Autor Tópico: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2  (Lida 2424 vezes)

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« em: 25 de Março de 2020, 21:23 pm »
Boas , não sei se existe já um tópico com o mesmo problema, não encontrei decidi criar , é seguinte adquiri um Clio 2 Phase 2 1.5 DCI 80 cv recentemente e deparei-me que ao carregar nos " 3 pontos" da manete para mudar o computador de bordo nada acontece , cá em casa existe outro Renault e já experimentei a manete e ela funciona , só que no meu Clio nada faz , será problema de quadrante ou algum fio partido , alguém já teve algo parecido ?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #1 em: 26 de Março de 2020, 00:07 am »
Boas lembro me que nessa fase alguns clios traziam outros nem por isso tem a ver com a versão do quadrante julgo eu o botão na manete serve para todos mas sem o quadrante para o fazer funcionar nada acontece e alguns clios vinham com o quadrante sem CB pelo que é normal nada acontecer.
Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #2 em: 26 de Março de 2020, 08:01 am »
O mais provável é teres uma manete com o botão e não teres cb.
Experimenta estar sempre a carregar no botão da manete e rodar  a chaves até ligar o carro mas sem por o motor a trabalhar.
Se o quadrante entrar em modo de teste é porque está ligado ou a mante  tem algum problema.
Repete o processo, mas a carregar no botão que faz reset aos km, se entrar em modo de teste, o quadrante não tem cb. Se não fizer nada, o quadrante tem cb e há um problema ou na manete ou na ligação ao cb.

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #3 em: 26 de Março de 2020, 11:16 am »
Boas, obrigado pela resposta, vou tentar e ver o que dá.

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #4 em: 26 de Março de 2020, 11:29 am »
Boas , já testei com o "botão" de fazer reset aos km´s e rodar a chave o carro não faz o teste do quadrante e com o botão do CB também não , pode ser o botão do CB não estar a fazer contacto com o quadrante, porque já testei a manete noutro carro e ai ela muda o CB.

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #5 em: 26 de Março de 2020, 12:12 pm »
Afinal não tinha feito bem o teste com o botão do reset dos Km's , tentei novamente e o carro fez o teste do quadrante com o botão do reset.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #6 em: 26 de Março de 2020, 12:51 pm »
Pronto, nesse caso, esse quadrante não tem cb. Se quiseres mesmo confirmar, nos autocolantes que estão no quadrante não tem a palavra adac.
Os quadrantes com cb, no autocolante diz adac.

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #7 em: 26 de Março de 2020, 13:10 pm »
Mas esse autocolante só se vê mesmo tirando o quadrante certo ? É porque acho estranho o meu Clio tem AC automático, tem o sensor de luminosidade para os faróis, tem bancos tipo baket, não tenho a certeza mas penso que tem controlo de tração, o rádio já é CD e não tem CB.

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #8 em: 26 de Março de 2020, 21:08 pm »
Uma questão caso queira trocar o quadrante por um que tenha CB , como fica os km´s , a informação dos km´s está na centralina ou no quadrante ?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #9 em: 27 de Março de 2020, 00:57 am »
O carro guarda a informação dos km na centralina e no quadrante no entanto quando mudares o quadrante irá ficar com os km que o quadrante marcava no antigo carro, ou seja se o quadrante for novo fica a marcar 0km se for de um carro com 120 mil km fica a marcar 120mil km no teu as contagens são independentes.

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #10 em: 27 de Março de 2020, 11:18 am »
Ok, obrigado

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #11 em: 27 de Março de 2020, 12:58 pm »
E caso eu troque o quadrante e o mesmo tenha menos Km's e queira meter os Km's certos com a centralina , só é possível na marca ou por fora há que faça isso e já agora alguém tem uma ideia do custo que isso pode ter .

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #12 em: 31 de Março de 2020, 18:21 pm »
Sim, é preciso desmontar o tablier para retirar o quadrante e confirmar o autocolante.
Isso não é de estranhar, visto haver N extras, por exemplo, um comercial não trás os mesmos extras que um de 5 lugares.
Em relação aos km do novo quadrante, o que isso importa? servem para alguma coisa?
Desde que tenhas acente os km da revisão, o resto pouco importa, a não ser que queras vender o carro, e ai tens que informar o comprador que os km não são os reais.
Por exemplo, o meu, marca menos 100 e tal mil km que os reais, está a chegar aos 400 mil e já tem 500 mil reais  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
O que podes ter em conta é encontrar um que tenha mais ou menos os mesmos km que o teu, o que não deve ser facil.
Se encontrares um com menos km , e que a diferença consigas fazer num ano, troca de quadrante logo a seguir a ipo, basta que na proxima ipo, tenhas mais 1km que a anterior.
Caso a diferença seja muito grande, troca quando te der jeito, na ipo aparece um erro de grau 1, e depois na seguinte deixa de haver , deixa de ter erro.
Se tiver mais km que os que tens actualmente, não há qualquer problema, é só trocar,ou então andas com o carro até teres os km do quadrante e depois trocas.
Opções não faltam.
Martelar os km do quadrante, não aconselho.

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #13 em: 01 de Abril de 2020, 10:14 am »
Já esclareceram, aparentemente tens a manete mas o quadrante não tem CB.
TIrar o tablier é algo simples, mesmo não estando à vontade nessas bricolage automovel é algo que se faz bem em 15mnt.
Com o tempo, uma pessoa já faz isso de olhos fechados quase :)
Quanto aos km, foi o que já indicaram.
Como me disse um inspetor no Ipo, quando lá fui com um quadrante com menos 27 mil que troquei por ter cb:
" Oh amigo eu só tenho de apontar os km que vejo, mais nada, de resto não afecta em nada a inspeção".

Offline Pirex4

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Computador de Bordo Clio 2 Phase 2
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2020, 19:46 pm »
Boas , como nunca mais aqui tinha vindo , só hoje vi as respostas e já resolvi o mistério , comecei a desconfiar que os carros de origem que têm o botão do CB na manete trazem os quadrantes com CB , então meti mãos à obra e descobri que o quadrante do meu carro foi trocado sendo o carro de Julho 2002 e a maior parte das peças de fabrico em Junho de 2002 e deparo-me com a data de fabrico do quadrante de 2003 sendo que os tais 200 000 km´s que pensava que o carro tinha não os tem , também já mandei vir um quadrante com CB que tem 230 000 km , estou a aguardar para trocar e vou tentar mandar ligar o carro para ver os km´s da centralina , porque a mesma penso que não foi trocada , visto que a data de fabrico é de Junho de 2002