.

p.s. O concept car Captur foi apresentado no salão de Genebra no ano de 2011 e depois do DeZir foi o 2º protótipo a ser apresentado por Laurens van den Acker, que entrou na Renault em 2009.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #174 em: 05 de Março de 2017, 21:46 pm »
Boas
@ Rui

Muito possivelmente entendeste-me mal mas não estou admirado.

Nada mas nada dos meus posts têm sempre de prevalecer perante os de outros; mostra-me onde por favor que eu explico-te onde poderás estar, eventualmente, a confundir algo!

Tratei-te por "individualidade" porque te deste ao "trabalho" de conotares o meu discurso como de verborreia e atribuir-me "alongamentos ao comprido"; até podes considerar o meu discurso como de verborreia, e eu nada mais me resta que o aceitar, se bem que a mal; é a tua ideia e... ponto, mas não o afirmes; no mínimo é deselegante e nem uses termos tipo esticanços ao comprido porque, como já deves ter ido comprovar, com um dado técnico, que muito possivelmente utilizaste para demonstrar um conhecimento mais aprofundado sobre plataformas automóveis também tu "te esticaste ao comprido". Errare humanum est!

P.S. (porque as deferências devem-se respeitar) Se no site: https://vindecoder.eu/check-vin/VF12RAR1C55562829
pesquisares pelo VIN: VF12RAR1C55562829, trata-se dum VIN aleatório mas que verás pertencer a um Captur e onde também poderás ver que indicam tratar-se de um modelo de 2005, poderás tentar outros sites de verificação de VINs e verificarás que todos eles, ou pelo menos a maior parte deles te indicará pertencer a um modelo Renault de 2005, valha isto o que valer!

Cumprimentos! Porque isto espremido, espremido... dá zero de sumo!

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #175 em: 05 de Março de 2017, 22:29 pm »

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #176 em: 05 de Março de 2017, 22:36 pm »
Esse VIN provavelmente é de um chassis de uma mula de testes, mas que mesmo assim necessita de ser "marcado" na chapa.
Alguns meses (final de 2010) antes da apresentação do Protótipo Captur, li um pdf onde estavam uma série de nomes que a Renault registou. Entre eles estavam o Captur, Frendzy, R-Space, Dokker, Lodgy e muitos outros que não me lembro agora. Lembro-me destes porque acabaram por ser usados em protótipos de salão de Renault e em modelos Dacia. Como qualquer marca automóvel antes de qualquer lançamento tem sempre que registar uma série de patentes, nomeadamente nome ou nomes, definição estética e várias de mecânica e electrónica. Esse registo data de 2010, portanto nada indica que tenham usado o termo Captur antes.

p.s. e não me estiquei ao comprido no caso da plataforma Bo. Mesmo na B tens várias distâncias entre eixos. A Bo permite uma maior cota nesta medida e as medidas inferiores da Bo podem ser menores que as superiores da B. As simple as that.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #177 em: 05 de Março de 2017, 23:26 pm »
A plataforma do Captur é a "Renault - Nissan B plattform", usada pelos seguintes modelos:

    Nissan Cube
    Nissan Micra (K12)
    Datsun Go
    Datsun Go+
    Renault Captur
    Renault Clio II
    Renault Clio III
    Renault Clio IV
    Renault Modus
    Renault Symbol II
    Renault Twingo II
    Renault Wind

Esta lista tem 2 modelos a mais... O Clio 2 (e derivados de 3 volumes) e o Twingo 2 têm a mesma plataforma, a antiga ainda do Super 5/Clio I. Até o trem da frente é igual aos antecessores. Mudam as medidas e o trem traseiro, que foi aplicado um completamente novo em detrimento do eixo de barras de torção. O Modus inaugurou na Renault essa plataforma B, seguido do Clio 3.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #178 em: 06 de Março de 2017, 09:16 am »
@ Rui
O VIN do meu captur diz exatamente o mesmo
Model year 2005
E pegando em números de série aleatórios que foi o que fiz, o VIN que coloquei não faço a mínima ideia de quem ou donde seja, dá para ver que é de um 0.9 TCe, indica sempre ser um Model year de 2005.

Sei disso dos nomes e designações, há uns anos houve uma "guerra" entre a fiat e a renault por causa dum nome muito semelhante a twingo e que a fiat teve de renomear, julgo ter-se tratado dum modelo a que a fiat optou por chamar de panda quando o panda era para "morrer"

P.S. Vai lá ler  que escreveste sobre a plataforma Bo.

A ideia que eu tenho é que atualmente as plataformas automóveis são modulares, basicamente têm de dimensão o espaço habitacional do veículo e o vão de motor e vão traseiro são modulares, esta é a ideia que eu tenho e que pode muito bem estar errada, também julgo já ter lido algo que (não me admira nada) a do grupo VAG é considerada a melhor e que a PSA e Ford muito se lhe assemelham em termos de modularidade e qualidade, que já assumem uma postura global (não são usadas só na marca mas também vendidas) e já são constituidas até por também plataformas elétricas modulares.

Deixo aqui um link que tem um video em baixo e tem o seu quê de engraçado;
https://www.groupe-psa.com/en/newsroom/automotive-innovation/emp2-modular-platform/

Outro P.S. Não me importava nada que o meu Captur fosse como o do concept, excluindo aqueles bancos e a pintura dos pneus.

Cumprimentos

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #179 em: 06 de Março de 2017, 10:31 am »
Então deve haver alguma incorrecção nisso. Não faz grande sentido aplicar um model year 2005 a um carro lançado 8 anos depois.
O que escrevi sobre a plataforma Bo foi apenas que tinha uma distância entre eixos maior. Neste caso refere-se sempre a versão base da plataforma, pois tanto a B como a Bo permitem uma variedade de distâncias entre eixos. E se permitem várias cotas nesta medida é natural que as medidas mais altas da B seja maiores que as mais baixas da Bo.

Esta lista tem 2 modelos a mais... O Clio 2 (e derivados de 3 volumes) e o Twingo 2 têm a mesma plataforma, a antiga ainda do Super 5/Clio I. Até o trem da frente é igual aos antecessores. Mudam as medidas e o trem traseiro, que foi aplicado um completamente novo em detrimento do eixo de barras de torção. O Modus inaugurou na Renault essa plataforma B, seguido do Clio 3.

A lista retirei daqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_B_platform
Por acaso causou-me alguma estranheza o Clio II e derivados. Mas face ao Clio I onde o eixo traseiro com barras de torção foi no Clio II foi substituido pelo eixo semi-rigido em H, deixei ir tal qual estava no link.

Plataformas modulares, da Aliança Renault Nissan é isto: https://en.wikipedia.org/wiki/Renault%E2%80%93Nissan_Common_Module_Family
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: